Achei Sudoeste


Assistente social de Sebastião Laranjeiras critica interferência de gestores na merenda escolar
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na cidade de Sebastião Laranjeiras, na região sudoeste da Bahia, Fernanda Mesquita, apontou que o cardápio da merenda escola não segue uma alimentação saudável e nutritiva, muitas vezes, devido à interferência dos próprios gestores em muitos municípios. Ao site Achei Sudoeste, Mesquita explicou que muitos gestores optam pelo mais fácil: biscoitos de água e sal e suco de pacotinho, tendo em vista que os processos licitatórios acabam dificultando a participação do pequeno agricultor. “Muita coisa precisa ser revista para que os pequenos agricultores possam fornecer pra escola e para os órgãos públicos. Na maioria das vezes, o nutricionista faz o cardápio, mas não tem como seguir porque quem define mesmo o que é comprado é o próprio gestor. Acredito que precisa de um olhar diferente”, ponderou. Para a coordenadora, o processo de compra da merenda escolar precisa ser facilitado no sentido de promover e fomentar a participação dos pequenos agricultores a fim de beneficiar os alunos com uma alimentação saudável. “O Governo Federal e o Governo do Estado precisam abrir exceções e fazer uma busca ativa do que é a realidade de cada localidade e do que é mais importante, dando oportunidade para esses pequenos produtores venderem para os órgãos públicos”, opinou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Diesse Alves
O negócio não é só interferência dos gestores, mas deveriam a população inteira inclusive mães e pais dar sua opinião ...Infelizmente a política em nosso município interfere na qualidade de ensino e de alimentação para os alunos. Município tem variedades de frutas e acho que o servidor em parte quer tudo de mão beijada. Temos fartura de manga, tamarindo, goiaba e muito mais... Em vez de ficarem só aguardando os gestores façam polpas de frutas elas duram muito tempo... Em vez de dizer que só temos suco de pacotinho. Muitos se acham e esquecem que tem muitos alunos que a merenda ajuda e muito as mães e fora que tem mais de classe mais altas um pouco que mandam merenda nível top e aí começa a desigualdade. Já sofri muito com isso na escola e esse problema tem mais de 30 anos.