Os moradores das comunidades dos Pebas e adjacências, com o apoio de populares dos Bairros São Félix, Malhada Branca e Jardim de Alá, fizeram uma barricada de pneus queimados bloqueando a BR-030, próximo à rótula de entroncamento com a BA-262. O bloqueio foi feito em protesto contra a construção do presídio, cujo projeto de doação de terreno foi aprovado em sessão extraordinária realizada na Câmara de Vereadores na última quinta-feira (18). Os manifestantes fizeram faixas e cartazes de protesto contra os vereadores, que aprovaram o projeto do executivo municipal. Mesmo com a pista bloqueada, os manifestantes faziam questão de ressaltar que era um protesto pacífico e, por isso, a cada cinco minutos eles liberavam a passagem de veículos.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a Polícia Militar estiveram no local negociando com os manifestantes a liberação da rodovia, mas acabaram cedendo ao apelo dos mesmos em liberar a pista nos períodos determinados. A presidente da associação de moradores dos Pebas, Marizete Pécora, que organizou o manifesto, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que este é o primeiro de vários protestos contra as obras do presídio que poderá ser construído acerca de três quilômetros da comunidade.
Pécora disse que a comunidade foi traída pelo legislativo local, que não convocou a população para discutir o assunto. “Temos três vereadores que se dizem representantes da nossa comunidade que não levantaram a voz para nos defender. Precisamos é de ações públicas sociais para recuperar os nossos jovens e não de presídio para atrair mais bandidos e prejudicar ainda mais a nossa comunidade. Podem ficar sabendo que nós vamos invadir a prefeitura e a câmara e esses que se dizem nossos representantes terão que nos ouvir. Presídio aqui não!”, desabafou ela.