Achei Sudoeste


Nos 100 anos de rádio no Brasil, Zé Maria narra o surgimento do rádio em Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No dia 07 de setembro de 1922, quando foi celebrado o centenário da Independência da República, foi realizada a primeira transmissão de rádio no Brasil. Na época, foi transmitida a fala do presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira. Apenas 28 anos depois, em Brumado, o empresário Oflávio Torres e o jovem José Maria Viana, de apenas 15 anos, realizaram a primeira transmissão radiofônica no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Viana contou que, em 1950, a história do rádio em Brumado começou com o programa “PRVB - A Voz de Brumado”. Na época, segundo ele, a rádio consistia em músicas variadas e notícias da cidade e região, a exemplo do Programa Folha de Urtiga. “Comecei menino no rádio, com 15 anos. Oflávio trouxe a aparelhagem de Vitória da Conquista e, com isso, comecei a falar e tomei vício”, relatou.

Nos 100 anos de rádio no Brasil, Zé Maria narra o surgimento do rádio em Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

José Maria disse ainda que um dos grandes sucessos da rádio na cidade era as radionovelas, cujos efeitos eram feitos na hora, de improviso, bem como o show de calouros. “Tudo ao vivo. Era uma audiência muito grande”, falou, entusiasmado. O radialista doou ao acervo histórico municipal o primeiro microfone utilizado em uma emissora de rádio da cidade. O equipamento transmitiu ao vivo a passagem do então presidente Getúlio Vargas pela cidade de Vitória da Conquista, durante a construção da BR-116, popular Rio/Bahia. Hoje, passados 72 anos dessa primeira transmissão, o município conta com duas emissoras de rádio convencional e várias webrádios, além de blogs, podcasts e canais de influenciadores digitais no YouTube e em outras plataformas virtuais.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Amaury
Não seria a divulgadora que tinha caixas e som nos postes da cidade, a rádio de fato nunca foi inaugurada, a rádio Brumado Radiodifusão Sertaneja LTDA, 1490 Khz em AM, essa emissora teve outorga em 1980, mas os proprietários não colocaram a mesma para funcionar e a outorga foi declarada como perempta, Brumado é a única cidade do planeta terra com potencial econômico relevante e não possui nenhuma emissora de rádio comercial em funcionamento, cidades com o mesmo porte de Brumado e menos desenvolvimento econômico possuem até três rádios comercial em funcionamento, até nisso nossa cidade perde para cidades menores e muitas delas com menos expressão do que a nosso município.