Achei Sudoeste

20 Mai 2022 - 15:30h

Um homem foi preso na cidade de Canavieiras, no extremo sul da Bahia, suspeito de estuprar uma criança de três anos. As informações são do G1. O suspeito, de 50 anos, teve o mandado de prisão preventiva cumprido na quarta-feira (18), na região de Praia da Costa, onde foi encontrado pelos policiais. Segundo a Polícia Civil, a ordem de prisão é referente ao crime ocorrido em abril deste ano. No entanto, as investigações apontam que há denúncia de que o mesmo fato haveria ocorrido outra vez em março, dois meses antes. O homem, que não teve o nome divulgado, foi interrogado pelo delegado e transferido para o presídio, onde permanece à disposição da Justiça.

20 Mai 2022 - 15:00h

Na noite desta quinta-feira (19), o pré-candidato ao senado federal Cacá Leão (PP) cumpriu agenda em Brumado ao lado do postulante ao Governo do Estado, ACM Neto (UB). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Leão disse que o sentimento é de euforia e animação nessa caminhada de pré-campanha em apoio a ACM Neto. “A Bahia toda sabe da amizade que sempre tive com ACM Neto e agora ter oportunidade de fazer política e discutir a Bahia ao seu lado. Estamos vendo de perto quais são os problemas e os caminhos para solucioná-los. Tem sido muito gratificante”, afirmou. Segundo o pré-candidato, a política nacional vem de uma polarização muito dura e o grupo tem procurado se afastar desse eixo para discutir com sabedoria o que os baianos querem do próximo governo.

20 Mai 2022 - 14:30h

Nesta quinta-feira (19), o 17º Batalhão de Polícia Militar foi contemplado com mais três motocicletas que irão reforçar o motoplatrulhamento ostensivo nas ruas de Guanambi, a 141 km de Brumado, através da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) e das Rondas Tático Móvel (Rotam). Duas motocicletas modelo XRE 300 foram disponibilizadas pelo Comando Geral da Corporação, enquanto a CBX 500 foi disponibilizada pela Justiça Federal de Vitória da Conquista. Além das três motocicletas, o 17º Batalhão foi contemplado com o veículo marca Honda Civic, também disponibilizado pela Justiça Federal de Vitória da Conquista. O mesmo irá reforçar o policiamento na cidade de Guanambi e na Ronda Maria da Penha da cidade de Palmas de Monte Alto.

20 Mai 2022 - 14:00h

O pré-candidato a deputado federal José Rocha (UB) também marcou presença no evento que recepcionou o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto, em Brumado. Uma recepção calorosa ocorreu na noite desta quinta-feira (19). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Rocha destacou que a empolgação que marcou o evento resume o sentimento da população brumadense em apoio ao pré-candidato. “Os brumadenses estão dizendo que querem ACM Neto governador da Bahia. Fiquei muito feliz. Essa empolgação é o que move esse povo a ir para às ruas defender o nosso nome, para lutar por uma Bahia cada vez melhor para se viver”, declarou.

20 Mai 2022 - 12:00h

Em Brumado, moradores da Rua Senegal, no Bairro Olhos D’água, há cinco anos, fazem por conta própria o serviço de tapa buracos na via. Com a ajuda dos vizinhos, Seu Val Sena recolhe entulho de outros locais para a obra. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que, se os moradores não fizessem o serviço ao longo de todo esse tempo, a rua já teria se transformado em um riacho diante da inércia do Poder Público. Segundo ele, se dependesse da prefeitura, a via estaria intransitável. “A gente recolhe resto de material de construção e faz a compactação aqui. A prefeitura não liga pra isso. E olha que é uma via que tem acesso toda hora. Se a gente não fizesse isso aqui estaria intransitável”, afirmou. O morador reiterou que a situação na via estaria muito pior se a própria comunidade não fizesse os reparos improvisados.

20 Mai 2022 - 11:30h

Uma cobra da espécie jararaca foi encontrada nas dependências de uma creche municipal na cidade de Ipiaú, na região sudoeste da Bahia. O caso aconteceu na quarta-feira (18), na Rua Edivaldo Barbosa, no bairro Santa Rita. De acordo com informações da Polícia Militar, os moradores comunicaram a corporação através da central telefônica e uma equipe da 55ª Companhia Independente, responsável pelo policiamento na cidade, foi até o local. Na unidade, os policiais encontraram o animal em cima de uma motocicleta que estava estacionada nas dependências do imóvel. A polícia não deu detalhes se havia crianças no local quando o animal foi localizado. Os agentes recolheram a cobra com o auxílio de moradores e levaram o réptil a uma região de matagal, onde foi devolvido à natureza sem oferecer riscos à população.

20 Mai 2022 - 11:00h

O presídio de Brumado deverá ser inaugurado no final do mês de julho. O anúncio foi feito pelo Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia, José Antônio Maia Gonçalves, durante visita à unidade, nesta quinta-feira (19). Na ocasião, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Paritdo) declarou que a contrapartida do Município ao empreendimento será a pavimentação do acesso à unidade. “Faremos a terraplanagem para melhorar o acesso, o estacionamento e a parte de iluminação pública. Será feito o posteamento com cerca de 12 a 15 postes. Já era um compromisso assumido anteriormente quando Brumado foi escolhido e iremos honrá-lo”, afirmou.

20 Mai 2022 - 10:30h

Começou a Semana Liquida na Squaresom e Polly Móveis, em Brumado. De 16 a 21 de maio, todo o estoque de roupeiros das lojas estará com descontos especiais. São preços promocionais com descontos de 10, 20 e 30%, mais condições facilitadas de pagamento. Visite as lojas e conheça de perto a variedade de modelos de roupeiros disponíveis, dos mais sofisticados aos mais simples. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151 - Centro. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

20 Mai 2022 - 10:00h

O pré-candidato ACM Neto (UB) deu o pontapé inicial em sua caminhada ao Governo da Bahia nesta quinta-feira (19), na cidade de Brumado. Acompanhado do ex-candidato a prefeito da cidade, Fabrício Abrantes (UB), Neto foi aclamado pela população local na Câmara de Vereadores. Antes do evento, o postulante ao palácio de Ondina participou de uma caminhada pelas ruas da capital do minério ao lado de Cacá Leão (PP), pré-candidato ao senado federal. O evento contou com a presença de vereadores de Brumado, além de ex-vices-prefeitos e ex-prefeitos que declararam apoio irrestrito aos pré-candidatos.

Durante o evento, ACM Neto e Cacá Leão criticaram a segurança pública no estado, os números críticos do setor educacional, além da saúde, com a burocrática fila de regulação. Visivelmente emocionados, Neto e Leão agradeceram a participação da população brumadense. “Brumado fortalece ainda mais a nossa caminhada”, disseram. Ao término do evento, ACM Neto foi carregado nos braços do povo. “Chegou a hora de mudar a Bahia”, disse um apoiador do pré-candidato.

20 Mai 2022 - 09:30h

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) interditou temporariamente as instalações da mineradora inglesa Brazil Iron, que atua na zona rural da cidade de Piatã, que fica na região da Chapada Diamantina. AS informações são do G1. De acordo com o Inema, a interdição vigora desde 24 de abril e foi motivada por “diversas infrações ambientais” praticadas pela empresa após a realização de uma inspeção técnica no empreendimento. O instituto informou que também puderam ser constatadas a implantação e execução de atividades/estruturas além do que foi autorizado; realização de extinção e soterramento de vegetação nativa com material estéril nas estradas vicinais do empreendimento e em área de preservação permanente. De acordo com o Inema, a interdição das atividades ocorreu após diversas notificações enviadas à empresa Brazil Iron, com recebimento comprovado pelas assinaturas nos Avisos de Recebimento. No entanto, o instituto não recebeu respostas.

20 Mai 2022 - 09:00h

O coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Arilano Botelho, acompanhou a visita do Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia, José Antônio Maia Gonçalves, às instalações da unidade prisional de Brumado, ocorrida nesta quinta-feira (19). Ao site Achei Sudoeste, o delegado salientou que a inauguração do presídio representará um grande progresso para a cidade e região. “Vai ser um progresso para a sociedade porque irá gerar em torno de 300 empregos locais. Será um progresso para a Polícia Civil também porque não vamos ter deslocamentos de duas a três vezes por semana para Vitória da Conquista. Os policiais que fariam esse transporte irão trabalhar na função real, que é a investigativa. O preso flagranteado, imediatamente, no dia seguinte, já será transferido”, justificou. O delegado ainda colocou que o presídio também irá auxiliar no processo de ressocialização do preso, que estará mais próximo de sua família.

20 Mai 2022 - 08:30h

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (19) por unanimidade validar a punição administrativa prevista no Código de Trânsito Brasileiro ao motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro. A decisão tem repercussão geral, isto é, deverá ser seguida pelos demais tribunais no país. Ao todo, mais de mil processos aguardavam um posicionamento do plenário do STF sobre o tema. O Código de Trânsito prevê multa administrativa para quem se recusa a fazer “teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa”. Além de multa, há suspensão do direito de dirigir por 12 meses, recolhimento da habilitação e retenção do veículo. O Supremo tomou a decisão ao julgar recurso do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), que tentava reverter anulação, pela Fazenda Pública estadual, de multa aplicada a um motociclista de Cachoeirinha (RS) que se recusou a fazer o teste.

20 Mai 2022 - 08:00h

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) rejeitaram, na sessão desta quinta-feira (19), as contas da Prefeitura de Caetité, da responsabilidade do ex-prefeito Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSD), relativas ao exercício de 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, após a aprovação do voto, o conselheiro Fernando Vita, relator do parecer, apresentou a Deliberação de Imputação de Débito (DID), propondo multa de R$ 9 mil para o gestor, pelas demais irregularidades apuradas durante as análises dos relatórios técnicos. O principal motivo apresentado para o parecer prévio que recomenda a rejeição das contas pela Câmara Municipal foi o descumprimento do disposto no artigo nº 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mas também chama a atenção o elevado percentual de professores (39,85%) recebendo vencimentos abaixo do piso salarial, em descumprindo a Lei n° 11.738/2008. O município do centro-sul baiano teve – em 2020 – uma receita arrecadada de R$147.986.628,51, enquanto as despesas foram de R$ 144.385.519,46, revelando um superávit orçamentário expressivo, da ordem de R$ 3.601.109,05. Em relação aos restos a pagar, os recursos deixados em caixa (R$ 2.543.553,05) não foram suficientes para cobrir despesas de curto prazo, o que resultou em um saldo a descoberto de R$ 71.779.695,95, violando o disposto no artigo 42 da LRF. Por este descumprimento, os conselheiros do TCM também determinaram a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE), para que seja apurada a ocorrência de crime contra as finanças públicas, nos termos do artigo 359-C do Código Penal. Em relação às obrigações constitucionais, o gestor aplicou 21,88% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino no município, não cumprindo o mínimo exigido de 25%. Investiu nas ações e serviços públicos de saúde 17,69% do produto da arrecadação dos impostos, sendo o mínimo previsto de 15%. E, na remuneração dos profissionais do magistério foram investidos 70,57% dos recursos do Fundeb, também atendendo ao mínimo de 60%. Cabe recurso da decisão.

20 Mai 2022 - 07:30h

Os deputados federais aprovaram, nesta terça-feira (17), por 409 votos a 9, uma nova versão da Medida Provisória que perdoa 99% das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para os estudantes inadimplentes. O projeto segue agora para aprovação do senado para ser votada até 1º de junho. De acordo com a CNN, o desconto é válido para os estudantes que contrataram o financiamento até o 2º semestre de 2017 e estão com débitos vencidos pendentes. O valor a ser abatido na negociação do total da dívida poderá ser de até 77%, mas caso o titular participe do Castrao Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou tenha sido beneficiário do Auxílio Emergencial 2021, o desconto chega a 99% do devido. No texto aprovado pelos deputados, fica proibido prazo de parcelamento dos créditos superior a 150 meses, a não ser que haja cobrança por meio de consignação à renda do devedor do Fies. Segundo o governo, mais de um milhão de estudantes de contratos ativos formalizados até 2017 estão inadimplentes, ou seja, com mais de 90 dias de atraso no pagamento. Isso representa taxa de 51,7% de inadimplência de quem contratou o Fies até o período e soma R$ 9 bilhões em prestações não pagas. Diante desse cenário, essa medida que garante desconto para quitação da dívida visa diminuir a inadimplência atual e promover a sustentabilidade do fundo.

20 Mai 2022 - 07:00h

Na manhã desta quinta-feira (19), o Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia, José Antônio Maia Gonçalves, visitou as instalações da unidade prisional de Brumado. Por ocasião da visita, também foi apresentada ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) a projeção de conclusão das obras do presídio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário falou sobre a inauguração do empreendimento, cuja estimativa de funcionamento é no final do mês de julho. 

“Tivemos algumas decisões judiciais que impediram a inauguração da unidade conforme a programação. Hoje, resolvemos fazer algumas ampliações de celas, além de algumas outras estações e insumos que precisamos implementar”, declarou. Segundo Maia, o empreendimento promoverá a geração de emprego e renda. São, ao todo, 476 vagas (com possibilidade de ampliação para 533). “Estamos trazendo uma unidade forte para dentro de Brumado”, destacou.

20 Mai 2022 - 00:00h

No Bairro Baraúnas, em Brumado, a comunidade tem reclamado da falta de assiduidade do pessoal que faz a varredura das ruas. A queixa também é a mesma em outros bairros periféricos da cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona de casa Lucidalva Flores disse que a limpeza das ruas no bairro está sendo feita apenas às terças-feiras. “Tive que varrer a porta da minha casa porque não pode ficar numa situação dessas. Não tem como aguentar essa sujeira, é muita folha. Vai tudo lá pra dentro”, contou. Para Flores, não existe mais o serviço de limpeza pública na cidade, visto que não tem condições de duas pessoas apenas varrerem o bairro inteiro. “Eram 60 funcionários, hoje tem 30. Não tem lógica. Os próprios moradores terão de limpar a rua. Os varredores de rua estão sendo muito humilhados. Vamos olhar por eles. Não estamos reclamando dos garis, mas da empresa”, afirmou.

19 Mai 2022 - 17:30h

Um laboratório de drogas foi desmontado pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado, na quarta-feira (18), após denúncias anônimas. A ação foi realizada na cidade de Luís Eduardo Magalhães (LEM), região Oeste da Bahia. Os policiais foram até o bairro de Mimoso II para checar informações sobre refino de drogas, em um local aparentemente abandonado, como explicou o comandante da Cipe Cerrado, major Giovanni Castro Damasceno. “Quando as equipes chegaram encontraram o local vazio, mas com os materiais utilizados para a prática ilícita”, contou o oficial. Foram apreendidos 19 tabletes de maconha e cocaína, uma carabina, munições, uma prensa hidráulica, quatro prensas de fabricação artesanal, três balanças, seis saídas de escapamento de máquina agrícola, 17 estribos de máquina agrícola, uma máquina de cartão, um aparelho celular, quatro embalagens de clonazepam, um liquidificador e embalagens para armazenar drogas. Os materiais foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) de LEM.

19 Mai 2022 - 17:00h

Durante patrulhamento, uma guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu informação de que um indivíduo armado e aparentemente alcoolizado estaria nas proximidades da quadra do Bairro Beira Rio, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, nesta quinta-feira (19) e que teria avançado com um veículo em direção a populares, atingindo 06 motocicletas que se encontravam no local e uma vítima ainda não identificada. De imediato, os militares realizaram buscas nas imediações e visualizaram o suspeito, identificado como Kaique Santos Brito, que empreendeu fuga, saltando muros de imóveis assim que percebeu a presença policial. Foi realizado o acompanhamento e dada a voz de abordagem, no entanto, o indivíduo realizou disparos de arma de fogo contra a guarnição, que revidou. Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, cessado o confronto, o suspeito estava ao solo ainda com sinais vitais, sendo prestado o devido socorro e encaminhado à Unidade de Saúde mais próxima, onde não resistiu. Posteriormente, foi constatado que o indivíduo portava diversos documentos falsos em nome de Élio Santos Matos Júnior e possuía registros policiais pelo crime de furto e roubo. A arma de fogo utilizada pelo resistente, bem como todo o material em sua posse, foi apresentada na Corregedoria Setorial da 46ª CIPM.

19 Mai 2022 - 16:30h

Começou a Semana Liquida na Squaresom e Polly Móveis, em Brumado. De 16 a 21 de maio, todo o estoque de roupeiros das lojas estará com descontos especiais. São preços promocionais com descontos de 10, 20 e 30%, mais condições facilitadas de pagamento. Visite as lojas e conheça de perto a variedade de modelos de roupeiros disponíveis, dos mais sofisticados aos mais simples. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151 - Centro. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

19 Mai 2022 - 16:00h

Nesta quinta-feira (19), o pré-candidato a deputado federal Alexandre Xandó (PT) lançará a sua pré-candidatura na cidade de Brumado. A plenária de lançamento acontece às 18h30, na sede dos Vicentinos, no Bairro Alto Escalavrado (próximo ao Tiro de Guerra). O vereador se lança como a grande promessa jovem do PT da Bahia para a Câmara dos Deputados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Xandó disse que está feliz em poder se colocar como opção de representação política na região. “Sou natural de Vitória da Conquista, mas a nossa atuação é em toda região. Fui o segundo vereador mais votado na cidade e agora com essa possibilidade de chegar ao Congresso Nacional enquanto deputado federal”, destacou. Xandó enfatizou que existe uma demanda grande de renovação na política, visto que menos de 10% dos deputados federais tem menos de 40 anos - 90% tem mais de 40 anos. Para ele, faltam jovens no congresso e, principalmente, deputados federais que representem a região. “Tenho apenas 32 anos, mas tenho mestrado e estou concluindo meu doutorado. Tenho qualificação técnica. Sou professor de Direito, conhecedor das leis. Também apresentamos uma militância aguerrida. Venho do movimento social e estudantil”, acrescentou. O pré-candidato espera contribuir com a região, a Bahia e o Brasil caso seja eleito.