Uma viatura do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deslocou-se para a Rua José Neves Teixeira, no Bairro Beija Flor, em Guanambi, nesta terça-feira (31), por volta das 7h40, em apoio à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) no atendimento a uma ocorrência de agressão contra mulher. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, no local foi encontrada a vítima queixando-se de dor no antebraço direito e com escoriações na testa. Ela informou que teria sido agredida por seu companheiro, que fugiu do local. O seu pai disse que o autor também o ameaçara, estando de posse de uma arma, tipo pistola, e citou possíveis locais onde o mesmo poderia ser encontrado. De posse das características do indivíduo e do veículo, com o apoio das demais guarnições de área, a PM localizou o suspeito na Rua Francisco de Oliveira, no Bairro Belo Horizonte, em frente à residência de sua ex-esposa. Com a chegada das guarnições, foi realizada busca pessoal e ele confessou que a arma estaria no porta malas do veículo, o que foi constatado, sendo uma pistola de ar comprimido. Dada voz de prisão, o mesmo recusou-se a adentrar na viatura, sendo necessária a intervenção das três guarnições para contê-lo e algemá-lo. A vítima permanece hospitalizada, aguardando resultado de exames de imagem, e seu genitor compareceu à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foi lavrada a ocorrência.
A edição do Diário Oficial do município de Brumado, desta terça-feira, 31 de dezembro de 2024, trouxe a Portaria nº 435/2024, determinando a exoneração de todos os servidores comissionados, agentes políticos que ocupavam cargos de secretários municipais e a revogação de designações de professores em funções de direção e vice-direção em unidades de ensino. A portaria foi assinada pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Segundo o documento, a portaria estabelece que todas as exonerações entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025, coincidentemente o início do mandato da nova administração municipal. Com a entrada do novo governo nesta quarta-feira, 1º de janeiro, os olhos estarão voltados para as primeiras ações da nova gestão, que terá o desafio de lidar com um cenário administrativo fragilizado.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu na tarde deste domingo (29) um homem de 30 anos, em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O suspeito segue sob custódia da instituição e à disposição da Justiça. As investigações tiveram início no dia anterior, após a Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento receber denúncias anônimas sobre a chegada a Brasília de um indivíduo que teria a intenção de cometer atentados violentos. Com base nas informações recebidas, a equipe da Polícia Civil iniciou o monitoramento ininterrupto do suspeito, vindo de Fortaleza (CE), e pediu à Justiça do Distrito Federal a prisão temporária de cinco dias e outras medidas judiciais, que foram deferidas prontamente no plantão do Poder Judiciário no fim de semana. A ação documentada em vídeo e publicada na rede social da PCDF mostra que os agentes armados usaram helicóptero da Divisão de Operações Aéreas para interceptar, em uma rodovia da Bahia, o caminhão no qual o acusado viajava de carona em direção a Brasília. Nas imagens, um homem sem camisa não identificado aparece detido à beira da estrada, após os agentes ordenarem que saísse do veículo. De acordo com informações preliminares, o suspeito teria manifestado a intenção de realizar ataques na capital federal com “graves consequências”. Em nota, a PCDF afirma que “a rápida ação evitou a concretização de qualquer ato que pudesse colocar em risco a segurança pública”. As investigações continuam para reunir outras informações relacionadas ao caso. A PCDF ainda apura se há o envolvimento de outras pessoas. As informações são da Agência Brasil.
Encerrando o seu quarto mandato na cidade de Andaraí, o prefeito Wilson Cardoso (PSB) fez uma retrospectiva dos avanços no município sob a sua gestão. Ao site Achei Sudoeste e ao programa Achei Sudoeste no Ar, o gestor destacou que, ao longo dos últimos anos, deu especial atenção à educação. Os colégios de tempo integral foram todos climatizados através de um projeto de energia solar. “Fizemos um investimento fabuloso na educação. Acreditamos no poder transformador da educação”, afirmou. Na infraestrutura, saúde, ação social, esportes e planejamento, Cardoso também salientou que houve inúmeros avanços nas áreas, com a execução de tudo aquilo que foi pensado para o desenvolvimento da cidade. “Criamos mais esperança de dias melhores. Que 2025 chegue com o município todo estruturado para avançar ainda mais na saúde, educação, infraestrutura, ação social. Estou muito feliz. Encerro o ano com muita alegria. Foram vitórias em todos os sentidos”, completou. Para o próximo ano, ele já traçou um plano de progresso para Andaraí e a região da Chapada Diamantina. Esta, conforme apontou, se desenvolveu sobretudo em razão do Consórcio Chapada Forte, que presidiu nos últimos dois anos.
O atual presidente da Câmara Municipal de Guanambi e vice-prefeito eleito, Zaqueu Rodrigues da Silva (Cidadania), demonstrou habilidade política ao conseguir emplacar o vereador eleito Fausto Luiz Souza de Azevedo (Avante) para a presidência do Legislativo no biênio 2025/2026. Conforme o site Achei Sudoeste já havia divulgado, Zaqueu intensificou as articulações após Fausto perder apoio para comandar o parlamento municipal. As estratégias de Rodrigues deram resultado, e, após uma aliança com o grupo do vereador Diego Pi Rocha Pereira (Avante), o nome de Fausto foi consolidado na disputa. O prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo (Avante), conhecido como Nal, já havia realizado conversas reservadas com Joventino Rodrigues Malheiros Neto (Avante), o Neto de Dim, e Edileno Moreira de Oliveira (Avante), comunicando a decisão do grupo. A vereadora Maria Silvia Barros Neves de Souza (Avante), conhecida como Lilia, será a vice-presidente da Câmara. Zaqueu, que assumirá nesta quarta-feira (1º) o mandato de vice-prefeito, chega ao segundo maior cargo municipal com força política consolidada, garantindo que seu grupo permaneça no comando da Câmara Municipal.
Um turista de 30 anos morreu e a esposa dele ficou ferida, após um ataque a tiros, ocorrido na tarde de domingo (29), em um bar da praia de Barra Grande, em Vera Cruz, cidade na Ilha de Itaparica. De acordo com o G1, as vítimas estavam hospedadas em uma casa de veraneio da região, que é um destino buscado por turistas nesta época do ano. O casal, que não teve o local de origem detalhado, curtia na praia quando foi atacado. Segundo a Polícia Civil (PC), os turistas foram surpreendidos por um homem armado, que se aproximou em um carro e atirou. Em seguida, o suspeito fugiu do local. O turista foi identificado como Jadson Souza Santos. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, para necropsia. Já a esposa do homem, que não teve o nome divulgado, foi encaminhada ao Hospital Geral de Itaparica. O estado de saúde dela não foi divulgado. Ainda não há detalhes sobre a identidade e o paradeiro do suspeito, e nem sobre a motivação do crime. O caso é investigado pela 24ª Delegacia Territorial.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao programa Achei Sudoeste no Ar, o prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, fez um balanço de sua gestão ao longo do ano de 2024. Embora tenha sido um período difícil no que se refere a recursos, o gestor avaliou que o município conseguiu avançar em vários segmentos. Ele destacou que viabilizou projetos vitoriosos na cidade, a exemplo de obras estruturantes que melhoraram a qualidade de vida da população. “Foi bom, com a perspectiva de 2025 ser melhor”, afirmou. Reeleito com uma margem de diferença considerada histórica em Malhada de Pedras, o prefeito disse que se sente honrado em ter sido reconduzido ao comando da cidade, onde nasceu, cresceu e ama de coração. “Sou apaixonado por Malhada de Pedras. Gosto demais do povo daqui e a nossa vitória nas urnas neste ano entrou para a história. A maior vitória que Malhada de Pedras já viu. Foi fruto do nosso trabalho”, garantiu. O apoio do povo, segundo Neto, lhe dá mais ânimo, força e coragem para seguir desenvolvendo um trabalho de ainda mais excelência em prol do município.
Em oito anos dedicados à prefeitura de Dom Basílio, o prefeito Roberval de Cássia Meira (PSD), o Galego, disse ao site Achei Sudoeste que a sua família foi muito sacrificada em detrimento de um projeto político para a cidade. “Poderia ter me organizado um pouco mais e dado assistência também à minha família. Acabei me afastando um pouco da família e dos amigos”, avaliou. No entanto, o gestor se justificou dizendo que, para fazer o trabalho feito em prol da cidade, não teria como ser diferente. “Para pegar um município, não digo nem do zero, do negativo, para trazer ao patamar de hoje foi muita dedicação e comprometimento. Deu certo. Da parte da gestão, não posso reclamar de nada. Foi feito com amor e transparência. Saio de cabeça erguida”, completou.
O maratonista brumadense Everton Avatar concluiu a 99ª Corrida de São Silvestre, que aconteceu nesta terça-feira (31), na capital paulista. Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao programa Achei Sudoeste no Ar, o atleta disse que o seu desempenho superou as expectativas. “Graças a Deus, superou minhas expectativas. Não sei minha colocação ainda pela questão da logística. Mas, pelo tempo do meu relógio, foram 57 minutos e 15 km e 300 metros”, afirmou. Avatar cumpriu a sua meta de chegar entre os 200 primeiros colocados e está feliz com o resultado obtido. Ao todo, a competição reuniu cerca de 37 mil pessoas. “Foi uma sensação inacreditável. Uma sensação diferente, é outro nível. Agora que eu ganhei essa medalha, sei o que é correr a São Silvestre. É muita gente mesmo”, completou. Para o próximo ano, ele espera ainda mais resultados exitosos. “Não vou decepcionar”, garantiu.
O corpo da turista Diely Silva, de 34 anos, morta ao entrar por engano em uma favela na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi enterrado na manhã desta terça-feira (31), no Cemitério Memorial de Candiba, onde ela nasceu. A informação foi confirmada por familiares de Diely. Segundo informações de um familiar, o corpo chegou em Candiba por volta das 22h de segunda-feira (30). O velório aconteceu pela manhã e o sepultamento às 10h desta terça, sob forte comoção de amigos e familiares. Diely Silva morava em Jundiaí, no interior de São Paulo, onde trabalhava como gerente de contabilidade fiscal. Ela estava no Rio com mais três amigas para passar o réveillon na cidade. No entanto, foi morta com apenas 12 horas no estado. A baiana e as amigas chegaram no sábado (27) pela manhã. Logo depois de deixar as malas no apartamento que alugaram, em um condomínio em Vargem Pequena, na Zona Oeste, elas foram aproveitar o dia na praia. À noite, a programação do grupo era aproveitar uma festa no bairro da Gávea, na Zona Sul. Por volta das 21h de sábado, elas pediram dois carros de aplicativo. As quatro amigas se dividiram em dois carros. Um dos motoristas foi pela Estrada dos Bandeirantes. O outro, que levava Diely e uma amiga, seguiu a indicação do GPS e acabou entrando por engano na comunidade do Fontela.
A favela fica a poucos metros do condomínio onde elas estavam. Assim que entrou na comunidade, o carro foi recebido a tiros pelos traficantes. Pelo menos três disparos acertaram o veículo. Diely foi baleada no pescoço e morreu ainda dentro do veículo. O motorista foi atingido nas costas, mas conseguiu dirigir até uma viatura da PM que estava próxima. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. O motorista foi atendido na unidade hospitalar e liberado. Contudo, a bala continua alojada no corpo do trabalhador. A amiga de Diely não se feriu. Nesta terça-feira (31), a Polícia Civil afirmou ter identificado o autor dos disparos que mataram Diely Silva. Segundo a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), trata-se de um adolescente de 16 anos que só este ano foi apreendido duas vezes e está com um mandado de busca e apreensão em aberto. A DHC descobriu que esse menor fugiu para o Complexo da Penha após o crime. Por ser um menor de idade, o nome do suspeito não foi divulgado. Contra o adolescente já havia um mandado de busca e apreensão pela prática de atos infracionais anteriores. A polícia tenta cumprir esse mandado.
Nesta segunda-feira (30), a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prendeu um indivíduo na cidade de Macaúbas em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. O mandado, expedida pela Vara Crime, Júri e Execuções Penais, está relacionado à tipificação penal prevista na Lei nº 11.340, Art. 24 A, que trata do descumprimento decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência previstas nesta legislação. O acusado foi prontamente detido e conduzido à Delegacia Territorial de Macaúbas para adoção das medidas cabíveis. A ação reforça o compromisso da 4ª CIPM no combate à criminalidade e na execução das ordens judiciais, visando a segurança da comunidade local.
Nesta segunda-feira (30), a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), de Brumado, abordou no posto policial de Vitória da Conquista, na BA-263, um caminhão que transportava 260 sacos de 25 kg de farinha de trigo e 60 caixas de alho, de 10 kg cada, todos sem nota fiscal. O veículo possuía placa de Vitória da Conquista. Após a fiscalização e diante dos fatos, o caminhão, juntamente com a carga, foi encaminhado ao posto fiscal Benito Gama para adoção das medidas legais cabíveis.
A candidatura de Fausto Luiz Souza de Azevedo (Avante) à presidência da Câmara de Guanambi enfrenta um momento de declínio. O nome do vereador eleito perdeu força nesta segunda-feira (30), mesmo com o irrestrito apoio do atual presidente do legislativo e vice-prefeito eleito, Zaqueu Rodrigues da Silva (Cidadania). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, nesta terça-feira (31), com a aproximação do prazo final para o registro de candidaturas, Zaqueu tem intensificado as articulações. Ele tenta convencer seus aliados a pressionarem o prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo (Avante), conhecido como Nal, a indicar Fausto como o candidato da base governista ao comando da casa legislativa. O plano do vice-prefeito eleito é ousado: Zaqueu não pretende “jogar a toalha” e desistir da missão de eleger Fausto, mantendo seu grupo político no comando da Câmara Municipal de Guanambi.
Na noite desta segunda-feira (30), o 20º Grupamento de Bombeiros Militar (BBM) foi acionado para atender uma ocorrência de árvore caída na BR-430, no trecho entre Bom Jesus da Lapa e Riacho de Santana, na região oeste da Bahia. A árvore obstruía parcialmente a via, representando riscos para os condutores que trafegavam pelo local. A guarnição realizou o corte necessário para a remoção da árvore, garantindo a segurança no trânsito e restabelecendo o fluxo normal de veículos.
A 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) tem atuado de forma ordinária e extraordinária para cobrir os festejos de final de ano na área de cobertura. Ao site Achei Sudoeste e ao programa Achei Sudoeste no Ar, o Major Fabrício Gomes disse que, até o momento, as festividades transcorreram com tranquilidade na região. Para a virada de ano, a 4ª CIPM já preparou um cronograma de segurança para atuação nos locais onde haverá festas maiores, como em Macaúbas, Botuporã e Boquira. Segundo o comandante, a PM vai trabalhar com efetivo extra para garantir a segurança e tranquilidade nas festas da virada na região da Bacia do Paramirim. “Iremos estar com o nosso efetivo reforçado em todos os eventos de final de ano. Vamos empregar efetivo extra, além de 8 novos policiais que recebemos na sede da 4ª CIPM”, destacou. Nas festas, a PM atuará em serviço de patrulha, a pé e em motos.
A médica brasileira Carolina Pimentel Canales de Albuquerque, 24 anos, morreu em um incêndio de um hotel em Bangkok, na Tailândia, no domingo (29). O noivo dela, Fernando Lages Ressurreição, 28, fraturou o pé e está hospitalizado. Outros dois homens morreram no incêndio. Era o último dia de viagem do casal e uma semana antes Fernando havia pedido Carolina em casamento. No domingo, ela publicou uma foto com um prato típico da Tailândia com a frase “O último Pad Thai. Até a próxima”. Ela sonhava com a viagem. A volta para o Brasil seria no domingo e segunda (30). Segundo a Folha de S. Paulo, a família da médica, que é de Alagoas, foi informada da morte por um telefonema ontem à tarde. Ela deixa o pai, a mãe, a dermatologista Lara Canales, e duas irmãs. Carolina trabalhava no Hospital Geral do Estado (HGE) de Alagoas. A Secretaria de Saúde do estado divulgou nota lamentando a morte e descrevendo a médica como "uma pessoa de humanidade ímpar e de coração generoso, que conquistava a todos". "O legado de cuidado, empatia e amor pelo próximo ficará marcado", acrescenta a nota. O jornal tailândes Khaosod diz que três turistas sul-coreanos estavam no quarto onde começou o incêndio. Eles estão sendo procurados. No quarto, de número 511, a cama estava bastante danificada e a suspeita é que foi o local de origem do fogo. Amigos dizem que Carolina e Fernando acordaram com a fumaça e tentaram fugir, mas acabaram se desencontrando um do outro. Fernando pulou a janela de outro quarto para se salvar, sofrendo a fratura no pé na queda. Carolina ficou desorientada e na fuga acabou indo na direção justamente do quarto onde o incêndio teve início. A brasileira morreu no local por conta da fumaça inalada. Outros dois homens chegaram a ser socorridos, mas também não resistiram. A embaixada do Brasil na Tailândia está dando apoio às famílias. Parentes de Carolina vão ao país liberar o corpo e a família de Fernando também deve viajar para acompanhar o rapaz hospitalizado.
Finalizando o seu quarto mandato à frente do Consórcio Chapada Forte, o prefeito da cidade de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), está na disputa pela União dos Municípios da Bahia (UPB). Com uma experiência de anos na política e na gestão de consórcios públicos, Cardoso acredita que tem muito a contribuir à frente da UPB. Em entrevista ao jornalista Kléber Medrado, do Se Liga Chapada, ele citou que uma de suas metas na gestão da entidade é unir os 417 municípios da Bahia para fortalecimento do grupo. “Estou com uma esperança muito grande de que, com toda minha experiência e minha vontade de servir e de unir os 417 municípios da Bahia na UPB, posso ajudar os municípios em prol do municipalismo, cujas bandeiras são grandiosas”, destacou. Cardoso defendeu ainda o pluralismo e todos os grupos trabalhando por um só objetivo, que é fazer crescer os municípios na Bahia. “Temos que unir os 417 municípios e os nossos deputados, senadores, enfim... todos juntos por um só objetivo. Na UPB, não existe situação e oposição. Existe pluralismo na defesa do municipalismo”, concluiu.
No domingo (29), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) extinguiu incêndios florestais na região de Lençóis, na Chapada Diamantina. A ação, que é parte da Operação Florestal 2024, contou com o apoio estratégico de aeronaves e a colaboração de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e das equipes da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL), Brigada Voluntária de Lençóis (BVL), Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACVVC) e Brigada Voluntária de Campos do São João. Já no Prado, equipes seguem combatendo incêndio florestal em área de mata atlântica. A operação tem como objetivo principal proteger a vegetação nativa e garantir a segurança das comunidades locais, que enfrentam o impacto direto das queimadas. A mobilização reflete o trabalho integrado entre diferentes instituições para conter as chamas e preservar o patrimônio ambiental da região. Além do enfrentamento direto aos incêndios, militares do CBMBA estão empenhados em ações preventivas e de resposta rápida nas bases avançadas localizadas em Lençóis, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Essas ações incluem orientações educativas para reduzir os riscos de novos focos de incêndios. Atualmente, a operação conta com cerca de 53 bombeiros militares dedicados exclusivamente às atividades das bases florestais, apoiados por 13 viaturas. Desde o início da operação, 1013 incêndios já foram combatidos, 1.918 orientações preventivas realizadas e 106 municípios atendidos.
Por volta de 11h do último domingo (29), uma guarnição da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada por uma mulher na cidade de Carinhanha. Ela disse que sua irmã, uma jovem de 21 anos, estava sendo mantida custodiada involuntariamente pelo companheiro, de 39 anos. Segundo informou a 38ª CIPM ao site Achei Sudoeste, o mesmo havia confiscado o celular da vítima e ela não tinha outra maneira de pedir por ajuda. A guarnição deslocou-se ao local indicado, onde a mulher foi encontrada trancafiada pelo companheiro. O autor fugiu pelos fundos da residência ao notar a presença da PM. A vítima, que está grávida, foi conduzida para a residência de um parente em Carinhanha, onde encontra-se segura. Ela foi orientada a registrar os fatos na Delegacia Territorial de Carinhanha.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (30), decreto que eleva o salário mínimo para R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro de 2025. O aumento de R$ 106 em relação ao valor anterior supera a inflação acumulada no período. Lula havia sancionado a lei que limita o reajuste do salário mínimo a 2,5% acima da inflação de 2025 a 2030. O cálculo para o novo salário mínimo considerou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 4,84% nos últimos 12 meses até novembro mais os 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), o representa ganho real acima da inflação. “É importante lembrar, e o presidente Lula destacou hoje, durante a assinatura do decreto, que em seu governo o salário mínimo terá reajuste acima da inflação em todos os anos, ou seja, ganho real. Um compromisso com o processo de distribuição de renda, que é o papel do salário mínimo”, ressaltou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, segundo divulgou a pasta. Para o ministro, seria uma "tragédia" se não houvesse a política de valorização do salário mínimo que foi aprovada em 2023. A expectativa de Marinho é que em 2025 o país continue com o seu ciclo de crescimento. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 59 milhões de pessoas no Brasil têm rendimento ligado ao salário mínimo. Cerca de 19 milhões de aposentados e pensionistas recebem o valor do salário mínimo.
No dia 10 de janeiro de 2025, acontecem as eleições para a presidência do Consórcio Chapada Forte. As eleições são realizadas por aclamação. Atual presidente do consórcio, o prefeito da cidade de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), é um dos fundadores do grupo, que agrega os municípios da Chapada Diamantina. Finalizando o seu quarto mandado à frente da entidade, Cardoso disse, em entrevista ao jornalista Kleber Medrado, que estruturou o Consórcio Chapada Forte com o apoio do Governo do Estado e, hoje, ele é um dos mais bem equipados da Bahia. No pleito atual, Wilson defendeu a união dos municípios e dos gestores em prol da continuidade do fortalecimento do consórcio. “Nós somos muito unidos e a nossa força que nos tornou o consórcio mais unido da Bahia, o consórcio que nunca teve uma divergência. As discussões sempre foram suprapartidárias, nunca teve interferência de um grupo político. É um exemplo para Bahia que, para ser forte, precisamos ser unidos”, declarou.
Em patrulhamento no Residencial Mandacaru II, no domingo (29), por volta das 19h, em Jequié, a Rondesp Sudoeste visualizou dois indivíduos em uma motocicleta de cor preta, sem placa de identificação, em posse de uma mochila. Ao observarem a presença da viatura, empreenderam fuga, abandonando a mochila em um terreno baldio durante o trajeto. Em buscas no perímetro foi localizada a mochila contendo uma arma de fogo, tipo submetralhadora, 1,3 kg de substância análoga à maconha, 29 gramas de substância análoga ao crack, 19 munições intactas de calibre 9mm, um saco contendo diversas embalagens para acondicionamento de cocaína, uma balança de precisão, tesoura e faca. Todo material foi apresentado a Delegacia Territorial de Jequié para registro e lavratura de ocorrência.
Através do Decreto nº 6.432, de 30 de dezembro de 2024, o secretário de infraestrutura de Brumado, Thiago Rodrigues Amaral, aprovou o Loteamento São Francisco de Assis, de propriedade do atual prefeito do município, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). A aprovação foi concedida um dia antes do fim da gestão de Eduardo à frente da prefeitura. Segundo a publicação no Diário Oficial do Município (DOM), o contribuinte, Eduardo Vasconcelos, ora interessado, após deflagrar o respectivo procedimento para aprovação do loteamento pretendido, cumpriu efetivamente todos os requisitos expostos na famigerada lei urbanística municipal. O empreendimento fica localizado no Bairro Feliciano Pereira Santos, com uma área global de 24.882,00 m², matriculado no Cartório de Registro de Imóveis dessa Comarca sob o n° 21.636, Livro 2-H-D, Fls. 35, distribuídos na forma adiante especificada, constante do respectivo memorial descritivo e com base na legislação citada, que passa a viger conforme estabelecido no decreto. O loteamento terá 55 lotes.
Os 417 municípios baianos receberam, nesta segunda-feira (30), um reforço no caixa para fechamento das contas, com a antecipação pelo Governo do Estado de R$ 197,7 milhões correspondentes às receitas do ICMS e do Fundeb arrecadados entre os dias 23 e 26 de dezembro e conforme anúncio feito pelo governador Jerônimo Rodrigues. As receitas antecipadas aos municípios, de acordo com o calendário das transferências constitucionais, somente seriam repassadas em janeiro. “Entendemos a importância desse recurso para as prefeituras, e fortalecendo nossa parceria com as gestões municipais trabalhamos para que essa antecipação pudesse acontecer. Isso dá um fôlego a mais para que prefeitas e prefeitos de todo estado realizem investimentos que os municípios precisam”, comentou Jerônimo Rodrigues (PT). A antecipação foi solicitada pela União dos Municípios da Bahia (UPB) como forma de melhorar a situação financeira das administrações municipais e ajudar no fechamento das contas na reta final do ano, que coincide com o encerramento dos mandatos dos atuais prefeitos. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o valor repassado inclui a cota dos municípios na receita total de ICMS no período, e ainda as parcelas do Fundeb relativas ao ICMS, ao ITD e ao IPVA. Só de ICMS, o Estado antecipou R$ 122,06 milhões às prefeituras. A maior cota de antecipação do imposto coube à capital baiana: Salvador recebeu R$ 11,61 milhões. Em seguida, os maiores valores foram para Camaçari (R$ 7,25 milhões), Feira de Santana (R$ 4,7 milhões), São Francisco do Conde (R$ 3,94 milhões), Luís Eduardo Magalhães (R$ 3,88 milhões), São Desidério (R$ 3,16 milhões), Candeias (R$ 2,93 milhões), Simões Filho (R$ 2,65 milhões), Formosa do Rio Preto (R$ 2,51 milhões) e Vitória da Conquista (R$ 2,46 milhões). O cronograma de repasses na virada de ano foi definido após entendimento do Estado com o Banco do Brasil. A arrecadação relativa à movimentação econômica do período de 27 a 31 de dezembro será repassada em 3 de janeiro. Já a distribuição dos valores a serem arrecadados nos primeiros dias úteis de 2025, 2 e 3 de janeiro, ocorrerá em datas diferentes: dia 7 de janeiro, no caso do ICMS, e dia 8, no do Fundeb.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao programa Achei Sudoeste no Ar, o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Alex Rego, disse que o cronograma de segurança para as festas da virada de ano na região de Guanambi está concluído. Desde a última sexta-feira (27), o Tenente Coronel destacou que todo planejamento da PM foi traçado para que as pessoas possam curtir as festas com tranquilidade. Todo efetivo estará em atuação durante a virada. “O efetivo está preparado e bem organizado através do nosso setor de planejamento operacional”, pontuou. Em Guanambi, a estimativa é de que cerca de 50 mil passem pela cidade entre terça-feira (31) e quarta-feira (01). O comandante pediu que as pessoas aproveitam o show da virada em clima de paz. “O espírito deve ser de confraternização e paz para fazermos uma festa bonita. Que as pessoas saiam às ruas apenas para se divertir”, completou.