Achei Sudoeste


Ter uma conta bancária PJ pode significar muito para o amadurecimento do seu negócio, seja para pequenas e médias empresas. Quando um negócio resolve dar um passo e abrir uma conta corrente, significa que está se profissionalizando ainda mais. Afinal, começar separando as despesas da empresa com seus gastos pessoais é a primeira etapa para essa profissionalização. Além disso, quando se tem uma conta para pessoa jurídica, as instituições financeiras tendem a oferecer benefícios e vantagens muito mais atrativas do que para pessoas físicas. E se tem uma coisa que toda pessoa que administra uma empresa quer, é vantagens atrativas para o seu negócio. Tudo que favorece o lucro, na legalidade, claro, deve ser visto com mais carinho. Para te ajudar a entender mais esses benefícios que a conta bancária PJ tem a oferecer para o seu negócio, esse texto vai te mostrar em mais detalhes qual a importância e, porque sua empresa precisa abrir esse tipo de conta.     

O que é conta bancária PJ?

Para ficar ainda mais claro sobre tudo o que envolve a conta bancária para empresas, é importante entender que se trata de uma conta bancária feita para empresas. A diferença está, justamente, em algumas funcionalidades diferentes de uma conta pessoal, como emissão de boleto de cobrança, por exemplo. Um detalhe importante é que, para abrir uma conta jurídica, é necessário estar inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – mais conhecido como CNPJ. Ou seja, ser uma empresa formalizada. A conta PJ pode ser tradicional, de bancos convencionais, ou de bancos digitais, aqueles em que tudo é operado pela internet, desde a abertura até solicitações de empréstimos, sem a necessidade de ir a uma agência física.

Diferença da conta PJ para a conta pessoa física

Basicamente, não há diferença no sentido operacional da conta bancária PJ para à PF. De forma geral, uma conta pessoal é aberta no CPF de uma pessoa e suas movimentações estão atreladas à pessoa física. A conta PJ é aberta no CNPJ da empresa e se refere aos movimentos financeiros da pessoa jurídica. Além disso, a conta para empresas costuma ter funcionalidades desenvolvidas para necessidades específicas de empresas – como emissão de boleto de cobrança, por exemplo.

É obrigatório ter uma conta PJ?

Essa é uma dúvida de muitas pessoas que administram uma empresa. A verdade é que não existe uma lei que obrigue as empresas a terem uma conta bancária jurídica. Entretanto, pode ser uma boa opção para quem quer profissionalizar a gestão da empresa e dar mais um passo em direção ao crescimento.  Sem contar que, mesmo sem uma lei que obrigue, algumas companhias exigem uma conta jurídica para pagar fornecedores. Ou seja, ter uma conta PJ pode ser um requisito para atender mais clientes – incluindo grandes negócios.

Vantagens da conta bancária PJ

Além da possibilidade de se fazer mais negócios, há outras vantagens para se ter uma conta bancária PJ na empresa. Confira as principais listadas abaixo.

1 - Centralização de contas

Um dos benefícios da gestão financeira é conseguir ter visibilidade geral e integrada de todos os gastos e despesas do negócio. Quando se faz isso, é possível administrar melhor o dinheiro e entender o retorno que o investimento traz. Quando você tem contas misturadas, ou seja, opera as contas da empresa e suas contas pessoais junto, fica mais difícil e complexo conseguir esse tipo de análise. Então, uma das vantagens de se ter uma conta bancária pj é exatamente conseguir centralizar as contas em um único lugar, sem ter que perder tempo conferindo extratos bancários para saber o que foi gasto com a empresa ou não. Isso facilita, também, com as tomadas de decisões.

2 - Melhor gestão financeira

Essa possibilidade de centralização de despesas e receitas em um único lugar ajuda a melhorar a gestão financeira do seu negócio. E como já é de conhecimento de toda pessoa empresária, é impossível administrar bem uma empresa sem ter um bom controle financeiro.

3 - Taxas diferenciadas

Isso aqui também não é uma regra, mas é comum as instituições financeiras cobrarem taxas diferenciadas para contas empresariais. Acontece que as movimentações financeiras corporativas tendem a ser maiores que as de pessoa física. E claramente os bancos estão muito interessados nisso. Além disso, há um risco menor de inadimplência quando se fala em cliente pessoa jurídica. Logo, devido a isso, os bancos conseguem oferecer taxas de juros mais atrativas, já que confiam mais que receberão em dia.

4 - Acesso a crédito

Quando você mostra ao banco parceiro com uma boa movimentação financeira com a conta-corrente pj e também que paga todas as contas em dia, você passa a ter um bom relacionamento com o banco. Com esse bom relacionamento, vem também boas ofertas de crédito, que podem ser importantes para investir no negócio – seja abrir uma filial, comprar maquinários ou matéria-prima, ou até aproveitar juros mais baixos para quitar contas mais altas.

5 - Emissão de boletos

Ter uma conta bancária para pessoa jurídica significa poder emitir boletos para seus clientes. Isso é importante, principalmente pelo fato de, no Brasil, o boleto bancário ser um dos principais meios de pagamento para os consumidores. A depender da empresa que você for abrir sua conta PJ, essa emissão de boleto tende a ser gratuita, como no caso Cora, uma conta digital para pessoa jurídica que não cobra mensalidade e oferece, ainda, cartão de crédito sem anuidade.

6 - Cartão de crédito empresarial

E por falar em cartão de crédito, ele é um bom aliado das empresas quando usado de forma cautelosa. Quando você abre uma conta pessoa jurídica, o banco normalmente oferece a possibilidade de contar um cartão. No caso de cartão pj, o limite tende a ser mais alto também! Tendo em vista que as movimentações costumam ser mais altas para pessoa jurídica. Só é preciso ter muito cuidado com as taxas cobradas deste tipo cartão. Procure negociar bem, inclusive, com a isenção da anuidade. Afinal, pode parecer pouco, mas esse pouco pode sim influenciar diretamente na sua lucratividade.      Além desses, há outros serviços que se pode ter acesso com a conta bancária PJ, como maquininha de cartão para vender no crédito, por exemplo. Pronto, agora você já conhece o que é uma conta bancária PJ, suas vantagens e, porque seu negócio não pode deixar de ter uma. Aproveite e compartilhe este texto com seus amigos. Com certeza ele será útil para eles aprenderem os benefícios desse tipo de conta também.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.