Achei Sudoeste

19 Mai 2022 - 15:00h

Cerca de 20 alunas do Colégio Municipal Zelinda Carvalho Teixeira, no Distrito de Maniaçu, em Caetité, a 100 km de Brumado, passaram mal nesta quarta-feira (18). De acordo com vídeo publicado nas redes sociais, uma aluna teria se sentido mal inicialmente e, depois, outras colegas começaram a ter crise de pânico. Os sintomas incluíam falta de ar, choro e tremedeira. Cinco alunas tiveram de ser encaminhadas à UPA 24 Horas e as demais foram levadas de volta pra casa. Uma funcionária da unidade relatou que foram momentos de pânico e que professoras e funcionários se revezaram para socorrer os estudantes. Em áudio que circula nas redes sociais, o Secretário de Educação de Caetité afirmou que apenas uma aluna teve crise de pânico na escola, necessitando ser socorrida pelo Samu 192 e encaminhada para atendimento. Segundo ele, com o episódio, outros alunos teriam se assustado, mas a situação foi contornada de forma tranquila.

19 Mai 2022 - 14:30h

A Polícia Militar apreendeu cento e cinquenta quilos de maconha que eram transportados em um veículo por um casal, em Feira de Santana, no interior baiano. Os dois suspeitos foram presos em flagrante. A ação ocorreu durante a “Operação Arrebol”, na noite de quarta-feira (18). De acordo com o comandante da Rondesp Leste, major Fernando Cardoso, as equipes receberam uma denúncia anônima sobre um veículo modelo Ônix que estaria transportando droga. “Montamos barreiras próximo ao bairro de Novo Horizonte. Quando a dupla foi avistada, realizamos a abordagem veicular e, em seguida encontramos os entorpecentes”, disse o major. O casal foi conduzido para a Central de Flagrantes da cidade. O titular da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Feira de Santana, delegado Roberto da Silva Leal, informou que eles foram autuados por tráfico de drogas.

19 Mai 2022 - 14:00h

Na madrugada desta quinta-feira (19), uma loja de eletrônicos, localizada na Praça Dom Basílio, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, pegou fogo e ficou completamente destruída. O incêndio começou pouco antes de meia noite e consumiu quase tudo que estava no interior da loja. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Guanambi atendeu a ocorrência. 

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os focos foram localizados em pavimento térreo e no primeiro andar, após aproximadamente 5h de combate direto e ação de rescaldo foram extintos com êxito. Ao término, o local foi interditado por medidas de segurança até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. De acordo com o Corpo de Bombeiros não houve vítima. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

19 Mai 2022 - 12:00h

Nesta semana, foi iniciada a instalação de radares na cidade de Brumado. No total, o contrato prevê a instalação de 60 radares em pontos de maior circulação no município. Para o membro da diretoria da Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib), Genivaldo Azevedo, a quantidade é um absurdo e serve apenas para incrementar o que ele classificou de “indústria da multa” e “Big Brother do Trânsito” na cidade (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente municipal de trânsito, Diego Evangelista, rebateu a declaração explicando que, incialmente, serão instalados apenas oito radares nos locais mais críticos, como as entradas e saídas do município. “Hoje, temos uma quantidade de radar pouca, são apenas 8 faixas dentro da cidade. Vejo como muito pouca. Não vejo exagero nenhum com relação a isso”, afirmou. O superintendente fez questão de esclarecer que novos aparelhos só serão instalados conforme a necessidade definida em estudo mais aprofundado. Segundo Evangelista, a ideia é prevenir e diminuir o número de acidentes de trânsito motivados pela alta velocidade dos condutores na via. “Estamos fazendo isso pra educar e pra reduzir a velocidade nas vias”, justificou. Antes de os aparelhos entrarem em funcionamento, a SMTT irá mobilizar uma grande campanha de conscientização no trânsito. Além dos radares, câmeras de monitoramento serão instaladas nos conjuntos semafóricos.

19 Mai 2022 - 11:30h

Pessoas não vacinadas que foram infectadas com a variante ômicron não desenvolvem respostas imunes efetivas que as protejam contra outras variantes do coronavírus, sugere um novo estudo publicado na Nature nesta quarta-feira (18). A descoberta foi feita quando os pesquisadores analisaram amostras de sangue de camundongos infectados com uma cepa do vírus que não contém mutações importantes (WA1) e também com as variantes delta e ômicron. Eles observaram, então, que a infecção pela ômicron gerou uma resposta imune reduzida quando comparada com uma infecção por WA1 e pela variante delta. Sete dias após a infecção desses camundongos, os pesquisadores testaram suas amostras de sangue e perceberam que aqueles que foram infectados pela ômicron induziram somente a neutralização do vírus da própria variante. Já aqueles com a delta apresentaram uma neutralização efetiva contra o WA1, as variantes alfa, beta e delta, e alguma neutralização contra ômicron. Depois disso, os pesquisadores analisaram amostras de sangue de dez indivíduos não vacinados que se recuperaram da ômicron. Da mesma forma que aconteceu com os camundongos, essas amostras mostraram uma neutralização somente contra a variante ômicron. Já as amostras de pessoas que foram vacinadas e que haviam sido infectadas pela ômicron ou pela delta mostraram altas taxas de neutralização para todas as amostras dos vírus isolados. “Nossos resultados demonstram que a infecção pela ômicron aumenta a imunidade preexistente induzida por vacinas, mas, por si só, pode não conferir ampla proteção contra variantes não-ômicron em indivíduos não vacinados”, argumentam os pesquisadores no estudo. Segundo a publicação, indivíduos vacinados que foram posteriormente infectados com a ômicron apresentaram uma imunidade contra outras variantes.

19 Mai 2022 - 11:00h

Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) firmou uma grande parceria com a Evo Estágios, agente de integração empresa/escola e vem desempenhado um trabalho fantástico na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Fernando Coelho, que faz parte da diretoria executiva da Evo, disse que a proposta é dar oportunidade de trabalho aos jovens através do estágio remunerado. “No mês de abril atingimos o ápice do número de abertura de vagas, justamente pra fazer esse trabalho aqui: proporcionar a experiência profissional para o jovem e inserir ele no mercado de trabalho o mais cedo possível porque sabemos da importância disso para o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades do funcionário”, salientou. Em seus primeiros cinco meses de atuação no município, Coelho informou que a Evoestágios já conseguiu gerar 65 vagas de estágio e 5 de emprego. “É um trabalho sensacional, com uma assertividade muito grande. Acreditamos que, em breve, iremos atingir números cada vez mais significativos”, afirmou. Os interessados podem enviar o seu currículo para o e-mail [email protected] Mais informações acerca do trabalho podem ser obtidas pelos telefones: (77) 99199-8842 ou (77) 3441-1222.

19 Mai 2022 - 10:30h

Maio é o mês de conscientização do câncer bucal e no próximo dia 31 se comemora o Dia Mundial de Combate a esse tipo de câncer. A data, criada conjuntamente com o Dia Mundial Sem Tabaco, foi instituída pela Organização Mundial de Saúde para conscientizar a população sobre as doenças e danos à saúde causados pelo cigarro. De evolução silenciosa, o câncer de boca costuma ser diagnosticado tardiamente e é responsável por mais de seis mil óbitos por ano no Brasil. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe devem ser diagnosticados no Brasil em 2022, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres. “O tabagismo pode aumentar em até dez vezes a possibilidade de uma pessoa desenvolver um câncer na boca e na cavidade oral”, explica o oncologista, Eduardo Moraes, do NOB Oncoclínicas. “Se além de fumar, o indivíduo também consumir álcool esse risco é elevado exponencialmente”, acrescenta o especialista. Outro fator de risco para desenvolvimento desse tipo de tumor é a má higiene bucal. No caso do câncer de orofaringe (cavidade oral logo atrás da boca), a infecção por HPV também é um fator de risco importante. Aftas ou feridas na boca que não cicatrizam, dificuldade para mastigar ou engolir alimentos, caroços ou inchaço na bochecha, nódulos na garganta, manchas vermelhas ou brancas na cavidade bucal são alguns dos sintomas que podem estar associados à doença e devem ser investigados. O especialista chama a atenção: “qualquer lesão na boca que persista por mais de duas semanas deve ser avaliada por um médico ou dentista”. Quando diagnosticado e tratado precocemente, esse tipo de tumor pode ter até 90% de chance de cura.

19 Mai 2022 - 10:00h

Em sessão ordinária nesta quarta-feira (18), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) condenou o ex-prefeito de Anagé, Élbisson Dias Soares (PSD), o Bibi, a devolver ao erário estadual a quantia de R$ 50.773,33. O valor será acrescido de correção monetária e juros de mora e corresponde  ao total repassado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para execução do convênio 019/2011, firmado com a Prefeitura de Anagé com o objetivo de implementação da quarta etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa). De acordo com o TCE, a sanção e a desaprovação das contas tiveram como causa a omissão quanto ao cumprimento do dever constitucional de prestar contas, o que levou o relator do processo, conselheiro Gildásio Penedo Filho, a propor a aplicação de multa de R$ 3 mil ao ex-prefeito.

19 Mai 2022 - 09:30h

A mulher que foi presa por abandono de incapaz após o filho ser encontrado vivo depois de passar dois dias dentro de um buraco (veja aqui), foi solta após pagar fiança. A prisão ocorreu na segunda (16) e a soltura na terça (17). O bebê só foi encontrado na tarde de terça, pela agente de pedágio Carine Santana, que passava pelo local onde fica o buraco, no trecho da cidade de Santo Estevão, no interior da Bahia. A mulher chegou a comunicar a polícia o sumiço do pequeno Heitor Gomes de Araújo. Ele estava desaparecido desde a noite de domingo (15), quando ela saiu e deixou a criança sozinha em casa. Apesar de ter sinais de desidratação e febre, o pequeno não teve nenhum ferimento grave. Ele foi levado até o hospital municipal de Santo Estevão, onde segue internado nesta quarta-feira (18). Por enquanto, Heitor não tem previsão de alta, mas de acordo com o Conselho Tutelar, ele será encaminhado para a família paterna quando sair do hospital. A mãe do menino, que não teve o nome revelado, não quis ser filmada. Porém, em conversa com a TV Subaé, ela afirmou que reconhece que teve uma atitude irresponsável, mas que acreditava que o filho estivesse na vizinhança, como de costume.

19 Mai 2022 - 09:00h

Através de uma parceria entre a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo, estudantes de Logística e Administração do CEEP de Brumado participaram de um workshop para maior visão de futuro do mercado de trabalho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Soraia Mendes, agente de desenvolvimento do Banco do Povo, explicou que foi uma oportunidade ímpar para os estudantes saberem como atuar como funcionários de uma empresa, mas também como possíveis empreendedores. “A gente é uma ONG que atua no mercado há 22 anos fornecendo crédito para investimento para essas pessoas que têm visão de futuro. Exigimos o projeto da atividade em mente”, destacou. Coordenador da Sala do Empreendedor, Jansen Ricardo acrescentou que a ideia é atrair novos empreendedores, fomentar a geração de emprego e renda e fortalecer os empreendimentos que já existem. “A sala do empreendedor visa encaminhar esses jovens para o mercado de trabalho de maneira construtiva”, pontuou.

19 Mai 2022 - 08:30h

A cidade de Mucuri, no extremo sul da Bahia, foi atingida por uma chuva de granizo na noite de terça-feira (17). Moradores registraram imagens do fenômeno, que causou surpresa na localidade que raramente registra temperaturas menores que 19° C durante o ano. O evento aconteceu por causa da nuvem cumulonimbus, que chega a ter 12 quilômetros de extensão. De acordo com o G1, na camada da atmosfera, a temperatura chega a 0° C, congela a água, que cai em forma de pequenos blocos de gelo. A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria, destacou que não há formação de um ciclone subtropical e a chuva foi provocada por uma frente fria, que forma um "cavado" a uma determinada altitude. Por causa do temporal que atingiu a cidade, queda de árvores e falta de energia em algumas regiões de Mucuri foram registradas. Raios e trovões também foram registrados por moradores. A temperatura mínima para quinta-feira (19) é de 16° C, com máxima de 27° C. Na sexta, o termômetro registra mínima de 14° C, com a mesma máxima prevista.

19 Mai 2022 - 08:00h

Nesta quinta-feira (19), às 19h, no Clube Social de Brumado, será realizada uma palestra motivacional com o autor do best seller “A Arte de Encantar Clientes", Erik Penna. O evento será promovido através de uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sebrae e a Sala do Empreendedor. A representante do Sebrae, Jéssica Lopes, explicou que, na oportunidade, será trabalhada a questão do encantamento do cliente e a importância do atendimento diferenciado. “Aonde Erik Penna vai ele arrasta multidões. Ele tem uma didática marcante e é uma oportunidade pra quem trabalha com atendimento de estar se preparando, capacitando e melhorando as formas de atender”, pontuou ao site Achei Sudoeste. Até o momento, mais de 400 pessoas já se inscreveram para participar do evento. Segundo Lopes, a ideia é aquecer o comércio e o setor de serviços a partir do atendimento diferenciado. Orlando Gomes, diretor institucional da CDL, também salientou que os empresários, vendedores internos e colaboradores serão capacitados para transformar o atendimento na maior vantagem competitiva, impulsando os resultados do negócio. “O bom atendimento e excelência são o maior objetivo e o sucesso de cada negócio”, reforçou.

19 Mai 2022 - 07:30h

Um homem foi preso por manter a companheira e a filha em cárcere privado na cidade de Iaçu, no interior da Bahia. O flagrante aconteceu na terça-feira (17), depois que uma denúncia feita por vizinhos levou agentes das polícias Civil e Militar ao endereço onde a família morava. Segundo o delegado Thiago Costa, responsável pelo caso, a garota aparenta um tipo de doença mental e a mulher estava em estado de depressão. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o imóvel era inapropriado para a convivência e vizinhos disseram que há cerca de um ano não tinham informações sobre mãe e filha. A mulher não conseguiu responder as perguntas que foram feitas pelo delegado e não soube explicar o porquê o casal não levava a filha ao médico há mais de três anos. Ainda de acordo com o delegado, o homem morava no mesmo terreno, em uma casa menor no fundo do imóvel, e mantinha as duas trancadas na residência. Conforme a SSP, o local onde mãe e filha foram encontradas tinha apenas um sofá, uma cama e poucos alimentos básicos guardados embaixo de uma lona. O homem vai responder pelos crimes de maus tratos e cárcere privado, e está à disposição da Justiça. Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão no estabelecimento comercial do suspeito, onde foi encontrada uma arma. A mulher e a filha foram levadas para o hospital de Iaçu, onde receberam atendimento médico e psicológico. Segundo a SSP, também foram acionados os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para acompanhamento das vítimas.

19 Mai 2022 - 07:00h

Na sessão desta quarta-feira (18), os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acataram, parcialmente, denúncia formulada contra o prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PL), o Galego, em razão de irregularidades em processo licitatório realizado no exercício de 2020. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro Mário Negromonte, aplicou multa de R$ 2 mil ao gestor. De acordo com a denúncia, o termo de referência do processo foi elaborado consultando um único fornecedor, o que, segundo o denunciante, não serve para balizar o valor médio de mercado. Ressaltou, ainda, que os arquivos referentes ao edital e suas publicações não foram disponibilizados para consulta pública no sistema e-TCM. O conselheiro Mário Negromonte, em seu voto, disse que no processo, o responsável não conseguiu demonstrar a compatibilidade dos valores contratados com os de mercado, fato este que pode ser inclusive corroborado pela inconsistência, injustificada, entre o valor orçado nas duas cotações (a primeira com empresa “RB Alves” no valor de R$ 605.574,00, e a segunda com a empresa “Açougue Dias” no valor de R$1.002.108,80) e o valor global estimado para a contratação, no total de R$ 440.557,13. Cabe recurso da decisão.

19 Mai 2022 - 00:00h

Na sessão da 1° da Câmara desta quarta-feira (18), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) votaram pela procedência parcial da denúncia apresentada pela empresa “R Barbosa Serviços de Limpeza” – representada pelo sócio-administrador José Rubevaldo Lopes Barbosa – contra o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), e a pregoeira Luara de Jesus Dias, em razão de irregularidades no Pregão Eletrônico nº 16/2021. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro Nelson Pellegrino, aplicou aos gestores penalidade de advertência. A empresa denunciante acusou ser irregular a vinculação da responsável técnica designada pela empresa junto à administração contratante, durante o curso da licitação (na fase preparatória), pois a engenheira sanitarista e ambiental, Allana do Nascimento Gomes, contratada pela licitante vencedora em 22/02/2021, exerceu, concomitantemente, a função de servidora na Prefeitura de Brumado, cargo efetivo de fiscal ambiental, no período de 09/04/2018 a 22/12/2021. Também argumentou que a adjudicação do objeto do certame se deu por valor drasticamente superior ao orçado, “pois o preço contratado foi de R$ 5.279.753,72, enquanto que o valor referência do certame era de R$ 4.799,985,36, representando uma média de 10% acima do estimado”. E acrescentou, por fim, que a pregoeira teria buscado guarida no fato de que foi optado pelo orçamento sigiloso sem um critério limítrofe, desatendendo aos princípios da razoabilidade e economicidade. Em relação ao primeiro item, o conselheiro Nelson Pellegrino destacou que servidora requereu o seu afastamento para tratar de assuntos particulares em 14/04/2021, evidenciando o decurso de 111 dias – quase quatro meses – entre o deferimento e a abertura do primeiro edital do PE nº 016/2021, não ficando assim comprovado o comprometimento da impessoalidade. Sobre a possibilidade de adoção do “orçamento sigiloso”, defendido pelos denunciados, a relatoria concluiu que a matéria não está pacificada na jurisprudência e, em que pese o art. 15, §2º, do Decreto nº 10.024/2019 e a nova Lei de Licitações, nº 14.133/2021, em seu art. 24, caput, prevejam a sua possibilidade, deverá ser justificado pela administração pública, “o que não ocorreu no Pregão Eletrônico nº 016/2021. Cabe recurso da decisão.

18 Mai 2022 - 17:30h

Um bebê de 1 ano e 11 meses foi encontrado vivo nesta terça-feira (17) depois de passar dois dias dentro de um buraco, em Santo Estevão, no interior da Bahia. Segundo a Polícia Civil, Heitor Gomes de Araújo estava desaparecido desde a noite de domingo (15) quando a mãe saiu e deixou a criança sozinha. Ela percebeu o sumiço do filho cerca de 24 horas depois e acionou a delegacia da cidade. O menino foi encontrado por volta das 13h por uma mulher que passava pelo local e ouviu o gemido da criança. Ela disse que o garoto estava com os braços para cima.  O buraco fica a 60 metros da casa onde Heitor mora com a mãe, no bairro Triângulo, as margens da BR 116 Sul. Ele foi levado para o Hospital Doutor João Borges de Cerqueira, com sinais de desidratação e febre, mas sem ferimentos. De acordo com o hospital responsável pelo atendimento, o bebê continua internado onde está sendo hidratado. De acordo com oo G1, o estado dele é estável e ainda não há previsão de alta. A mãe do menino foi presa e deve responder por abandono de incapaz.

18 Mai 2022 - 17:00h

Três das cinco pessoas que ficaram feridas após um grave acidente na BA-156, seguem internadas no Hospital Municipal da cidade de Botuporã, a 171 km de Brumado, local onde ocorreu o capotamento que matou outras três pessoas (veja aqui). Além disso, dois homens já receberam alta. O estado de saúde dos três internados não foi divulgado. Eles são três homens de 25, 37 e 58 anos. As duas pessoas que receberam alta também são dois homens de 25 e 45 anos. Já os três mortos foram identificados como Clarismundo Xavier da Costa, 60 anos; Nilton Cesar dos Santos, de 52 anos; e Dorinildo Bonfim Nobre, de 42 anos, que morreu no hospital. De acordo com a Polícia Militar que atendeu a ocorrência, oito pessoas estavam no veículo Pajero, que teria capotado ao tentar desviar de um outro veículo na pista. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou duas mortes no local. O acidente ocorreu por volta de 8h. O local passou por uma perícia feita pelo Departamento de Polícia Técnica, que que vai apontar as circunstâncias do acidente.

18 Mai 2022 - 16:30h

O secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, defendeu a descriminalização do uso de drogas como a maconha. O discurso, que viralizou nesta terça-feira (17), após ficar disponível no canal da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), foi feito em um congresso, no final do mês de abril. “A maioria das pessoas que eu conheço, que usa maconha, são pessoas que trabalham todo dia. Tenho amigos que dizem: 'Eu fumo cigarro todo dia para dar uma relaxada'”, disse o secretário. Mandarino afirmou ainda que a maconha “torna você um emancipado mental, que é o que a gente precisa ser”. Concluiu com uma crítica: “A gente não pode ficar nessas caixinhas”. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) que informou que não vai se posicionar sobre o caso. O gestor da Segurança Pública na Bahia também falou sobre as pessoas que conseguem manter um controle no uso social da maconha. Também usou artistas como exemplo para comentar sobre um possível aumento da criatividade após o uso da droga. “Os bêbados não andam caindo pela rua. As pessoas que perdem o controle do uso social, o uso moderado da droga, são poucas, não é todo mundo que faz isso”, discursou Mandarino. “Então ela libera as pessoas, aumenta a criatividade. No meio artístico isso é evidente. A gente conhece a história de grandes compositores que quando estão com uma 'bebidazinha' qualquer relaxam e fazem composições belíssimas”, falou o secretário. No final, o secretário questionou que a criatividade aflorada pelo uso da maconha pode também ser pensada em outras áreas. “Por que não admitir que isso possa acontecer no meio científico e em outras atividades criativas?”.

18 Mai 2022 - 16:00h

Nesta terça feira (17), um homem foi vítima de disparo de arma de fogo na Rua Valdir Neres, no Bairro Miranda dos Nobres, em Caculé, a 100 km de Brumado. A Polícia Militar foi acionada e, no local, encontrou o corpo de Paulo Rogério Gonçalves, 53 anos. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, uma testemunha relatou aos policiais que a vítima fazia caminhada quando foi surpreendida por um indivíduo, não identificado, a bordo de uma moto. O mesmo efetuou o disparo e fugiu. O local do crime foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Paulo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

18 Mai 2022 - 15:30h

Mais de 50 araras-azuis, que foram reabilitadas em um centro na cidade de Curaçá, no norte da Bahia, serão soltas na natureza no dia 11 de junho. De acordo com o G1, a espécie é nativa da Caatinga, bioma predominante na região, e voltará a povoar o céu do sertão do São Francisco. A arara-azul chegou a ser considerada extinta na região durante os anos 2000. Desde então, pesquisadores e grupos de ambientalistas iniciaram uma mobilização para tentar reintroduzir as aves ao habitat natural. O projeto é um acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e a ONG alemã Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP). Em março de 2020, 52 araras chegaram da Alemanha e da Bélgica e foram levadas para a unidade de conservação em Curaçá, para serem preparadas para voltar à natureza. Com isso, a ideia é que haja mais soltura nos próximos anos até que exista uma população estável da espécie, em liberdade no norte da Bahia.