Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Prefeitura de Brumado está realizando na cidade um grande mutirão de limpeza para combate ao mosquito da dengue. Estão sendo recolhidos nos bairros lixo e entulho através da ação.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário municipal de saúde, Danilo Menezes, destacou que o mutirão visa evitar a formação de possíveis criadouros do mosquito nas residências. “É chegado o momento de todos, o poder público e a sociedade civil, em uma junção de esforços, contribuírem para que a gente possa minimizar situações que são recorrentes, ano após ano, com relação às arboviroses”, declarou.
O secretário informou que os mutirões de limpeza estão sendo realizados por etapas, bairro por bairro, a fim de combater a proliferação do aedes aegypti na cidade.
Até o momento, ele apontou que a ação está sendo bem-sucedida diante da adesão popular em colocar os entulhos nas portas para recolhimento. “Tem sido feito um trabalho de excelência por todos os colaboradores. A população tem colaborado e sido receptiva com toda a equipe. Está havendo realmente uma junção de esforços entre a gestão e a comunidade para que possamos lograr êxito nessa empreitada, principalmente nesse período de chuvas e altas temperaturas, quando há uma tendência na elevação do número de casos”, enfatizou.
Vale salientar que as arboviroses - dengue, zika e chikungunya - são doenças endêmicas na região e o mutirão busca diminuir significativamente a ocorrência de casos no município por meio da eliminação das larvas do mosquito transmissor.
O Bahia Sem Fome acaba de conquistar um reconhecimento de peso em âmbito nacional. O programa de combate à fome do Estado foi selecionado pelo governo federal no Prêmio Brasil Sem Fome em duas modalidades: Boas Ações de Combate à Fome e Boa Gestão do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A premiação foi realizada nesta quarta-feira (17), em Brasília.
O Prêmio Brasil Sem Fome, instituído por edital do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, visa fortalecer e estimular iniciativas inovadoras de políticas públicas voltadas ao direito humano à alimentação adequada, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social.
A premiação está organizada em três categorias: “Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional nos Estados e Distrito Federal”, “Bom Funcionamento das Instâncias do Sisan” e “Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”.
Segundo o coordenador geral do programa, Tiago Pereira, a escolha do Bahia Sem Fome nessas categorias evidencia a “eficácia das ações concretas de combate à fome desenvolvidas no estado e a qualidade da estrutura institucional de gestão do sistema de Segurança Alimentar e Nutricional estadual”, destacou.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na última segunda-feira (15), o prefeito da cidade de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante), se reuniu em audiência com a secretária estadual de saúde, Roberta Santana, para tratar de assuntos relacionados ao avanço da saúde no município. A reunião foi conduzida pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT) e pelo deputado estadual Felipe Duarte (PP).
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o gestor relatou que, na oportunidade, debateu com a secretária as prioridades da área e os investimentos a serem injetados no município pelo Governo do Estado. “"Tivemos a condição de dialogar com a secretária justamente sobre os convênios e as pactuações que o Município irá assinar com o Governo do Estado a partir do ano que vem”, detalhou.
O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto foi um dos pontos centrais das tratativas. Abrantes ressaltou que, apesar de ser custeado pelo Município, o hospital atende a população regional e, por isso, precisa ser reestruturado.
O projeto da nova emergência da unidade de saúde já está pronto, devendo ser encaminhado em breve para apreciação do governo estadual. “O deputado Waldenor destinou mais R$ 1 milhão para aquisição de aparelhos em benefício da saúde local e nós já apresentamos para o governo a lista dos aparelhos que iremos precisar. Foram várias e importantes tratativas, que irão impulsionar a nossa saúde, melhorando a qualidade de vida do nosso povo e da nossa região”, afirmou.
Questionado sobre o projeto de implantação do Hospital Regional em Brumado, o prefeito respondeu que tudo depende da força política da comunidade regional. “Observamos que o nosso governador tem se preocupado muito com a saúde do interior do estado. Várias regiões estão inaugurando hospitais regionais e Brumado, até então, estava perdido nessa discussão. Conseguimos retomar e mostrar para o governo a importância que temos de sediar um Hospital Regional aqui, uma vez que Brumado é uma cidade polo que atende 21 municípios do Sertão Produtivo”, ponderou.
Ele assegurou que o seu grupo político tem articulado o pleito, buscando unir forças em prol da sua viabilização. “Voltamos a dialogar com o Governo do Estado e com o Governo Federal. Brumado voltou a ser palco de discussões importantes e eu fico feliz de estar conduzindo isso ao lado do povo”, finalizou.
Foto: Divulgação/Polícia Civil A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Itapetinga, efetuou o descarte de aproximadamente 400 quilos de substâncias ilícitas nesta quarta-feira (17). O material incinerado é fruto de diversas apreensões realizadas em intervenções policiais recentes na região e permanecia custodiado na unidade carcerária local sob responsabilidade investigativa.
O procedimento administrativo ocorreu mediante a supervisão direta do Ministério Público, assegurando o cumprimento dos protocolos jurídicos e as normas de vigilância sanitária e segurança necessárias para a destruição dos compostos.
Esta atividade institucional finaliza o ciclo de gestão do material apreendido em inquéritos de combate ao narcotráfico, impedindo a permanência desses itens em depósito e garantindo a destinação final conforme previsto na legislação vigente. A ação foi executada pelas equipes da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coopin) e da Delegacia Territorial do município.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A cidade de Malhada de Pedras ganhou o selo Ouro da Alfabetização na Idade Certa. O prefeito Beto de Preto Neto (PSD) foi condecorado, nesta quarta-feira (17), na Câmara dos Deputados, em Brasília, pelo presidente da Casa, Hugo Mota (Republicanos), devido ao avanço obtido na educação infantil no município.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o gestor afirmou que a honraria representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido por sua gestão na área da educação. “Estou muito orgulhoso e feliz por estar aqui neste momento recebendo um prêmio de honraria máxima da Câmara dos Deputados, das mãos do presidente da assembleia, Hugo Mota. É um reconhecimento do nosso trabalho na educação”, declarou.
O prefeito destacou que o título significa que Malhada de Pedras está no caminho certo, visto que a educação sempre foi uma prioridade em sua administração. Emocionado, ele dedicou o prêmio aos professores e a todos os profissionais envolvidos nesse processo. “Ficamos na classificação ouro. Dedico esse prêmio aos professores, que estão na sala de aula alfabetizando com todo empenho e carinho, e a todos os profissionais envolvidos nesse processo”, completou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Professor de carreira, Neto acredita que tudo começa pela educação. “Não existe progresso e uma boa gestão se não investirmos na educação. Eu, professor, estou muito orgulhoso porque estou conseguindo, junto com a minha equipe, realizar sonhos em Malhada de Pedras. Só me traz alegria porque os sonhos dos nossos alunos e do nosso povo também são meus”, enfatizou.
Questionado sobre quais teriam sido os pilares da revolução realizada na educação municipal, o prefeito apontou que, como é profundo conhecedor da área, já sabia quais eram as suas principais carências e pode atuar com precisão nas suas melhorias. “Já estava diagnosticado na minha cabeça. Então, montamos a equipe de educação e fomos trabalhar em cima disso. Diagnosticamos os problemas e trabalhamos em cima deles. As nossas escolas estavam totalmente sucateadas, desde a mobília até a estrutura física, e nós recuperamos tudo. Reconstruímos e construímos novas escolas, climatizamos, instalamos biblioteca... tudo que pudemos fazer pra melhorar a nossa educação nós fizemos e tem dado certo”, avaliou.
Além disso, a gestão trabalhou no reconhecimento e valorização da categoria dos professores.
O objetivo é zerar o número de alunos não alfabetizados na idade certa, concluindo a meta da prefeitura ainda neste ano de 2025.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Moradores da comunidade do Campo Seco, em Brumado, denunciaram ao site Achei Sudoeste que caçambeiros estão retirando areia de forma irregular do leito do rio que corta a região.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Ivanilson Ribeiro de Queiroz, presidente da associação de moradores do Campo Seco II, disse que a comunidade vem sofrendo com esse tipo de prática ilegal de extração mineral há anos. “Desde que a associação foi fundada esse problema acontece. Eu cresci vendo essa cena de caçambeiro tirando areia do rio. A gente tem lutado, juntamente com o Inema e o Ibama, para proteger o rio da comunidade”, destacou.
Segundo Queiroz, fiscais do Inema já estiveram no local e retiraram todos os caçambeiros, impedindo a prática irregular. No entanto, o caso voltou a ocorrer novamente e, desta vez, os caçambeiros estão atuando na fonte do rio, onde o pessoal costuma tomar banho.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Além de preservar o meio ambiente diante da conservação do rio, os moradores alegam que o recurso hídrico faz parte da história da comunidade e, apesar de sua importância, está sendo deteriorado com a extração mineral. “Queremos proteger o rio”, declarou.
O presidente relatou que os caçambeiros estão estocando a areia retirada do rio em uma propriedade rural nas proximidades.
Os moradores fizeram vídeos e imagens da extração irregular, que acontece em plena luz do dia, e cobram das autoridades ambientais uma intervenção urgente para impedir que eles continuem atuando no local degradando o rio.
Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo O Paris Saint-Germain se sagrou campeão mundial, nesta quarta-feira (17), pela primeira vez na história do clube, após vitória sobre o Flamengo. No tempo regulamentar, o duelo terminou com o placar de 1 a 1, e seguiu assim até o final das duas etapas da prorrogação. Os gols do duelo foram marcados por Kvaratskhelia e Jorginho, para o empate do Mengão.
Durante as cobranças de pênaltis, Dembélé, Barcola, Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araujo perderam as batidas. O goleiro do clube de Paris, Safonov, foi o destaque do clube, que consagrou o título para a equipe.
Além do Mundial, o Paris ainda conquistou a Champions League 2024/25, em final disputada contra a Inter de Milão, com o placar de 5 a 0.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Os municípios de Brumado e Macaúbas estão entre as cidades baianas contempladas com recursos federais para ações de resposta e recuperação após desastres naturais.
O repasse foi autorizado na terça-feira (16) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional.
Para Brumado, o valor destinado foi de R$ 865.173,00; já para Macaúbas, o valor destinado foi de R$ 1.405.264,00. Estes deverão ser aplicados em medidas de recuperação, em conformidade com os planos de trabalho apresentados pelas prefeituras.
O ministério leva em consideração critérios técnicos como a gravidade dos danos, o número de desabrigados e desalojados, e as necessidades identificadas pelo município para autorização do repasse.
Apenas municípios que obtêm reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar o apoio.
Os pedidos são feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Após aprovação, os repasses são oficializados por portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Nesta terça-feira (16), por volta de 17h, a 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em ação conjunta com a Polícia Civil, deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão no município de Piatã.
Como resultado da ação, foram apreendidos 1 (um) revólver calibre 38, com numeração suprimida; um revólver calibre 38, com numeração adulterada; 52 munições calibre 38 intactas; um punhal; uma faca; e três coldres.
Além disso, um indivíduo foi preso em flagrante.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na última semana, um mutirão de atendimentos foi realizado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) no Conjunto Penal de Brumado.
A ação evitou ao menos cinco prisões indevidas ao destravar situações que mantinham custodiados presos mesmo após decisões judiciais favoráveis à liberdade.
Além disso, assegurou assistência jurídica gratuita a todas as 751 pessoas privadas de liberdade na unidade. O mutirão contou com o apoio da Unidade Móvel da Defensoria e a participação de defensores e servidores da 15ª Regional.
A iniciativa alcançou 100% da população carcerária da unidade, incluindo pessoas que ingressaram no sistema prisional durante o período da ação. Um dos casos foi a de um homem de 78 anos, preso desde agosto, em razão de uma prisão preventiva relacionada a um fato ocorrido há 28 anos, em 1997, em São Paulo.
Foto: Divulgação/DPE-BA Atendido pelo analista da Especializada Criminal e de Execução Penal da DPE-BA, Filipe Alcantara, ele relatou o medo de ser recambiado, especialmente diante da possibilidade de uma longa viagem em camburão até o aeroporto. “Quando olhei com atenção no processo, identifiquei que havia uma prescrição. Deveria ter sido arquivado desde 2017 por conta da idade dele. Fiz um relatório e encaminhamos para a Defensoria Pública de São Paulo. Foi feita a petição e conseguimos a extinção da ação e a soltura do assistido”, explicou o servidor.
Para Filipe, o caso ilustra a importância da atuação integrada, que uniu atendimento presencial, análise cuidadosa do processo e articulação rápida com a DPE-SP, resultando na extinção da ação penal e na liberdade do assistido.
Foto: Divulgação/TCE-BA O conselheiro Gildásio Penedo foi eleito nesta terça-feira (16) presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para o biênio 2026–2027. A eleição ocorreu por aclamação, em um cenário de consenso entre os conselheiros, mesmo com o colegiado funcionando com quórum incompleto, já que duas cadeiras seguem vagas.
Penedo assumirá o comando da Corte tendo como vice-presidente o conselheiro Marcus Presídio, que deixa a Presidência após dois mandatos consecutivos, e como corregedora a conselheira Carolina Matos. Também foram definidos João Bonfim para a Ouvidoria e Inaldo Araújo para a direção da Escola de Contas.
A decisão por aclamação foi construída após todos os conselheiros indicarem previamente os cargos que pretendiam disputar, o que permitiu uma composição sem votação nominal e reforçou o clima de unidade interna. O plenário ficou lotado de servidores, que acompanharam a sessão marcada por aplausos e manifestações de apoio.
Em breve pronunciamento, Gildásio Penedo destacou que retorna à presidência com senso redobrado de responsabilidade. Ele lembrou que sua última passagem pelo cargo ocorreu durante a pandemia e afirmou que agora terá a oportunidade de conduzir uma gestão mais ampla e propositiva. Penedo também elogiou a atuação de Marcus Presídio à frente do TCE, ressaltando o fortalecimento institucional promovido nos últimos quatro anos.
Ao se despedir da presidência, Presídio agradeceu aos conselheiros e servidores e afirmou sair com a sensação de missão cumprida. “Foi um período intenso, de crescimento do Tribunal. Levo comigo gratidão e orgulho do que construímos juntos”, declarou.
A nova Mesa Diretora assume oficialmente em janeiro, com o desafio de manter a estabilidade institucional do TCE em um momento de recomposição do colegiado e de intensa atuação fiscalizatória sobre as contas do Estado.
Foto: Márcia Santana/SSP-BA Um homem de 49 anos foi preso na tarde de terça-feira (16), na zona rural de Palmas de Monte Alto, durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Crime.
Em conjunto, o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) realizou a prisão do indivíduo no Povoado de Pinga Fogo.
A prisão foi decretada após indícios de que o investigado estaria perseguindo, física e psicologicamente, a vítima.
A Justiça considerou que a conduta se repetia com frequência e que medidas cautelares alternativas não seriam suficientes para garantir a segurança da vítima.
O entendimento foi de que a liberdade do investigado poderia resultar em novos episódios de perseguição e possíveis ameaças.
O mandado foi cumprido sem resistência. O homem foi localizado em sua residência. Depois de detido, ele foi conduzido para a Delegacia Territorial de Palmas de Monte Alto, onde foram adotadas as providências legais cabíveis.
Foto: Reprodução/G1 Um homem de 30 anos foi assassinado dentro do carro onde trabalhava como motorista por aplicativo, nesta terça-feira (16), na cidade de Itabuna, no sul da Bahia.
Segundo apurou a TV Santa Cruz, testemunhas contaram que a vítima foi surpreendida por homens armados em duas motos, que fugiram após os tiros. Nada de valor foi levado.
Robson Tadeu Moreira Júnior morreu no local do crime. O corpo dele ficou no carro até a remoção do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O veículo tinha marcas de tiros nas janelas do motorista e traseiras.
A perícia realizada na área recolheu mais de 20 cápsulas no chão, ao redor do carro, e dentro do veículo. Alguns disparos chegaram a atingir a parede de uma casa, mas não houve registro de feridos por balas perdidas.
O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Não há detalhes sobre sepultamento. Robson Tadeu estava noivo e atuava como motorista por aplicativo há poucos meses.
A Polícia Civil (PC) investiga se a atividade tem relação com o crime. Ainda não há detalhes sobre autoria e motivação do ataque a tiros.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na sessão desta segunda-feira (15), a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou a doação de um terreno para construção da sede própria da Ordem Espiritualista Cristã Vale do Amanhecer no município.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Adjunto Avador Mestre Wellington Teixeira Aguiar agradeceu ao prefeito Fabrício Abrantes (Avante) e ao presidente do legislativo, Rubens Araújo (PP), por todo apoio até o atendimento do pleito.
O Vale do Amanhecer é uma Ordem Espiritualista Cristã sem fins lucrativos, que presta auxílio espiritual para pessoas em necessidade. “Não cobramos nada. Tudo lá é feito de graça. Aos pacientes que chegam em busca de auxílio espiritual e alívio de suas dores conseguimos oferecer muitos trabalhos”, destacou.
Hoje, a entidade funciona em um espaço alugado, cujas dimensões já estão pequenas para a demanda de atendimentos.
Segundo Teixeira, graças à doação do terreno, 2026 será um ano de vitórias para o Vale do Amanhecer, não só de construção física, mas também espiritual para todos os envolvidos no projeto. “Lá é a casa de todos. Todos são bem-vindos. Não distinguimos religião”, enfatizou.
A entidade atua em Brumado há 25 anos. Para o Adjunto Avador, a partir do próximo ano, a ordem viverá um novo ciclo. As obras devem ser iniciadas em janeiro.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Por volta de 22h50 desta terça-feira (16), durante rondas ostensivas na BR-245, a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) abordou três indivíduos em atitude na cidade de Ibipitanga.
Na busca pessoal, foi encontrado com um dos abordados sete papelotes de substância análoga à cocaína. Em continuidade à ação policial, foi feita uma busca minuciosa no veículo utilizado pelos indivíduos, sendo localizados mais onze papelotes da mesma substância, R$ 160 em espécie e 3 aparelhos celulares.
Os envolvidos foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Ibipitanga, juntamente com todo o material apreendido, para adoção das medidas legais cabíveis. Eles estão à disposição da Polícia Civil.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Sociedade São Vicente de Paulo, conhecida como Vicentinos, está comemorando 45 anos de ações solidárias na cidade de Brumado. Em alusão à data, o grupo foi homenageado com uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal, indicada pelo vereador Reinaldo de Almeida Brito (Avante), o Rey de Domingão.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Quel Cerqueira, presidente do conselho da Sociedade São Vicente de Paulo, destacou que o trabalho dos Vicentinos teve início com um grupo de jovens, que se reunia em escolas. “O grupo foi tomado por esse amor e essa vocação em prol dos pobres. O nosso serviço é totalmente para os pobres e mais necessitados, principalmente aqueles que não têm renda fixa”, detalhou.
Segundo Cerqueira, os membros do grupo realizam visitas para verificar a real situação das famílias. Estas são acompanhadas por um período de tempo até serem cadastradas como assistidas pelos Vicentinos.
As famílias são contempladas com cestas básicas e, em caso de necessidade, com o pagamento das contas de água e luz. “O nosso trabalho não é só de visita. O nosso trabalho acaba sendo mais humanitário do que se permite ser. Essas famílias tornam-se a nossa família. É um vínculo muito forte e amoroso”, ressaltou.
Para Quel, há uma troca poderosa nessa relação: os Vincentinos dão o básico para suprir as necessidades dos assistidos e, em troca, recebem amor e muito mais em graças. Com relação à Moção de Aplausos, a presidente disse que ficou surpresa com o reconhecimento, visto que o trabalho da Sociedade São Vicente de Paulo, movimento ligado à Igreja Católica, é de “formiguinha” e sem grandes divulgações. “Estamos surpresos e imensamente alegres. Agradecemos demais. Não esperávamos”, declarou.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Um crime de extrema violência chocou moradores do município de Macaúbas, nesta terça-feira (17), quando um homem matou três pessoas da própria família no distrito de Lagoa Clara, povoado do Quebra, zona rural da cidade.
As vítimas são uma mulher, a filha dela, uma criança, e uma tia, todas assassinadas com golpes de foice dentro da residência. O suspeito fugiu após o crime e segue sendo procurado.
À reportagem do site Achei Sudoeste e do Programa Achei Sudoeste no Ar, o comandante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), major André Nobre, esclareceu a ocorrência de um triplo homicídio na cidade. “Um triplo homicídio qualificado, motivado por motivo torpe, em razão do grau de parentesco e da confiança que o autor tinha das vítimas, inclusive uma criança”, afirmou o oficial.
Segundo ele, o crime ocorreu por volta das 7h, e equipes do 1º Pelotão, e a própria guarnição comandada pelo major estão mobilizadas nas buscas.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste De acordo com a Polícia Militar, o suspeito, identificado como Guilherme Vicente da Silva, teria tentado inicialmente atacar o tio, João Francisco Alves, em seu local de trabalho. Posteriormente, ele seguiu até a residência e matou Zilda Maria da Silva, a filha menor do casal, Aline Silva Alves, e Glorêna de Jesus Silva, tia da esposa.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia, enquanto guarnições seguem em diligências na região para localizar o suspeito. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Bom Jesus da Lapa.
Ainda durante a entrevista, o major explicou que há informações não confirmadas sobre um possível surto psicológico do suspeito, mas ressaltou que esse tipo de avaliação cabe à perícia. “Isso é um diagnóstico que precisa ser avaliado por perícia médica. A polícia não tem legitimidade para afirmar se houve surto ou não. O que aconteceu foi um crime, e nosso objetivo agora é a captura do autor para apresentá-lo à delegacia e ao Judiciário”, pontuou.
De acordo com a PM, a arma utilizada foi uma foice, com golpes principalmente na região do pescoço e em outras partes do corpo.
Foto: Reprodução/Correio 24h Um homem identificado como Andreson Bezerra de Carvalho, 46 anos, que se apresenta como pastor e líder religioso nas redes sociais, foi preso nesta terça-feira (16), suspeito de matar a jovem Ana Paula Oliveira da Silva, 23, e jogar o corpo dela no rio Cauamé, em Boa Vista, no estado de Roraima. A prisão ocorreu no bairro Silvio Leite, zona Oeste de Boa Vista. As informações são do G1.
Um vídeo mostra o momento em que Andreson é preso pela polícia. Em um primeiro momento, ele questiona o motivo da prisão. Durante a abordagem, Andreson afirma que conheceu Ana Paula em um bar no bairro Pitolandia, e que os dois saíram juntos após o encontro. Segundo ele, a jovem pediu uma carona e os dois pararam para comprar bebidas alcoólicas antes de seguirem em direção à região do Cauamé.
O suspeito disse à polícia que deixou Ana Paula próxima à entrada da área do rio e que saiu do local sozinho. Ele também negou ter presenciado ou cometido qualquer crime. Andreson afirmou ainda que havia outras pessoas na região, que a vítima era usuária de drogas e também alegou não saber que a jovem havia morrido. Ana Paula foi encontrada morta no dia 7 de novembro deste ano. O corpo estava sem roupas e preso a galhos às margens do rio Cauamé.
As invstigações da Delegacia Geral Homicídios (DGH) apontam que Andreson e a vítima se encontraram em um bar no bairro Dr. Silvio Botelho, no dia 6 de novembro. Após o encontro, Ana Paula deixou o local na garupa da motocicleta conduzida pelo suspeito. Em seguida, os dois pararam em um mercado para comprar bebidas alcoólicas. Depois, seguiram para a região do rio Cauamé e atravessaram a ponte por volta das 11h.
Cerca de uma hora depois, às 12h44, Andreson foi flagrado por câmeras de segurança voltando sozinho da região do rio. Ele carregava o capacete que era usado pela vítima. Segundo a investigação, durante o trajeto de volta, ele olhou “de forma deliberada” para o rio, na mesma margem onde o corpo de Ana Paula foi encontrado no dia seguinte.
Todo o trajeto feito pela motocicleta até a ponte sobre o rio Cauamé foi registrado por radares e câmeras do sistema de monitoramento urbano. A polícia suspeita que Ana Paula tenha sido morta próxima à região onde o corpo foi localizado. Durante buscas no local, agentes encontraram roupas e pertences da vítima.
Inicialmente, a Polícia Civil informou que a vítima trabalhava como pescadora. No entanto, relatos de testemunhas e análises apontam que ela vivia em situação de vulnerabilidade social e atuava como garota de programa, segundo as investigações. Ana Paula era mãe de duas crianças. A causa da morte dela foi apontada como asfixia por afogamento.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em março do próximo ano, o delegado da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, Arilano Botelho, informou que o Núcleo de Inteligência da unidade deverá ser inaugurado.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, ele destacou que dois servidores que atuarão no núcleo já estão passando por capacitação.
Com relação ao novo complexo da 20ª Coorpin na cidade, Botelho relatou que o projeto demanda tempo. “O terreno, na realidade, era da União. O processo está caminhando e já está sendo feita uma doação para o Município. Depois, o Município cederá esse terreno para Polícia Civil”, detalhou.
O coordenador acredita que, nos próximos quatro meses, toda documentação estará pronta e legalizada. “Aí é só o governador bater o martelo para construção. A construção em si demora pouco tempo. Em 2026, as obras começam. Tenho certeza disso”, completou.
As obras para reforma do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também deverão ser iniciadas no próximo ano.
Foto: Divulgação/Polícia Civil A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista, promoveu a incineração de 335 quilos de entorpecentes, distribuídos em tabletes e porções de cocaína, maconha e crack, na terça-feira (16), em uma empresa localizada no Centro Industrial do município.
As substâncias, apreendidas durante ações das forças de segurança que atuam na região, foram incineradas com a presença do Ministério Público e estavam sob custódia da DTE. A ação integra a operação “Natal Sem Drogas”.
A Polícia Civil da Bahia segue conduzindo investigações para desarticular grupos criminosos envolvidos na comercialização de drogas na região.
Foto: Poliana Santos/SSP-BA Nesta segunda-feira (15), um homem de 56 anos foi preso após ser flagrado dirigindo sob efeito de álcool e sem habilitação no município de Carinhanha. O condutor foi abordado por volta de 14h30, na Travessa São Geraldo.
Segundo informou a 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste denúncias apontavam de que o motorista conduzia o veículo colocando em risco a segurança de pedestres e outros condutores.
Segundo testemunhas, o carro chegou a colidir contra um muro em via pública. Durante as diligências, os policiais localizaram o veículo e realizaram a abordagem.
Conforme constatado pela guarnição, o homem apresentava sinais visíveis de embriaguez, como dificuldade de equilíbrio, fala alterada, desorientação e forte odor etílico.
Ele recebeu voz de prisão e teve o veículo apreendido. Em seguida, foi encaminhado à Delegacia Territorial de Carinhanha para adoção das medidas cabíveis.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil 56% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece permanecer por mais quatro anos no cargo, enquanto 41% defendem sua reeleição em 2026. Os dados são de uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (16).
Apesar da maioria dos entrevistados se posicionar contra a continuidade do petista no Palácio do Planalto, o levantamento trouxe um sinal positivo para o presidente. A diferença entre os que rejeitam e os que apoiam uma nova candidatura de Lula diminuiu oito pontos percentuais em apenas um mês.
Em novembro, 60% dos entrevistados afirmavam que Lula não merecia continuar na Presidência, enquanto 37% eram favoráveis à sua permanência. Agora, esse percentual caiu para 56%, ao mesmo tempo em que o apoio subiu para 41%.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O acusado de matar o adolescente Danillo Caio Ribeiro de Oliveira, de 16 anos, foi identificado, mas segue foragido em Caculé. O menor foi morto a tiros durante a invasão de sua residência na madrugada de terça-feira (16).
A identificação do suspeito ocorreu após diligências realizadas pelo serviço de investigação, com base em imagens de câmeras de monitoramento levantadas pelos agentes de inteligência.
Com o apoio de guarnições da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizaram buscas nos endereços ligados ao suspeito.
No entanto, o indivíduo não foi localizado e é considerado foragido. O delegado responsável pelo caso deverá adotar as medidas cabíveis, incluindo a solicitação de prisão preventiva do autor.
O crime segue sendo investigado pela Polícia Civil.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste No domingo (14), o 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) participou de uma importante ação educativa ao ministrar uma palestra sobre Segurança Pública e Drogas na sede do Núcleo de Formação de Bombeiros Civis de Guanambi, como parte da iniciativa “Bombeiro Mirim”.
O projeto, que atende crianças de 6 a 11 anos, tem papel fundamental no desenvolvimento social, educacional e disciplinar dos pequenos, fortalecendo valores como cidadania, respeito à vida e consciência comunitária.
A interação entre as instituições reforça o compromisso com o bem-estar social e a prevenção desde a infância, construindo uma sociedade mais segura e consciente.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite desta terça-feira (16) no trevo que liga as BA-156 e BA-245, a cerca de três quilômetros da entrada de Macaúbas.
No local, segundo informou a Macaúbas FM, um caminhão Atego 1419, e um Fiat Strada, com placa de Barreiras, colidiram.
José Diógenes Cardoso Bastos, de 60 anos, funcionário da Prefeitura de Macaúbas, e Edivaldo de Jesus, de 54 anos, ficaram presos às ferragens e não resistiram.
O condutor do caminhão informou para a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que não foi possível evitar a colisão devido à velocidade dos acontecimentos.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Ele seguia viagem após realizar entregas em Macaúbas quando o Strada, ao fazer a conversão da BR-245 para a BA-156, acabou invadindo a pista contrária. Apesar de ter tentado desviar, o choque foi inevitável.
Com o impacto, o caminhão saiu da pista, desceu uma ribanceira e parou em um matagal às margens da rodovia. O ajudante do caminhão, Welton Pereira Silva, sofreu ferimentos e foi socorrido pelo Samu 192, sendo encaminhado para uma unidade de saúde em Macaúbas.
O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os corpos das vítimas fatais serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Bom Jesus da Lapa.
A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.
