Previsto para 2016, o novo aeroporto de Vitória da Conquista terá sistema de operação por Instrumento IFR (Instrument Flight Rules). Através do sistema, o piloto segue um conjunto de regras para conduzir uma aeronave, se orientando por instrumentos de bordo, ao invés de referências visuais exteriores à aeronave, que dependem das condições climáticas. O sistema operacional proporcionará aos voos noturnos maior segurança. Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, as obras já foram iniciadas e o projeto do novo aeroporto, orçado em R$ 60,3 milhões, conta com uma pista de pouso e decolagem com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, um pátio para aeronaves de 193 metros de comprimento e 50 metros de largura, uma pista para taxiamento de aviões, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno e acessos viários, além de serviços de prevenção, salvamento e combate a incêndio. Com as mudanças, o aeroporto atuará com aviação regular (voos de linhas aéreas e transporte de cargas) e não regular (voos executivos).