Entre maio e julho deste ano, a Bahia registrou aumento de 406% no número de casos de covid-19. Foram 33 diagnósticos na semana epidemiológica 20, que terminou em 17 de maio. O número de casos saltou para 167 na semana 30, que teve dados computados até o dia 26 de julho. A explosão dos registros tem relação com o comportamento sazonal do vírus, que continua circulando e causando mortes no estado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), através do boletim epidemiológico, na segunda-feira (29). A pasta acompanha o aumento do número de registros. “Nas últimas semanas, o aumento de casos de covid-19 está sendo uma das causas do crescimento de síndrome respiratória aguda grave. Ou seja, estamos falando de óbitos e casos graves, o que acende um alerta”, afirma Vânia Rebouças, coordenadora do programa estadual de imunização. Neste ano, 17.724 pessoas foram identificadas com covid-19 na Bahia. O número representa quase um terço de todos os casos registrados em 2023, quando foram 54.157. Especialistas alertam que pode haver subnotificação, já que muitas pessoas com sintomas não fazem o teste. Os sinais da covid-19 são facilmente confundidos com o da gripe.
A convenção partidária da Federação Brasil da Esperança foi realizada no domingo (04), em Ituaçu na Chapada Diamantina. O evento reuniu diversos militantes, simpatizantes e autoridades. Durante a convenção, foi oficialmente apresentada a candidatura do professor Diego Machado para prefeito, tendo Zé de Valdemar de Tranqueiras como vice-prefeito. Além disso, foram anunciados os candidatos a vereador: Aelson Neto, Alex Inácio e Geissiane Santos. Os participantes expressaram a esperança de mudar a realidade de Ituaçu através da participação ativa do povo. A convenção reforçou a visão de uma cidade mais igualitária e justa, oferecendo oportunidades de desenvolvimento a todos. O compromisso com a transparência e a honestidade foram temas centrais no discurso dos pré-candidatos.
O Brasil se aproxima da marca de 5 mil mortes provocadas pela dengue em 2024. De acordo com a última atualização do Painel de Monitoramento de Arboviroses, o país contabiliza 4.961 óbitos confirmados pela doença. Há ainda 2.161 mortes em investigação. Ao longo de todo o ano, foram notificados 6.437.241 casos prováveis de dengue em todo o país, o que leva a uma taxa de letalidade de 0,08. O coeficiente da doença no Brasil, neste momento, é de 3.170,1 casos para cada 100 mil habitantes. A maioria dos casos foi identificado na faixa etária dos 20 aos 29 anos, seguida pela de 30 a 39 anos, pela de 40 a 49 anos e pela de 50 a 59 anos. Já os grupos menos afetados pela doença são os menores de 1 ano, os com 80 anos ou mais e as crianças de 1 a 4 anos. Entre os estados, São Paulo é o que tem mais casos de dengue em números absolutos, com um total de 2.062.418 casos em 2024. Em seguida estão Minas Gerais (1.696.518 casos), Paraná (643.700 casos) e Santa Catarina (363.117). Quando se leva em consideração o coeficiente de incidência da doença, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 9.739,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (8.260,1 casos por 100 mil habitantes), Paraná (5.625,2 casos por 100 mil habitantes) e Santa Catarina (4.771,8 casos por 100 mil habitantes).
Uma representação por propaganda eleitoral antecipada e vedada foi ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), por meio de seu diretório em Guajeru, contra o prefeito e candidato à reeleição Jilvan Teixeira Ribeiro (PSD), o Galego, noticiando que o representado mandou fixar três outdoors em rodovias de acesso à sede do município, nos quais consta ter 95,5% de aprovação popular. O Ministério Público Eleitoral (MPE) opinou que seja determinada a imediata retirada da propaganda irregular, impondo-se, ainda, a citação do demandado para que ofereça resposta. Em decisão publicada neste domingo (04) e obtida pelo site Achei Sudoeste, o juiz Aderaldo de Morais Leite Júnior, da 93ª Zona Eleitoral, julgou o pedido procedente, com base no fato de que se vê claramente a promoção pessoal do atual gestor, estando expresso que conquistou a confiança dos munícipes à frente da Prefeitura Municipal, tendo a propaganda o condão de quebrar, em início precoce de campanha, a paridade de armas entre os candidatos ao executivo municipal de Guajeru. Ademais, nota-se que, de fato, é o representado beneficiário direto da propaganda ilícita. “Ante o exposto, acolho a manifestação do MPE, e julgo procedente a representação para aplicar multa ao demandado, no valor de R$ 5 mil, com base no art. 36, § 3º, da Lei nº 9.504/97. Por consequência, confirmo a tutela de urgência e mantenho a determinação ao representado para que o representado retire todos os outdoors publicitários questionados por esta via eleita, no prazo de 48 horas, sob pena de multa pecuniária de R$ 500, por dia de descumprimento”, sentenciou. Em maio deste ano, a justiça já havia mandado retirar os outdoors.
O Ministério da Saúde (MS) confirmou um caso de óbito fetal causado por transmissão vertical de febre do Oropouche, que acontece quando o vírus é passado da mãe para o bebê, durante a gestação ou no parto. De acordo com a Agência Brasil, a confirmação foi feita na sexta-feira (2) no estado de Pernambuco. A pasta informou que a grávida tem 28 anos de idade e estava na 30ª semana de gestação. Segundo o ministério, continuam em investigação oito casos de transmissão vertical de Oropouche: quatro em Pernambuco, um na Bahia e três no Acre. Até o dia 28 de julho foram registrados 7.286 casos de Oropouche, em 21 estados brasileiros. A maioria dos casos foi registrada no Amazonas e em Rondônia. Até o momento, um óbito em Santa Catarina está em investigação.
Em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, a 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) já montou o cronograma de segurança para atuação durante a romaria na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Fabiano Lemos disse que o policiamento foi reforçado desde o dia 24 de julho, quando as primeiras romarias tiveram início. No dia 03/08, a 38º CIPM também recebeu apoio de outras unidades, tendo em vista que a romaria de Bom Jesus da Lapa é a terceira maior do país. Segundo o comandante, o policiamento é ainda maior na área do centro histórico, do santuário, do mercado, do camelôdromo, onde existe uma grande concentração de pessoas. Nas margens do rio, local em que muitos visitantes vão desfrutar da paisagem e de um banho, também há a presença ostensiva da polícia. O Major informou que a estimativa é de que 25 a 30 mil pessoas por dia passem pela cidade nos dias de novenário. “Hoje é o nono novenário, então mais de 200 mil pessoas já passaram pelo nosso município”, destacou. Nesta terça-feira (06), quando acontece a procissão, o comandante adiantou que é esperado um grande público na cidade, muito maior do que o registrado no ano passado. Esta é a 333ª edição da festa.
Na cidade de Érico Cardoso, o prefeito Eraldo Félix da Silva (Republicanos) e o vice-prefeito Deivison Mendonça Azevedo (Republicanos) decidiram subir em bois para convenção que homologou a candidatura de ambos à reeleição neste domingo (04). O evento mais parecia um festival folclórico. Durante a convenção, a dupla chamou a atenção pelo uso de teatralidade. Muitos criticaram a encenação, apontando que, nos dias de hoje, o eleitorado está à procura de soluções concretas e propostas reais. Enquanto muitos ovacionaram o ato inusitado, outros tantos criticaram a chamada “política de espetáculo”.
Após o anúncio da retirada da candidatura de Cláudio Soares Feres (MDB) e de que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) ficará neutro nestas eleições 2024, o candidato a vereador Carlos Magno (MDB), o Maguinho, declarou apoio a Guilherme Bonfim, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Maguinho disse que acredita no projeto de Guilherme para gerir o município. “O prefeito hoje anunciou que ficará neutro nessa eleição e nos liberou que tomássemos a decisão que coubesse a nossa opinião. Tenho acompanhado os pré-candidatos e eu acredito no projeto de Guilherme. Ele está preparado, é uma pessoa que já tem muito tempo na vida pública, já fizemos campanha muitas vezes juntos e eu acredito na sua capacidade de administrar o município de Brumado. Estou, a partir de hoje, declarando meu apoio ao futuro prefeito de Brumado”, afirmou. Questionado se não seria mais razoável apoiar Renato Santos (Solidariedade), que lançou sua candidatura nesta segunda-feira (05), Magno respondeu que em nenhum momento firmou compromisso com Santos e preferiu dar o seu apoio a quem tem reais condições de vencer as eleições.
O deputado estadual Vitor Bonfim (PV) levou o seu apoio a Guilherme Bonfim (PT) durante a convenção de homologação de sua candidatura à prefeitura de Brumado na noite desta segunda-feira (05). Ao site Achei Sudoeste, o parlamentar destacou que está convicto de que a Federação apresentou a melhor chapa para administrar a cidade de Brumado. “Saímos daqui com a convicção de que montamos e apresentamos os melhores nomes para população de Brumado, não só para prefeito e vice-prefeita, mas também para vereadores. É um time que, sem dúvidas nenhuma, vai ajudar Guilherme e Neidinha a administrar a cidade pelos próximos 4 anos”, assegurou. Sobre a escolha da vice, Vitor falou que a ideia é apresentar um novo grupo político para a cidade e o nome de Neidinha é a demonstração, na prática, dessa proposta. “É uma mulher que veio de um bairro popular, que tem duas graduações, é servidora pública, que entende a saúde de Brumado de verdade, tem a perspectiva de quem está do outro lado, de quem tá na ponta. É assim que queremos fazer política, valorizando quem merece e conhece”, enalteceu. O deputado desejou paciência, sabedoria e resiliência para o irmão nessa fase da disputa, sobretudo diante dos adversários em Brumado, a fim de que suas propostas e conquistas possam ser apresentadas ao povo. Por fim, lembrou ainda que o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal à candidatura de Guilherme mostra a capacidade de articulação política, prestígio e força que o mesmo tem junto a diversas autoridades nessas esferas, o que irá contribuir para o progresso do município.
Uma grande convenção realizada na noite desta segunda-feira (05) marcou a homologação da candidatura de Guilherme Bonfim (PT) à prefeitura de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Bonfim disse que o período de pré-campanha foi finalizado com muito trabalho e conquistas para o município. “Foi uma trajetória bonita, marcada por muito trabalho e conquistas para o nosso município, mas é só o começo. Vamos fazer um projeto diferente para Brumado e estamos provando, a cada dia, que temos de verdade um projeto diferenciado. Faremos a transformação que Brumado precisa”, garantiu.
Durante a convenção, a agente comunitária de saúde Edineide de Jesus Novais Silva, mais conhecida como Neidinha da Saúde, foi anunciada como vice na chapa de Guilherme. O candidato assegurou que a escolha de Neidinha partiu do grupo político com base na sua representatividade para as mulheres. “É uma mulher de fibra e que representa de verdade o povo de Brumado, em especial as mulheres”, destacou. Em êxtase, Neidinha declarou que está muito feliz por poder representar a comunidade brumadense e os trabalhadores de saúde. “Estou em êxtase ainda, sem acreditar. Vamos fazer o trabalho que Brumado precisa. Vamos focar nas comunidades, na assistência à saúde, na assistência social e na educação”, asseverou.
Na noite desta segunda-feira (05), a candidatura de Renato Santos foi homologada pelo Partido Solidariedade à prefeitura de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o candidato destacou que a sigla tem uma proposta inovadora para o município. “Temos uma proposta inovadora para Brumado. Levamos a sério o nosso compromisso com o crescimento e desenvolvimento de Brumado. Quem conhece a forma como temos trabalhado sabe que estamos preparados para governar Brumado”, garantiu. Santos disse que a escolha do eleitorado não pode ser emocional, visto que essa escolha pode tornar as próximas gerações reféns por muitos anos e até décadas.
A candidata a vice na chapa é Alessandra Lima, estudante de Direito, empresária, mãe e esposa. Sobre a parceria, Renato salientou que Alessandra representa muito bem a parcela feminina da sociedade e sua contribuição irá somar de maneira significativa na candidatura. Para a disputa, o candidato acredita ser a melhor opção. “Quem conhece a minha história na Câmara, o meu trabalho e as minhas propostas, sabe que Renato Santos é a melhor opção. Quando se colocar na balança e ver a capacitação técnica e política, tenho certeza que a população vai chegar à conclusão que sou o mais preparado. Seu voto não tem preço, tem valor, pense e repense”, declarou.
O pré-candidato a prefeito de Brumado, Guilherme Bonfim (PT), anunciou oficialmente que Edineide de Jesus Novais Silva, mais conhecida como Neidinha, será sua pré-candidata a vice. Agente comunitária de saúde, Neidinha possui uma trajetória de luta e dedicação às causas populares. Residente no Bairro Dr. Juracy, ela é casada e mãe de dois filhos. Graduada em Serviço Social e Pedagogia, em 2000 ingressou no quadro de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Brumado, por meio de seleção pública. Desde então, tem atuado na linha de frente no cuidado com a saúde da população mais carente. Em seu discurso, Silva destacou que ainda há muito a ser feito para que cada brumadense tenha o que merece. “No meu trabalho, vejo todos os dias o quanto a nossa gente precisa de uma saúde mais justa, de medicamentos disponíveis, de atendimento médico que realmente funcione. Sei que Brumado tem um grande potencial, mas também sei que ainda há muito a ser feito para que cada brumadense tenha acesso ao que merece”, afirmou. Neidinha justificou que a sua decisão de estar ao lado de Guilherme Bonfim é movida pelo desejo de uma renovação necessária para a cidade. “É por isso que estou ao lado de Guilherme, para trazer essa renovação que nossa cidade tanto precisa. Não se trata apenas de acreditar em um futuro melhor, mas de trabalhar duro para construir esse futuro. Acredito que, juntos, podemos transformar Brumado em uma cidade da qual todos tenhamos orgulho de viver”.
No último sábado (03), ocorreu a convenção do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que tem como presidente a jovem Jéssica Silva em Brumado. O evento contou com a presença de membros da União da Juventude Socialista (UJS), de diretores do partido e do pré-candidato Guilherme Bonfim. Durante a convenção, a mesa diretora do PCdoB confirmou o apoio do partido a Bonfim e o lançamento de três pré-candidatos à vereança: Jéssica Silva, Vadim Garrincha e Bizunga Ramos. Na oportunidade, Silva destacou a importância das eleições municipais. “Estas eleições são cruciais, pois definem o futuro prefeito de Brumado e a futura mesa legislativa da nossa cidade. Tudo está interligado. O PCdoB, com mais de 100 anos de história, tem sido um pilar na construção de um Brasil democrático e de direito, assim como na luta por uma Brumado melhor e mais democrática. Lutamos para garantir que todos e todas na nossa cidade tenham visibilidade e acesso aos seus direitos e também por uma cidade com mais oportunidades para todos, inclusive, para a juventude”, afirmou. Jéssica também reforçou a necessidade de alinhamento do governo municipal com os governos estadual e federal. “É fundamental termos um pré-candidato que tenha uma ligação direta com os governos de Jerônimo e Lula. Juntos, podemos garantir o crescimento e o progresso de Brumado”, acrescentou.
Em carta aberta ao povo de Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) falou sobre a sucessão municipal. Nela, o gestor aponta que, em um momento decisivo em que o pleito eleitoral terá início, se manterá focado na conclusão do seu mandato. “Após várias reflexões sobre o encerramento de um ciclo de minha vida em que abdiquei por 16 anos de projetos pessoais para me dedicar, inteiramente, ao interesse público e à luta por minha terra natal, entendi de realizar esta comunicação para falar sobre a sucessão municipal, no momento em que se dará início ao processo eleitoral. As convenções eleitorais foram realizadas e os partidos políticos tomaram suas decisões acerca de candidaturas, mas, analisando todo o cenário construído por atores que colocaram a administração municipal em dificuldades para a realização de atividades primordiais, entendo de focar, doravante, as energias para a conclusão do mandato a mim confiado com a mesma responsabilidade e compromisso de sempre”, afirmou. Vasconcelos comunicou que Cláudio Feres retornará ao posto de trabalho em que trabalhou por 14 anos como Secretário Municipal de Saúde para também fechar o ciclo de tantas conquistas. Diante das candidaturas postas, o prefeito declarou neutralidade. “Acredito que a população deva fazer suas avaliações com as candidaturas que estão postas enquanto comunico a minha postura de neutralidade. Peço apenas ao vencedor que reflita, com cuidado, sobre vários avanços, tais como os alcançados nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, tentando preservar os espaços públicos, o Ensino em Tempo Integral, o saneamento com implementação do sistema de esgotamento sanitário, seguindo-se o Novo Marco Regulatório e afastando-se da Embasa, que não cumpre o seu papel, prejudicando-nos há mais de meio século”, completou. O gestor pediu perdão por eventuais falhas e informou que voltará para o seio de sua família, “muitas vezes negligenciada com a quantidade de tempo disponível, pois a todo o momento estive focado em atender a coletividade”.
A produção industrial subiu 4,1% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou nesta sexta-feira (02), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado superou a mediana das previsões dos economistas do mercado financeiro colhidas pelo Projeções Broadcast, que apontava alta de 2,5%, com intervalo de estimativas que ia de 0,1% a 4,9%. Em relação a junho de 2023, a produção subiu 3,2%, também superando a mediana das projeções de analistas, que apontava avanço de 1,7%, com estimativas que iam de queda de 1,3% a alta de 4,0%. No acumulado do ano, a indústria teve alta de 2,6% até junho. No acumulado em 12 meses até junho, houve alta de 1,5%, ante avanço de 1,3% até maio. O índice de Média Móvel Trimestral da indústria registrou alta de 0,7% em junho.
Durante a convenção partidária do Partido Social Democrático (PSD) de Paramirim, realizada neste domingo (4), na Câmara Municipal, o médico e candidato a prefeito, Júlio Bernardo Brito Bittencourt, recebeu oficialmente o apoio da família Magalhães, representada no evento por Luís Eduardo Magalhães Guinle, neto do ex-deputado Luís Eduardo Magalhães. Em seu discurso, Bittencourt destacou o legado do saudoso político para Paramirim, sobretudo na conquista de grandes obras, e lembrou que o último pronunciamento público do ex-parlamentar ocorreu no município, dias antes de seu falecimento em decorrência de um infarto. “No dia 18/04/98, eu inaugurava uma das maiores obras dessa cidade: a orla da lagoa. Naquela tarde memorável, descia aqui no aeroporto de Paramirim o seu avô [Luís Eduardo Magalhães], que participou com a gente da solenidade de inauguração. Depois fomos para uma recepção e ele se ofereceu para dormir na cidade de tão satisfeito com a nossa receptividade. Três dias depois, no feriado de 21/04, o seu avô, tomado por um infarto fulminante, faleceu. Ele fez muito por nossa administração”, relatou. Ao fazer uso da palavra, Luís Eduardo pediu o apoio da população à chapa do PSD, que tem como vice o também médico Antônio Viana, do Republicanos. “Estou muito feliz de ver todos vocês aqui presentes. É uma honra estar aqui em Paramirim. Fiz questão de conhecer o Dr. Júlio. Meu avô esteve aqui proclamando o seu último discurso, então estou muito honrado de estar aqui. Tenho certeza que estou diante de dois médicos com sensibilidade, inclusive parecida com meu avô, para dialogar com todas as frentes e que vão olhar para toda população. Em outubro estaremos de volta para comemorar a vitória”, declarou. A cerimônia contou também com a presença do deputado federal licenciado e Secretário Estadual de Infraestrutura, Sérgio Brito (PSD); do deputado estadual Nelson Leal (PP); pré-candidatos a vereadores e lideranças políticas locais.
Neste domingo (03), duas pessoas que se passavam por curandeiros foram apresentadas na Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa. A dupla prometia resolver qualquer problema, inclusive curar doenças. De acordo com a ocorrência, policiais da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados por vítimas que teriam sido enganadas pelos estelionatários. A polícia localizou os falsários com um veículo Ford, de cor branca, o qual apresentava indício de roubo. Com a dupla, foram apreendidos cinco aparelhos celulares, duas carteiras com documentos, sessenta garrafas com um líquido desconhecido e R$ 776,25. Os suspeitos e as vítimas, juntamente com os materiais recuperados, foram apresentados na Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa.
A cidade de Brumado está festejando o seu padroeiro, o Bom Jesus, e a culminância dos festejos acontece durante o feriado, nesta terça-feira (06). Ao site Achei Sudoeste, o Padre Marcos Vinícius, administrador paroquial da Paróquia do Bom Jesus, destacou que o Bom Jesus é a maior festa religiosa da cidade, durante a qual toda comunidade católica se reúne na Igreja Matriz. “A festa veio percorrendo essas noites todas com convidados, padres de outras paróquias, as comunidades rurais, grupos pastorais e instituições diversas. É uma paragem de todo um povo para poder louvar a Deus e, em especial, o nosso padroeiro”, destacou. Ao longo das novenas, o pároco explicou que são debatidos temas diferentes e criado um ambiente de alegria para o último dia dos festejos. “A ideia é fecharmos com a certeza de que cumprimos uma boa reza e que estamos em conexão de fato com o que a diocese propôs para o ano. E, claro, conseguirmos o ânimo de uma paróquia para dar conta de mais um ano de trabalho e missão. Não é só festa. A festa é para renovar todo o encaminhamento pastoral de uma igreja local”, salientou. A festa terá início às 6h com a alvorada festiva; às 17h, começa a procissão e, às 19h, a missa solene.
Por volta de 9h desta segunda-feira (05), durante patrulhamento tático em um bairro nas imediações da BR-116, em Vitória da Conquista, uma guarnição da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu informações sobre um indivíduo que estaria armado e havia tentado roubar uma moto às margens do Anel Rodoviário. A guarnição dirigiu-se para o local apontado, onde, ao notar a aproximação dos policiais, o homem empreendeu fuga e se escondeu em um imóvel próximo. Segundo informou a 77ª CIPM ao site Achei Sudoeste, durante as buscas, o indivíduo foi localizado em posse de um simulacro de arma de fogo, além de uma sacola contendo 2,5 kg de substância análoga à maconha. O indivíduo, que já possui passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, foi conduzido, juntamente com o material apreendido, para Delegacia de Vitória da Conquista, onde a ocorrência foi registrada.
Na manhã desta segunda-feira (05), a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi informada da ocorrência de um acidente de trânsito na BA-263, saída da cidade de Jacaraci. Um homem de 48 anos perdeu o controle da direção do seu Fiat Palio e saiu da pista. Fábio Soares Rocha, morador de Jacaraci, não resistiu e faleceu no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Fábio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado. Não há informações sobre velório e sepultamento.
Na próxima segunda-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar o início das obras do lote 5 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Caetité e Barreiras. Este era o único trecho da Fiol II que ainda não tinha uma definição quanto a sua conclusão, explica Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), em entrevista exclusiva ao jornal Correio da Bahia. Segundo ele, Lula vem à cidade de Feira de Santana para anúncios de diversos projetos na área de infraestrutura. “Até janeiro, a Infra SA, que é a empresa que estrutura projetos, termina o estudo do traçado ligando a Fiol II à cidade de Mara Rosa (Goiás)”, explica Cavalcanti. De lá, o traçado, já como Fico, prossegue até Água Boa e depois para Lucas do Rio Verde. Serão 537 quilômetros (km) da Fiol I, depois 485 km da Fiol II e o terceiro trecho com 505 km, até Mara Rosa. Na Fico, já existem 380 km em obras, feitos com investimentos cruzados da Vale, e um estudo para a ampliação até Lucas do Rio Verde. “Nossa intenção é licitar a concessão da Fiol II e da Fico I, com a exigência de que o vencedor construa a Fiol III e a Fico II”, explica Cavalcanti. "Será uma contrapartida porque o vencedor já irá receber as outras duas construídas", projeta.
Uma representação por propaganda eleitoral antecipada foi intentada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), por meio de sua Comissão Provisória em Ibiassucê, contra Tadeu Prado Rebuças Prates (União Brasil), o Tadeuzinho, vereador e pré-candidato a prefeito, e Marcos Antônio Farias Brito, vereador e pré-candidato a vice-prefeito, noticiando pedido de voto de locutor em showmício ocorrido no dia 26/5/2024, divulgado nos perfis do instagram dos representados. Em decisão publicada neste domingo (04) e obtida pelo site Achei Sudoeste, o juiz Aderaldo de Morais Leite Júnior, da 93ª Zona Eleitoral, julgou a representação procedente com base em parecer do MPE. Este verificou a apresentação de artista musical a considerável número de pessoas, em local público, com frases de efeito como “já ganhou!” e utilização, pelo locutor do evento, das expressões “O Povão da Vitória!”, “É o 44”, “Valeu tadeuzinho!” e “Por uma Ibiassucê melhor!”. “A aludida propaganda é extemporânea, e, de fato, tem o condão de quebrar, em início precoce de campanha, a paridade de armas entre os candidatos ao executivo municipal de Ibiassucê”, justificou. O magistrado aplicou multa aos demandados, no valor de R$ 5 mil, com base no art. 36, § 3º, da Lei nº 9.504/97, e confirmou a tutela de urgência, mantendo a determinação aos representados que removam tais publicações na aludida plataforma e se abstenham de divulgar, por qualquer meio, a propaganda irregular, sob pena de multa pecuniária de R$ 500, por dia de descumprimento.
Durante o mês de julho, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) registrou 40 acidentes na cidade de Guanambi. Foram 16 com vítimas não fatal e 24 sem vítimas. Dos veículos envolvidos, foram 41 de quatro rodas, 26 motocicletas, 6 caminhões e 1 bicicleta. Segundo a SMTrans, os acidentes com maior frequência foram colisão lateral (12), colisão transversal (15), choque (2), colisão frontal (3), colisão na traseira (5) e atropelamento (1). Dos condutores envolvidos, 57 eram habilitados e 14 inabilitados.
Em Ibiassucê, o diretório municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), apresentou representação, com pedido de antecipação de tutela, em face da empresa MBF Eleva Ltda. O partido requereu a suspensão da divulgação da pesquisa impugnada - registrada no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) sob o número BA- 02712/2024 -, assim como a sua remoção/recolhimento dos meios de divulgação já realizados. Em sua decisão, o juiz Aderaldo de Morais Leite Júnior, da 93ª Zona Eleitoral, indeferiu a petição inicial e julgou extinto o processo. “O MDB de Ibiassucê está coligado com a Federação Brasil da Esperança - Fé Brasil na chapa majoritária. Por consequência, o diretório municipal do MDB de Ibiassucê é parte manifestamente ilegítima para propor a presente representação”, sentenciou.
Um pastor evangélico de 55 anos foi preso preventivamente nesta sexta-feira, 2, em Pontalina (GO), por suspeita de estuprar as duas filhas de 14 e 16 anos, segundo a Polícia Civil de Goiás. O Estadão não conseguiu localizar a defesa do pastor, que não teve a identidade revelada pela polícia. O Conselho Tutelar foi acionado para atender as vítimas em uma visita escolar. Elas relataram aos conselheiros e à coordenadora que eram exploradas sexualmente pelo pai. Após investigações para comprovar a veracidade das denúncias, a polícia pediu a prisão preventiva do suspeito. Segundo a Polícia Civil, a mãe das meninas confirmou a denúncia das filhas. "As investigações começaram pelo acionamento do Conselho Tutelar e também da mãe das meninas, onde foi possível colher depoimentos testemunhais que confirmaram a versão dos fatos de que, infelizmente, esse sujeito estaria abusando sexualmente de suas duas filhas", disse a delegada Tereza Nabarro. Além delas, o pastor é suspeito de ter estuprado o filho de 9 anos e também uma outra filha, em Anápolis. Ao Estadão, a delegada Tereza Nabarro disse que o homem havia fugido da cidade pela repercussão do caso, indo morar em Pontalina com a família. O suspeito está à disposição da Justiça. O Estadão tenta localizar sua defesa.