Achei Sudoeste


Estudantes quilombolas são premiados em concurso de crônicas em Tanhaçu
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último dia 7 de maio, no auditório do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães (CEACM), em Tanhaçu, foi realizada a cerimônia de premiação do I Concurso de Crônica, Biografia, Relatório e Notícia, que compõe o projeto interdisciplinar de leitura e escrita “Novos olhares sobre Tucum e Tapagem”, de autoria do professor Erivan Coqueiro Sousa. Tucum e Tapagem são comunidades quilombolas do município. Ao site Achei Sudoeste, o professor destacou que, durante o projeto, os alunos realizaram visitas às comunidades para conhecer de perto as suas tradições culturais, raízes, imaginário folclórico, literatura, valores e a associação representativa daquele povo. “A partir daí, os alunos produziram vários textos e tivemos essa premiação na culminância final que ocorreu no dia 7”, afirmou. Os dois primeiros colocados de cada gênero textual receberam certificados e livros patrocinados pela instituição. O objetivo da proposta, segundo Coqueiro, foi possibilitar aos alunos conhecer a realidade das comunidades quilombolas e o contexto social cultural dessa gente que faz parte do município. “Os alunos ficaram encantados”, celebrou. Diretora da unidade de ensino, Adeanne Brito ressaltou que os estudantes são oriundos das comunidades quilombolas, da zona rural e da sede e o trabalho valoriza cada local para que eles se sintam pertencentes ao todo. Segundo Brito, o projeto foi uma oportunidade ímpar para que os alunos pudessem conhecer mais profundamente a realidade quilombola e valorizar a sua cultura. Outros projetos que contemplam toda comunidade serão realizados ao longo do ano na unidade.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.