Achei Sudoeste


Técnico em engenharia constrói uma arca em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há 26 anos em Brumado, o cearense José Adonato Moreira, técnico em engenharia, está construindo uma arca no município. A obra está localizada à margem da faixa de servidão da BA-262 com a BR-030, próximo ao terminal rodoviário. A arca começou a ser construída no segundo ano do mandato do prefeito Eduardo Vasconcelos. Na ocasião, o gestor embargou a obra alegando que a mesma feria o código de obras e urbanismo da cidade por não respeitar o limite de segurança entre a rodovia e a ferrovia que margeiam o empreendimento. O caso foi parar na justiça e, no primeiro ano do mandato do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), Adonato recebeu parecer técnico do Derba e da FCA apontando que a obra não compromete os limites de segurança estabelecidos para as construções. Com isso, o atual gestor concedeu novamente o alvará de construção e a obra foi reiniciada. O site Brumado Notícias visitou a arca na companhia de seu construtor e o mesmo falou sobre a persistência no projeto. 

Técnico em engenharia constrói uma arca em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Naquela ocasião, foi um dilúvio que veio contra mim e a minha família, sofremos muito com aquele episódio. Quando eu comecei essa obra logo me veio aquele dilúvio de perseguição e frustração. Mas assim como a arca de Noé venceu todas as dificuldades e barreiras e venceu o dilúvio, ela não afundou e estamos aqui hoje”, disse. A nossa reportagem pode constatar que o local já virou uma espécie de referência na região. A arca possui quatro apartamentos nos andares superiores, pontos comerciais no primeiro andar e estacionamento no subsolo. No terraço, todas as particularidades de uma embarcação de verdade, com direito a cabine de comando, que ficará em um dos quartos do apartamento. Embora muitos nomes tenham surgido para a obra, Adonato resolveu homenagear seu filho e a mesma se chamará Adonae. “Além de o nome do meu filho, Adonae na bíblia quer dizer Senhor”, explicou. Ainda não há um prazo para conclusão da obra.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Eureclides Moreira
Lágrimas rolam no meu rosto ao ver essa reportagem. Adonato, tentam nos parar, frustrar nossos sonhos, mais não conseguem estou muito feliz por você. Parabéns.