Em um ano, o número de pessoas que aguardam transplantes de órgãos na Bahia cresceu 19%. Entre janeiro e agosto deste ano 3.555 pacientes entraram na lista de espera. No ano passado foram 2.979, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O rim aparece como o órgão mais procurado, sendo necessário para 1.908 baianos. Em seguida aparecem as córneas (1.606) e o fígado (40). Para Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o aumento tem relação com o maior conhecimento da população sobre a doação de órgãos. Na sexta-feira (27), será celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. “O aumento denota o maior acesso à lista de pacientes que precisam de transplantes. É um número grande em comparação com o número passado, mas também aumentamos o número dos transplantes realizados”, diz Eraldo Moura. Nos primeiros oito meses deste ano, 737 transplantes foram feitos na Bahia. No ano anterior, foram 702. A doação, no entanto, ainda esbarra no preconceito das famílias. “Nosso maior desafio é fazer com que a sociedade entenda a importância e possa autorizar a doação. Ainda há muito desconhecimento. Qualquer pessoa pode vir a precisar de um transplante e só vai conseguir caso alguém doe. Se a sociedade doa, ela é beneficiada”, completa o coordenador do Sistema de Transplantes. Neste ano, 34 pessoas morreram na fila de espera por um órgão na Bahia. As informações são do Correio 24h.
Na noite desta quarta-feira (25), Fabrício Abrantes (Avamnte), candidato a prefeito de Brumado, junto com o candidato a vice, Marlucinho Abreu (Avante) realizou uma caminhada e um comício na Vila Presidente Vargas. As informações são da assessoria do candidato. O evento contou com a presença de apoiadores, lideranças locais e a participação de figuras importantes, como o deputado estadual Manuel Rocha. Este expressou seu apoio ao candidato, ressaltando a importância de Fabrício para o desenvolvimento do município. Durante o comício, Abiara Dias, presidente do Move Mulher e esposa de Abrantes, destacou a importância do plano de governo de Fabrício, que é o primeiro candidato a dedicar uma parte exclusiva de seu programa para as mulheres de Brumado. Ao discursar para a multidão, Abrantes reforçou seu compromisso com o futuro de Brumado. “Eu venho lutando, venho trabalhando dia após dia, batendo na porta da nossa sociedade, da nossa comunidade e na vida de cada um de vocês, apresentando propostas, soluções, um plano de governo que irá desenvolver Brumado, que irá melhorar a qualidade de vida do nosso povo e o futuro das nossas crianças”, afirmou.
Na última terça-feira (24), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma palestra para os colaboradores de uma transportadora, em Vitória da Conquista. A ação faz parte de uma série de iniciativas da PRF para conscientizar a população sobre a importância de adotar boas práticas no trânsito e a necessidade de aplicar a direção defensiva. Durante o encontro, os policiais ressaltaram a responsabilidade de cada indivíduo na segurança viária, enfatizando que o respeito às leis de trânsito e a atenção constante podem salvar vidas. Além disso, foram abordadas orientações sobre como prevenir acidentes e garantir uma condução segura, destacando a relevância do uso adequado de equipamentos de segurança e do cumprimento dos limites de velocidade.
O município de Macaúbas promulgou a Lei nº 858/2024, que estabelece os componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), cujo objetivo principal é assegurar o direito humano à alimentação adequada, em conformidade com as diretrizes nacionais. De acordo com a Macaúbas FM, a legislação define parâmetros para elaboração e implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e ressalta o dever do poder público de fiscalizar e monitorar a realização do direito fundamental à alimentação. A lei determina que a segurança alimentar e nutricional abrange diversos elementos, como a ampliação da oferta de alimentos através da produção agrícola, a promoção da saúde e nutrição da população, considerando grupos específicos e aqueles em situação de vulnerabilidade social e a garantia da qualidade dos alimentos, em termos biológicos, sanitários, nutricionais e tecnológicos. O prefeito deve regulamentar a legislação dentro de 90 dias após sua publicação.
O prefeito de Ilhéus, no sul da Bahia, Mario Alexandre (PSD) – o Marão –, é alvo nesta quinta-feira (26) de buscas em uma operação da Polícia Federal que investiga supostos crimes de corrupção, desvio de recursos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. As informações são do G1. A Justiça Federal autorizou buscas na casa e no gabinete de Mario Alexandre na prefeitura. Também foram autorizadas buscas contra Bento Lima (PSD), candidato a prefeito apoiado por Mario Alexandre e ex-secretário de Gestão de Ilhéus, o ex-procurador-geral do município, Jefferson Domingues Santos, outras duas pessoas e duas empresas. A operação foi batizada de Barganha. Os mandados são cumpridos em Ilhéus (11), Itabuna (1), Vitória da Conquista (1), Salvador (3) e Lauro de Freitas (1). Durante a operação, a Polícia Federal encontrou na casa de um dos empresários investigados R$ 915.900,00 em espécie. O dinheiro estava em duas malas de viagem, escondido atrás de um sofá na sala de estar. Os acusados ainda não se pronunciaram.
Nesta quarta-feira (25), policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recuperaram um veículo com restrição de roubo em Caculé. O HB20 foi encontrado na feira livre da cidade, por volta de 11h30. Ele era conduzido por um homem de 39 anos, que foi abordado após atitude suspeita. Segundo informou a 94ª CIPM ao site Achei Sudoeste, em checagem minuciosa, os policiais constataram que se tratava de um veículo com restrição. O homem foi preso em flagrante pelo crime de receptação. Ele foi apresentado na Delegacia Territorial de Caculé, juntamente com o carro, para as providências cabíveis.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta terça-feira (24) uma resolução que proíbe a venda de duas marcas de azeite: a Serrano e Cordilheira. Segundo o órgão, os produtos das marcas importadas estavam sendo distribuídos irregularmente por empresas desconhecidas no Brasil, sem garantias de segurança e qualidade. A proibição inclui não só a venda, mas também a fabricação, propaganda e uso desses produtos. Na mesma resolução, a Anvisa também suspendeu a comercialização e recolheu o lote 030424158 de coco ralado da marca Coco & Cia. As informações são do G1. O texto publicado no Oficial da União explica que o motivo foi um resultado insatisfatório em testes que detectaram a presença de dióxido de enxofre acima do permitido no lote. A Anvisa determinou a retirada do produto do mercado e proibiu sua distribuição, propaganda e uso. As três empresas envolvidas não se pronunciaram sobre o caso, até o momento.
Candidato a prefeito de Brumado, Guilherme Bonfim (PT), anunciou uma proposta para reforma da ponte do São Félix, uma das principais ligações da BA-262 com a cidade. As informações são da assessoria de Bonfim. Simbólica, a ponte tem sofrido com a falta de manutenção, o que compromete a segurança dos moradores e visitantes. “Essa ponte faz parte da nossa história, mas, infelizmente, hoje ela não transmite a segurança necessária nem a beleza que Brumado merece”, destacou. Guilherme reforçou que as condições precárias da ponte representam um risco à vida de quem transita por ali diariamente. Sua proposta inclui a correção dos problemas estruturais da ponte e, mais que isso, a construção de uma nova ponte, mais segura e ampla. “Vamos garantir que os pedestres possam atravessar sem medo, oferecendo um espaço adequado e seguro”, afirmou. Com a obra, o candidato reafirma seu compromisso com o bem-estar e a segurança da população de Brumado. “Estamos cuidando do presente e construindo o futuro que nossa cidade merece”, concluiu.
A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (25) 141 mandados de busca e apreensão, em todas as unidades da federação, contra suspeitos de armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil. As informações são da Agência Brasil. A Operação Terabyte conta com o trabalho de mais de 750 policiais, entre federais e civis. Além disso, a Polícia Federal contou com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos. A operação busca identificar e prender criminosos em todo o país que agem, principalmente, na internet com o intuito de armazenar e compartilhar material de abuso sexual de crianças e adolescentes. O nome da operação – Terabyte – foi escolhido porque “terabyte” é o nome dado à unidade de armazenamento de dados cibernéticos e que equivale a 1.000 (um mil) gigabytes. A operação objetiva investigar, primordialmente, indivíduos que tenham ou trafeguem grande quantidade de material de abuso sexual infantil. De acordo com a corporação, de dezembro de 2023 a agosto de 2024, foram cumpridos 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais que estavam pendentes. A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.
Nesta quarta-feira (25), o Ifba promoveu uma amostra mineral na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. A ação é de iniciativa de docentes e alunos do curso de Engenharia de Minas da instituição como parte de um projeto de extensão. Ao site Achei Sudoeste, Cheilane Tavares, coordenadora do curso, explicou que o evento ressaltou a importância da mineração para a cidade e no cotidiano da sociedade, de maneira geral. O trabalho teve início no começo do semestre e, segundo a coordenadora, já foi apresentado para estudantes do ensino médio e para empresas na cidade. Tavares detalhou que existe uma carência grande de informações sobre o setor de mineração e sua relevância para a comunidade. “Um dos objetivos dessa amostra é divulgar todo esse material, o campus, a mineração e a sua importância para a cidade, afinal de contas estamos na capital do minério”, asseverou. Na amostra, foram expostos os principais minérios extraídos no município e detalhadas suas aplicações no dia a dia.
Os conselheiros que compõem a 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), na sessão desta quarta-feira (25), julgaram regulares – ainda que com ressalvas – as contas do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista (CISVITA), relativas ao exercício de 2022. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, as contas analisadas foram de responsabilidade dos gestores José Henrique Silva Tigre (01 de janeiro a 24 de abril de 2022) e Wekisley Teixeira Silva (25 de abril a 31 de dezembro de 2022). Segundo o relator do processo, conselheiro Nelson Pellegrino, as irregularidades constatadas são referentes a impropriedades encontradas nas peças contábeis; a falta de inserção de dados na plataforma SIGA; e processos licitatórios não encaminhados ao TCM. Tendo em vista que as falhas não repercutiram no mérito das contas, os conselheiros deixaram de imputar multas aos gestores, advertindo o atual gestor para que apresente as documentações faltantes elencadas no relatório. Cabe recurso da decisão.
Na Bahia, os policiais civis continuam insatisfeitos com o Governo do Estado diante da desvalorização da categoria. Ao site Achei Sudoeste, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), Eustácio Lopes, destacou que as negociações seguem e a categoria espera do governo um reconhecimento condizente com as atividades desenvolvidas pela Polícia Civil na Bahia. Até o momento, o governo ofertou uma proposta de 11% para reajuste salarial em três anos. No entanto, segundo Lopes, a estimativa é de que nesse período a inflação cresça 13% e a proposta não repõe essa perda. Em assembleia, a proposta foi rejeitada. “Desejamos que a Bahia finalize, assim como os demais estados do Brasil, com a valorização desses profissionais da segurança pública”, afirmou. Hoje, Eustácio ressaltou que os policiais civis baianos têm o segundo pior salário do país, estando à frente apenas da Paraíba. A Bahia caiu dois lugares no ranking. “A Bahia é um estado pujante, a sétima economia do país. Então, queremos que, pelo menos, o governo nos dê uma média nacional pra ficarmos entre os 10 estados que reconhecem e valorizam os profissionais da segurança pública”, reiterou. Mesmo apresentado resultados expressivos, Lopes criticou a falta de investimento na Polícia Civil e a valorização da classe, que desempenha uma atividade de risco e se expõe diariamente enfrentando a criminalidade.
Na sessão desta quarta-feira (25), os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) julgaram regulares com ressalvas as contas do serviço autônomo de água e esgoto de Igaporã, relativas ao exercício de 2022, sob responsabilidade de Mônica Rocha Alves. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, dentre as ressalvas elencadas, foram relatadas a contratação por inexigibilidade de empresa sem comprovação da notória especialização da contratada; o déficit orçamentário; e ocorrência de pagamentos irregulares ou em duplicidade. A administração do SAAE de Igaporã apresentou, no exercício, um déficit orçamentário de R$31.112,13, tendo em vista que a receita arrecadada foi de R$2.326.079,12, enquanto as despesas realizadas foram de R$2.357.191,25. Considerando que não foram encontradas falhas ou irregularidades relevantes pela área técnica, o conselheiro Paulo Rangel, relator do processo, não imputou multa à gestora. Mantendo, no entanto, a administração advertida para sanar as impropriedades apontadas no relatório. Cabe recurso da decisão.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) realizaram nesta terça-feira (24) um evento de instrução a fim de garantir a segurança nas eleições municipais, no próximo dia 6 de outubro. O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Brumado, participou do evento. Ao site Achei Sudoeste, o Tenente Coronel Élson Pereira destacou que, na oportunidade, foram transmitidas informações relevantes para que os profissionais da segurança pública possam prestar um serviço de qualidade no dia do pleito. “Hoje, a tropa já está preparada para prestar um bom serviço durante nosso pleito”, garantiu. O encontro aconteceu de forma on-line, abrangendo todas as companhias e batalhões de polícia do interior baiano. A ideia, segundo o comandante, é deixar todas as tropas de segurança niveladas e preparadas para atuação nas eleições. Em Brumado, o evento foi transmitido no auditório do Ifba, onde toda a tropa se fez presente. No dia do pleito, a PM será responsável pela escolta das urnas até as seções de votação e pela fiscalização das ruas com o objetivo de assegurar a tranquilidade do processo democrático.
Morador da cidade de Presidente Jânio Quadros, Dalvan Souza Nascimento pede a ajuda da comunidade regional para o tratamento de saúde do seu filho de 10 anos. Ao site Achei Sudoeste, ele relatou que, desde o início do ano passado, o filho foi diagnosticado com problemas neurológicos e o médico solicitou uma bateria de exames. Na época, ele deu entrada para realização dos exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém a dificuldade nas marcações é muito grande. A família entrou com uma ação no Ministério Público da Bahia (MP-BA), mas o caso ainda não foi solucionado. “Me sinto decepcionado com o Município. É um descaso com a população”, afirmou. Sem recursos, Dalvan fez um apelo para que possa dar início ao tratamento do filho, visto que já se passou quase dois anos do diagnóstico. Para ajudar, ligue: (77) 98136-6003.
O entrevistado da noite na Rádio Cultura FM, Ruy Fernandes de Azevedo (PT), o Dr. Ruy, candidato a prefeito de Guanambi, exaltou a iniciativa da emissora e do site Achei Sudoeste de dar oportunidade a cada um dos candidatos de falar sobre suas propostas e ser indagado acerca de variados temas. “De uma forma geral, fiquei muito feliz, foi bacana. Acho que foi muito proveitoso, tirei uma grande lição. De fato, a gente poder falar na rádio com o tempo aberto e expor da forma que a gente quer é uma situação. Com o tempo cronometrado é diferente. Acho que respondi dentro do contexto o que eu pude da melhor forma possível”, afirmou.
Faltando pouco tempo para o pleito, Azevedo pediu que o eleitor preste bastante atenção nas diferenças e nas propostas de cada candidato. “Que o eleitor observe o candidato como uma extensão da sua vida pessoal e social. Não se pode desvincular isso. O homem não pode ser um na sua vida privada e ser outro diferente na sua vida pública. Ele é apenas um gerente das contas públicas do município”, apontou. O candidato espera que os eleitores indecisos, ao fazerem essa comparação, optem por colocar à frente da prefeitura dois médicos responsáveis e que têm trajetória em prol da saúde de Guanambi e compromisso nas suas vidas pessoais e empresariais.
Em parceria com o Achei Sudoeste, a Rádio Cultura FM de Guanambi dará início às entrevistas com os prefeituráveis na cidade, na noite desta quarta-feira (25). Ruy Fernandes de Azevedo (PT), o Dr. Ruy Azevedo (PT), é o primeiro entrevistado da rodada. Entusiasmado, ele destacou que a política local vive um momento ímpar e o ciclo de entrevistas na Cultura FM é uma oportunidade de o eleitorado conhecer melhor cada candidato para escolher o seu representante. “É fantástica essa iniciativa da rádio e do site, pois trata-se de um pleito importante porque é o pleito do meio, que fica entre o meio de eleições majoritárias a nível nacional e estadual. Determina muito do que pode vir a acontecer daqui a dois anos, mas também é um reflexo de tudo que aconteceu dois anos atrás. As propostas poderão chegar à população de forma clara e transparente”, avaliou. Para Azevedo, as eleições em Guanambi estão polarizadas entre duas propostas bem distintas. “A proposta da continuidade de um governo que, na minha avaliação e com muita tranquilidade, deixou muito a desejar para o município. E, por outro lado, a proposta que nós trazemos para população de um projeto inovador e em que procuramos incluir os excluídos, diminuir as vulnerabilidades sociais, enfim com muitas coisas a consertar na saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, ambiental...”, completou. Dr. Rui também salientou que a sua proposta representa o alinhamento com o governo do estado e com o governo federal, o qual trará muitos benefícios para a cidade.
A Bahia é destaque na produção nacional de cacau. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, o estado produziu 139.011 toneladas de amêndoas de cacau, um crescimento de 0,6% em relação ao ano anterior. De acordo com os dados do Valor Bruto Da Produção Agropecuária, calculados pelo Mapa de agosto/2024, relacionado com o preço do cacau, o valor bruto de produção do cacau saiu de 1,9 bilhões em 2023 para uma previsibilidade de 5,4 bilhões em 2024, saindo da 6a posição no ranking estadual das culturas agrícolas para a 3a posição, ficando em primeiro lugar a soja com 14,2 bilhões seguido do algodão com 6 bilhões. A retomada da liderança é um marco importante para a economia baiana, especialmente para os territórios produtores como Litoral Sul e Baixo Sul, que se destacam entre os maiores produtores do estado, com destaque aos municípios de Ilhéus, Wenceslau Guimarães e Ibirapitanga. Embora o Pará não tenha mais a maior produção total, concentra os três maiores municípios produtores: Medicilândia (44.178 toneladas), Uruará (21.266 t) e Placas (12.788 toneladas). A Bahia aparece na sequência, com Ilhéus (8.961 toneladas, 4º maior produtor), Wenceslau Guimarães (8.775 t, 5º maior) e Ibirapitanga (8.655 t, 6º maior produtor). Os resultados para o setor do cacau na Bahia podem continuar em destaque nos próximos anos, considerando a expansão da produção em novas áreas não tradicionais como a região oeste da Bahia, o investimento e reestruturação da conservação produtiva e produtividade nas áreas tradicionais, a ampliação do mercado mundial do consumo de chocolate e derivados, os projetos em desenvolvimento no Estado da Bahia como o Parceiros da Mata, CompensAÇÃO, GEF Cabruca, Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas em Sistemas Agroflorestais na Produção de Cacau, Plano de Agricultura de Baixo Carbono – Plano ABC+ Bahia e o Plano Inova Cacau, que somam mais de 1 bilhão de reais. Atrelado a esta ambiência de ações positivas para a agenda do cacau, a Secretaria de Agricultura (Seagri) atualizou a Câmara Setorial do Cacau da Bahia que reúne os diversos representantes e segmentos do setor que atuam em prol do desenvolvimento do cacau na Bahia.
Em Ituaçu, na Chapada Diamantina, uma representação eleitoral foi movida pela Federação Brasil da Esperança em face da coligação “O Trabalho Vai Continuar”, representada pelos candidatos Phellipe Ramonn Gonçalves Brito (PSD) e João Batista Silva Rocha (PL), o João de Neli. O representante alega o descumprimento de normas de propaganda eleitoral previamente acordadas em reunião realizada no dia 21 de agosto de 2024, com a presença de autoridades eleitorais e policiais, além de representantes das coligações e partidos. Em 21 de setembro de 2024, durante um evento de campanha promovido pelo candidato Phellipe Brito, a federação aponta que foram cometidas diversas irregularidades que comprometem a igualdade entre os candidatos e perturbam a ordem pública, notadamente o uso de paredão de som, fogos de artifício e motocicletas com escapamentos adulterados. As condutas violariam tanto o acordo firmado anteriormente quanto a legislação eleitoral vigente. Em decisão publicada nesta quarta-feira (25) e obtida pelo site Achei Sudoeste, o juiz Raimundo Saraiva Barreto Sobrinho, da 58ª Zona Eleitoral, deferiu o pedido, justificando que a estrutura usada no evento se assemelha a um showmício, prática expressamente vedada pela legislação eleitoral. “Ante o exposto, defiro a tutela de urgência, com fundamento no art. 300 do Código de Processo Civil, para determinar que os representados não utilizem do equipamento indicado na inicial, presente nas imagens, bem como não utilizem fogos de artifício e motos com escapamentos adulterados, sob pena de multa no valor de R$ 20 mil por cada ato de descumprimento”, sentenciou. O Facebook foi intimado a suspender, no prazo de 48 horas, a postagem veiculada.
Uma cuidadora de idosos foi morta a tiros enquanto trabalhava em uma residência, na terça-feira (24), no município de Coaraci, no sul da Bahia. As informações são do G1. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Tâmara de Jesus Pirangi dos Santos, de 29 anos. A mulher cuidava de um idoso, quando três homens encapuzados invadiram o imóvel e dispararam tiros contra ela. Testemunhas, que preferiram não se identificar, informaram que, após o crime, os suspeitos fugiram para uma localidade como “Baixada”. Segundo a Polícia Civil, acontece uma guerra entre envolvidos no tráfico de drogas da região e o caso pode estar relacionado à disputa entre facções criminosas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícia e encaminhar o corpo de Tâmara de Jesus para o Instituto Médico Legal (IML), onde deve passar por necropsia. A autoria e motivação do crime são investigadas pela delegacia de Coaraci. Já em Guanambi, uma cuidadora de idosos morreu, nesta segunda-feira (23), esgasgada com carne e farofa.
Um homem de 64 anos morreu em um grave acidente na noite de terça-feira (24), próximo à cidade de Igaporã. Antônio Carlos Pereira da Silva, mais conhecido como Zezé, seguia pela BR-430, em direção a Caetité, quando aconteceu a colisão entre a motocicleta e um caminhão Volvo FH 540. Ele morreu na hora vítima de esmagamento. A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada para registro da ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Antônio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado. A Polícia Civil investiga o caso. Não há informações sobre velório e sepultamento.
Por volta de 18h desta terça-feira (24), guarnições da Rondesp Sudoeste, em patrulhamento pelo Bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista, visualizaram um indivíduo aparentando ser moto uber parado em frente a uma residência. Ao perceber a aproximação policial, ele imediatamente empreendeu fuga, praticando direção perigosa. Uma das viaturas tentou acompanhar o motociclista, mas não foi possível alcançá-lo. Outra guarnição que permaneceu no local sentiu um forte odor de droga e, ao se aproximar da casa, foi recebida por uma mulher que portava 24 tabletes de substância análoga à maconha. A mulher informou que iria entregar a droga a mando de um rapaz e que havia recebido uma grande quantidade acondicionada em uma caixa, a qual foi localizada no imóvel. Também foram encontradas duas balanças de precisão. A mulher foi conduzida, juntamente com todo o material ilícito, para prestar esclarecimentos na delegacia de Vitória da Conquista.
A professora aposentada Núbia Iolanda de Oliveira Gomes, 75 anos, morreu nesta quarta-feira (25), no município de Brumado. A causa da morte não foi divulgada. Iolanda nasceu na Fazenda Lucaia, na época, pertencente ao município de Ituaçu, na Chapada Diamantina. Núbia foi professora do antigo Colégio Getúlio Vargas (GV) e do antigo Colégio Estadual de Brumado (CEB). Além de lecionar, Gomes chegou a trabalhar na área administrativa em duas clínicas médicas da cidade. O velório está acontecendo na Loja Maçônica Manoel Carvalho, no Bairro Santa Tereza, e o sepultamento será às 17h.
A Bahia confirmou em 2024, cinco casos de botulismo, uma grave intoxicação decorrente da alimentação. Segundo o Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), duas pessoas diagnosticadas com a doença morreram. A investigação epidemiológica constatou que quatro dos cinco pacientes com diagnóstico de botulismo confirmado ingeriram mortadela de frango no dia anterior ao início dos sintomas. A Sesab investiga se o alimento tem relação com os casos da doença. Segundo a secretaria, neste ano foram notificados seis casos de botulismo, quatro a mais que em 2023. Dos seis casos notificados, cinco foram confirmados e um segue em investigação. Quatro confirmações ocorreram de forma clínico-epidemiológica e uma de forma laboratorial. Quatro pacientes que tiveram botulismo confirmado moram em Campo Formoso e um em Senhor do Bonfim, ambas cidades no norte do estado. O caso em investigação é de uma pessoa residente em Cícero Dantas. Entre as seis notificações, três são relativas a pacientes que estão internados no Instituto Couto Maia, em Salvador. Um quarto o paciente já recebeu alta hospitalar e outros dois morreram. As mortes foram registradas em Campo Formoso e na capital baiana.
Desde a última quinta-feira (19), o município de Brumado passou a contar com a 2ª Companhia de Bombeiros Militar, responsável pelo atendimento de cerca de 400 mil pessoas em toda região de abrangência. Os serviços incluem combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar (APH), segurança contra incêndio e busca e salvamento. Além de Brumado, a companhia cobre os municípios de Abaíra, Aracatu, Barra da Estiva, Caculé, Caturama, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibicoara, Ituaçu, Guajeru, Jussiape, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Maetinga, Malhada de Pedras, Mirante, Presidente Jânio Quadros, Rio de Contas, Rio do Antônio e Tanhaçu. As solicitações podem ser feitas pelo número 193. A 2ª Companhia de Bombeiros Militar fica localizada na Rua Teotônio Souza Silva, nº 147, no Bairro Novo Brumado.