Um idoso de 69 anos foi morto a após ter a casa onde morava invadida por homens armados, na Estrada do Limoeiro, na zona rural de Jequié, no sábado (30). Segundo informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Roque dos Santos. A companheira do idoso relatou que os suspeitos invadiram a residência, roubaram uma motocicleta, um celular, uma quantia em dinheiro e atiraram contra Roque. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícia e encaminhar o corpo para o Instituto Médico Legal (IML), para passar por perícia. Não há detalhes sobre velório e sepultamento. Conforme a PC, o caso é investigado como latrocínio (quando há roubo seguido de morte) pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Jequié, na 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).
Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito registrado neste domingo (01), no bairro Alto Caiçara, na cidade de Guanambi. Segundo informou a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) ao site Achei Sudoeste, a colisão envolveu um Gol e uma motocicleta, na Avenida Mato Grosso do Sul. Os quatro feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhados para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. A SMTran removeu o Gol para o pátio do órgão.
Uma carreta carregada com manga, com placas de Vitória da Conquista, tombou na madrugada deste domingo (01), por volta das 01h30, na BR-030, na Serra dos Brindes, trecho do município de Guanambi. A carga havia saído de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informou a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) ao site Achei Sudoeste, o motorista do veículo não sofreu ferimentos. A causa do sinistro não foi divulgada. A SMTran informou que na tarde deste domingo, acontecerá o destombamento da carreta e a BR-030 ficará bloqueada por cerca de 30 minutos nos dois sentidos.
Na manhã da última quinta-feira (28), um veículo foi flagrado realizando manobras perigosas em frente ao Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT), em Caetité. O episódio, que foi registrado em vídeo e enviado ao site Achei Sudoeste, mostra o carro queimando pneus e acelerando em alta velocidade, causando alarme entre estudantes e transeuntes. Testemunhas relataram que o barulho dos pneus e a movimentação brusca do veículo chamaram a atenção de quem estava nas proximidades, incluindo alunos que aguardavam o início das aulas. O condutor já foi identificado, mas ainda não há informações sobre ações tomadas pelas autoridades em relação ao caso. A direção do IEAT ainda não se manifestou oficialmente.
Um jovem, identificado Otoniel Rebouças Matos Souza, conhecido como Tom, morreu na manhã deste domingo (01), em um acidente durante uma trilha no distrito de Maniaçu, em Caetité. A causa do acidente ainda é desconhecida. A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) não foi acionada. O jovem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado para a Unidade de Pronto de Atendimento (UPA 24h).
Devido a gravidade da lesão, ele não resistiu e foi a óbito quando estava sendo transferido para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Não há informações se o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados.
Lucas Queiroz, mais conhecido como Gago, morreu na noite deste sábado (30), em acidente registrado no município de Anagé. A vítima fatal colidiu sua motocicleta com um cavalo durante uma cavalgada. O acidente ocorreu em uma das vias principais da cidade, onde o evento estava sendo realizado. Segundo testemunhas, o animal cruzou a pista de forma inesperada, provocando a colisão fatal. Lucas, que era aluno do Colégio Renato Viana, sofreu ferimentos graves e morreu no local do acidente. O cavalo também ficou gravemente ferido. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Lucas foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista. Queiroz era aluno do Colégio Renato Viana.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um automóvel HB 20 e uma motocicleta Bis 125, com queixas de furto, durante uma ação de combate ao crime, no km 413 da BR 365, em Patos de Minas, no interior de Minas Gerais. Os veículos foram recuperados na sexta-feira (29), durante a fiscalização de uma cegonheira que seguia de São Paulo para Guanambi, transportando diversos veículos usados. Durante a fiscalização os policiais verificaram indícios de adulterações nos elementos de identificações veiculares do HB 20 e da Honda Bis 125. Em consulta aos sistemas de segurança pública, foi verificado a existência de ocorrências de furto/roubo, para ambos os veículos, registradas em 19 de novembro. Também foi constatado que o automóvel e a motocicleta utilizavam placas clonadas de outro veículo. Quando questionado, o condutor da cegonheira alegou desconhecer a situação irregular dos veículos e imediatamente repassou os dados das pessoas responsáveis pelo envio dos mesmos. Diante dos fatos, foi realizada a remoção dos veículos até o pátio credenciado da PC e a ocorrência foi encaminhada para Polícia Judiciária em Patos de Minas, para as devidas providências.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pautou para a próxima quarta-feira (4) a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Praias. De acordo com o G1, em maio, o colegiado realizou um debate sobre o tema. Devido à repercussão negativa, a tramitação ficou parada desde então, mas agora a comissão decidiu retomar o texto. A proposta estabelece um mecanismo para a venda de áreas à beira-mar que pertencem à União. Na prática, o projeto abre brecha para privatizar o acesso à praia, e não a praia em si, já que a parte frequentada pelos banhistas continuaria sendo do governo. Se aprovada pela CCJ, a matéria ainda precisará passar por duas rodadas de votação no plenário da Casa. Para remediar as críticas, o relator, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), incluiu em seu último parecer, de julho, que as praias são “bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido”. O novo texto proíbe “qualquer forma de utilização do solo que impeça ou dificulte o acesso da população às praias”. O líder do governo, Otto Alencar (PSD-BA), disse que não foi informado pelo presidente da comissão, Davi Alcolumbre (União-AP), sobre a votação, e que o Planalto é contra a medida. “Vou conversar com ele [Alcolumbre]. A princípio, não tem acordo. A posição do governo é contra a aprovação”, afirmou Alencar.
Na madrugada deste domingo (1°), por volta das 00h10, um homicídio foi registrado no Residencial dos Pássaros, em Guanambi. A ocorrência mobilizou policiais do 17° Batalhão da Polícia Militar (BPM), além de equipes de emergência e perícia. Segundo informações do boletim de ocorrência enviado ao site Achei Sudoeste, a vítima, identificada como Márcio André de Azevedo, de 38 anos, foi esfaqueada após uma discussão com o autor, um homem de 30 anos. Após o ataque, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) esteve no local e constatou o óbito. A perícia foi realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), mas a arma do crime não foi localizada. O corpo de Márcio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. O autor do homicídio fugiu do local após o ocorrido e deu entrada no Hospital Geral de Guanambi (HGG) com ferimentos provocados por arma branca no pescoço e no tórax. Ele foi custodiado no hospital por uma guarnição policial até receber alta médica, momento em que foi conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi para os procedimentos legais. O caso está sendo investigado pelas autoridades locais. Até o momento, a motivação do desentendimento entre os envolvidos não foi esclarecida.
Na noite da última sexta-feira (29), o município de Boquira foi abalado por um trágico crime considerado familiar. Adelino Carlos de Almeida, morador da cidade, foi encontrado sem vida após uma violenta discussão com seu irmão, apontado como o principal suspeito do homicídio. Segundo informou a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a guarnição foi acionada por populares por volta das 21h40, relatando um possível homicídio. Testemunhas e familiares revelaram que a briga teve início devido a um desentendimento sobre a divisão de um terreno. Uma testemunha que presenciou o episódio, relatou que o confronto escalou rapidamente, culminando na agressão fatal. Após buscas na região, os policiais localizaram o suspeito, que foi detido e encaminhado para a Delegacia Territorial de Ibotirama. Na unidade, ele passou por exames periciais antes de ser apresentado à autoridade competente. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Adelino foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Bom Jesus da Lapa para ser necropsiado. O caso segue sob investigação para apurar as circunstâncias exatas do crime.