Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na noite da última sexta-feira (23), a prefeita de Matina, Olga Gentil (PSD), sofreu uma derrota na Câmara Municipal após ter o Projeto de Lei nº 001/2026, de autoria do Executivo, rejeitado.
Em sua maioria, os vereadores justificaram vícios de legalidade, inconstitucionalidade e risco de responsabilização para o Legislativo e para a própria gestão municipal.
O projeto tinha como objetivo a alteração de dispositivos da Lei Municipal nº 047/2011, norma que, à época de sua criação, foi amplamente debatida com professores, gestores da educação e representantes do magistério.
Desta vez, no entanto, a tentativa de mudança ocorreu sem qualquer diálogo prévio com a categoria, gerando forte resistência.
Entre os pontos mais criticados da matéria estavam a alteração dos critérios para ampliação da carga horária, a exclusão dos professores readaptados desse direito, a criação do termo subjetivo de “inaptidão técnica” - que concederia poderes excessivos ao gestor da educação para negar benefícios - além da limitação da contagem de desdobramentos apenas aos últimos oito anos de serviço, ignorando o restante da trajetória profissional dos docentes.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais chegou a solicitar a retirada do projeto da pauta e a abertura de um debate amplo com os professores, porém a Assessoria Jurídica da Casa se posicionou pela legalidade da proposta.
Com o quórum confirmado, o parecer jurídico favorável ao projeto foi colocado em votação e acabou rejeitado pela maioria dos vereadores.
A derrota representa a vitória dos profissionais da educação.
Foto: Reprodução/G1 Um ex-vereador de 68 anos foi preso, na sexta-feira (26), suspeito de matar a própria companheira, no município de Aurelino Leal, no sul da Bahia. De acordo com o G1, o corpo da vítima foi localizado com sinais de estrangulamento.
Segundo informações da Polícia Civil, a mulher foi identificada como Cleonice Pereira dos Santos, de 47 anos. Conforme apuração da TV Santa Cruz, João Pereira Sena, conhecido como João da Gota, foi vereador de Aurelino Leal entre 2009 e 2012.
Ele foi localizado na região de Catulé, zona rural do município, durante uma ação policial. O crime ocorreu na noite de 31 de dezembro de 2025, quando Cleonice deu entrada no Hospital de Aurelino Leal.
As circunstâncias da morte passaram a ser investigadas pela Delegacia Territorial da cidade, que identificou indícios de feminicídio. As apurações apontaram ainda um histórico de violência doméstica e familiar praticada pelo suspeito contra a vítima.
Durante a operação que resultou na prisão, equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti/Costa do Cacau) apreenderam um aparelho celular e uma motocicleta com restrição de roubo, que também serão analisados no curso do inquérito.
João Pereira Sena foi encaminhado para a unidade policial, onde teve cumprido um mandado de prisão temporária expedido pela Vara de Jurisdição Plena da Comarca de Ubaitaba.
O homem passou por audiência de custódia e teve a prisão mantida pela Justiça.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O Governo Federal reconheceu, nesta segunda-feira (26), a situação de emergência no município de Piripá devido à estiagem prolongada que atinge a região.
A decisão foi tomada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, e oficializada com a publicação de portaria no Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento, o município passa a ter acesso a recursos federais destinados a ações de resposta e assistência à população afetada pela falta de chuvas.
A administração municipal poderá solicitar apoio financeiro para a compra de itens como cestas básicas, água mineral, refeições para equipes de trabalho e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
As solicitações devem ser encaminhadas pela prefeitura através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Após o envio dos planos de trabalho, os dados são analisados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional, que avalia as metas e os valores propostos.
Uma vez aprovados, os recursos são liberados mediante publicação de nova portaria no Diário Oficial da União.
Foto: Divulgação O ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, anunciou apoio a ACM Neto (União Brasil), pré-candidato a governador da Bahia nas eleições deste ano. Isaac Carvalho fez duras críticas à atual condução do governo estadual ao anunciar seu apoio, divulgado nesta segunda-feira (26).
Isaac afirmou que o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) vem frustrando as expectativas dos baianos ao conduzir uma gestão centralizadora, distante do diálogo com as lideranças regionais, o que tem desagregado a base em diversas cidades. O ex-prefeito ressaltou ainda que a Bahia enfrenta indicadores preocupantes no combate à violência, na geração de empregos e na educação.
“Não faz sentido a continuidade do atual governo. Existe um sentimento claro de mudança na Bahia, e ACM Neto reúne experiência administrativa, capacidade de diálogo e compromisso com o futuro do nosso estado, para restaurar a esperança do nosso povo”, afirmou. Isaac Carvalho ainda agradeceu ao presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, além do também senador Ângelo Coronel e ao deputado federal Diego Coronel, com quem mantém parceria há anos.
Historicamente, Isaac Carvalho foi a principal liderança da esquerda com forte influência em Juazeiro e em toda a região do Vale do São Francisco. Ele foi prefeito duas vezes pelo PCdoB e, depois, se filiou ao PT, partido em que consolidou sua trajetória.
Conhecido como o Vaqueiro, Isaac também destacou a trajetória de ACM Neto, considerado por duas vezes consecutivas (2013 e 2014) o prefeito mais bem avaliado do Brasil, com alta aprovação na cidade de Salvador.
Durante o encontro, Isaac e os deputados do PSDB, Adolfo Viana (federal) e Jordávio Ramos (estadual), convidaram ACM Neto para participar do carnaval antecipado de Juazeiro, na sexta-feira (30). O pré-candidato a governador da Bahia confirmou que estará presente e que, no mesmo dia, irá conceder entrevista coletiva à imprensa.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O município de Brumado recebeu o primeiro lote de vacinas contra a dengue e iniciou a imunização. O público alvo da campanha é composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Nesta segunda-feira (26), o primeiro dia, mais de 230 crianças foram vacinadas.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário municipal de saúde, Danilo Menezes, disse que o quantitativo recebido pelo município ainda é insuficiente para uma cobertura completa da população e, por isso, será priorizado o público mais sensível, ou seja, aquelas pessoas com maior risco de desenvolverem as formas graves da doença.
Para Menezes, a imunização contra a dengue representa um grande avanço para a saúde. “É um grande avanço a vacina contra a dengue. É uma das arboviroses mais frequentes em todo Brasil nesse período de chuva, calor e acúmulo de água. É um momento propício para propagação das arboviroses, mais especificamente a dengue”, destacou.
Segundo o secretário, tão importante quanto a vacina é a conscientização da população para que se evite a formação de criadouros do mosquito aedes aegypti. “As pessoas devem cuidar do seu lar e dos potenciais criadouros”, frisou.
Danilo explicou ainda que a vacina tem uma eficácia de aproximadamente 75%. “Ou seja, mesmo uma pessoa vacinada, pode desenvolver o quadro grave da dengue. Porém, após a vacinação, a pessoa tem uma probabilidade maior de não desenvolver os casos graves da doença”, esclareceu.
Um novo lote de vacinas deve ser distribuído ao município em etapa posterior da campanha.
Foto: Alberto Maraux/SSP-BA Pela primeira vez desde 2011, a Bahia não registrou roubos a instituições financeiras no estado. Os números foram atingidos com ações integradas e de inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP), com apoio do Comando de Operações da Polícia Militar (COPPM) do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil.
Os índices de roubos a bancos já estavam em queda constante desde 2022, quando quatro foram registrados. Treinamentos focados especificamente no combate aos crimes contra instituições financeiras foram desenvolvidos ao longo dos anos.
Coordenados pela Polícia Militar, o coronel Paulo Sérgio Ribeiro, comandante do COPPM, contou que as atividades foram fundamentais para um ano 100% eficaz sem registro de crime desse tipo.
“Só em 2025 foram realizadas quatro simulações de respostas rápidas contra crimes desse tipo. Esse número traduz todo o trabalho integrado das Forças das Segurança no combate ao crime organizado em nosso estado”, finalizou.
Já o Deic dedica suas forças às investigações de criminosos que atuam nos roubos às instituições. “O nosso trabalho de inteligência é fundamental para mapear as áreas de riscos e os criminosos que atuam com o crime do tipo. O trabalho conjunto com a PM e a SSP é o diferencial para o número e ficamos muito felizes com o resultado alcançado”, finalizou o delegado Thomas Galdinho, titular do DEIC.
Foto: Reprodução/Macaúbas FM Idália Silva de Oliveira procura parentes da família paterna, que possivelmente residem na cidade de Macaúbas. Segundo relatos reunidos pela família, o pai de Idália, João Lúcio de Oliveira, teria nascido no município.
De acordo com a Macaúbas FM, a mãe de Idália, Isaura da Silva Mendes e João Lúcio viveram um relacionamento amoroso em Macaúbas, onde se encontravam às escondidas.
O casal decidiu deixar a cidade e seguir para São Paulo, onde Isaura engravidou. Já no final da gestação, um cunhado de Isaura teria ido buscá-la e a levado para a cidade de Lins (SP).
Na época, João Lúcio foi denunciado às autoridades e acabou preso na delegacia de Lins, localizada em frente ao hospital municipal. Isaura permaneceu na cidade, hospedada na casa de uma irmã e visitava João Lúcio regularmente. Após ser libertado, ele se despediu de Isaura diante da revolta pela situação vivida.
Antes de partir, pediu que a filha fosse registrada com seu nome, assumindo formalmente a paternidade.
Assim, Idália foi registrada como filha de João Lúcio, embora nunca tenha convivido com ele. A família acredita que João Lúcio já tenha falecido. Há informações de que ele tinha irmãos e irmãs, além de outros parentes, ainda residentes em Macaúbas.
Idália afirma que seu único objetivo é conhecer suas origens paternas, saber quem são seus familiares e estabelecer, se possível, algum vínculo com a família do pai.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil A partir desta terça-feira (27), a Petrobras reduzirá seus preços de venda de gasolina A para as distribuidoras em 5,2%.
Dessa forma, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará a ser, em média, de R$ 2,57 por litro, uma redução de R$ 0,14 por litro.
Desde dezembro de 2022, os preços de gasolina para as distribuidoras foram reduzidos em R$ 0,50 o litro. Considerando a inflação do período, esta redução é de 26,9%.
Para o diesel, neste momento, a Petrobras está mantendo seus preços de venda para as companhias distribuidoras. Desde dezembro de 2022, a redução acumulada nos preços de diesel para as companhias distribuidoras, considerando a inflação, é de 36,3%.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Portaria nº 013/2026, que dispõe sobre a nomeação da Comissão Organizadora do Carnaval 2026, foi publicada no Diário Oficial de Brumado nesta segunda-feira (26).
A comissão é composta pelo secretário municipal de cultura, esporte e lazer, José Ribeiro Neves (presidente); pelo secretário municipal de infraestrutura, Vander Luís Santos Souza; pelo chefe de gabinete Carlos Castilho Santos Silva; pela secretária municipal de comunicação, Bethânia da Cunha Guimarães; e pelo diretor do departamento de serviços públicos, Juarez Marcelo de Oliveira.
O grupo terá a missão de planejar, coordenar, acompanhar e fiscalizar a realização das festividades carnavalescas no âmbito do município.
A coordenação dos trabalhos caberá ao presidente da comissão, que ficará responsável pela organização das atividades e encaminhamentos necessários.
Poderão ser convidados, a critério da comissão, representantes de outros órgãos, entidades ou colaboradores técnicos para auxiliar nos trabalhos, sem direito a voto.
A Comissão Organizadora do Carnaval 2026 atuará de forma consultiva e operacional, prestando apoio ao planejamento, à organização e ao acompanhamento das ações necessárias à realização das festividades, observadas a legislação vigente e as diretrizes da Administração Municipal.
O exercício das funções de membro da comissão será considerado serviço público relevante, não ensejando qualquer tipo de remuneração ou gratificação.
Foto: Divulgação/Polícia Civil A deflagração da Operação Carta Marcada, na manhã desta terça-feira (27), investiga um esquema criminoso estruturado voltado à execução irregular de contratos de prestação de serviços firmados entre a Prefeitura de Itagibá e empresas privadas. As apurações apontam indícios de direcionamento contratual e de contratações reiteradas com base em inexigibilidade de licitação, em possível violação à legislação vigente.
Ao todo, 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Itagibá (7), Dário Meira (4), Ipiaú (3) e Jequié (1). As ordens judiciais também determinaram o afastamento de dois servidores públicos municipais, entre eles um secretário e uma servidora da Controladoria do Município, além do bloqueio de aproximadamente R$ 2 milhões em bens e valores de cada investigado.
Foto: Divulgação/Polícia Civil As investigações indicam a atuação coordenada entre agentes públicos e representantes de duas empresas privadas de consultoria, com vínculos diretos com os contratos investigados. Segundo a apuração policial, o grupo apresentava divisão de tarefas, estabilidade e mecanismos voltados à ocultação e ao desvio de recursos públicos oriundos de contratos supostamente superfaturados.
A operação contou com 60 policiais civis e foi conduzida pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO), por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR).
Foto: Divulgação/Polícia Civil Durante as buscas, foram apreendidos celulares, documentos, cerca de R$ 70 mil em espécie e computadores, que serão periciados e poderão contribuir com o aprofundamento das investigações. As apurações seguem em andamento para identificar outros recursos possivelmente desviados e eventuais novos integrantes do grupo criminoso, com foco na completa responsabilização dos envolvidos.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste A Polícia Civil da Bahia deflagrou na manhã desta segunda-feira (26), no município de Guanambi, a Operação Raiz Oculta, voltada ao combate ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada na região.
Segundo informou a 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, a ação teve como objetivo o cumprimento de três mandados de busca e apreensão, resultando em expressivas apreensões e na prisão de dois indivíduos.
Durante as diligências, foram apreendidos aproximadamente 8 kg de substância análoga à maconha, 1 kg de substância análoga à cocaína, 5 balanças de precisão, 1 arma de fogo, 13 munições, vários aparelhos celulares, além de uma quantia no valor aproximado de R$ 21 mil.
Também foram apreendidos 4 veículos, sendo 2 carros e 2 motocicletas, supostamente utilizados na prática criminosa.
A operação foi realizada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Guanambi, com atuação do Gatti Semiárido e do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
A Operação Raiz Oculta reforça o trabalho integrado das forças de segurança e evidencia o compromisso permanente da Polícia Civil no enfrentamento ao tráfico de drogas, na desarticulação de organizações criminosas e na preservação da ordem e da segurança pública no município de Guanambi e região.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O cantor Diego Silva protestou, na madrugada desta seguna-feira (26), durante o encerramento da festa do Janeirão, no município de Caturama, após ter o seu show barrado no evento.
O episódio envolveu um produtor de palco e a organização da festa. O problema teria ocorrido no momento da entrada do cantor no palco.
O prefeito Antônio Leão Bomfim (PSD), o Tõe Leão informou ao site Achei Sudoeste, que no momento do ocorrido ele não estava presente no local do evento.
Um desencontro de informações entre o produtor responsável pelo som e a equipe da Polícia Militar acabou atrasando e, posteriormente, impedindo a apresentação do último artista previsto na programação. Nesse caso, o cantor da terra Diego Silva. Ele aguardava há anos por uma oportunidade de se apresentar em um grande evento público na cidade natal.
Visivelmente exaltado, Silva subiu ao palco e fez um desabafo depois de ter a apresentação frustrada. “Tô desde 4h30 da manhã esperando. Cada um tem que cumprir seu horário. Eu não vou aguentar mais. Isso é uma pouco vergonha. Eu, que sou filho de Caturama, me botaram pra cantar no final da festa. Eu não saí de São Paulo pra vim aqui passar vergonha não. Vou denunciar no Ministério Público”, disparou.
Diego chegou a atribuir a culpa pelo ocorrido à gestão municipal, direcionando sua insatisfação ao gestor do município. Apesar dos protestos, ficou confirmado que não houve interferência direta do prefeito ou da gestão e que tudo se tratou de uma falha de comunicação entre os envolvidos na produção do evento e a segurança.
Em seguida, o cantor se reuniu com o prefeito e com o secretário de Cultura, momento em que pediu desculpas publicamente, reconhecendo que a situação foi um mal-entendido.
O artista também utilizou as redes sociais para se retratar. “Houve um desentendimento. Falei na hora da raiva, mas a gente conversou e viu onde estava o erro. Já foi tudo acertado. Peço desculpas publicamente”, destacou.
Foto: Divulgação/Polícia Civil A Polícia Civil da Bahia (PC-BA) investiga se um homem e uma mulher se mataram durante uma discussão, na cidade de Catolândia, no oeste do estado.
O casal foi encontrado morto dentro de casa, na noite da última sexta-feira (23). Segundo a polícia, havia marcas de golpes de arma branca nos corpos de ambas as vítimas. Um facão que pode ter sido usado no crime foi apreendido.
As vítimas foram identificadas como Carlos Rodrigues dos Santos, de 53 anos, e Elivânia Francisca dos Anjos, de 29 anos. Vizinhos contaram a policiais civis que os dois tinham histórico de conflitos.
O corpo de Carlos foi encontrado na porta do imóvel. O facão estava ao lado dele. Já Elivânia foi localizada no interior da casa. Eles foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para necropsia. Não há detalhes sobre os sepultamentos.
O caso é investigado pela Delegacia de Catolândia, que tenta esclarecer a dinâmica dos fatos e a motivação do crime.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (26), a Portaria nº 010/2026 dispõe sobre a constituição do Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente em Brumado.
O núcleo foi instituído com o objetivo de avaliar os setores administrativos, assistenciais, técnicos e operacionais do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto; ouvir usuários, acompanhantes, servidores e demais envolvidos na rotina hospitalar; identificar falhas, gargalos, boas práticas e oportunidades de melhoria; e sugerir medidas corretivas, preventivas e de aperfeiçoamento da gestão, do atendimento e da estrutura física e funcional da unidade.
A comissão atuará de forma colaborativa, consultiva e propositiva, devendo apresentar relatório parcial a cada 15 (quinze) dias e relatório final ao término dos trabalhos, contendo diagnóstico e propostas fundamentadas.
A sua atuação ocorrerá em regime de plantão de 24 horas, conforme escala a ser definida internamente, sem prejuízo das funções ordinárias exercidas pelos membros em seus respectivos órgãos ou unidades de lotação.
A coordenação dos trabalhos caberá ao presidente da comissão, que deverá organizar os cronogramas, metodologias e relatórios.
Poderão ser convidados, a critério da comissão, representantes de setores específicos, especialistas ou consultores técnicos para auxiliar nos trabalhos, sem direito a voto.
Foto: Divulgação/Polícia Militar Um pedreiro de 40 anos foi internado em estado grave após ser agredido a pauladas durante uma briga por causa do pagamento de um litro de gasolina, no município de Conceição do Coité, no interior da Bahia. O caso ocorreu na sexta-feira (23), em um bar localizado no bairro Terra Nova.
Segundo informações da Polícia Militar, a discussão teve início porque o suspeito alegou que a vítima pegou um litro de gasolina e não pagou. Durante a confusão, o homem pegou um pedaço de madeira e atingiu o pedreiro na região da cabeça.
A vítima foi socorrida por familiares e levada inicialmente ao Hospital Português, em Conceição do Coité. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi intubado e transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde permanece internado em estado grave.
A Polícia Militar realizou diligências e identificou a residência do suspeito, no bairro Terra Nova, mas ele não foi localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O município de Guanambi também iniciou a campanha de vacinação contra a dengue. O público alvo é composto por crianças de 10 a 14 anos.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário municipal de saúde, Edmilson Júnior, explicou que essa faixa etária possui um potencial risco de complicações da doença e, por isso, foi escolhido como prioritário nesse momento.
No ano passado, conforme salientou, o município foi considerado elegível pelo Ministério da Saúde para recebimento dos imunizantes.
Ao todo, 1637 crianças e adolescentes já foram imunizados com a primeira dose da vacina na cidade. “De 2025 pra cá, já recebemos um total de 2672 doses. Foram aplicadas 1637 de primeira dose e 541 de segunda dose. Agora, temos um estoque de 339 doses”, destacou.
Aproveitando a oportunidade, Júnior convocou o público alvo que ainda não retornou para recebimento da segunda dose para se dirigir aos postos de saúde para completar o ciclo vacinal. “Quero convocar os pais e responsáveis para que aquelas crianças e adolescentes que já tomaram a primeira dose e estão em atraso da segunda dose procurem as unidades de saúde para garantir a imunidade”, afirmou.
O objetivo da campanha, segundo o secretário, é uma estratégia de enfrentamento e controle das doenças imunopreviníveis, as quais possuem um grande fortalecimento com o advento da vacina. “Nosso programa nacional de imunização é referência mundial. Então, à medida que desenvolvemos tecnologicamente vacina, ela protege a população como um todo. Quanto mais pessoas vacinadas, mais pessoas protegidas”, ressaltou.
Em Guanambi, a campanha está sendo realizada de forma descentralizada em todos os postos de saúde. Basta procurar a unidade mais próxima para imunização.
Em caso de falta da vacina no estoque, a equipe orientará o público alvo para o posto com imunizantes disponíveis.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O município de Brumado recebeu do Governo Federal kits de ajuda humanitária para serem distribuídos às famílias afetadas pelas chuvas registradas no final do ano passado.
A Defesa Civil Municipal agiu rapidamente, identificando os prejuízos causados e solicitando a referida ajuda conforme relatório do número de pessoas atingidas.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a secretária municipal de assistência social, Magaly Rodrigues, informou que, além das famílias afetadas pelas chuvas, os kits excedentes foram distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Os kits são compostos por cestas básicas (1500), produtos de higiene íntima (750) e pessoal (1499), bem como colchões, travesseiros, cobertores, fronhas, baldes, vassouras, rodos, águas sanitárias e outros produtos de limpeza.
A população urbana e rural foi beneficiada com a entrega dos kits. As famílias beneficiárias já são acompanhadas pela Ação Social através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
A secretária esclareceu que a demanda é única e não há previsão de novos kits serem remetidos ao município. “Isso não impede que, caso algum desastre natural aconteça, a gente peça novamente essa ajuda ao governo. Só nessas condições mesmo”, acrescentou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na madrugada do último sábado (24), a 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou uma ação contra a perturbação do sossego público no Bairro Peral, em Riacho de Santana.
Por volta de 01h50, a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) para averiguar denúncia de som em volume excessivo em um estabelecimento comercial localizado na Rua 13 de Maio.
No local, os policiais constataram a veracidade da ocorrência, identificando o uso de equipamento sonoro em volume abusivo.
Durante a abordagem, foi verificado que o responsável pelo estabelecimento já havia sido advertido anteriormente para reduzir o volume do som, porém descumpriu a ordem legal.
Além disso, não foi apresentada a nota fiscal do equipamento sonoro. Diante do flagrante, foi realizada a apreensão de uma caixa de som da marca Amvox, cor preta, e um pen drive, apresentados à Delegacia de Polícia Civil.
O proprietário foi enquadrado no artigo 42 da Lei de Contravenções Penais, que trata da perturbação do sossego público.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O município de Livramento de Nossa Senhora é o maior produtor individual de maracujá do Brasil. A produção local abastece diversos mercados do país, incluindo a indústria de sucos e polpas.
Os produtos são comercializados para estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Anualmente, Livramento de Nossa Senhora alcança uma colheita superior a 44 mil toneladas da fruta.
O número expressivo é resultado de uma combinação de fatores estratégicos, entre os quais as condições climáticas favoráveis, a qualidade do solo, o investimento contínuo em sistemas de irrigação e o uso de tecnologia.
O município também se sobressai como referência nacional, respondendo por uma parcela significativa da produção e consolidando-se como polo estratégico da fruticultura brasileira.
Além de impulsionar a economia local, a cadeia produtiva do maracujá gera emprego e renda, fortalecendo o setor agrícola e contribuindo para o desenvolvimento regional.
Protagonista no agronegócio nacional, o município ainda se destaca na cultura da manga. Em 2023, a fruta registrou alta de 61,9% no valor gerado na Bahia.
A região sudoeste, impulsionada por Livramento de Nossa Senhora, teve papel decisivo no crescimento bilionário do setor, ampliando mercados e garantindo fornecimento contínuo ao longo do ano.
Foto: Divulgação/Polícia Militar Quatro homens morreram após um confronto com policiais militares na tarde de domingo (25), em Barra do Pojuca, na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Nenhum policial ficou ferido.
Segundo informações da Polícia Civil, entre os mortos estão Felipe Santana Duarte, de 19 anos, Lucas Lucas Santos Barbosa, de 27, e David Carvalho Araújo, de 44. O quarto suspeito estava sem documentos de identificação.
De acordo com a polícia, os policiais faziam rondas pela localidade do Poço, quando encontrou um grupo armado e houve a troca de tiros. Os suspeitos foram socorridos levados para o Hospital Menandro de Farias, mas não resistiram aos ferimentos.
O crime foi registrado na 4ª Delegacia de Homicídios (DH) de Camaçari. Uma pistola e drogas foram apreendidas.
Foto: Reprodução/Instagram A brumadense Mavi Nunes conquistou uma vaga entre as 12 finalistas do Concurso Rainha do Carnaval de Salvador 2026.
Nunes foi classificada durante a primeira fase da competição, realizada no domingo (25), no Mercado do Rio Vermelho, conhecido como Ceasinha, em Salvador. O evento reuniu um grande público.
Entusiasmada, Mavi celebrou o apoio recebido e destacou a importância da torcida ao longo do processo. “Gratidão imensa pela torcida de cada um. Em breve abre a votação popular e conto com o voto de vocês! Feliz demais!”, declarou.
Ao todo, 27 participantes disputaram a primeira etapa do concurso. Nove jurados, compostos por profissionais das áreas artísticas e da comunicação, avaliaram as candidatas.
Critérios como desenvoltura, simpatia, comunicação e representatividade cultural foram analisados pelo corpo de jurado.
A próxima fase da competição será definida por meio de votação popular on-line, que acontece desta segunda-feira (26) até o dia 2 de fevereiro, às 18h, por meio do site oficial do concurso.
Foto: Freepik Uma família de Feira de Santana, portal do sertão, foi condenada pela Justiça do Trabalho ao pagamento de R$ 1.450.699,59 a uma trabalhadora doméstica que prestou serviços por 42 anos em condições consideradas análogas à escravidão. A decisão é da 5ª Vara do Trabalho do município.
A empregada, uma mulher negra que atualmente tem 59 anos, iniciou o serviço em março de 1982, aos 16 anos. Segundo o processo, ela trabalhou em período integral, sem salário, folgas ou férias registradas, e morava em um cômodo precário nos fundos da residência. A sentença descreveu a situação como uma “senzala contemporânea”.
Em sua defesa, a família alegou que a mulher “nunca foi empregada” e que foi “acolhida como 'membro da família'”, realizando atividades domésticas de forma voluntária.
Contudo, a perícia grafotécnica confirmou a autenticidade da assinatura da patroa na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) da trabalhadora, assinada em 2004. Os recolhimentos previdenciários foram realizados até novembro de 2009.
O juiz Diego Alirio Sabino, autor da sentença, destacou que a anotação na CTPS e as contribuições previdenciárias “desnudaram a fantasiosa alegação de que ela teria sido acolhida como 'membro da família'”. O magistrado ressaltou que testemunhas confirmaram a condição de empregada e que ela recebia “pequenos auxílios financeiros com o objetivo de dissimular a relação de emprego”.
A condenação, que ainda está sujeita a recurso, inclui o pagamento de salários de todo o período, férias, FGTS e uma indenização por danos morais no valor de R$ 500 mil. A sentença também determinou a anotação da admissão na CTPS com data retroativa a 1º de março de 1982.
O magistrado observou em sua decisão que a trabalhadora, que não concluiu os estudos, permaneceu na casa em uma condição que remonta a expressões históricas de dependência. “Ela tornou-se assim uma jovem negra 'agregada' e 'vivendo de favor' na casa”, primeiro em Santo Antônio de Jesus, depois em Feira de Santana, condição mantida por mais de quatro décadas. A sentença foi publicada em janeiro de 2026.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na noite deste domingo (25), por volta de 18h, uma guarnição da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada para atender a uma ocorrência de tentativa de homicídio na região de Malhada de Areia, na zona rural de Oliveira dos Brejinhos, na região oeste a Bahia.
No local, segundo informou a 28ª CIPM ao site Achei Sudoeste, um homem foi encontrado ferido por disparos de arma de fogo, sendo imediatamente socorrido por uma equipe do Samu 192.
Durante diligências, a guarnição realizou buscas em um imóvel indicado, onde possivelmente o autor poderia estar.
Nele, apreendeu duas armas de fogo de fabricação caseira, além de materiais utilizados para recarga. No entanto, o autor não foi encontrado.
Os materiais apreendidos serão apresentados na Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos para adoção das medidas legais cabíveis.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Policiais da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prendeu um homem por ameaça e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Felícia, em Vitória da Conquista, na madrugada desta segunda-feira (26).
A ação ocorreu após acionamento do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) para averiguar denúncia de ameaças e disparos de arma de fogo.
Durante diligências, a guarnição localizou uma pistola calibre 9 mm, com munição na câmara, no interior de um veículo, além de dois cartuchos deflagrados nas proximidades do local da ocorrência.
O suspeito foi preso e conduzido à Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, juntamente com o material apreendido, para adoção das medidas legais cabíveis.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Por volta de 12h50 deste domingo (25), uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deslocou-se à Rua Zilda Malheiros, no centro da cidade de Iuiu, após a informação de um incêndio em um supermercado.
No local, foi constatado que o fogo teria se iniciado em um aparelho de ar-condicionado no andar superior do estabelecimento. As chamas foram controladas e debeladas por populares, sem registro de feridos.
O solicitante foi orientado a registrar a ocorrência na Delegacia Territorial de Iuiu para adoção das medidas cabíveis.
Já por volta de 21h, a PM foi acionada para averiguar uma ocorrência de desinteligência familiar na Rua Ubiano Amaral, no Bairro São Sebastião, em Guanambi.
No local, a vítima, uma jovem de 20 anos, relatou que seu irmão, de 34 anos, sob efeito de entorpecentes, adentrou à residência, passou a ameaçá-la com uma faca, danificando diversos objetos do imóvel.
Diante da manifestação de vontade da vítima em representar, os envolvidos e a arma branca foram conduzidos à autoridade competente para as medidas cabíveis.
