Criado em 2009 na Bahia, o programa Saúde em Movimento já foi copiado por outros estados e tem se tornado referência no setor. No total, mais de 400 mil exames e consultas, além de mais de 130 mil cirurgias de catarata foram realizados somente no estado de origem. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, declarou que as equipes envolvidas buscam bater a meta de mais de 2.500 cirurgias de catarata. Se alcançado, o número será um recorde dentre todas as etapas já realizadas pelo programa.
Segundo Feres, a meta não está longe de ser batida, tendo em vista que relatório apresentado nesta quarta-feira (04) aponta que já foram realizadas quase 7 mil consultas e exames e cerca de 2 mil cirurgias de catarata durante os sete dias de atendimento do programa na cidade. Diante do quadro, o secretário reconhece e agradece o esforço de todos os envolvidos, destacando em especial o papel fundamental dos agentes comunitários de saúde de todos os municípios que estão inseridos na etapa regional.
“Só tenho que agradecer ao prefeito e a todos os profissionais que atuaram durante o programa. A princípio, pensávamos em um gasto no entorno de R$ 120 mil, mas os nossos cálculos atuais já estão perto dos R$ 140 mil. Saúde não tem preço, mas tem custos. Estamos muito satisfeitos de ver pessoas que chegaram aqui sem enxergar e hoje estão saindo daqui enxergando. É por isso que destaco os agentes comunitários de saúde que tiveram um papel fundamental, pois se não fosse esses agentes não conseguiríamos em menos de trinta dias reunir cerca de 7 mil pessoas para os atendimentos. Eles foram a campo e trouxeram os pacientes para cá. Estão todos de parabéns”, ressaltou Feres. A partir do dia 02 de julho, os pacientes que foram operados retornarão ao programa para receberem os óculos, os quais também estão sendo disponibilizados pelo Saúde em Movimento.