Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2025
Iuiu: Morre ex-prefeito Manoel Guedes aos 71 anos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Manoel Francisco Guedes, 71 anos, ex-prefeito do município de Iuiu, morreu nesta segunda-feira (20), em decorrência de problemas cardíacos. O ex-gestor usava marcapasso no coração. Manoel Guedes iniciou sua vida pública em 1992, quando foi eleito vice-prefeito de Iuiu na chapa encabeçada por Walter Frota. Em 1996, venceu as eleições para prefeito, cargo que ocupou por oito anos, sendo reeleito no ano de 2000. Primo do vereador, Zé Burica e do ex-vice-prefeito, Guedinho; sobrinho do ex-presidente da Câmara, Olímpio Guedes; Manoel Guedes dedicou boa parte de sua vida ao povo, com o seu jeito simples e peculiar, participou ativamente de todas as eleições já realizadas no município, seja como candidato ou apoiador. Será lembrado como um dos maiores políticos da história de Iuiu. A prefeitura municipal decretou luto oficial de três dias.

Irmãos de 15 e 19 anos são mortos a tiros após terem a casa invadida em Jequié Foto: Kelly Hosana/SSP-BA

Dois irmãos de 15 e 19 anos foram mortos a tiros na madrugada de domingo (19), após terem a casa invadida por homens armados em Jequié. Segundo informações da Polícia Civil da cidade, o crime aconteceu na quadra S do residencial Beira Rio, no bairro Cidade Nova. As vítimas foram identificadas como Ruan Gabriel Souza Barbosa e Elton Souza Barbosa. Testemunhas contaram para a polícia que viram vários homens armados na frente da casa dos irmãos. Em seguida, o grupo entrou no imóvel, atirou contra os dois e fugiu. Elton Souza foi morto dentro da casa. Ruan chegou a tentar fugir, mas foi alcançado pelos criminosos e atingido na frente do imóvel. As investigações iniciais apontam que a motivação do crime tem relação com a disputa pelo tráfico de drogas entre grupos criminosos. O duplo homicídio aconteceu após duas semanas sem registro de assassinatos na cidade. Foram registrados 11 mortes violentas nos primeiros 19 dias de 2025.

Derramamento de óleo causa acidentes na região do mercado municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste domingo (19), um derramamento de óleo na via que passa nos fundos da feira livre de Brumado causou transtornos e acidentes envolvendo motociclistas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) foi acionada para conter os perigos e atuar na solução do problema. Populares relataram que, antes da chegada das equipes, a pista escorregadia já havia provocado quedas de motociclistas. Em resposta, a SMTT realizou a interdição parcial do trecho afetado e espalhou pó de serra para absorver o óleo, restabelecendo gradualmente a segurança no local. A previsão é de que a via seja liberada completamente até o final da tarde do domingo, feriado de São Sebastião. Enquanto isso, a SMTT orienta motoristas e pedestres a redobrar a atenção. A superintendência reforçou seu compromisso com a segurança viária, destacando a prontidão de sua equipe em atender situações emergenciais e oferecer respostas rápidas para proteger a população de Brumado.

Polícia Civil apreende 130 kg de maconha em Feira de Santana Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um depósito de drogas foi desarticulado e mais de 130 kg de maconha foram apreendidos em Feira de Santana, na noite de domingo (19) e madrugada desta segunda-feira (20). A apreensão aconteceu em uma casa localizada no bairro Santo Antônio dos Prazeres, identificada através de denúncias. A ação foi realizada pela Coordenação de Operações do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. De acordo com o delegado Adriano Lobo, coordenador de operações do DEIC, o espaço era usado por um grupo criminoso envolvido com roubos à instituições financeiras e tráfico de drogas para armazenamento da maconha. A droga seria distribuída em eventos festivos em Feira de Santana e em Salvador, apontaram as investigações. Os suspeitos fugiram do local ao perceber a chegada das equipes da polícia. O material apreendido foi apresentado na sede do Deic, no bairro de Itapuã, na capital baiana. Até o momento, ninguém foi preso. As investigações seguem com o objetivo de localizar e prender os suspeitos.

2ª CIPRv apreende carga de trigo sem nota fiscal na BA-026 em Tanhaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) apreendeu uma carga de trigo sem nota fiscal na tarde deste domingo (19) na BA-026, trecho do município de Tanhaçu. Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, durante uma operação de rotina um caminhão foi abordado na unidade do distrito de Sussuarana. Na fiscalização ao compartimento de carga, os policiais verificaram que haviam 800 sacos de farinha de trigo, totalizando 20 toneladas sem o manifesto eletrônico e nota fiscal. Diante dos fatos, o veículo, a carga e o condutor foram conduzidos ao Posto Fiscal Benito Gama em Vitória da Conquista para adoção das medidas legais cabíveis.

Pai mata o próprio filho com tiro após confundi-lo com animal silvestre, diz polícia Foto: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis

Um homem de 32 anos morreu após ser atingido por tiro acidental disparado pelo próprio pai, de 63 anos, durante caçada em Divinópolis do Tocantins, região centro-oeste. As informações são do G1. O suspeito foi autuado pelo crime de homicídio culposo. O caso aconteceu no sábado (18), por volta das 23h. De acordo com a Polícia Militar, o pai teria relatado que estava caçando com o filho em uma região de mata, próximo a uma fazenda. Quando escutou um barulho de tiro e foi até o local para verificar o que havia acontecido. Ao chegar próximo do filho, ele o confundiu com um animal silvestre e teria atirado.  Conforme relatado à polícia, no momento do acidente, o local estava escuro e com pouca visualização. O pai ficou em estado de choque e não soube informar aos militares onde deixou a arma. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o pai se apresentou a 9ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Paraíso, na madrugada deste domingo (19), onde foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio culposo. O caso é investigado pela 55ª Delegacia de Polícia Civil de Divinópolis. A SSP informou que o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Palmas, passou por exame de necropsia e foi liberado para velório e sepultamento.

Dois homens morrem afogados em barragens de Anagé e Piripá Foto: Reprodução/G1

Dois homens foram encontrados mortos, neste domingo (19), após se afogarem em barragens, nas cidades de Anagé e Piripá. De acordo com informações apuradas pela TV Sudoeste, uma das vítimas, Paulo Francisco Silva Fernandes, de 38 anos, desapareceu após o barco onde estava virar, no sábado (18), na barragem de Anagé. Equipes do Corpo de Bombeiros localizaram o corpo dele neste domingo. Paulo Francisco e outras duas pessoas que estavam na embarcação tentaram desviar de um galho de uma árvore, quando aconteceu o acidente. O barco viu parcialmente submerso e as outras vítimas conseguiram se salvar. Paulo não sabia nadar e sumiu na água. Segundo relatos de mergulhadores, o corpo dele estava a uma profundidade de aproximadamente 6 a 7 metros, em uma área de difícil acesso devido à presença de galhos e árvores submersas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícia e encaminhar o corpo de Paulo Francisco para o Instituto Médico Legal (IML). Não há detalhes sobre velório e sepultamento. O outro caso de afogamento aconteceu também no sábado, mas desta vez na barragem de Laginha, na zona rual de Piripá. Paulino Pereira dos Santos, de 56 anos, tomava banho no local, quando foi arrastado pela correnteza e se afogou. O corpo da vítima foi encontrado por populares, neste domingo. Segundo relato de moradores da região, a barragem de Laginha transbordou por causa das chuvas dos últimos dias e se transformou em um rio com forte correnteza. O corpo de Paulino foi removido por equipes do DPT e levado para o Instituto Médico Legal.

Corpos de pai e filha são encontrados abraçados após deslizamento de terra Foto: Catiane Moura/Rede Amazônica

Após quase 10 horas de buscas, os corpos de Jeferson Araújo, de 30 anos, e sua filha, Ester Amorim, de 8, foram encontrados na noite deste domingo (19). As informações são do G1. Os trabalhos de resgate, que começaram no fim da manhã, se estenderam pela noite. As vítimas estavam entre os escombros da casa onde viviam, que foi soterrada, junto com outra residência, por um deslizamento de terra no bairro Redenção, Zona Centro-Oeste de Manaus. O diretor de operações da Defesa Civil Municipal, José Mendes, falou sobre as condições em que os corpos das vítimas foram encontrados e comentou sobre alguns fatores do desastre. "Estavam abraçados! O barraco deslizou completamente devido às fortes chuvas. O que sabemos é que houve uma ligação irregular de água, o que, com as chuvas intensas, causou tudo isso", afirmou Mendes. Os irmãos Jhuliana Amorim, de 27 anos, e Mateus Amorim, de 16, estavam no mesmo imóvel e sobreviveram ao desastre. Jhuliana perdeu a perna direita e segue internada no Hospital Platão Araújo, na Zona Leste da capital. Ela é companheira de Jeferson e mãe de Ester, que morreram no deslizamento de terra. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Mateus Amorim está recebendo atendimento no Hospital e Pronto-Socorro 28 de agosto. No entanto, atualizações sobre o estado de saúde dele e de sua irmã, Jhuliana, ainda não foram divulgadas. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para remover os corpos de pai e filha do local do deslizamento. Ao todo, 58 bombeiros, incluindo especialistas em resgate em estruturas colapsadas, salvamento e atendimentos de primeiros socorros, estavam no local. Além disso, especialistas com cães de resgate da corporação também participaram da operação.

Veículo com seis pessoas tomba em estrada vicinal de Macaúbas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente de trânsito foi registrado na noite deste domingo (19), por volta das 19h, no município de Macaúbas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um veículo que com seis pessoas a bordo, sendo quatro adultos e duas crianças, saiu da estrada vicinal da comunidade Lagoa do Maurício e tombou em uma ribanceira. Apesar da gravidade do sinistro, com ajuda de populares, os ocupantes conseguiram deixar o veículo. Todos passam bem. A causa do acidente ainda é desconhecida. A 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) não foi acionada para atender a ocorrência. Na Delegacia Territorial de Macaúbas nenhuma ocorrência foi registrada.

Exercícios físicos ajudam a prevenir, tratar e se recuperar de câncer Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), ressalta a importância das atividades físicas para prevenção e controle de câncer em comunicado divulgado na última semana. Alinhado à Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), o instituto destaca que os exercícios físicos são benéficos tanto para a saúde mental quanto coletiva, além de contribuírem para o bem-estar, a qualidade de vida, a socialização, a ampliação de autonomia e a participação social. A prática regular de exercícios, segundo recomenda o Inca, pode levar à redução do risco de diversos tipos de câncer, como os de mama, próstata, endométrio, cólon e reto. O estímulo à atividade física, no entanto, não deve partir apenas dos pacientes. Para o coordenador de Prevenção e Vigilância do Inca, Fábio Carvalho, a inovação da divulgação é justamente enfatizar o que a literatura científica traz em relação ao potencial da atividade física para a saúde em geral, não só relacionada ao câncer. Com a divulgação, o documento ajuda a desmistificar o senso comum de que o repouso é a melhor estratégia para pacientes oncológicos. “O que o posicionamento está destacando também é que existem políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferecem atividades físicas para a população brasileira”, observa. “Além disso, nas unidades de saúde, outros profissionais, como fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros, podem aconselhar sobre o tema e apoiar as pessoas a adaptarem a atividade física à sua realidade, de acordo com o local onde moram e o ritmo de trabalho que possuem”. As informações são da Agência Brasil.

PM apreende drogas dentro de carro na Avenida Otávio Mangabeira em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No final da tarde deste domingo (19), por volta das 17h41, uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), apreendeu drogas dentro de um veículo, na Avenida Otávio Mangabeira, no bairro Morada Nova, em Guanambi. De acordo com a PM, ao realizar rondas na região, a guarnição visualizou um veículo Gol, de cor preta, com dois jovens de 21 e 27 anos, que ao avistar a viatura arrancou bruscamente. Em seguida foi realizado o acompanhamento e ao ser realizado a abordagem foi encontrado no interior do veículo uma porção de substância análoga a maconha e três porções de substância análoga a cocaína. Os indivíduos foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Guanambi. O veículo foi removido para o pátio credenciado, pois condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

PRF apreende Jeep Renegade roubado durante fiscalização em Simões Filho Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no sábado (18), um Jeep Renegade roubado durante uma fiscalização na praça de pedágio de Simões Filho (Km 599 da BR-324). Nos procedimentos de identificação veicular, os agentes observaram sinais de adulteração. Segundo a PRF, a vistoria detalhada no Renegade levou os PRFs à descoberta de que se tratava de um clone, com diversas adulterações, inclusive as placas foram trocadas com o intuito de ‘encobertar’ a origem ilícita do veículo. Com a inscrição original do chassi, os policiais puderam chegar à placa original e descobriram ainda um boletim de ocorrência (B.O), registrado em Salvador, no qual era informado o roubo da camioneta. Diante do flagrante, o motorista de 41 anos recebeu voz de prisão e, juntamente com o veículo, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde será investigada a possível prática de receptação de veículo roubado (art. 180) e adulteração de sinal identificador de veículo automotor (art. 311), ambos do Código Penal.

Homem desaparece após acidente de jet ski em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite deste domingo (19), um trágico acidente de afogamento foi registrado na Lagoa da Várzea de Dentro, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com relatos, Emanuel Gomes Ribeiro e Mariane Costa Aguiar estavam em um jet ski quando, por volta das 20h, caíram na água durante uma manobra. Enquanto Mariane, que usava colete salva-vidas, foi resgatada por amigos, Emanuel não utilizava o equipamento de segurança e acabou submergindo, desaparecendo na lagoa. A situação mobilizou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e o Corpo de Bombeiros, que iniciaram as buscas na área. Uma equipe de serviço da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada e isolou o local para facilitar as buscas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o Corpo de Bombeiros segue empenhado na operação para localizar a vítima.

Prazo para adesão ao Refis ICMS Bahia termina em 3 de fevereiro

Contagem regressiva para os contribuintes baianos em débito com o ICMS que tenham interesse em aderir ao Refis ICMS Bahia: termina no dia 3 de fevereiro o prazo para aproveitar os descontos oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba). O Refis oferece descontos de até 95% nos valores correspondentes às multas por infrações e aos acréscimos moratórios. Até o momento, 8,3 mil contribuintes de todo o estado já aderiram ao Refis. São passíveis de regularização junto ao fisco estadual os débitos com ICMS decorrentes de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2023. Todas as informações sobre o Refis ICMS Bahia estão disponíveis no site www.sefaz.ba.gov.br, incluindo um simulador de débitos. O desconto máximo, de 95% sobre multas e acréscimos, vale para o pagamento do débito em parcela única, à vista. O programa oferece ainda a possibilidade de parcelamento do débito, estabelecendo que os descontos serão decrescentes, de acordo com o número de parcelas. A possibilidade de regularização com a Sefaz-Ba se aplica inclusive a débitos que tenham sido incluídos em parcelamentos anteriores, rescindidos ou ativos, espontaneamente denunciados pelo contribuinte, em discussão administrativa ou judicial ou mesmo provenientes de lançamento de ofício. Outro segmento contemplado pelo programa são as empresas em recuperação judicial e aquelas com falência decretada judicialmente.

Incêndio atinge padaria em Macaúbas e vizinhos debelam chamas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma padaria localizada no bairro Alto do Alexandrino, nas proximidades da rodoviária de Macaúbas, neste domingo (19), por volta do meio dia. O incêndio foi causado por um curto-circuito na caixa de energia. As chamas se alastraram rapidamente e populares com auxílio de extintores e água, conseguiram controlar o fogo. Apesar do susto, ninguém se feriu. Um morador da cidade em contato com o site Achei Sudoeste cobrou a implantação de uma base do Corpo de Bombeiros na região do Vale do Paramirim. “Se não tivéssemos agido rápido teríamos presenciado uma tragédia, já que as chamas se alastraram e corria o risco de atingir imóveis vizinhos”, relatou.

Mais de 112 mil crianças e adolescentes exercem trabalho infantil na Bahia Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Atrás apenas de São Paulo, a Bahia é o segundo estado com maior índice de crianças e adolescentes, entre 0 e 17 anos, que são vítimas do trabalho infantil. Ao todo, 112,4 mil pessoas dessa faixa etária vivem essa condição no estado baiano. Em São Paulo, esse número é de 221 mil. Os dados são do estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil – 2017 a 2023, divulgado pelo Unicef. O relatório foi elaborado com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) e analisa sete dimensões básicas de direitos: renda, educação, informação, água, saneamento, moradia e proteção contra o trabalho infantil. A dimensão de alimentação também foi avaliada a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Esta é a quarta edição desta pesquisa. O estudo é dividido em duas categorias: privação intermediária e privação extrema. Na primeira, são coletados dados de crianças, entre 5 e 9 anos, que realizaram tarefas domésticas por entre 10 e 20 horas durante a semana de referência; crianças de 10 a 13 anos que trabalharam até 14 horas ou realizaram tarefas domésticas entre 15 e 20 horas; e, por fim, crianças de 14 a 17 anos que trabalharam entre 21 e 30 horas. A Bahia ocupa o segundo lugar no ranking ao analisar essa categoria. Já a privação extrema corresponde a crianças de 5 a 9 anos que trabalharam ou realizaram tarefas domésticas por mais de 20 horas durante a semana; crianças de 10 a 13 anos que trabalharam por mais de 14 horas ou realizaram tarefas domésticas mais de 20 horas; e crianças de 14 a 17 anos que trabalharam por mais de 30 horas. Nessa categoria, a Bahia fica em terceiro lugar, com 68,4 mil crianças, atrás de São Paulo (105 mil) e Minas Gerais (70,2 mil).

Guanambi: Cidadão denuncia alto valor pago na PPP de iluminação pública Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cidadão José Afonso Sobreira Almeida protocolou na nesta sexta-feira (17) uma denúncia no Ministério Público da Bahia (MP-BA) acerca do possível sobrepreço na Parceria Público-Privada (PPP) para a iluminação pública na cidade de Guanambi. De acordo com a denúncia enviada ao site Achei Sudoeste, Almeida informou que o Município firmou um contrato de PPP com duração de 26 anos, ao custo total de R$ 150.003.478,56, com contraprestação mensal de R$ 480.780,38. Em comparação, Luís Eduardo Magalhães contratou um modelo de locação com prazo de 5 anos, ao custo total de R$ 26.444.148,60, com contraprestação mensal de R$ 440.735,81. Segundo ele, o valor médio pago por ponto de iluminação em Guanambi é de R$ 7.894,92, enquanto em Luís Eduardo Magalhães esse valor é de apenas R$ 2.188,18. Considerando o custo médio por ponto, Guanambi está pagando cerca de 3 vezes mais do que Luís Eduardo Magalhães pelo mesmo serviço. 

Guanambi: Cidadão denuncia alto valor pago na PPP de iluminação pública Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diante do exposto, o cidadão requer do MP-BA a instauração de procedimento investigatório para averiguar a regularidade do contrato de PPP firmado pelo município para a iluminação pública, bem como a notificação da Prefeitura Municipal para apresentação de justificativas sobre a discrepância de valores identificada. Caso sejam constatadas irregularidades, pediu a adoção das medidas cabíveis para a responsabilização dos envolvidos e eventual anulação do contrato, visando à proteção do patrimônio público. Apesar do alto valor pago pelo serviço, a queixa sobre a falta de iluminação pública é recorrente na cidade.

Brasil teve 38 mil assassinatos em 2024, aponta Ministério da Justiça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em 2024, o Brasil registrou 38.075 pessoas assassinadas, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgados nesta sexta-feira (17). Por dia, 104 pessoas foram vítimas, uma redução de cerca de 7% em relação ao ano passado, quando 40.768 casos foram registrados. Os números são do Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp), que recebe as ocorrências das secretarias estaduais de segurança de cada estado. A pasta ressalva que o Rio de Janeiro não enviou os dados e Alagoas, Roraima e São Paulo não divulgou os números completos. O levantamento feito pela CNN considera os casos de feminicídio, homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte no ano passado. A grande maioria das vítimas são homens, que correspondem a mais de 33 mil das mortes. Entre os estados com dados disponíveis, Bahia lidera com o maior número de assassinatos, com 4.480. Na sequência, estão Pernambuco (3.402), Ceará (3.272), Rio de Janeiro (3.128) e Minas Gerais (3.042). O mês de março foi o com maior número de mortes: 3.483. No ano passado, a taxa de assassinatos e cada 100 mil habitantes foi de 17,91. Apenas nos casos de feminicídio, foram 1.400 casos no ano — cerca de 4 mortes por dia. O estado de São Paulo liderou o número de casos com 229 vítimas.

Gasa realiza limpeza na Estrada Real entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas Foto: Divulgação/Gasa

Um dos pontos turísticos da região, a Estrada Real, localizada entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, está recebendo poda de vegetação e limpeza. Os trabalhos, que tiveram início na última quarta-feira (15), estão sendo realizados de forma autônoma por homens da do grupo Guardiões Ambientais da Serra das Almas (Gasa). Integrante do Gasa, Wbiara Dantas, conhecido como Bira, informou que o local não apresenta acúmulo de lixo, o que era registrado frequentemente nos anos anteriores. A Estrada Real é também conhecida como “rota do ouro” ou “Caminho Velho” e tem 4,5 km de extensão.

Jovem de 29 anos é presa suspeita de queimar filhos em São Francisco do Conde Foto: Reprodução/G1

Uma jovem de 29 anos foi presa em flagrante, na sexta-feira (17), suspeita de queimar e agredir os filhos, no município de São Francisco do Conde. As informações são do G1. Ela é investigada pelo crime de maus tratos. De acordo com informações da Polícia Civil, a situação foi denunciada por uma conselheira tutelar, que relatou que as duas crianças, já acompanhadas pelo órgão, estavam sendo vítimas de agressões pela mãe. Ao chegar no imóvel, foi constatado que as crianças estavam sob os cuidados de vizinhos e apresentavam queimaduras nas mãos e diversas marcas de agressões pelo corpo. Após a denúncia, buscas foram feitas para localizar a mulher, que se escondeu para evitar a prisão e por medo de represálias. A suspeita foi levada para a delegacia de São Francisco do Conde, fez os exames legais e segue à disposição da Justiça.

Itambé tenta se reestruturar após chuvas que arrasaram a cidade Foto: Wilson Alves/Web Rádio Ativa

Localizada na microrregião de Itapetinga, Itambé ainda tenta se reestruturar após as fortes chuvas que se abateram sobre a cidade. Ao site Achei Sudoeste e ao programa Achei Sudoeste no Ar, Wilson Alves, repórter na Rádio Ativa, informou que várias famílias ficaram desabrigadas com as chuvas que caíram nos dias 14 e 15 deste mês. A cheia do Rio Pardo provocou diversos alagamentos e há muitos pontos críticos na cidade. Algumas famílias sequer conseguiram voltar para avaliar os estragos em suas casas.

Itambé tenta se reestruturar após chuvas que arrasaram a cidade Foto: Wilson Alves/Web Rádio Ativa

Segundo o repórter, muitos locais são considerados de risco, tendo em vista a possibilidade de novas enchentes. “A prefeitura já alojou essas pessoas, mas a situação ainda é crítica”, acrescentou. Além do rio, a barragem local causa preocupação devido ao nível da água. No entanto, Alves detalhou que, por ora, a questão está sob controle. Diante dos estragos, Itambé aguarda no momento uma ajuda comunitária do Governo do Estado para auxiliar no socorro às famílias atingidas.

Concip Alto Sertão presta contas da gestão da iluminação pública de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Consórcio Concip Alto Sertão, responsável pelo gerenciamento da iluminação pública do município de Guanambi, apresentou o seu primeiro balanço de atividades desde que assumiu a concessão, em novembro do ano passado. A empresa implantou o Plano de Operação e Manutenção, realizou o levantamento de todos os pontos de luz do município e substituiu a iluminação da Avenida Sandoval Moraes como projeto piloto. A reposição de lâmpadas, a troca de componentes fotoelétrico eletrônico e componentes afins, para restabelecer pontos de luz está sendo feito pelo Concip em resposta aos canais de atendimento disponibilizados em linha telefônica, site e aplicativo de celular. Devido ao período chuvoso, os eventos climáticos causam mais danos à iluminação e, consequentemente, a demanda de manutenção e reparação aumenta. O balanço apresentado pela Concip mostra que, de novembro até 15 de janeiro, foram realizados 1.744 atendimentos. Para o mês de fevereiro, está previsto o início da modernização do sistema de iluminação, com a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de led.

CDL de Brumado reforça importância do diálogo com a gestão municipal Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último dia 02 de janeiro, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado protocolou um ofício ao novo gestor municipal, Fabrício Abrantes (Avante), parabenizando-o pela assunção ao cargo e apresentando temas de grande relevância para o comércio local. No documento, foram destacados pontos essenciais para o fortalecimento do setor e solicitada uma reunião para debater as demandas dos lojistas e empresários brumadenses. A CDL aguarda a realização da reunião e está confiante de que esse encontro será uma oportunidade valiosa para alinhar ações em prol do desenvolvimento do comércio e da economia local. Reconhecendo os desafios naturais do início de uma gestão, a entidade reitera a importância de um diálogo próximo entre o setor produtivo e o poder público para fortalecer iniciativas conjuntas que impulsionem o crescimento sustentável da cidade. A CDL mantém seu compromisso com os associados e com o desenvolvimento de Brumado, reforçando sua disponibilidade para colaborar e construir parcerias que beneficiem toda a comunidade. Seguimos à disposição e otimistas quanto à construção de um canal de comunicação eficaz, alinhado aos interesses do comércio local e da comunidade brumadense.

Guanambi: Gestante é transferida para presídio após ser presa com 1 kg de drogas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na sexta-feira (17), a jovem de 22 anos, que tinha sido presa em Guanambi, pela Polícia Civil durante a Operação Cara Preta, foi transferida para o Conjunto Penal de Jequié, conforme determinação da justiça. Gestante, ela foi detida em um veículo de turismo que fazia o itinerário São Paulo x Guanambi com mais de 1 kg de substância análoga à cocaína, escondida dentro de um micro-ondas, avaliada em R$ 50 mil. A presa passou por uma audiência de custódia, onde foi decretada sua prisão preventiva. Ela estava sob mandado de prisão vinculado a um processo por tráfico de drogas da Comarca de Guanambi. A ação foi executada pelos investigadores da unidade. Ao site Achei Sudoeste e ao programa Achei Sudoeste no Ar, o delegado coordenador da 22ª Coorpin disse que as drogas seriam distribuídas em Guanambi, Caetité e Palmas de Monte Alto.

CAC é preso suspeito de mandar matar homem em Santa Maria da Vitória Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um colecionador de armas de fogo, tiro desportivo e caça, também chamado CAC, foi preso neste sábado (18), suspeito de mandar matar um homem na cidade de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. As informações são do G1. Segundo o delegado Leyvison Rodrigues, que investiga o caso, Paulo Lucas Valverde Pereira foi morto no dia 20 de janeiro de 2024, com mais de dez tiros. O homem que cometeu o crime ainda não foi encontrado pela polícia. De acordo com o delegado, as investigações apontaram que o CAC, que não teve a identidade revelada, encomendou o crime após brigar com a vítima em uma cavalgada, por motivos não detalhados. A arma usada no homicídio é do suspeito que foi preso neste sábado. O armamento foi encontrado em Brasília, com parentes do suspeito, que tentavam escondê-la. O investigado tinha um mandado de prisão preventiva em aberto e era considerado foragido há quase um ano. A Polícia Civil agora tenta encontrar o suspeito de cometer o crime. O caso é investigado pela delegacia de Santa Maria da Vitória.

Arquivo