Achei Sudoeste

13 Abr 2021 - 16:30h

Um homem foi preso em flagrante na segunda-feira (12), em Cruz das Almas, no recôncavo da Bahia, após ser flagrado mantendo a companheira em cárcere privado. As informações são do G1. Os dois filhos do casal também foram resgatados na ação. Segundo informações da Polícia Civil, a prisão ocorreu após eles receberem uma denúncia recebida na Delegacia Territorial (DT) da cidade. Ainda de acordo com a polícia, a vítima, de 26 anos, estavas endo mantida em um imóvel da localidade de Baixa da Toquinha. O titular da unidade, delegado Cristóvão Maia, explicou que a irmã da vítima procurou a delegacia, após receber uma mensagem dela. “A mulher também relatou à irmã que ela e os filhos estavam sendo agredidos. Saímos em diligência e chegamos até o local, onde efetuamos a prisão em flagrante”, afirmou. A Polícia Civil ainda destacou que, além de impedir a mulher de sair da residência, o homem ainda estava retendo os documentos pessoais da vítima. Após o flagrante, o delegado pediu a prisão preventiva do homem e medidas protetivas para a vítima. O suspeito foi autuado por cárcere privado. A mulher e os dois filhos foram encaminhados para realizar os exames periciais, enquanto o suspeito está custodiado na unidade policial, à disposição da Justiça.

13 Abr 2021 - 16:00h

Por volta de 18h15 do último domingo (11), uma viatura da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi atingida por um veículo na cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. Segundo a polícia, durante tentativa de fuga após o acidente, o condutor do veículo atropelou um motociclista que trafegava pela via. Na abordagem, os policiais constataram que o condutor estava alcoolizado. O indivíduo foi conduzido até o posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em Brumado para realização do teste de bafômetro. Em seguida, foi levado ao Hospital Professor Magalhães Neto para confecção de Laudo Médico comprovando o estado de embriaguez. O motorista, o veículo e a vítima do atropelamento foram encaminhados à Delegacia de Brumado para adoção das medidas cabíveis ao caso.

13 Abr 2021 - 15:30h

A prefeitura de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, informou nesta terça-feira (13) que os sepultamentos no cemitério no Jardim da Eternidade, no bairro Gleba H, foram suspensos. A medida foi adotada por causa do alto número de óbitos na cidade, em detrimento da pandemia de Covid-19. Os sepultamentos previstos para o Jardim da Eternidade serão transferidos para o Cemitério de Parafuso. De acordo com a Secretaria Municipal dos Serviços Públicos (Sesp), está prevista a construção de um novo cemitério para atender a cidade. De acordo com o G1, além disso, foi aberto um processo de licitação para a criação de novas gavetas para urnas mortuárias. O Cemitério da Gleba H vai receber mil unidades e outras duas mil vão ser abertas no cemitério de Arembepe. Camaçari é a segunda cidade com maior número de mortes causadas pela Covid-19 em toda a Bahia – atrás somente de Salvador – e já registrou 371 óbitos pela doença.

13 Abr 2021 - 15:00h

Nascido prematuramente no último dia 07, um recém-nascido foi transferido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea da cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, para Brumado. O bebê nasceu com 25 semanas, considerado um prematuro extremo, com apenas 600 gramas. Por conta da gravidade do caso, ele foi transferido para UTI Neontal do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, onde há recursos para tratamento do bebê. Por volta de 09h40 desta segunda-feira (12), a equipe do Samu foi acionada e deu suporte transferindo o bebê em uma incubadora neonatal.

13 Abr 2021 - 14:30h

As vendas do varejo na Bahia tiveram aumento de 1,6% em fevereiro de 2021, em relação ao mês anterior. Este é o primeiro resultado positivo após três meses recuos consecutivos (-3,0% de outubro para novembro, -4,1% de novembro para dezembro e -2,2% de dezembro para janeiro). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e foram divulgados nesta terça-feira (4). O percentual registrado na Bahia é superior à média nacional, que foi de 0,6%, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, de acordo com o IBGE. Apesar da melhoria, o último fevereiro foi o pior para as vendas do varejo no estado desde 2017, quando foi registrada uma queda de -6,4%. Segundo o órgão, com o desempenho recente, a Bahia se encontra praticamente no patamar registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia, com uma discreta variação negativa (-0,1%) no acumulado entre março de 2020 e fevereiro de 2021. De acordo com o G1, apesar dos pequenos sinais de recuperação, o varejo baiano apresenta retração no acumulado do ano (-3,8%), em um resultado pior que o nacional (-2,1%). Também se mantém em queda (-4,9%) no acumulado nos últimos 12 meses (frente aos 12 meses anteriores). O estado tem o terceiro pior resultado do país nesse ranking, acima apenas do Distrito Federal (-7,3%) e do Ceará (-6,1%). Em geral, o Brasil mostra avanço de 0,4% nas vendas do varejo, nos 12 meses encerrados em fevereiro.

13 Abr 2021 - 14:00h

Na tarde da última segunda-feira (12), uma guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou a condução em flagrante de um indivíduo que agredia os pais e destruía a casa onde ambos moravam, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, o agressor foi encontrado na comunidade do Cruzeiro, havendo necessidade de uso de algemas por estar sob aparente efeito de substâncias entorpecentes. A mão do acusado foi conduzida para prestar depoimento. Já o padrasto foi levado ao hospital por ter sofrido lesões resultantes das agressões do enteado.

13 Abr 2021 - 12:00h

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação, comunicou a suspensão do Programa de Atenção aos Estudantes do Ensino Superior (PAEES), um auxílio pago aos universitários que estudam em outras cidades (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, explicou que a legislação do programa deixa bem claro que o auxílio se destina ao custeio de aluguel. “Esses alugueis não poderiam estar acontecendo, vez que as aulas presenciais foram suspensas. O Município dá o aluguel para o aluno estudar. Se o mesmo quiser ficar na cidade sem a aula presencial, sendo que a aula é remota e aqui se pode acompanhar, é uma opção de cada estudante e não do Município”, declarou. O secretário salientou que o benefício foi pago durante todo ano de 2020 e em janeiro de 2021, mesmo com a pandemia e a suspensão das aulas presenciais no dia 18 de março. Em caso de retorno das aulas presenciais, o programa será retomado, visto que o mesmo não foi cortado, mas apenas suspenso. Nolasco admitiu, porém, que houve uma falha da comissão do PAEES em não avisar previamente os alunos contemplados sobre a suspensão do programa. “Se a comissão não fez o seu papel e não continuou a comunicação, não sou eu que vou ficar cobrando a comissão”, destacou.

13 Abr 2021 - 11:30h

Um carregamento de cloridrato de cocaína, munições, uma pistola e um automóvel de passeio foram apreendidos durante uma operação realizada pela Polícia Federal de Sergipe, nesta segunda (12), na BR-101, município de São Cristóvão (SE). Segundo a PRF, a carga está avaliada em aproximadamente R$ 11 milhões e foi localizada em um fundo falso de um veículo. No compartimento, os policiais encontraram 69 tabletes de cloridrato de cocaína, totalizando 71,36 kg da droga, 246 munições de variados calibres e uma pistola 9mm, inserida em um kit que a transformava em submetralhadora. Ainda de acordo com a PRF, o motorista disse que receberia R$ 5 mil para fazer o transporte da droga da cidade de Guarulhos (SP) até a capital sergipana. O homem foi detido e encaminhado à sede da Polícia Federal, em Aracaju, juntamente com a arma, as munições e a droga.

13 Abr 2021 - 11:00h

A equipe do Samu 192 deu assistência a um parto humanizado no Bairro Malhada Branca, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o enfermeiro socorrista Marcelo relatou que o serviço foi acionado às 6h30 por uma senhora que estava em trabalho de parto. “Chegamos lá e ela já tinha dado à luz. A criança estava no colo de um senhor. O que eu fiz foi aquecer a criança, fazer o corte do cordão umbilical e colocar no seio da mãe. Também fizemos a retirada da placenta”, contou. Na sequência, segundo ele, a equipe encaminhou mãe e filho ao hospital para outros cuidados necessários. O enfermeiro disse ainda que, apesar do parto em casa, a mãe e o recém-nascido estão estáveis. “O ato de parir é um processo natural, uma dádiva de Deus. Ocorreu tudo de forma natural. Foi tudo rápido, espontâneo e sem qualquer intercorrência. É um choro que nos revigora. No meio de tantos momentos conturbados por causa da pandemia, com muito choro de tristeza e perdas, escutamos um choro de alegria. Isso é o que nos dá ânimo e força para continuar fazendo nosso trabalho”, afirmou. Emocionado, o socorrista George definiu que foi um momento de muita alegria e empolgação. “Foi uma alegria abundante. É recompensador”, arrematou.

13 Abr 2021 - 10:30h

A Secretaria da Receita Federal informou nesta segunda-feira (12) que foi alterado o prazo final de entrega da Declaração de Imposto de Renda das Pessoas Física (IRPF) de 2021, referente ao ano calendário 2020, do dia 30 de abril para o dia 31 de maio de 2021. A mudança foi implementada por meio da instrução normativa 2.020, publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (12). Na semana passada, o Senado Federal aprovou um projeto que prorroga o prazo de entrega até 31 de julho deste ano. O texto já foi aprovado pela Câmara, mas, por ter sido modificado, precisa ser novamente analisado pelos deputados. Caso seja aprovado, a proposta seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a Receita Federal, também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações. Segundo o órgão, a extensão dos prazos de entrega aconteceu para suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). “A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença”, informou.

13 Abr 2021 - 10:00h

O Secretário de Saúde de Igaporã, Márcio Fagundes Fernandes, foi multado em R$ 50 mil por ter furado a fila de vacinação contra a Covid-19. O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação de improbidade administrativa em seu desfavor. O órgão destacou que o prefeito afrontou os princípios da moralidade e da impessoalidade. “Valendo-se da posição de Secretário Municipal de Saúde, inseriu-se, a si próprio, em subversão à ordem de prioridade posta nos planos nacional e estadual e à margem de critérios objetivos, como figura preferencial na campanha de vacinação e recebeu, de órgão local de saúde pública, dose do escasso lote de imunizante entregue pelo Governo Federal, em afronta à impessoalidade e à moralidade. (...) diante dos indícios da prática de ato de improbidade pelo réu deve ser decretada a indisponibilidade de bens para garantir a satisfação do interesse público aqui tutelado, a decretação da indisponibilidade dos bens do requerido até o montante de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), equivalente a 10 (dez) vezes a remuneração do gestor”, sentenciou a juíza Adriana Silveira Bastos. Além de multa, o gestor foi impedido de tomar a segunda dose do imunizante. Em sua defesa, Márcio disse que se vacinou porque frequenta ambientes de risco por conta de atividades relacionadas à pasta. 

13 Abr 2021 - 09:30h

Sob pressão para acelerar o ritmo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta segunda-feira (12/4), que o governo federal tem assegurado para o mês de abril 30,5 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19. Segundo o cardiologista, a quantidade é a que a pasta da Saúde tem como “certa” e será produzida pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz. “Em relação ao cronograma, o que nós temos são doses estimadas porque isso depende das entregas. [...] Agora, no mês de abril, nós temos asseguradas 30,5 milhões de doses dessas vacinas, que são produzidas nas nossas duas instituições, Fiocruz e Instituto Butantan. Isso é o que a gente tem certo”, declarou durante coletiva de imprensa no evento de lançamento da campanha de vacinação contra a gripe. O ministro explicou que havia uma possibilidade do Ministério da Saúde contar com a vacina Covaxin, da Bharat Biotech, porém o imunizante não obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser importado e aplicado na população brasileira. “Houve problema de registro. Isso estava tratado com a Bharat Biotech. Infelizmente, a Anvisa não autorizou e a gente teve que retirar essa previsão de doses”, disse.

13 Abr 2021 - 09:00h

Mesmo com a suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia, a prefeitura de Brumado renovou o contrato com a empresa que administra o transporte escolar no município (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, esclareceu que se trata de um contrato de serviço contínuo, cuja lei prevê a possibilidade de prorrogação por até 60 meses. “O contrato de transporte escolar foi renovado porque, se eu voltar com as aulas amanhã, tenho que ter o transporte para transportar os alunos”, explicou. Nolasco disse ainda que o contrato tem sido renovado a cada 12 meses, porém sem nenhum custo para a Administração, vez que as aulas estão suspensas desde o dia 18 de março de 2020. “Renovar o contrato não significa que estamos pagando. Pagamos o contrato até o dia 18 de março de 2020 e, de lá pra cá, não pagamos mais. Ele venceu, a gente renovou, mas sem nenhum custo para prefeitura. Simplesmente renovamos para ele ficar ativo”, completou.

13 Abr 2021 - 08:30h

A Bahia já realizou mais de 1 milhão de testes RT-PCR, para detecção de coronavírus (Covid-19), através do Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O número foi ultrapassado cerca de 13 meses após o registro do primeiro caso positivo, em 6 de março de 2020. Para o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o resultado foi alcançado graças aos investimentos do Governo do Estado para ampliação do laboratório e aquisição de matéria-prima. “Foram mais de R$ 20 milhões investidos, em obras e equipamentos. A entrega da nova ala tornou o Lacen-BA o maior laboratório do país em capacidade de realização de exames da Covid-19 e foi idealizada de forma preventiva para o estado, ainda em janeiro de 2020”, afirma o gestor. A diretora-geral do Lacen-BA, Arabela Leal, detalha que foram comprados extratores, pipetadores, amplificadores, termocicladores, insumos, além de um sequenciador, equipamento que realiza o sequenciamento genético do coronavírus. Além disso, foi realizada a contratação de pessoal para ampliação do serviço e, desse modo, a unidade passou a funcionar 24 horas, 7 dias por semana. “O Lacen-BA mudou toda a sua logística de trabalho. Tivemos que nos adaptar completamente às novas rotinas e temos feito isso diariamente, já que estamos trabalhando por demanda espontânea. É interessante observar como comparativo que, no ano de 2019 inteiro, realizamos um total de 27 mil exames de biologia molecular, somando todos os agravos, como vírus respiratórios e arboviroses. Desde o primeiro caso positivo de Covid-19, em 6 de março de 2020, realizamos 1 milhão de exames”, acrescenta a diretora-geral da unidade.

13 Abr 2021 - 08:00h

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Brumado (Sindsemb) criticou a prefeitura por conta da renovação do contrato da empresa que administra o transporte escolar no município, mesmo diante da suspensão das aulas presenciais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do sindicato, Jerry Adriano, informou que o contrato de prestação do serviço é de mais de R$ 7 milhões. “Isso nos pegou de surpresa. Esse valor milionário, sendo que as crianças estão assistindo as aulas de casa. As escolas estão todas fechadas. Essa é a nossa indignação”, colocou. Além disso, o presidente questionou que a renovação é bastante discrepante, especialmente quando se leva em consideração que o Município cortou o subsídio dos professores e o auxílio aos estudantes inscritos no Programa de Atenção aos Estudantes do Ensino Superior (PAEES). “Eles alegam que estamos passando por um momento delicado, mas agora renovam um contrato milionário com a empresa de transporte, sendo que ela não está prestando serviço. Por que isso, prefeito? Isso é cortar gastos?”, rebateu.

13 Abr 2021 - 07:00h

Uma empresa do ramo de Argamassa e Rejunte, da cidade de Brumado, anunciou nesta segunda-feira (12) um investimento no valor de R$ 6 milhões na modernização de sua indústria e a geração de 30 novos empregos. Os protocolos de intenções destes novos investimentos foram assinados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “Estaremos promovendo novos empregos para o interior. Isso é fruto do trabalho do Governo do Estado, que tem buscado continuadamente atrair e prospectar empresários e empreendimentos para a Bahia. Hoje estou muito feliz em anunciar a previsão desses novos postos de trabalho e volume de investimentos em meio a essa crise causada pela Covid-19, em que tantos brasileiros estão precisando trabalhar e levar sustento para suas famílias”, comemorou o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico. “Os investimentos que serão realizados na ampliação da fábrica trarão grandes benefícios para a região, pois, além dos empregos diretos e indiretos gerados, ocorrerá também o aquecimento da economia regional, em virtude do aumento das operações de compras de insumos e de vendas dos produtos acabados, que são realizados basicamente com empresas baianas”, comentou o empresário brumadense Renan Rocha.

13 Abr 2021 - 00:00h

A sessão legislativa da Câmara de Brumado, que seria realizada na segunda-feira (12), foi adiada para a próxima sexta-feira (16) por conta do agravamento dos casos de Covid-19, o novo coronavírus (veja aqui). Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, através de sua assessoria parlamentar, a vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), presidente em exercício da Câmara de Brumado, explicou que quantidade relevante dos vereadores não dispõe de suporte tecnológico para participar das sessões virtuais, visto que moram na zona rural, onde não há internet de qualidade. Além disso, Meira justificou, na nota, que muitos também não possuem o conhecimento técnico adequado para manipulação dos aparelhos eletrônicos durante as sessões na plataforma virtual e precisam ir aos gabinetes para participarem das atividades remotas. “Considerando-se as explanações coerentes e verídicas ministradas àqueles detentores do Poder Político de Brumado, o povo brumadense, esta Casa Legislativa continuará trabalhando com segurança e empatia para garantir qualidade de vida para a população brumadense que fomos eleitos para representar”, salientou. A parlamentar também frisou que a compreensão e o bom senso devem vigorar na atuação dos bons gestores públicos no combate da pandemia de coronavírus. Para ela, a compreensão humanitária ao se compreender que os setores jurídico e administrativo do Poder Legislativo, além da presidência, estavam afastados com suspeita ou diagnóstico de coronavírus.

12 Abr 2021 - 21:30h

Quase 80 milhões de pessoas se recuperaram da Covid-19 em todo o mundo desde o início da pandemia, e cerca de 12 milhões delas vivem no Brasil. À medida que os pacientes vencem a doença, sintomas de longa duração chamam a atenção de médicos e pesquisadores, motivando o debate sobre uma síndrome pós-Covid, tema recentemente abordado em audiência pública da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e em evento da Academia Nacional de Medicina. Doutor em Medicina e Saúde Pública, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Educação Médica da Santa Casa de Feira de Santana e pós-doutor pelo Johns Hopkins Hospital (USA), o cardiologista André Almeida não tem dúvidas sobre a caracterização da síndrome. De acordo com o jornal A Tarde, um dos convidados da audiência realizada na Alba, ele considera que a diversidade de órgãos afetados e de sintomas apresentados pelos recuperados da Covid-19 deixam isso claro. “Foram observadas alterações fibróticas (cicatrizes) nos pulmões no acompanhamento de sobreviventes da Covid-19. A duração do estado hiperinflamatório induzido pelo vírus Sars-CoV-2 é desconhecida. Eventos tromboembólicos são notados em cerca de 5% das pessoas que estão na fase pós-aguda da Covid. Ansiedade, depressão, distúrbios do sono e distúrbio pós-traumático ocorrem em 30% a 40% dos sobreviventes da Covid-19”, elenca.

12 Abr 2021 - 21:00h

No sábado (10), um homem foi contido por populares ao anunciar um assalto a um supermercado no Bairro das Flores, em Brumado. Segundo testemunhas, ele entrou no local com uma arma do tipo garrucha, calibre 32, por baixo da roupa. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, ao perceberem o que estava acontecendo, clientes partiram pra cima do assaltante, conseguindo imobilizá-lo até a chegada da polícia. No local, os militares encontraram o indivíduo já detido. De acordo com a PM, a arma está sem munição. O homem foi conduzido e apresentado na delegacia Territorial de Brumado.