Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado firma acordo com o MP-BA e terá Programa para Pessoa com Deficiência e TEA Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) firmaram nesta sexta-feira (10) um acordo para garantir atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes com diferentes condições de neurodesenvolvimento, incluindo os transtornos do Espectro Autista (TEA) e de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), no Sistema Único de Saúde (SUS).

O termo foi assinado durante reunião na sede do MPBA, em Salvador, pelo promotor de Justiça de Brumado Gustavo Pereira Silva, pelo prefeito Fabrício Abrantes (Avante), pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia. O ato contou com a presença da primeira-dama e presidente do Conselho Municipal da Mulher, Abiara Dias, além de autoridades do município. O acordo prevê a criação de um Sistema Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social, o qual vai permitir que Brumado passe a oferecer um atendimento diferenciado ao público descrito. Este terá acesso a um processo mais eficiente de diagnóstico, acompanhamento e tratamento.

O programa inclui ainda a implantação de um Centro Especializado em Reabilitação (CER), que contará com equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, terapeutas e assistentes sociais.

Abrantes destacou que o acordo representa um avanço importante para o cuidado das crianças e de suas famílias. “Nosso compromisso é garantir que cada criança receba o acompanhamento que precisa, com estrutura, carinho e respeito. Esse é um passo fundamental para uma Brumado mais inclusiva e humana”, afirmou.

Atuante na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, a primeira-dama Abiara Dias também falou sobre a importância do momento. “Esse é um sonho de muitas mães, pais e famílias que lutam todos os dias por um atendimento digno e de qualidade”, complementou.

“É um acordo sem precedentes para o Município, que vai possibilitar a ampliação e a qualidade do acesso à saúde para crianças e adolescentes neurodivergentes. Pretendemos posteriormente apresentar, principalmente para as crianças e adolescentes, suas mães e pais que lutaram tanto para a construção dessa política pública, os termos detalhados desse acordo através de uma audiência pública”, disse o promotor Gustavo Pereira.

Polícia Civil apreende fuzis, pistola e drogas durante ação integrada em Iguaí Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial (DT), com apoio da Polícia Militar, apreendeu dois fuzis, uma pistola, munições e drogas durante uma ação deflagrada na região da Água Vermelha, zona rural de Iguaí. A operação integra as investigações que buscam esclarecer o duplo homicídio ocorrido na Fazenda Boa Vista, que vitimou Mirella Oliveira Moreira, de 19 anos, e Gustavo de Jesus Gonçalves, de 16. No imóvel alvo da ação, as equipes localizaram dois fuzis, uma pistola Glock com carregador tipo caracol, diversas munições, um alicate, duas bolsas e porções de entorpecentes. Durante a tentativa de abordagem, um dos suspeitos que estava no local reagiu à presença policial, e disparou contra as equipes, iniciando um confronto. Ele foi atingido, socorrido para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos. As apurações prosseguem para identificar os demais envolvidos e esclarecer o papel de cada suspeito nos crimes de associação criminosa armada, sequestro e homicídio. Participaram da ação equipes das Delegacias Territoriais de Iguaí e Ibicuí, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/Jequié), do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) e da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com as guarnições do 2º Pelotão de Iguaí e Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto).

Dom Basílio: Polícia Militar identifica ligação clandestina de água às margens da BA-148 Foto: Reprodução/105 FM

Durante uma operação conjunta entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Polícia Militar, foi descoberta uma ligação clandestina de água, conhecida como gato, na região do Perímetro Irrigado de Dom Basílio, às margens da BA-148.

De acordo com a Rádio 105 FM, a ação teve como objetivo fiscalizar denúncias de fraudes no sistema de abastecimento. No local, as equipes constataram que uma mangueira estava desviando água da caixa de descarga da adutora principal, responsável pelo abastecimento de todo município. O desvio comprometia o fornecimento de água para a população e poderia causar sérios prejuízos ao sistema.

Os responsáveis pela ligação clandestina foram identificados e deverá responder pelo crime de furto contra o patrimônio, que prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. O SAAE reforça que o furto de água é crime e prejudica o abastecimento regular de toda comunidade.

Eleições 2026: Com 68%, Eduardo Bolsonaro lidera rejeição entre presidenciáveis Foto: Divulgação

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aparece como o nome mais rejeitado entre os possíveis candidatos a presidente nas eleições 2026. Segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (9), 68% conhecem e não votariam em Eduardo, 20% conhece e votaria e 12% não conhece.

A rejeição a Eduardo, que está nos Estados Unidos desde fevereiro, vem crescendo ao longo dos meses. No levantamento de janeiro, 55% disseram que não votariam no deputado, em março e maio o número subiu para 56%, em agosto a rejeição foi de 57%, e em setembro foi 68%.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, aparece logo em seguida, com 63% de rejeição. A ex-primeira Michelle Bolsonaro é rejeitada por 61%. Na sequência vem Ciro Gomes (60%), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (51%), O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (41%), o governador do Paraná Ratinho Júnior (40%), o governador de Minas Gerais Romeu Zema (34%) e o governador de Goiás Ronald Caiado (32%).

Felipe Nunes, diretor da Quaest, citou que Eduardo aparece como um dos menos competitivos entre os candidatos testados. Ele estaria a 15 pontos de Lula se a eleição fosse hoje: 46% a 31%.

A um ano da eleição, Lula mantém liderança em todos os cenários de 1º turno, variando entre 35% e 43%. Bolsonaro (inelegível) aparece como o melhor nome da oposição (26%). Sem ele, Michelle (21%) e Tarcisio (19% ou 18%) aparecem como as alternativas.

A Quaest ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios entre os dias 2 e 5 de outubro. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Brumado: Comandante critica apadrinhamentos políticos que vêm retirando soldados do 24º BPM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Tenente Coronel Jocevã Lima Oliveira, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Brumado, criticou o fato de, através de articulação política, a entidade de segurança estar perdendo efetivo policial. “Temos outras unidades policiais militares na região, como a Cipe Sudoeste e a Companhia de Policiamento Rodoviário. Muitos policiais têm sido transferidos para essas unidades. É claro que, como policial, queremos ficar próximos de nossas residências e ir para uma unidade que nos dê conforto e uma melhor condição. Isso é normal, mas o 24º BPM está perdendo muito efetivo para outras unidades e muito dessa perda vem de articulação política”, apontou.

Preocupado com a situação, o comandante conclamou as autoridades políticas da região, em todas as esferas, para direcionar a sua atenção para o 24º BPM no que se refere ao aumento do efetivo na unidade. “Peço que ajudem a mim, que sou comandante, e ao nosso Conselho Municipal de Segurança para que o nosso efetivo seja aumentado para que, de fato, tenhamos um efetivo de batalhão”, ressaltou.

Nesse ponto, o Tenente Coronel deixou claro que os políticos precisam entender que, quando se ajuda apenas o policial atendendo a um pedido particular, eles prejudicam a toda uma região de segurança.

Município de Brumado participa do Fórum de Gestores de Trânsito da Bahia Foto: Divulgação/PMB

Na quarta-feira (08), o município de Brumado esteve representado na reunião do Fórum Permanente de Autoridades de Trânsito da Bahia (Fotran), em Salvador.

O encontro contou com a presença do diretor-geral do Detran/BA, Max Passos. O Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado e primeiro secretário do Fotran, Osmar Botelho, participou da reunião.

Durante o encontro, foram debatidos diversos temas de relevância para o segmento, como repasses da Renainf, projetos de infraestrutura viária, capacitação técnica das equipes municipais de trânsito e ações conjuntas de educação e sinalização.

Na oportunidade, foram protocolados pedidos de visita técnica e tratada a viabilidade de instalação de novas sinalizações em Brumado. Botelho também aproveitou a viagem para protocolar junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) um pedido de viabilidade para doação de veículos que possam reforçar a frota da SMTT no trabalho de fiscalização e mobilidade urbana.

Iphan registra novo sítio arqueológico em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou nesta quarta-feira (08) o registro de um novo sítio arqueológico na comunidade quilombola da Rocinha, em Livramento de Nossa Senhora.

O local, identificado com o nome de Pedra da Varanda, passa a integrar o conjunto de sítios arqueológicos oficialmente catalogados pelo Iphan no município. O primeiro registro na área havia sido feito anteriormente, também na Rocinha, na Pedra do Sobradinho.

A ação contou com o apoio da Brigada Guardiões Ambientais da Serra das Almas (Gasa), que tem acompanhado os trabalhos de preservação e reconhecimento do patrimônio histórico na região.

Segundo a brigada, o mapeamento ainda não foi concluído, restando mais cinco áreas para serem catalogadas: nas regiões de Loca do Índio, Tabuleiro, Monte Oliveira, outro na Rocinha e um em São Timóteo.

Com o avanço das pesquisas, Livramento de Nossa Senhora se consolida como um importante território de preservação arqueológica.

Plenário da AL-BA decide por manutenção da prisão de Binho Galinha em votação secreta Foto: Leonardo Almeida/Bahia Notícias

O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) decidiu pela manutenção da prisão preventiva do deputado estadual Binho Galinha (PRD), preso preventivamente em meio a investigações que o apontam como líder de uma milícia em Feira de Santana. A decisão foi tomada em sessão extraordinária nesta sexta-feira (10), iniciada às 10h, em votação secreta e impressa, com 34 votos favoráveis a manutenção, 18 contrários e uma abstenção. Estiveram presentes 53 dos 63 deputados, além do advogado da defesa, que discursou por 15 minutos antes dos votos.

De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, nas cédulas, estavam escritas o seguinte texto: “Em relação à prisão do deputado Kleber Cristian Escolano de Almeida, Binho Galinha, como vossa excelência resolve? Revoga a prisão ou mantém a prisão”.

A deliberação que culminou na manutenção da prisão ocorre um dia após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manter Binho Galinha detido, negando o pedido de Habeas Corpus impetrado em seu favor.  A determinação foi expedida pelo presidente da Corte, ministro Herman Benjamin. A defesa do deputado buscava reverter a prisão, mas o entendimento do STJ foi no sentido de manter a medida.

Conforme o Regimento Interno, a AL-BA deve comunicar à Justiça em um prazo de três sessões para determinar a permanência de detenção de Binho Galinha. O deputado está preso desde o dia 3 de outubro, após passar dois dias foragido. Ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) em sua residência no dia 1º de outubro, que culminou na prisão de sua esposa, Mayana Cerqueira da Silva, e de seu filho João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano.

MP-BA recomenda que prefeito de Rio de Contas exonere esposa e tia por nepotismo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou ao prefeito de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, Célio Evangelista da Silva (PSD), que, no prazo de quinze dias, promova a imediata exoneração da servidora Elaine Dark Teixeira Silva, do cargo comissionado de coordenadora de merenda escolar, por configurar hipótese de nepotismo; promova a imediata exoneração da servidora Zenilda Cotrim de Abreu Pierote, do cargo comissionado de vice-diretora da Escola Municipal Lidia Naildes Pinto Moreira, pela mesma razão; abstenha-se de proceder tanto novas nomeações para cargos em comissão e funções de confiança (natureza administrativa) com vínculo de parentesco, como também em circunstâncias que caracterizem o ajuste para burlar a proibição à prática do nepotismo, relacionadas aos cargos de natureza política.  

A recomendação considera que a servidora Elaine Dark Teixeira Silva, companheira do atual prefeito, foi nomeada por ele para o cargo comissionado sem natureza política, conduta vedada pela Lei n. 8.429/92; e que a servidora Zenilda Cotrim de Abreu Pierote, também nomeada para cargo comissionado sem natureza política, é tia por afinidade do prefeito (3º grau), conduta vedada pelo mesmo instrumento legal.

O MP-BA destacou que o gestor, com o fim sabidamente antijurídico, nomeou a sua companheira e sua tia por afinidade afrontando toda estrutura organizacional do Estado Democrático de Direito.

Brasil recebe 2,5 mil unidades de fomepizol, antídoto contra metanol Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério da Saúde recebeu nesta quinta-feira (9), no Aeroporto de Guarulhos (SP), uma remessa com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, usado no tratamento de pacientes com metanol no organismo. A substância detectada tem sido ingerida junto com bebidas alcoólicas adulteradas, produzidas de maneira clandestina.

É a primeira remessa desse antídoto a chegar ao Brasil. Ao todo, 1,5 mil unidades já começam a ser distribuídas ainda hoje, sendo priorizado o estado de São Paulo, que registra o maior número de casos de intoxicação pela substância. A unidade federativa receberá 288 unidades do medicamento.

O restante do lote será destinado a outras localidades com ocorrências confirmadas: Pernambuco (68 unidades), Paraná (84), Rio de Janeiro (120), Rio Grande do Sul (80), Mato Grosso do Sul (20), Piauí (24), Espírito Santo (28), Goiás (52), Acre (16), Paraíba (28) e Rondônia (16).

O envio terá continuidade amanhã (10), estendido a todo o país, inclusive em locais sem casos comunicados às autoridades. A pasta ainda manterá mil ampolas de fomepizol guardadas em estoque.

Os estados poderão demandar novas remessas, conforme sua necessidade e surgimento ou alta de casos. Em nota, o ministério esclarece que o quantitativo foi definido a partir de dados demográficos oficiais, do último Censo, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quarta agroecológica aquece a agricultura familiar em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Quarta Agroecológica, realizada todas as quartas-feiras na Praça Senhor do Bonfim, em Brumado, tem movimentado a agricultura familiar na cidade. O evento é promovido pela Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab). Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Márcio Aguiar, diretor executivo da Asfab, destacou que agricultores de várias regiões rurais do município de Brumado são contemplados com a iniciativa. “A gente vem melhorando a produção e a capacidade de entrega desses agricultores. Essa Quarta Agroecológica chegou pra ficar. A população abraçou e os agricultores estão vendendo bastante. A tendência é melhorar cada dia mais”, afirmou.

Com barracas padronizadas e agricultores uniformizados, a Quarta Agroecológica apresenta uma diversidade grande de produtos provenientes da agricultura familiar. Aguiar enfatizou que os produtos expostos na feira são agropecuários, sem agrotóxico. “Do quintal de casa, coisa boa”, enfatizou.

Diretamente da Fazenda Queimada Grande, o agricultor Sérgio Meira vende na feira pamonha e mingau de milho verde, tudo preparado em casa pela família. Ele enalteceu a iniciativa pelo alto potencial de geração de renda para os agricultores participantes. “A gente vem com a caixa cheia e volta com ela vazia”, apontou.

O casal Antônio e Angelina Ribeiro, da Fazenda Corredor, vende aipim, maxixe, pepino e feijão verde no local. “De acordo com o que vamos produzindo a gente vai trazendo. Tudo cortadinho. Tem até sorvete de aipim”, relatou. Para a produtora, o trabalhou aumentou, a rotina ficou mais corrida, porém os retornos têm sido muito satisfatórios. “É disso que nós, produtores da agricultura familiar, precisamos, de incentivo e de apoio. Saúde e coragem a gente tem”, comentou.

A consumidora Ádila Gomescomemorou o fato de uma feira com produtos naturais ter sido instalada em um local central da cidade, bem perto de sua casa. “Tomara que continue”, falou. O evento tem fomentado a cadeia produtiva e fortalecido a agricultura familiar em Brumado.

Mutuípe: Segurança é morto com mais de 20 tiros em quiosque Foto: Reprodução/G1

Um segurança foi morto com mais de 20 tiros na quarta-feira (8), na cidade de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá. De acordo com o G1, o crime ocorreu por volta das 17h15, em um quiosque na Avenida Bartolomeu Chaves, na orla da cidade.

A vítima foi identificada como Marcos Antônio da Silva Barreto, de 32 anos. Segundo a Polícia Civil, ele estava nos fundos do quiosque quando foi surpreendido por dois suspeitos que chegaram em uma motocicleta e o cercaram.

Testemunhas relataram que, durante o crime, os atiradores recarregaram a arma e seguiram disparando antes de fugir. Marcos foi atingido por mais de 20 disparos e morreu no local.

Ainda segundo a Polícia Civil, ele já havia sofrido uma tentativa de homicídio anteriormente, quando foi baleado em uma estrada.

O crime concretizado dessa vez é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Mutuípe. A unidade policial busca identificar autoria e motivação do assassinato. Até a publicação desta reportagem, ninguém foi preso.

Fórum Leonor Abreu recebe estrutura para implantação da 2ª Vara Crime de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 2ª Vara Crime da Comarca de Brumado será finalmente instalada na cidade. Algumas salas estão sendo mobiliadas no Fórum Leonor Abreu para recepção da unidade.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Ingride Freire, presidente da 21ª Subseção da OAB em Brumado, confirmou a movimentação no fórum local. “Já chegaram equipamentos, mobiliário, está sendo tudo preparado para que a gente tenha a efetiva inauguração da 2ª Vara em Brumado. Estamos muito felizes com o atendimento desse pleito”, destacou.

Embora não saiba precisar uma data para a referida inauguração, Freire espera que o mesmo aconteça antes do final do ano jurídico atual - no caso, antes do dia 20 de dezembro deste ano. Somente após a efetiva inauguração da unidade será aberto o edital para que os juízes se habilitem para assumir a 2ª Vara Crime.

O juiz da Vara Crime atual, Genivaldo Guimarães, já encaminhou alguns nomes para compor a equipe de servidores que irá atuar no local. Também estão sendo chamados servidores do concurso vigente para tomar posse na unidade. Ingride ressaltou que essa inauguração é de extrema urgência, tendo em vista que a Vara Crime atual está sobrecarregada de processos. 

Mulher é presa com arma de fogo municiada em Riacho de Santana Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta quinta-feira (09), por volta de 20h, após denúncia de porte ilegal de arma, uma mulher foi abordada na cidade de Riacho de Santana. Com ela, policiais da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encontraram um revólver calibre 32 e 6 munições do mesmo calibre intactas. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia Territorial de Riacho de Santana, juntamente com a suspeita.

Brumado: Comandante busca união de forças em prol da reestruturação do 24º BPM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a sua primeira participação na reunião do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), o Tenente Coronel Jocevã Lima Oliveira, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), apresentou as demandas e dificuldades vivenciadas pela entidade de segurança.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Oliveira destacou que também mostrou aos presentes algumas ideias e projetos para incrementar o policiamento na cidade de Brumado e região. Na oportunidade, o comandante também convocou o Conseg, as autoridades políticas e a sociedade para unir forças em prol da reestruturação do 24º BPM. “É importante que a sociedade como um todo conheça os problemas da segurança pública e se envolva. O Conseg é muito importante nesse processo. Com vários atores de segmentos diferentes, podemos de mãos dadas fazer uma força maior”, declarou.

Jocevã frisou que é preciso ver o 24º BPM como o guardião da segurança pública na região, entendendo assim a sua relevância para a sociedade regional e a necessidade de estruturar a unidade conforme o status de batalhão.

Mareterra de Mônaco: Novo Bairro Sustentável Construído Sobre o Mar Foto: Divulgação

Mônaco sempre enfrentou um desafio único: como crescer sem ter mais espaço físico disponível? Cercado pela França em três lados e pelo mar Mediterrâneo no outro, o pequeno principado encontrou uma solução ousada há mais de um século: construir sobre a água. Assim nasceu Mareterra, um novo e ambicioso bairro sustentável erguido literalmente sobre o mar.

Por que Mônaco precisava de mais espaço?

Com pouco mais de 2 km² de área total, Mônaco é o segundo menor país do mundo, atrás apenas do Vaticano. No entanto, mais de 38 mil pessoas vivem ali, fazendo dele o país mais densamente povoado do planeta. 

Sem espaço para construir por dentro, a única alternativa viável ao longo das décadas tem sido expandir para o mar. Esse processo de reconquista de terras marítimas começou em 1907 e já aumentou em cerca de 25% o território de Mônaco. Alguns locais icônicos como Praia de Larvotto, Porto Hércules e o bairro de Fontvieille foram todos construídos sobre áreas artificiais. Mas, até agora, Mareterra é o projeto mais avançado e tecnicamente complexo já realizado.

Anunciado em 2013 e inaugurado ao público no final de 2024, o novo distrito adicionou seis hectares à costa leste de Larvotto. Trata-se da maior expansão urbana de Mônaco em décadas, representando um crescimento de aproximadamente 3% do território nacional. 

Como Mareterra foi construído?

A base de Mareterra é composta por 18 enormes caixões de concreto — estruturas impermeáveis em formato de caixa, muito utilizadas em grandes obras de engenharia civil. Cada unidade pesa cerca de 10 mil toneladas, com 26 metros de altura, alcançando o fundo do mar e criando uma fundação extremamente sólida.

Esses caixões são equipados com câmaras superiores chamadas de células Jarlan, projetadas para absorver e dissipar a força das ondas. A água entra por fendas verticais, mas perde intensidade ao atravessar a estrutura, evitando erosões e impactos. Esse sistema de contenção garante que, mesmo em tempestades extremas com risco de recorrência a cada 100 anos, Mareterra continuará protegido e acima do nível do mar.

Credenciais Ambientais

Mareterra é considerado o bairro mais sustentável de Mônaco até hoje. Construído de acordo com a meta do Príncipe Albert II de tornar o principado carbono neutro até 2050, o projeto reúne diversas iniciativas ambientais, desde o uso de energia limpa até a restauração da vida marinha.

Nos telhados e prédios públicos, cerca de 9.000 m² de painéis solares geram energia para abastecer o bairro. Além disso, 200 estações subterrâneas de recarga para veículos elétricos foram instaladas, promovendo mobilidade limpa. A vegetação também é parte essencial do design: 800 árvores foram plantadas, junto a arbustos mediterrâneos, pinheiros e espécies resistentes à seca. Jardins e caminhos arborizados cortam o bairro, criando sombras naturais e ajudando a reduzir o efeito de ilha de calor urbana.

Até mesmo a base subaquática de Mareterra foi projetada com foco em preservar o ecossistema marinho. Os caixões de concreto, instalados na borda costeira, têm ranhuras e texturas que imitam um leito rochoso, incentivando a colonização por plantas e animais marinhos.

As superfícies lixadas manualmente oferecem apoio para peixes e algas, enquanto as aberturas nas câmaras Jarlan permitem o fluxo natural da água, criando zonas rasas ideais para o desenvolvimento de diversas espécies.

Uma das etapas mais delicadas do projeto foi a realocação de 384 m² de Posidonia oceanica — uma espécie de erva-marinha protegida, essencial para a biodiversidade do Mediterrâneo. Em vez de tentar transplantar plantas isoladas (o que raramente funciona), a equipe desenvolveu uma técnica para remover blocos inteiros com sedimento e raízes intactos. Essas porções foram replantadas a poucos metros dali, dentro da Área Marinha Protegida de Larvotto.

Vida em Mareterra?

Mais calmo que o restante de Mônaco, Mareterra oferece uma vida urbana integrada à natureza. Moradores caminham pelo calçadão à beira-mar, relaxam nas áreas verdes ou cruzam La Pinède, um jardim de pinheiros com ninhos de aves e canais de água.

Um dos destaques arquitetônicos é o Le Renzo, projeto assinado pelo renomado arquiteto Renzo Piano, que oferece vista para todo o bairro. Abaixo dele, apenas 14 lojas e restaurantes atendem à comunidade — incluindo o Marlow, primeiro restaurante britânico de alta gastronomia em Mônaco.

Obras de arte como Quatre Lances, que pertenceu à Grace Kelly, dão vida aos espaços públicos. Mareterra foi pensado para moradores, e não para turistas, e se conecta diretamente ao Grimaldi Forum e ao Jardim Japonês, recentemente ampliado.

Ao contrário da fama de Mônaco por seus cassinos luxuosos, Mareterra aposta em uma vida comunitária, com moradias, áreas verdes e espaços de lazer — provando que até o menor país do mundo pode liderar grandes transformações urbanas e ambientais.

Considerações finais

Mareterra é, até agora, o projeto de expansão mais ambicioso de Mônaco sobre terras recuperadas do mar. Foi desenvolvido para resistir à elevação do nível dos oceanos, preservar a vida marinha e criar áreas públicas em um país onde o espaço é extremamente escasso.

No entanto, o bairro também expõe as contradições profundas do principado. Com preços que giram em torno de €100 mil por metro quadrado e nenhuma unidade residencial destinada à população local, dificilmente Mareterra aliviará a pressão por moradia em Mônaco. Embora seja um espaço aberto ao público, as residências foram claramente pensadas para os ultra-ricos.

Ainda assim, em um lugar muitas vezes rotulado como playground dos bilionários, Mareterra sinaliza uma visão mais complexa de futuro — um futuro em que até o menor país do mundo pode testar novas formas de urbanismo sustentável, onde cidades coexistem com o oceano, e não apenas ao lado dele.

CONTINUE LENDO
Conseg debate ações conjuntas com o comandante do 24º BPM em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite desta quarta-feira (08), durante a sua reunião mensal, o Conselho Municipal de Segurança (Conseg) recebeu o Tenente Coronel Jocevã Lima Oliveira, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), para discutir a reestruturação da segurança na unidade.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a presidente do Conseg, Caroline Amorim, destacou que, na oportunidade, os presentes puderam ouvir as expectativas e pretensões do novo comandante para sua gestão à frente do 24º BPM. “Nos colocamos à disposição enquanto Conselho de Segurança. Queremos muito fortalecer essa parceria com a Polícia Militar para reestruturação do batalhão”, afirmou.

Também foram deliberadas ações para execução do projeto “Conseg vai às Escolas”, que será implementado em três escolas municipais em parceria com a Secretaria de Educação. A pauta central de discussão é a violência nas escolas e a violência sexual.

 Segundo Amorim, no encontro, falou-se ainda sobre o início do curso que foi articulado junto ao Ifba para realização no Conjunto Penal de Brumado e a instalação da Segunda Vara Crime na cidade. Tudo indica que esta será instalada efetivamente nas próximas semanas e já colocada em funcionamento no fórum local. “Foi uma reunião longa e muito proveitosa”, avaliou.

Eleições 2026: Lula vence em todos os cenários, aponta pesquisa Genial/Quaest Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida para as eleições presidenciais de 2026 em todos os cenários e ainda amplia a vantagem sobre o candidato preferido do setor financeiro da Avenida Faria Lima, em São Paulo, na disputa: o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Nos nove cenários estimulados para o segundo turno, Lula vence em todos, com percentuais de 41% a 47%, refletindo a melhora na aprovação do petista divulgada ontem na pesquisa Genial/Quaest. Apenas o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) apresenta uma diferença contra o petista abaixo de 10 pontos percentuais.

Nesse embate, Lula recebeu 41% das intenções de votos dos eleitores, enquanto Ciro, 32%. Em setembro, primeira vez em que o ex-governador aparece na pesquisa, tinha um percentual maior, de 33%, e Lula, 40%.

Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula vence com vantagem de 10 pontos percentuais e o placar de 46% a 36% em um eventual segundo turno. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) também perde para Lula por 12 pontos percentuais, com 34% da preferência, enquanto o petista detém 46% das intenções de voto. Em setembro, essa diferença era de 15 pontos percentuais.

A maior vantagem de Lula sobre os opositores ocorreu contra o governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite (PSD), que teria 22% das intenções de votos – 23 pontos percentuais abaixo do percentual obtido por Lula, de 45%, e menos do que os 29% dos que responderam que pretendem votar em branco ou nulo. Em setembro, a diferença entre ambos era menor, de 19 pontos percentuais.

O filho 03 do ex-presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que continua morando nos Estados Unidos, perderia de Lula em um eventual segundo turno por uma diferença de 15 pontos percentuais, com o placar de 46% a 31% a favor do atual chefe do Executivo. Essa diferença, aliás, diminuiu na comparação os dados de setembro, de 18 pontos percentuais.

O presidente da República também vence com ampla vantagem os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que seguem na disputa do espólio bolsonarista. Nos embates contra os três, Lula vence com diferença de 15 pontos percentuais na pesquisa atual.

Na pesquisa estimulada para o primeiro turno, Tarcísio, que vem tentando se desculpar das declarações desastrosas ao tentar minimizar a crise do metanol, caiu para o terceiro lugar entre os candidatos da oposição na preferência dos eleitores na pesquisa estimulada de primeiro turno, com 18%, atrás do ex-presidente (com 26%) e da ex-primeira-dama (com 21%).

Três líderes do tráfico morrem em confronto com policiais da Rondesp em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta quinta-feira (09), três homens morreram após um confronto com policiais da Rondesp Meio Oeste, em Guanambi. A guarnição recebeu informações de que integrantes de uma facção criminosa estariam armados no Bairro Nova Olinda para assassinar rivais.

Segundo informou a Rondesp ao site Achei Sudoeste, os agentes se deslocaram até a Rua D, onde o grupo foi localizado. Ao perceber a chegada das viaturas, os suspeitos atiraram contra os policiais, que revidaram.

Cessado o confronto, três suspeitos sem identificação foram encontrados feridos, ainda com armas em punho. Eles chegaram a ser socorridos, mas não resistiram. Um quarto homem, que estava no local, não reagiu e foi conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi para prestar esclarecimentos.

Durante a operação, foram apreendidos quatro revólveres calibre 38 e cerca de 2 kg de maconha. Os indivíduos mortos eram considerados lideranças do tráfico em diferentes bairros do município.

Secretário de Malhada de Pedras bate em micro-ônibus abandonado na BA-148 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta quinta-feira (09), um acidente foi registrado na BA-148, na região de Malhada de Pedras. Uma guarnição da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) esteve no local para registrar a ocorrência.

Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, por volta de 15h30, o motorista de um micro-ônibus da Prefeitura de Guajeru abandonou o veículo na rodovia sem qualquer tipo de sinalização. Conforme apurado, o pneu do micro-ônibus estourou após uma curva em declive, tendo o veículo permanecido estacionado no trecho.

Devido à ausência de sinalização, no período noturno, o condutor de uma motocicleta, identificado como Erasmo Kácio Dias de Aguiar, secretário de finanças de Malhada de Pedras, acabou colidindo na traseira do veículo.

O Samu 192 foi acionado e prestou socorro à vítima, de 37 anos. Do Hospital Municipal de Malhada de Pedras, o homem foi transferido para o Hospital Municipal de Brumado. Não há informações sobre o seu estado de saúde. O caso está sendo investigado.

Prefeito de Bom Jesus da Lapa perde direitos políticos por fraude em licitação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Justiça Federal condenou o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), e um grupo de nove outros indivíduos e duas empresas por atos de improbidade administrativa. A sentença, proferida pelo juiz Wilton Sobrinho da Silva, considerou parcialmente procedente uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), absolvendo Eures de uma das acusações, mas mantendo a condenação pela maioria das condutas imputadas.

O processo investigou fraudes em três procedimentos licitatórios, durante a primeira passagem de Eures pela prefeitura, na modalidade de Pregões Presenciais. De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudodeste, o prejuízo estimado ao erário foi de R$ 1.586.333,77. Conforme a acusação do MPF, os contratos foram direcionados para empresas integrantes do chamado “Grupo Apollo”, que supostamente atuavam como “fachadas” para ocultar os reais beneficiários.

Na sentença, o magistrado reconheceu a materialidade dos atos e a autoria dos réus, considerando provado que agiram com a intenção consciente de fraudar os certames e causar prejuízo ao patrimônio público. O conjunto probatório, considerado robusto e coeso, incluiu documentos dos autos, depoimentos testemunhais colhidos durante a instrução judicial e elementos colhidos em inquéritos civis.

O prefeito foi condenado pelos atos por atos de improbidade (art. 12, II, LIA), com suspensão de direitos políticos por seis anos, proibição de contratar/receber benefícios públicos por seis anos, ressarcimento do dano e multa civil de 1/4 do dano.

O juiz absolveu Eures da acusação de enriquecimento ilícito, entendendo que as provas sobre o recebimento de propina, notadamente o depoimento de uma testemunha que se retratou em juízo, não foram suficientes para sustentar a condenação nesse ponto específico. Os demais réus também foram condenados por diversos dispositivos.

Bahia não registra novos casos suspeitos de intoxicação por metanol, diz Sesab Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que não há novos casos suspeitos de intoxicação por metanol em investigação. O relato de um possível caso em Jacobina não se enquadra como suspeito após avaliação clínica de acordo com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-BA) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-BA). O paciente apresentou melhora clínica e quadro incompatível com a definição de caso suspeito estabelecida pelo Ministério da Saúde. 

A Sesab reforça que o monitoramento segue ativo, com triagem técnica permanente para avaliação de possíveis ocorrências e articulação entre as áreas de vigilância, assistência e segurança pública.

Na última semana, a Sesab já havia descartado dois casos suspeitos, sendo um em Feira de Santana e outro em Salvador, após análises laboratoriais e investigações conjuntas conduzidas pelo Ciatox-BA, Cievs-BA e Departamento de Polícia Técnica (DPT). A Secretaria segue executando ações preventivas e mantendo estoque estratégico de antídotos, como o etanol farmacêutico, para garantir resposta imediata diante de qualquer novo alerta.

Unidades SAC de Guanambi e Brumado promoverão o projeto Pequeno Cidadão Foto: Divulgação/Saeb

Neste sábado (11), o SAC realizará um atendimento exclusivo para crianças e adolescentes até 17 anos. O serviço oferecido é somente a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação faz parte do Projeto Pequeno Cidadão, que acontece em 50 unidades da rede, incluindo as cidades de Guanambi, Brumado, Caetité e Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. O atendimento será feito por meio de agendamento prévio, que deve ser feito pelo call center (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Regina Maura, gerente da unidade SAC em Guanambi, informou que esta é a nona edição do projeto na cidade. “É voltado para atender crianças que ainda não possuem a nova identidade. O projeto veio para dar cidadania àquelas crianças cujos pais trabalham e não tem condições de chegar cedo ao posto. A gente abre aos sábados e faz essa ação”, explicou.

Maura salientou que a proposta, além de oferecer maior acessibilidade quanto ao horário, também garante um ambiente lúdico e preparado para o público infantil. “Para que ela se sinta acolhida e em um ambiente festivo. Proporcionamos lanches, brincadeiras e um ambiente atrativo para as crianças”, acrescentou.

A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento original.

O documento permite incluir também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. Os atendimentos começam a partir de 8h.

Decreto regulariza jazigos e carneiras do Cemitério Senhor do Bonfim em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (08), o Decreto nº 172/2025 dispõe sobre a regulamentação de deveres e obrigações dos proprietários dos jazigos e carneiras do Cemitério Senhor do Bonfim, em Brumado.

Os titulares ou responsáveis por jazigos e carneiras no local deverão zelar pela conservação e manutenção de suas estruturas, promovendo os reparos necessários à segurança, higiene e integridade do bem. É vedada qualquer modificação estrutural, estética ou arquitetônica que descaracterize o aspecto histórico e cultural do cemitério, devendo as intervenções restringir-se à preservação e restauração, respeitando os materiais, cores e formas originais. Toda intervenção deverá ser prévia e expressamente autorizada pela administração do cemitério, mediante apresentação de requerimento simples, acompanhado de documentação comprobatória de titularidade e descrição da obra pretendida.

As famílias que possuam jazigos ou carneiras ainda utilizáveis, bem como aquelas que não disponham mais de espaço livre, mas que mantenham familiares ali sepultados, deverão comparecer à administração do Cemitério Santa Inês, órgão responsável pela gestão do Senhor do Bonfim, para regularização cadastral e documental.

O prazo para a referida regularização é até 31/12/25. Findo o prazo, o não comparecimento dos responsáveis ou a ausência de manutenção adequada dos jazigos e carneiras poderá ensejar a adoção de medidas cíveis, administrativas e judiciais cabíveis pelo Poder Municipal.

O decreto considera que o Cemitério Senhor do Bonfim foi reativado para realização de sepultamentos e que a preservação de bens reconhecidos como patrimônio cultural impõe aos particulares e ao Poder Público o dever de conservação e respeito à integridade estética, histórica e arquitetônica do bem tombado.

CEEP lamenta morte precoce de jovem estudante em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O aluno Breno Almeida Dias, do CEEP Gestão em Meio Ambiente de Brumado, faleceu nesta quinta-feira (09). Em nota, a instituição lamentou a morte precoce do estudante da turma 3º Meio Ambiente V1. “Neste momento de dor, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e colegas, desejando que encontrem conforto e força para enfrentar esta perda irreparável”, escreveu. A comunidade escolar está unida em solidariedade e oração, lembrando com carinho dos momentos compartilhados e da presença marcante do jovem. “Que sua memória permaneça viva em nossos corações”, completou o CEEP, na nota.

Arquivo