Achei Sudoeste

16 Abr 2021 - 16:30h

Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste apreenderam, na quinta-feira (15), mais de 21 kg de drogas em tabletes prensados e porções prontas para comercialização, em um imóvel abandonado na zona rural do município de Palmas de Monte Alto, 183 km de Brumado. Foram encontrados 21 tabletes de maconha, 371 papelotes de cocaína, uma sacola com porção maior da mesma droga, uma balança, munições e um coldre para revólver. De acordo com o subcomandante da unidade especializada, capitão Jarbas Silva dos Santos, as equipes chegaram no local, após uma prisão realizada no dia anterior. “Tivemos a informação de que a droga ficava naquele imóvel”, completou o militar. O material foi encaminhado para a 22ª Coordenadoria de Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Guanambi.

16 Abr 2021 - 16:00h

Na última quinta-feira (15), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com o apoio da Vigilância Sanitária Municipal, apreendeu grande quantidade de carne bovina e suína no Mercado Municipal de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo a Adab, a carne estava sendo vendida de forma irregular e sem o selo de fiscalização sanitária. Durante a ação, houve confusão entre fiscais e açougueiros. Um dos procuradores jurídicos do município esteve no local e tentou conter os ânimos. Toda a carne apreendida será destruída.

16 Abr 2021 - 15:30h

Um acidente envolvendo uma moto, um carro de passeio e dois caminhões deixou cinco pessoas mortas, na manhã desta sexta-feira (16), na BR-101, trecho de Eunápolis, sul da Bahia. As informações são do G1. O acidente ocorreu perto do povoado de Mundo Novo, por volta das 8h. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos caminhões ficou sem freio, o motorista tentou desviar dos outros veículos, mas não conseguiu. Das cinco vítimas, quatro estavam no carro de passeio e a outra foi o motociclista. Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis foram encaminhadas ao local, para fazer a remoção dos corpos, que serão periciados.

16 Abr 2021 - 15:00h

O abastecimento está temporariamente suspenso nesta sexta-feira (16), em Brumado e Malhada de Pedras. De acordo com a Embasa, a interrupção foi necessária para possibilitar manutenção emergencial em trecho da adutora de Cristalândia que sofreu rompimento. O trabalho de recuperação da tubulação deve ser concluído até o final do dia de hoje (16), quando o fornecimento de água tratada será restabelecido e regularizado gradativamente em até 48 horas nas áreas afetadas. Enquanto isso, a empresa recomenda uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares.

16 Abr 2021 - 14:30h

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (15) rejeitar o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que buscava reverter a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva impostas pela Justiça Federal do Paraná, na Operação Lava Jato. Oito ministros (Fachin, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso) votaram pela rejeição do recurso e três pela aceitação (Nunes Marques, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux). Rejeitado o recurso, as anulações das condenações serão mantidas, e Lula permanecerá elegível. Para a defesa do ex-presidente, o resultado do julgamento “restabelece a segurança jurídica e a credibilidade do sistema de Justiça”. O julgamento terá continuidade no próximo dia 22 com a apreciação da suspeição do ex-juiz Sergio Moro, cuja atuação ao condenar o ex-presidente foi considerada parcial pela Segunda Turma do STF. Edson Fachin é o relator dos recursos apresentados pela PGR e pela defesa de Lula sobre a decisão individual dele próprio que anulou as condenações. A PGR recorreu a fim de reverter a decisão. A defesa de Lula quer evitar que a decisão de Fachin leve à extinção de outros processos relacionados ao caso, entre os quais o que resultou na declaração de parcialidade do ex-juiz Sergio Moro ao julgar processo de Lula.

16 Abr 2021 - 14:00h

A secretária de saúde Verônica Pereira Batista Barbosa, da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, é acusada, juntamente com o marido, de furar a fila da vacinação da Covid-19. A acusação consta nos autos do processo movido pela ex-secretária de saúde de Caetité, Cythia Lopes Abreu Marques, contra o Município, administrado pelo prefeito Valtécio Neves Aguiar (PDT). Diagnosticada com câncer no pâncreas, Cythia recorreu à justiça para ter o seu direito de vacinação contra o coronavírus. O juiz José Eduardo das Neves Brito autorizou a vacinação da ex-secretária (veja aqui). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na petição de réplica à defesa apresentada pela Prefeitura de Caetité, a autora da ação, pelo seu advogado, Marco Antônio Guanais Aguiar Rochael, denuncia que a prefeitura vacinou mães das enfermeiras que não eram contempladas na lista naquele momento, como também todo o hospital particular de Caetité, de “mamando a caducando”, destaca, incluindo a filha do diretor, que trabalha no escritório com o pai, as cozinheiras, os médicos da ala separada, médicos que vieram de Guanambi e lá não foram vacinados por não fazerem parte do combate à pandemia, mas que foram vacinados em Caetité “antes mesmo dos velhos do abrigo”. A mesma petição também denuncia que foram vacinados médicos aposentados que ainda não estavam na idade protocolar, inclusive filhos desses médicos. Fato mais grave, também revela que foram vacinados a atual secretária de saúde e seu marido, quando ela ainda não estava nomeada para o cargo. De acordo com Guanais, foi “vacinado meio mundo de gente dentro da prefeitura” e que, na véspera do protocolo da ação, foi proposto à sua cliente que esta poderia ser vacinada, contudo sem que seu nome constasse na relação dos vacinados. Para o advogado, isso é um expediente “muito perigoso”, pois, se essa “proposta indecente” foi feita para sua cliente, deve ter sido feita para muitas pessoas. “Quer prova? Pergunte à ré quem foi a intermediária da conversa e ela saberá responder perfeitamente”, desafiou o advogado. O processo está em tramitação no Fórum de Caetité e não tem data para julgamento final na primeira instância. A secretária e a administração municipal ainda não se pronunciaram.

16 Abr 2021 - 12:00h

O prefeito da cidade de Ituaçu, Phellipe Ramonn Gonçalves Brito (PSD), disse que o Município tem agido rigorosamente no combate à Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor pontuou que adotou medidas mais duras no enfrentamento à pandemia, visto que, há alguns dias, o município chegou a contabilizar 06 pacientes aguardando por uma vaga de UTI para tratamento da doença. “Foi uma situação muito delicada”, relatou. O gestor destacou que a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, tem feito um trabalho educativo para conscientizar a população acerca de importância de se observar atentamente as medidas de prevenção. Além disso, informou que a Vigilância Sanitária Municipal tem fiscalizado o comércio para o efetivo cumprimento das medidas de combate à doença, como evitar aglomerações e a proibição de venda de bebidas alcoólicas. “Hoje, graças a Deus, estamos tranquilos”, declarou.

16 Abr 2021 - 11:30h

A Bahia registrou nesta quinta-feira (15), mais um triste marco da pandemia do coronavírus (Covid-19), ao atingir a marca de 17 mil mortes. Foram registrados 3.831 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.242 recuperados (+0,4%), no boletim epidemiológico de hoje. Dos 852.458 casos confirmados desde o início da pandemia, 819.319 já são considerados recuperados, 16.139 encontram-se ativos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.161.996 casos descartados e 191.309 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 46.404 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 17.000, representando uma letalidade de 1,99%. Dentre os óbitos, 55,44% ocorreram no sexo masculino e 44,56% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,68% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,85%, preta com 15,29%, amarela com 0,48%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,57% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 65,79%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,78%). A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

16 Abr 2021 - 11:00h

O médico Bruno Vieira de Andrade foi nomeado pelo prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), como novo diretor clínico do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Andrade já ocupou o cargo por um período de oito meses, de dezembro de 2017 a agosto de 2018. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a nomeação de Bruno agradou a classe médica do município. Ele também assinou a carta aberta em defesa ao tratamento precoce contra a Covid-19, o novo coronavírus (veja aqui). Vieira ocupa o cargo deixado pelo médico Coulibaly Abdoulaye, que foi exonerado na última terça-feira (13), após ter se declarado contrário ao “Kit Covid” (veja aqui).

16 Abr 2021 - 10:30h

O tradicional Festival de Lençóis, na Chapada Diamantina, acontece nos dias 29 e 30 de abril, em uma versão virtual, com gravação ao vivo e apresentações de vídeos com a retrospectiva dos principais momentos de sua trajetória em 19 edições. Em formato de live, a edição especial será apresentada pelo ator Jackson Costa e transmitida pelo youtube.com/pauviola, sempre às 19h. No dia 29/4, as atrações serão os shows de Jorge Vercillo e Adelmo Casé, além da participação especial da cantora Samantha Tosto. Já no dia 30/4, irão se apresentar os cantores baianos Jau e Margareth Menezes, além das bancas Zion e Griô, do Grupo Cordas e Copos e dos folclóricos Marujada e Zambumba, que participarão através de vídeo. Durante a transmissão, o público poderá conferir também entrevistas e imagens da região da Chapada Diamantina. A live do Festival de Lençóis é realizada pela Pau Viola Entretenimento, com o apoio financeiro do Estado da Bahia (Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural da Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo/Governo Federal. Um destaque nesta edição virtual é a campanha da Associação Geoparque Serra do Sincorá, entidade não lucrativa, criada recentemente para buscar o título de Geoparques Globais, chancela concedida pela ONU, através da Unesco. A proposta para a criação do Geoparque baiano compreende uma área de 6.313 km, quatro serranias e uma população aproximada de 44 mil habitantes, distribuídas nos municípios de Lençóis, Palmeiras, Mucugê e Andaraí. O título reconhece os lugares que guardam biodiversidade, verdadeiros patrimônios geológicos, nos quais a presença da população é estimulada e o turismo funciona como ferramenta de preservação.

16 Abr 2021 - 10:00h

Na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em frente ao antigo Derba, um grande buraco no meio da rua tem causado preocupação nos motoristas que trafegam no local. Mototaxistas que atuam na região improvisaram uma sinalização para evitar acidentes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, um desses mototaxistas disse que o buraco começou bem pequeno, mas já formou uma espécie de túnel de tão grande. “Por baixo, está bem maior. Deve ter 1,5 por 2 metros”, disse. Segundo ele, a situação tende a piorar e causar um grave acidente, visto que as pessoas não percebem a real dimensão do buraco. Uma reclamação já teria sido feita ao setor responsável na prefeitura, porém nada foi feito até o momento. “Tanto moto, quanto carro, até a própria pessoa corre o risco de cair nesse buraco. Virou uma armadilha”, completou.

16 Abr 2021 - 09:30h

Três pessoas foram presas durante operação policial que desativou um laboratório de drogas no município de Jussara, que fica no norte da Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o flagrante ocorreu na noite de quarta-feira (14), após ação integrada das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Semiárido e Cerrado). De acordo com a SSP, a casa utilizada para preparo e armazenamento de drogas foi achada em uma chácara no povoado de Sítio Novo. Três pessoas foram flagradas no momento em que embalavam drogas para comercialização. Uma arma que estava em um veículo também foi localizada durante rondas. Foram apreendidos dez quilos de crack, dois quilos de cocaína, uma pistola calibre 40, R$ 850, 15 munições, nove celulares, dois relógios, dois veículos e um carregador. Segundo a SSP, os materiais e os criminosos foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) de Irecê. O trio foi autuado por porte ilegal de arma, tráfico de drogas e associação ao tráfico.

16 Abr 2021 - 09:00h

A Bahia Mineração (Bamin) informou que está estudando a incorporação de um sistema de filtragem de rejeitos com a finalidade de reduzir a umidade do rejeito produzido pela extração de minério de ferro da mina do projeto Pedra de Ferro. Segundo a empresa, a implantação do sistema pretende aumentar significativamente a recuperação de água, convertendo a barragem de rejeitos em uma unidade de pilha seca. A conclusão da engenharia básica está prevista para julho deste ano, quando será apresentada ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e à Agência Nacional de Mineração (ANM) para análise técnica. O projeto prevê ainda a instalação de uma barragem de rejeitos a jusante, com capacidade para armazenar até 180 milhões e metros cúbicos de lama. A empresa afirma que o coeficiente de estabilidade e segurança do projeto tem índice de 2,24, acima dos índices exigidos pela legislação brasileira e práticas internacionais, que é de 1.5. O projeto de construção da barragem de rejeitos encontra muita resistência por parte dos moradores vizinhos ao projeto, em comunidades rurais de Caetité e Pindaí, e da própria população de Guanambi, cidade no caminho da lama em um eventual rompimento no futuro. Além do risco de acidentes, também há receio pela diminuição da oferta de água, já que o projeto será instalado sobre o leito do riacho Pedra de Ferro, afluente do rio Carnaíba.

16 Abr 2021 - 08:30h

Uma mulher deu à luz dentro de uma viatura da Polícia Militar na porta de uma unidade de saúde em Porto de Sauípe, litoral norte da Bahia, nesta quinta-feira (15). Segundo a PM, uma senhora foi até o posto da 1ª Cia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), na linha verde, e pediu socorro para a neta que estava em trabalho de parto, na zona rural, por volta de 0h30. Dois PMs do batalhão foram até a casa onde a grávida estava e a levaram na viatura para a unidade de saúde da região. Porém, ao chegar no local, não deu tempo de retirar a mulher do veículo e o parto aconteceu dentro do veículo. Um médico e uma enfermeira auxiliaram o parto da criança na viatura. Mãe e filha passam bem.

16 Abr 2021 - 08:00h

Uma idosa de 81 anos aguarda há 15 dias por uma vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Ela fraturou o fêmur após um acidente doméstico e precisa fazer cirurgia. De acordo com o G1, a Secretária Estadual de Saúde (Sesab) informou que a paciente aguarda a vaga em leito de UTI, porque após a cirurgia, ela vai precisar do suporte. A Sesab disse também que até o momento a vaga não surgiu. Maria de Lourdes Alves Cunha sofreu um acidente na zona rural do município de Anagé no dia 30 de março. A idosa foi enviada para Vitória da Conquista e foi internada no Hospital São Vicente. Depois, ela foi transferida para o Hospital Geral do município para fazer uma cirurgia no fêmur. Por causa da idade, ela precisa de uma UTI para fazer o procedimento, mas a família relata que até o momento não houve disponibilização do leito para a idosa. Ricardo Nolasco, neto de Maria de Lourdes, gravou um vídeo e relata a situação da avó. “Minha avó sofreu acidente doméstico e desde então ela está esperando vaga na UTI, para realização da cirurgia no fêmur, mas essa vaga na UTI não surge. O hospital de base [Hospital Geral] não dá resposta para a gente, não fala para família como está o estado de saúde da minha avó. Minha tia veio de São Paulo para visitar a mãe e eles não deixam entrar”, disse. Sobre a situação de visitas apontada pelo neto da idosa, a coordenadora do serviço social do Hospital Geral de Vitória da Conquista disse que as visitas estão suspensas e que há um acompanhante com a paciente. O neto da idosa disse ainda que a família não recebe explicações sobre o motivo pelo qual Maria de Lourdes ainda não passou pelo processo cirúrgico. “É uma falta de respeito o que está acontecendo. Ela é uma idosa, é perigoso ela ser infectada pelo coronavírus. A gente pede ajuda para que consiga essa vaga para fazer a cirurgia dela”, conclui Ricardo.

16 Abr 2021 - 07:30h

O governo federal propôs um salário mínimo de R$ 1.147 para 2022, segundo o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do ano que vem. O texto foi divulgado pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira (15), último dia de prazo para o envio da proposta ao Congresso. O valor é R$ 47 maior que o salário mínimo atual, de R$ 1.100, e representa uma alta de 4,27% - que é a previsão do Ministério da Economia para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) deste ano, feita no mês de março. O número divulgado indica que o governo pretende apenas repor a perda da inflação do período, sem valorização real do salário mínimo. A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece as bases para a aprovação do orçamento do ano seguinte e, por isso, traz previsões dos principais indicadores econômicos. Se a inflação verificada no fim do ano for diferente da previsão, o governo pode rever o valor durante a tramitação do próprio orçamento. De acordo com informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo serve de referência para 50 milhões de pessoas no Brasil, das quais 24 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para os anos seguintes, o governo propôs um salário mínimo de R$ 1.188 em 2023 e de R$ 1.229 em 2024. Esses valores são apenas uma referência, e também podem ser alterados posteriormente. A Constituição determina que o salário mínimo tem de ser corrigido, ao menos, pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior.

16 Abr 2021 - 07:00h

Na última quinta-feira (15), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), fez um alerta para gravidade da pandemia na cidade de Brumado (veja aqui). Na ocasião, mesmo sabendo que os números são absurdamente altos, a secretaria da saúde da Bahia (Sesab) anunciou a aquisição de 400 unidades de capacetes do tipo Helmet – um equipamento de ventilação mecânica não-invasiva (VNI) que pode ser utilizado associado a um ventilador mecânico, de forma que não haja necessidade de intubar o paciente com diagnóstico de Covid-19. Até o momento, 270 unidades estão sendo encaminhadas para 13 hospitais da rede referenciada para o tratamento da doença. O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, que abriga 10 leitos de UTI Covid e 10 leitos semi-intensivos não foi contemplado. Na região sudoeste, as unidades de saúde de Vitória da Conquista, Jequié e Caetité já receberam (veja aqui). A utilização do capacete tipo Helmet pode reduzir de forma significativa tanto a inflamação pulmonar quanto o esforço do paciente para respirar, prevenindo a intubação e evitando a ventilação mecânica invasiva com alto risco. Por se tratar de um dispositivo vedado, o capacete pode diminuir drasticamente as chances de contaminação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19. A estrutura do capacete permite a formação de um ambiente com pressão positiva e enriquecido com oxigênio. A maior parte do material é feita com PVC atóxico, sendo a membrana de vedação do pescoço produzida com látex ou silicone, o que garante conforto e facilidade de ajuste para cada paciente.

16 Abr 2021 - 00:00h

Por telefone ao site Achei Sudoeste, o secretário de educação do município de Brumado, João Nolasco, declarou que desconhece a vistoria da Polícia Federal (PF) nas escolas públicas da rede municipal (veja aqui). O secretário declarou que servidores e diretores de algumas escolas do distrito sede e de algumas comunidades rurais informaram que dois homens em um veículo não caracterizado, com trajes comuns, estiveram nas respectivas unidades de ensino e se apresentaram como agentes federais. As visitas às unidades teriam sido breves e, em alguns prédios, os supostos agentes não teriam seque entrado nos recintos. “Tudo que sabemos é o que foi publicado pelos veículos de imprensa local. Não temos nenhum comunicado oficial por parte da PF sobre tais vistorias e não temos confirmação se se tratavam mesmo de agentes da Polícia Federal”, afirmou o secretário.

15 Abr 2021 - 21:25h

Nesta quinta-feira, 15 de abril, o município de Brumado registra 7728 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18234. Entre os diagnósticos: 43 internações, 149 óbitos, 750 pacientes em tratamento e 6829 recuperados. No momento, 107 ainda aguardam resultado laboratorial e 9398 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

15 Abr 2021 - 17:00h

O empresário Gileno Paixão Novais Leite morreu no final da manhã desta quinta-feira (15) em decorrência de complicações da Covid-19, o novo coronavírus. Gileno deu entrada no Centro de Atendimento Covid, em Brumado, após testar positivo para a doença. Devido ao agravamento do seu quadro de saúde, ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal de Caetité. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Paixão não reagiu ao tratamento e veio a óbito. Leite era um dos proprietários do Supermercado Super Bom Preço. Ele deixa esposa e uma filha. Nas redes sociais, familiares, amigos e funcionários prestaram diversas homenagens. O corpo de Gileno será sepultado no Cemitério Jardim Santa Inês.