Achei Sudoeste


Prefeitura de Brumado promoveu modernização e ampliação dos serviços de saúde no município
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nos últimos anos, a saúde de Brumado se desenvolveu baseada no plano de governo da atual gestão, pautado na ampliação e modernização dos serviços e atendimentos em saúde prestados à população. Das Unidades Básicas de Saúde, Hospital e Policlínica Municipais aos novos programas desenvolvidos, muita coisa mudou. Para se ter uma ideia, de 2005 para cá, o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto foi ampliado em 400%, passando de 1,5 mil metros quadrados para mais de 7 mil metros. As novas construções permitiram que 80 novos leitos fossem criados e que até duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) fossem instaladas no local. Os 10 leitos de UTI adulto e outros 10 neonatal atenderam mais de 4000 pacientes em seis anos de funcionamento. Para que tudo funcione bem no hospital, a Prefeitura de Brumado investe mensalmente cerca de R$ 3 milhões. O hospital também vem crescendo no número de serviços ofertados: só em 2022 foram realizadas 4000 mil cirurgias e 82 mil atendimentos prestados. Outro fator de destaque para o centro hospitalar é a sua capacidade de realizar a captação de órgãos para transplante - de quando foi habilitado em 2019, 05 processos de captação já foram realizados.

Prefeitura de Brumado promoveu modernização e ampliação dos serviços de saúde no município
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Além do hospital, Brumado tem como suporte nos atendimentos e consultas a Policlínica Municipal Manoel Fernandes, um espaço dedicado ao amplo atendimento e melhor assistência aos pacientes. Só em 2022, foram mais de 21 mil atendimentos e procedimentos realizados por lá. Juntos, Hospital e Policlínica Municipais oferecem atendimentos em 25 áreas médicas diferentes. Os investimentos também se refletem nos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde. Hoje, Brumado conta com 21 equipes multiprofissionais distribuídas em 15 UBSs. Toda população tem um ponto de referência próximo de sua casa para buscar assistência médica, medicamentos gratuitos, vacinas, atendimento pré-natal, odontológico, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, entre outros. A Gestão “Educar para Libertar” também foi pioneira ao construir uma Academia da Saúde destinada à oferta de aulas de pilates gratuitas. Localizada no Bairro Dr. Juracy, a Academia de Saúde atende em média 400 pacientes por semana. O sucesso foi tanto que a prefeitura está construindo a segunda Academia de Saúde, agora nas proximidades da Praça Armindo de Azevedo.  

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.