Achei Sudoeste

29 Jul 2021 - 09:00h

Ao Município de Tanque Novo, a 176 km de Brumado, o Ministério Público Estadual (MPE) recomendou que rescinda todos os contratos por prazo determinado que não se enquadram na Constituição Federal como necessidade temporária e excepcionais; declare a inconstitucionalidade de todo e qualquer ato normativo Municipal que disponha sobre a contratação de pessoal por tempo determinado, e proceda com a criação de nova lei municipal em conformidade com os ditames da Constituição Federal no que se refere à previsão legal constitucional sobre a contratação de necessidade temporária e excepcional. Segundo a recomendação, o Município também deverá realizar estudos para análise da dotação orçamentária que atenda às projeções de despesas de pessoal e aos acréscimos delas decorrentes; analisar a existência dos cargos no ordenamento jurídico municipal e/ou a necessidade de lei de iniciativa do Executivo para criá-los e seus respectivos vencimentos e vantagens pecuniárias, bem como realizar concurso público tão logo seja suspensa a emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. Por fim, a Administração deverá promover processo seletivo simplificado para a admissão de pessoal na Administração Pública dentro das regras preconizadas no inciso IX do art. 37 da Constituição Federal.

29 Jul 2021 - 08:30h

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

29 Jul 2021 - 08:00h

A Auditoria Pública Cidadã Baiana (Aucib) protocolou ofícios na Câmara de Vereadores de Brumado para investigar o uso de veículo oficial por empresa privada. O fato foi denunciado pelo site Achei Sudoeste, que apresentou a irregularidade cometida pelo vereador Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem. Nos ofícios enviados para a presidente do poder legislativo, vereadora Verimar Meira (PT), a Aucib pede documentos que registram as solicitações dos veículos oficiais e pedidos de diárias nos dias 15 e 22 deste mês de julho, datas em que os veículos estiveram nas prefeituras de Dom Basílio e Caetité, onde possivelmente houve licitações com a participação de empresa privada. A entidade também solicitou as imagens de segurança das áreas externas e da garagem do prédio legislativo para identificação das pessoas que utilizaram os carros oficiais. “A diretoria da entidade espera a devida colaboração da presidente da casa legislativa, pois a sua omissão ou recusa em colaborar pode ser entendida como crime de prevaricação”, disse a Aucib em nota. Consultado por nossa reportagem, o advogado Manoel Guimarães Nunes, especialista em direito eleitoral, salientou que a situação pode ensejar, de forma concomitante, três tipos de responsabilização ao agente político: uma infração político administrativa no próprio parlamento, um processo judicial por ato de improbidade administrativa e um processo criminal, a depender das nuances do caso concreto (veja aqui). 

29 Jul 2021 - 07:30h

O especialista Dimitri Ferreira é o profissional que atua na área da reumatologia e tem como função pesquisar, diagnosticar e tratar diversas doenças que atacam as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e, eventualmente, outros órgãos internos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 120 doenças reumáticas. Dentre essas doenças, as consideradas mais comuns são: Osteoartrose, artrite reumatoide, osteoporose, tendinite, gota, espondiloartrites, fibromialgia. As doenças reumáticas não afetam apenas os idosos, podendo atingir também as crianças e os jovens. Há alguns fatores que predispõem uma pessoa a desenvolver reumatismos: excesso de peso; herança genética; traumatismos; sedentarismo; distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão. Os sintomas das doenças reumáticas incluem dificuldade para se movimentar ao acordar, dor no corpo, inchaço nas articulações e diminuição da flexibilidade. Tudo isso causa limitações em tarefas simples do dia a dia, como escovar os dentes ou pentear os cabelos. Assim, se você apresenta alguns desses sintomas, deve procurar a ajuda de um médico reumatologista. Quanto antes a doença for diagnosticada, melhor será o prognóstico. Com o tratamento adequado, é possível levar uma vida sem dor e diminuir os riscos de incapacidade física. Para agendamento de consultas, entre em contato com os números (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757. Estamos localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo n° 655.

29 Jul 2021 - 07:00h

Três ciganos suspeitos de envolvimento nos assassinatos do tenente Luciano Libarino Neves e do soldado Robson Brito de Matos, em Vitória da Conquista, no dia 13 de julho deste ano (veja aqui), morreram na tarde desta quarta-feira (28), em confronto com policiais, na cidade de Anagé, cidade no sudoeste da Bahia. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os ciganos foram encontrados, às margens do rio Gavião, após uma denúncia anônima que relatava a presença de homens armados. De acordo com a SSP-BA, equipes da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Delegacia Territorial (DT) foram até o local onde aconteceu o confronto. O órgão de segurança pública informou que os três terminaram feridos, foram socorridos e levados para o Hospital de Anagé, mas não resistiram. Um quarto cigano, que também participou do confronto, conseguiu escapar do cerco montado pelos policiais e é procurado. A SSP informou que com o trio, os policiais recuperaram a pistola calibre 40 do tenente Luciano Libarino, roubada após ele ser morto.

29 Jul 2021 - 00:00h

Na última terça-feira (27), um casal foi detido com 90 kg de maconha no Terminal Rodoviário de Brumado após inspeção da Polícia Militar em um ônibus com o itinerário São Paulo/Brumado. O material foi encontrado pelos policiais em três malas de propriedade do casal, natural de Campos dos Goytacazes/RJ (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado titular da Delegacia Territorial de Brumado, Paulo Henrique, informou que a Polícia Civil já instaurou o inquérito para apurar o caso. “Também já comunicamos a prisão ao Poder Judiciário. No ato dessa comunicação, a polícia judiciária representou pela conversão da prisão em flagrante da mulher em prisão domiciliar, uma vez que ela está grávida de 6 meses. Com relação ao homem, a polícia representou pela conversão de sua prisão em flagrante por prisão preventiva, uma vez que contra ele foi apurado farta passagem policial”, relatou. Segundo o delegado, as investigações prosseguem no sentido de tentar localizar outros autores dessa associação ao tráfico, bem como identificar a procedência e destino final dos entorpecentes. Esta foi uma das maiores apreensões de drogas já realizadas na cidade.

28 Jul 2021 - 20:15h

Nesta quarta-feira, 28 de julho, o município de Brumado registra 9504 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 6 internações, 190 óbitos, 190 pacientes em tratamento e 9124 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

28 Jul 2021 - 16:00h

Cerca de 20% do alunado compareceu às salas de aula na rede municipal de ensino de Brumado na última segunda-feira (26) (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) salientou que o número deve continuar crescendo à medida que os pais sentirem confiança nos protocolos de biossegurança adotados nas escolas. “Depois de duas semanas, voltaremos com o período normal para comprovar, cientificamente, que não vai haver nenhum surto novo. Passados esses 15 dias, tenho certeza que não vai haver nenhum aumento de casos, pelo contrário, os números estão caindo. Daí, poderemos retornar de forma integral, que é o nosso sonho”, destacou. Vasconcelos tranquilizou as famílias diante da implantação de um rigoroso protocolo de biossegurança nas escolas, com o uso de álcool gel, máscaras protetivas, tapetes higienizantes, secadores, distanciamento social, entre outras medidas. “Confiança não se impõe, se adquire. O tempo é o senhor da verdade. Podem confiar que nós estamos cumprindo o protocolo e nada vai acontecer. Se estamos pecando é por excesso de cuidado”, garantiu.

28 Jul 2021 - 15:30h

Um recém-nascido foi encontrado morto dentro de um saco plástico em um lixão no município de Santo Estêvão, no interior da Bahia. A informação foi confirmada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (28). De acordo com o G1, não há detalhes sobre quem seria a mãe da criança, nem se alguém foi preso. Segundo a polícia, o registro realizado na terça-feira (27), a diretoria de limpeza urbana do município procurou a unidade policial depois que funcionários encontraram o bebê. Ainda segundo a Polícia Civil, as equipes expediram as guias periciais e foram até o local coletar informações. O caso está sendo investigado pela delegacia territorial de Santo Estêvão.

28 Jul 2021 - 15:00h

Um casal foi capturado com mais de 90 quilos de maconha prensada, na terça-feira (27), na rodoviária do município de Brumado (veja aqui). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a grávida e o marido, alcançados por guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Brumado), seguiam para a cidade de Feira de Santana. Os policiais faziam uma vistoria no ônibus que partiu do terminal do Tietê, em São Paulo, com destino à segunda maior cidade da Bahia, quando perceberam o nervosismo do casal. A dupla levava uma mala de mão e ao ser questionada pelos policiais, revelou mais três bagagens onde a droga estava armazenada.  O comandante da patrulha do Peto envolvida na ação, soldado Tadeu Luiz Santos Souza, revelou que foram achados 124 tabletes de maconha, uma porção pequena da droga e seis embalagens pequenas de cocaína. O homem de 34 anos e a mulher de 24, grávida de gêmeos, acabaram presos em flagrante. “Eles contaram que foram contratados por dois mil reais para entregar a droga em Feira. Acreditamos que eles viajaram em dupla para não levantar suspeita”, contou Tadeu. Segundo o PM, o homem já possui passagens no estado do Espirito Santo por furto, estelionato, descumprimento de medida protetiva de urgência, crime contra a vida e violação de direitos autorais. Todo material e os presos foram conduzidos à 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

28 Jul 2021 - 14:30h

Uma família de ciganos de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, está sendo acompanhada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) após a Instituição receber denúncias de perseguição de policias militares à comunidade local José Gonçalves, devido ao assassinato de dois PM’s na região. A demanda foi notificada à Defensoria por meio da Ouvidoria Cidadã. Cinco mulheres e sete crianças da família foram deslocadas para o município de Jequié e a Defensoria busca a inserção delas em um programa de proteção a testemunhas. O caso teve início em 13 de julho, quando houve um duplo homicídio praticado contra policiais e atribuído a uma família de ciganos que residia na localidade (veja aqui). Após isso, e com informações passadas populares, PM’s iniciaram perseguição aos supostos autores, conforme relatos que chegaram à Instituição. Ao todo, dez homens foram acusados de envolvimento: um pai – que deu entrada em hospital com ferimentos à bala e já teve a prisão preventiva decretada – e nove filhos. Três deles morreram em confrontos com policiais, em Vitória da Conquista e também em Itiruçu. Coordenador da 2ª Regional da Defensoria, sediada em Vitória da Conquista, José Raimundo Passos explicou que a providência imediata foi se reunir com o Comando de Policiamento do Sudoeste. “Os policiais militares foram convocados pelo respectivo Comando, que informou que não iria tolerar nenhum tipo de perseguição à comunidade cigana, a qual não tem nada a ver com a ação homicida contra os policiais”, informou. O defensor público explicou que as pessoas pertencentes à família dos acusados – as cinco mulheres e sete crianças – estavam sendo atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista. “Foi conseguido um abrigo provisório para que elas não permanecessem na comunidade. No entanto, diante da falta de segurança em Vitória da Conquista, elas desejavam ir para a cidade de Jequié”, completou.

28 Jul 2021 - 14:00h

Na última segunda-feira (26), as aulas foram retomadas nas escolas da rede municipal de ensino de Brumado (veja aqui). No mesmo dia, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) comemorou seu aniversário de 75 anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que o retorno às aulas presenciais foi um presente. “É um alento para o coração de um velho que tem internalizado, desde que me entendo por gente, como sendo a educação o único elemento capaz de construir um país. É o único vetor capaz de transformar para melhor uma sociedade, qualquer que seja ela”, declarou. Para o prefeito, mais de 1 ano e meio de aulas suspensas em virtude da pandemia foi um verdadeiro prejuízo para a educação em Brumado e em todo país. “Não podemos prescindir da educação. Diante do cenário apocalíptico que nós vivemos, vemos uma luz no final do túnel. A educação volta a ter espaço”, avaliou.

28 Jul 2021 - 13:40h

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o exato momento em que o ex-vereador e empresário brumadense, Márcio Moreira da Silva, deia o Hospital Sírio Libanês, na cidade de São Paulo. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele recebeu alta médica nesta quarta-feira (28) após ser curado da Covid-19 (veja aqui). O empresário já está a caminho de Brumado em voo particular fretado ainda sob os cuidados de uma equipe médica. Na sua saída no hospital paulista, Moreira agradeceu toda a equipe médica pelo tratamento recebido durante a sua luta contra o coronavírus. “Só Deus para pagar esse tratamento que vocês em deram. Não o tratamento médico, mas o tratamento psicológico, o tratamento como pessoa, como ser humano”, disse.

28 Jul 2021 - 12:00h

A Bahia Mineração (Bamin) começou a operar a Mina Pedra de Ferro em Caetité, a 100 km de Brumado, em janeiro, e as primeiras exportações já estão sendo realizadas. Até o final de 2021 estão previstos pelo menos 11 carregamentos para o mercado consumidor da Europa e da Ásia, em um total de aproximadamente 490 mil toneladas. O início das operações de comércio exterior da Bamin coloca a mineradora como player global na produção e comercialização de minério de ferro. A partir da mina em Caetité, o escoamento do minério é realizado por via rodoviária até o Terminal Licínio de Almeida, de onde será transportado por trens da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O trajeto ferroviário segue até o Terminal Petim, no município de Castro Alves. Neste local, ocorre o transbordo da carga, passando do modal ferroviário para o rodoviário, onde seguirá via caminhões até o Terminal Enseada. O transporte está a cargo da VLI, que opera a FCA, no modal ferroviário e rodoviário.

28 Jul 2021 - 11:30h

Um homem, que já havia sido preso por roubo, teve o mandado de prisão cumprido nesta terça-feira (27), por uma tentativa de homicídio em 2020. Ele estava em uma unidade penal na cidade de Luziana, em Goiás. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ele é acusado de tentar matar um rival do tráfico de drogas efetuando três disparos contra a vítima. Segundo o coordenador da 26ª Coorpin, Alexandre Haas Pinheiro, o homem havia tentado vingar a morte de um comparsa. “A motivação do crime foi por disputa de tráfico de drogas. Ele tentou vingar um comparsa que sofreu uma tentativa de homicídio pela organização criminosa da vítima”. O homem teve o mandado de prisão cumprido por tentativa de homicídio e segue em Goiás à disposição da Justiça.

28 Jul 2021 - 11:00h

O Governo do Estado está ampliando para Brumado, Guanambi, Vitória da Conquista e mais 74 cidades da Bahia um sistema de videomonitoramento capaz de registrar e identificar criminosos, armas, placas de carros e atitudes suspeitas. O investimento de cerca de R$ 665 milhões foi autorizado na terça-feira (27) pelo governador Rui Costa (PT), em solenidade no Centro de Operações e Inteligência (COI), da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O projeto piloto foi implementado há cerca de 3 anos na capital. “Nós temos agora talvez a melhor tecnologia do país nesta área. Essa tecnologia serve para prevenir crimes, socorrer pessoas e para a funcionalidade da cidade. No projeto piloto tivemos absoluto êxito, inclusive durante os carnavais, com a prisão de mais de 200 pessoas e a elevação substantiva da atividade da Segurança Pública”, afirmou o governador. A Bahia já conta com 23 centros de comunicação instalados, todos eles conectados.  Segundo o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, o sistema também ajuda na identificação de crianças perdidas e pessoas desaparecidas. As câmeras serão instaladas em postes, viaturas e na palma da mão dos policiais.

28 Jul 2021 - 10:30h

Com as recomendações de distanciamento social impostas pela pandemia causada pelo novo coronavírus, até as cerimônias de casamento se adequaram à nova realidade. Em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) realizará a primeira edição virtual do Casamento LGBTQIA+ Coletivo e as inscrições começam na próxima segunda-feira, 2 de agosto. A iniciativa também é uma realização da Ouvidoria Cidadã da DPE-BA e da Clínica de Direitos Humanos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Para se inscrever, o público LGBTQIA+ maior de 18 anos e que mora em Vitória da Conquista deve enviar um e-mail para [email protected] informando os nomes completos do casal e, em anexo, deve conter os documentos de identidade e comprovantes de residência de cada um(a). O prazo de inscrições segue até o domingo, dia 8 de agosto, e depois deste período a Defensoria fará a triagem, analisará os documentos recebidos e entrará em contato com quem se inscreveu. “Encerradas as inscrições, os inscritos e as inscritas serão contatados para providenciarem as demais documentações necessárias para que possamos entrar com o pedido de habilitação do casamento”, explica o defensor público Ewerton Santos Freitas, que atua em Vitória da Conquista, onde está localizada a sede da 2ª Regional da DPE-BA.

28 Jul 2021 - 10:00h

Em Brumado, a Dom Odontologia Premium dispõe da melhor tecnologia do mercado para o tratamento odontológico integral e humanizado dos seus pacientes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, os odontólogos Leonam Azevedo e Luciane Castro disseram que a clínica procura fazer a diferença no segmento, oferecendo qualidade, tecnologia e acolhimento. “Somos um time engajado, voltado para o tratamento humanizado e com a melhor tecnologia que existe no mercado mundial. Com relação à odontologia, dispomos do que existe de melhor em tecnologia no mercado”, garantiu Castro. A clínica também possui um time de profissionais qualificados e setorizados para melhor atendimento dos seus pacientes. A Dom Odontologia Premium funciona na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 99801-0440.

28 Jul 2021 - 09:30h

Em meio a Olimpíadas, Tóquio registrou pelo segundo dia consecutivo um novo recorde de casos de Covid-19 em um só dia desde o início da pandemia. Foram 3.177 pessoas infectadas com o novo coronavírus nas últimas 24 horas. Na terça-feira, foram 2.848 pessoas diagnosticadas com a doença. Nas últimas 24 horas, 16 pessoas ligadas aos jogos olímpicos testaram positivo para a Covid-19, mas nenhum atleta. Ontem foram sete casos, o número mais baixo de casos desde o dia 19 de julho, quando apenas 3 ocorrências ligadas aos Jogos foram registradas. O número total agora é de 176 casos, sendo 18 deles de atletas. 

28 Jul 2021 - 09:00h

Em Brumado, moradores do Bairro Novo Brumado denunciaram que, mesmo após ser notificada pela prefeitura em razão de irregularidades, a empresa Brasil Torres concluiu a obra de construção de uma torre de telefonia móvel na localidade. Sem alvará, a empresa ignorou as normas técnicas do município, bem como a Lei nº 3190, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEPRAM), que estabelece as diretrizes para implantação desse tipo de equipamento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Chaiane Souza cobrou uma resposta do órgão regulatório municipal. “Mesmo sem alvará de construção, nem de funcionamento, ela está continuando os serviços de instalação. A prefeitura alega que está analisando a documentação e que não foi liberado nada para essa empresa trabalhar. Porém, como a obra continua?”, questionou. A moradora informou que a obra foi concluída, restando apenas a ligação de energia da Coelba para que a torre passe a funcionar. “Queremos e exigimos do órgão público que se manifeste e embargue essa obra irregular”, reivindicou. A moradora Anne Caroline também acusou a prefeitura de descaso diante da instalação. “Eles falam que vão dar um posicionamento, mas nada acontece. O alvará dessa torre não pode ser liberado, tendo em vista que o local não está de acordo com as normas técnicas do Município. Queremos saber por que essa torre ainda está lá. Queremos explicações”, reiterou. Os residentes no bairro entendem que, na ausência de uma lei municipal que discipline de forma adequada e segura a implantação de Estação Rádio Base (ERB), a prefeitura deve resguardar a população dos riscos à saúde. A secretaria de meio ambiente de Brumado já descartou contágio por radiação da torre de telefonia móvel (veja aqui).