Achei Sudoeste

30 Jul 2021 - 09:00h

Na tarde da última quinta-feira (29), um homem foi flagrado andando completamente nu pela Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, em Brumado. No vídeo feito por um cidadão é possível ver o homem andando sem roupa e sem máscara, em plena luz do dia, sem o menor pudor. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o vídeo viralizou nas redes sociais. Um motociclista ainda tentou convencer o homem a voltar pra casa e se vestir, mas sem sucesso. Não há informações sobre a identidade do homem, nem tampouco acerca dos motivos que o levaram a sair pelado.

30 Jul 2021 - 08:30h

Um garoto de seis anos viralizou nas redes sociais do tio, ao ser gravado dando um 'sermão', em um diácono, durante a cerimônia do próprio batismo, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Com apenas dois dias publicação, o vídeo teve mais de 458 mil curtidas, 15,2 comentários e 118,6 compartilhamentos no Tik Tok. “Não pega minha cabeça, moço, que está ardendo. Não está sabendo batizar, não?”, pergunta Davi Henrique ao diácono. o G1, Juscimara Silva Araújo, de 26 anos, mãe de Davi Henrique, contou que o filho foi batizado no último domingo (25), na Paróquia Rainha da Paz. O vídeo engraçado foi publicado na internet pelo tio dele, Caio Sousa, na terça-feira (27). “Ele é muito brincalhão, muito espontâneo e quando ele começa a falar as coisas, ele não para. Não adianta nem a gente mandar sinal, que ele não para”, disse a mãe do garoto. O vídeo gravado mostra o início da cerimônia, quando o diácono Genildo começa a celebração: “Davi Henrique Araújo Sousa, eu te batizo…”. Em seguida, ele foi interrompido pelo garoto. Os familiares de Davi até tentaram repreender o menino. “Não fala assim com o padre”, disse um familiar ao fundo. Quando o sacerdote volta a derramar a água benta, a criança falou: “Ai, moço! Me ajuda aqui!”. Alguns segundos depois, ele completa: “Molhou minha roupa toda. ‘Eita lasquera’”, enquanto se levantava. Após o batizado, o diácono Genildo ainda brincou com o garoto. “Não sei batizar não, Davi?”, perguntou, bem-humorado, ao final. E o garoto, com o jeito dele, respondeu: “Não sabe não”. Arrancando risadas de todos que estavam na sala da paróquia.

30 Jul 2021 - 08:00h

Na última quarta-feira (28), a Polícia Militar na cidade de Ibicoara, a 177 km de Brumado, atendeu a uma ocorrência de violência doméstica na Rua Demócrito Aguiar. No local, uma moradora de 40 anos relatou que estava sendo ameaçada por seu ex-companheiro, de 24 anos. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, ele descumpriu uma medida protetiva de urgência ao rondar a residência da vítima de forma constante. De imediato, os militares efetuaram uma varredura na residência e encontraram o autor das denúncias. Foi dada voz de prisão em flagrante delito ao infrator, que foi detido e conduzido para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) para adoção das medidas cabíveis ao caso.

30 Jul 2021 - 07:30h

Três mil pés de maconha foram erradicados na quinta-feira (29), no município de Conde, no litoral norte da Bahia. Conforme a Polícia Civil, policiais identificaram um esconderijo de criminosos, que não estavam no local. Segundo informações da polícia, no local, equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) também encontraram utensílios de uso e estoque de material para cultivo da erva. Todos os objetos foram destruídos pelos policiais. Na ação, os policiais da Draco realizaram um georreferenciamento da área, o que ajudou para encontrar o plantio. A Polícia Civil informou que a plantação, que renderia 700 kg de maconha, foi queimada e parte do material foi recolhida para realização da perícia. Participaram também da ação policiais da Coordenação de Operações Especiais (COE).

30 Jul 2021 - 07:00h

Com investimento de R$ 28 milhões, a Policlínica Regional de Saúde de Brumado é a 19ª do Estado. O coordenador do consórcio de saúde das policlínicas, Nelson Portela, esclareceu que a unidade oferece atendimentos de média e alta complexidade em 18 especialidades médicas. Há ainda especialidades não médicas: Farmácia Clínica, Enfermagem, Psicólogo e Nutricionista e exames de Mapa, Holter, Ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia Doppler, RX, Ressonância Magnética e Tomografia. “Esses exames são distribuídos per capita para cada município. O município que tem uma população maior paga mais e tem mais consumo de exames também”, destacou ao site Achei Sudoeste. Portela esclareceu que existe um regulador que marca as vagas em cada município consorciado e os pacientes são atendidos com data e hora marcada. O agendamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde. Os pacientes de outros municípios são transportados de ônibus ou van para a cidade sede. Para Portela, o projeto tem sido bastante exitoso. “São equipamentos de primeira linha. Só ouvimos elogios, graças a Deus, tanto dos munícipes quanto dos prefeitos. Todos os cidadãos dos municípios consorciados terão acesso aos exames e consultas. É uma coisa muito bem feita”, completou.

30 Jul 2021 - 00:00h

A Polícia Civil de Brumado concluiu nesta quinta-feira (29) as investigações acerca da apreensão de 90 kg de maconha que estava em poder de um casal no Terminal Rodoviário de Brumado (veja aqui). A polícia elucidou o crime em menos de 48 horas após o flagrante com o auxílio de imagens de câmeras de monitoramento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado titular da Delegacia Territorial de Brumado, Paulo Henrique, informou que o casal tentou desqualificar o trabalho realizado pela Polícia Militar ao alegar em depoimento que os policiais haviam colocado as malas onde foram encontradas as drogas como se fossem deles. “Da mesma forma, a mulher presa quis dar um novo depoimento também tentando desqualificar o trabalho da Polícia Civil”, relatou. 

O delegado explicou que foram analisadas as imagens das câmeras de segurança do Terminal do Tietê (em São Paulo), de onde o casal embarcou, e das imagens da rodoviária de Brumado, onde desembarcou. Por meio destas, foi possível observar o casal transportando as malas com as drogas. “As imagens desqualificaram de forma total a versão deles. Nada melhor do que provas de vídeo e imagem”, destacou. Diante disso, restou provado a prática dos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico, cujas penas somadas poderão chegar a até 25 anos de cadeia.

29 Jul 2021 - 20:20h

Um homem, de 38 anos, que estava foragido da Justiça da Bahia há quase 10 anos, foi preso nesta quarta-feira (28) pela Polícia Militar do Distrito Federal. O pintor Ademilton Melo da Silva, conhecido como “Niniu”, é suspeito de matar ex-companheira Luciléia de Souza Santos, em maio de 2012, em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. Lucélia tinha 18 anos à época, e foi morta com oito facadas. Segundo a Polícia Militar, Ademilton foi encontrado na região do Varjão, após uma troca de informações entre o Centro de Inteligência da PM do DF e o da Bahia, onde o homem tinha um mandado de prisão em aberto, pelo assassinato da ex. Segundo Roberto Barbosa, irmão de Luciléia, a jovem foi morta após terminar o relacionamento. “Ele falou para a irmã dele ligar pra minha e, quando ela chegou, ele estava escondido dentro de casa e deu as facadas nela”, contou Roberto. O irmão da vítima disse ainda que Ademilton era violento e já tinha ameaçado matar a moça. "Ele se mostrava uma pessoa fria e calculista que conversa sem olhar nos olhos", contou. “Um dia antes de matar minha irmã ele me parou na rua pra pedir perdão. Fez tudo planejado”, diz Roberto ao G1.

29 Jul 2021 - 20:10h

Nesta quinta-feira, 29 de julho, o município de Brumado registra 9517 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 7 internações, 190 óbitos, 192 pacientes em tratamento e 9135 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

29 Jul 2021 - 16:30h

Uma mulher foi presa suspeita de conivência com estupro da própria filha na cidade de Ribeira do Pombal, norte da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), à época do crime, ocorrido em 2013, a vítima tinha 12 anos e engravidou do padrasto. Ainda segundo a SSP, o homem teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, mas está foragido. Já a mãe da vítima foi apresentada por guardas municipais, na 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin / Euclides da Cunha), na última segunda-feira (26). De acordo com a SSP, a jovem e o filho estão com familiares. Já a mãe passou por exames de lesões no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e seguirá para o sistema prisional.

29 Jul 2021 - 16:00h

Na noite desta quarta-feira (28), a guarnição de serviço na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, foi solicitada por um morador que relatou que o seu pai, um homem de 44 anos, estava ameaçando a sua mãe, de 51 anos. A informação informada ao site Achei Sudoeste pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste. De imediato, os militares deslocaram-se ao local informado e mantiveram contato com a suposta vítima. O autor das ameaças fugiu quando percebeu que a viatura policial se aproximava. Com a devida autorização das vítimas, os militares realizaram uma vistoria na residência e encontraram uma espingarda tipo “chumbeira”, de propriedade do suposto agressor. O caso está sendo investigado pela polícia civil.

29 Jul 2021 - 15:30h

Já conhece o novo curso de Criminologia da Unopar de Brumado? Com duração de 5 semestres, o curso tem como objetivo formar profissionais com sólida formação geral, humanística, domínio de conceitos da criminologia, capacidade de análise e interpretação com a valorização dos fenômenos criminógenos e sociais. Além disso, a formação em Criminologia visa o domínio do diálogo construtivo e pacificador, aliado a uma postura reflexiva e de visão crítica para a aprendizagem autônoma do estudo do crime, da violência, da vítima e do criminoso, fomentando políticas criminais e o desenvolvimento da cidadania, bem como a garantia dos direitos humanos. Não adie mais seu sonho, venha para Unopar de Brumado. A unidade fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, número 55, Bairro do Hospital.

29 Jul 2021 - 15:00h

O Ministério Público Estadual (MPE) expediu recomendação ao Município de Botuporã, a 171 km de Brumado, orientando que o mesmo rescinda todos os contratos por prazo determinado que não se enquadram na Constituição Federal como necessidade temporária e excepcionais; declare a inconstitucionalidade de todo e qualquer ato normativo Municipal que disponha sobre a contratação de pessoal por tempo determinado, bem como proceda com a criação de nova lei municipal em conformidade com os ditames da Carta Federal no que se refere à previsão legal constitucional sobre a contratação de necessidade temporária e excepcional. Na recomendação, o MP também pediu que a Administração Municipal proceda à realização imediata de estudos para análise da dotação orçamentária que atenda às projeções de despesas de pessoal e aos acréscimos delas decorrentes; analise a existência dos cargos no ordenamento jurídico municipal e/ou a necessidade de lei de iniciativa do Executivo para criá-los e seus respectivos vencimentos e vantagens pecuniárias; realize concurso público tão logo seja suspensa a situação de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus e, por fim, promova processo seletivo simplificado para a admissão de pessoal na Administração Pública dentro das regras preconizadas no inciso IX do art. 37 da Constituição Federal.

29 Jul 2021 - 14:30h

Um homem de 42 anos foi preso nesta quarta-feira (28), suspeito de estuprar a enteada, em Juazeiro, cidade do norte da Bahia. Conforme a Polícia Civil, a vítima, de 29 anos, era abusada desde os 12. De acordo com a titular da Deam/Juazeiro, delegada Licelma Bonfim, a mulher engravidou do suspeito em 2018. No entanto, a vítima foi obrigada a mentir para a mãe, dizendo que o filho era fruto de um relacionamento com um homem que a abandonou. Segundo a delegada, o suspeito também teria, na ocasião, ameaçado matar a criança caso ela não o deixasse registrar como pai. Durante a denúncia na especializada, a mulher também relatou que era ameaçada de morte, constantemente, pelo abusador. O mandado de prisão preventiva foi cumprido na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). A polícia informou que o homem foi submetido aos exames de corpo de delito e deve ser encaminhado ao Conjunto Penal de Juazeiro.

29 Jul 2021 - 14:00h

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) consideram irregular o repasse de recursos realizado pela Prefeitura de Guanambi, na gestão do ex-prefeito e atual deputado federal, Charles Fernandes Silveira Santana (PSD), ao Clube Esportivo Flamengo, então administrado por Washington Lucas Pereira Cardoso. O repasse de recursos ocorreu no exercício de 2016. O conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, relator do parecer, multou o ex-prefeito em R$ 2 mil e o dirigente do clube em R$ 1 mil. Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais, de forma solidária, entre eles, de R$ 100 mil. O convênio foi firmado para que o clube esportivo pudesse participar da disputa do Campeonato Baiano de Futebol Profissional da Primeira Divisão de 2016. Segundo a relatoria, o Flamengo de Guanambi é um clube de futebol profissional. Sendo assim, jamais poderia ter sido beneficiado com Termo de Convênio a título de “Subvenção Social”. O artigo 16, da Lei Federal nº 4.320/64, dispõe expressamente que recursos provenientes do instituto da subvenção social deverão ser aplicados apenas e tão somente para promoção dos serviços ditos essenciais, relacionados com a assistência social, saúde e educação. Assim, o repasse de recursos ao Clube Esportivo Flamengo foi considerado ilegal e ilegítimo, uma vez que um clube de futebol profissional, além de possuir fins lucrativos, não presta serviços essenciais de assistência social, médica e educacional. Cabe recurso da decisão.

29 Jul 2021 - 12:00h

Em Brumado, um pátio está sendo construído para estacionamento e guarda dos veículos apreendidos na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, explicou que o pátio vai desafogar a frente da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde, até então, os veículos apreendidos ficavam estacionados em plena via pública, causando diversos transtornos. O problema também se estendia à 18ª Ciretran, que possui um pátio reduzido para acondicionamento dos veículos retidos por diversas irregularidades. “Hoje, a SMTT se sente gratificada por poder termos aqui em Brumado essa conquista proporcionada pelo Governo do Estado. As obras já estão avançadas. Creio que, no máximo, em 60 dias, já vamos ter veículos acondicionados nesse pátio”, afirmou. Assim que as obras forem concluídas, Ricardo adiantou que a SMTT promoverá ações de remoção de veículos abandonados em vias públicas para serem guardados no local. Uma empresa terceirizada pelo Estado fará a administração do pátio, cuja capacidade é de 800 veículos. A área é superior a 10 mil m².

29 Jul 2021 - 11:30h

A Proativa está debutando! Fundada em 01 de agosto de 2006, há 15 anos, a Proativa Contabilidade nascia na cidade de Brumado. Empresa pautada em rígidos princípios e valores éticos, com foco total na satisfação dos seus clientes. “Por esses 15 anos precisamos agradecer a todos que escreveram e escrevem essa história: Deus, familiares, clientes, servidores públicos e privados, fornecedores e a nossa competente equipe de funcionários. Não conseguiríamos chegar até aqui sem vocês. Nosso muito obrigado!”, disse a direção da empresa.

29 Jul 2021 - 11:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), avaliou que o período em que as aulas estiveram suspensas em virtude da pandemia foi um período negro para a educação no país. Para ele, esse momento de retomada das aulas é de muita alegria e esperança no futuro. “Podemos respirar um pouco e vê renascer a esperança. É isso que eu sinto”, disse. O gestor frisou que “forças retrógradas” tentaram impedir essa retomada no passado, porém, agora, o Município avança com cautela para assegurar a volta às aulas.

29 Jul 2021 - 10:30h

Chegou na Criative Fotografia, em Brumado, o novo minilab Noritsu QSS-3501. Essa máquina possui a maior tecnologia e qualidade em revelação de fotos do mercado. Além disso, possui capacidade de produção de até? 1200 fotos por hora, tamanhos que varia de 10x15 até 60x90. Ela utiliza tecnologia a laser para colorac?a?o das imagens, sendo minuciosa nos detalhes. Suas fotos têm durabilidade de até? 150 anos sem desbotar, se bem conservadas! Venham conferir essa novidade. Hoje, a loja trabalha com revelação com entrega no mesmo dia. A Criative também dispõe de vários produtos na parte de fotografia para melhor atender clientes e parceiros. A loja fica localizada na Rua Oflávio Silveira Torres, 27. Revele suas fotos sem sair de casa, enviado as imagens pelo WhatsApp (77) 99942-0844.

29 Jul 2021 - 10:00h

A Polícia Civil de Brumado realizou na última quarta-feira (28), a “Operação Mobile” e recuperou quatro aparelhos celulares, que juntos estão avaliados em R$ 9.100. Segundo informou a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, um aparelho avaliado em R$ 800 foi perdido pela vítima. Já um outro, avaliado em R$ 600, foi furtado e dois foram roubados numa mesma ação criminosa: um celular A30, que custa em torno de R$1.700 e um Iphone 12, avaliado em R$ 6 mil. “O IPhone não foi diretamente recuperado pela polícia civil. Porém, após tomarem conhecimento da ação policial pela imprensa local, o referido aparelho apareceu de forma anônima na frente da casa da proprietária”, disse Paulo Henrique, delegado titular da 20ª Coorpin. De acordo com a polícia, todos os indivíduos que adquiriram os aparelhos roubados e furtados responderão pelo crime de receptação.

29 Jul 2021 - 09:30h

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado é parceira do cartão GRNCRED, do Grupo Róbinson Nunes. Na sede da CDL você pode fazer o seu cadastro e obter o cartão com programa de fidelidade e inúmeras vantagens. Com o apoio da CDL, o cartão GRNCRED está com diversas empresas associadas na capital do minério, tais como supermercados, padarias, açougues, farmácias, lojas de roupas, calçados e outros. Venha ser GRNCRED e desfrutar de crédito no comércio de Brumado. Os clientes também podem solicitar o cartão no site www.grncred.com.br, pela central telefônica 0800 591 8705 ou, se preferir, através do WhatsApp (77) 99999 3007.