Achei Sudoeste


Residentes na área de saúde de Guanambi e Dom Basílio paralisam atividades por causa de redução no valor da bolsa-salário

Residentes de áreas da saúde, como Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Enfermagem, da região sudoeste da Bahia paralisaram as atividades profissionais por causa da redução no valor da bolsa-salário. A adesão foi feita em seis cidades: Una, Bonito, Dom Basílio, Guanambi, Bom Jesus da Lapa e Mairi. Os residentes desenvolvem um processo formativo em Saúde da Família pelo Programa Estadual de Residência Multiprofissional. Segundo os residentes, a redução da bolsa-salário aconteceu após o aumento da alíquota do INSS, sob a lei da Reforma da Previdência, que passou de 11% a 14%. Esse aumento teria gerado um prejuízo para os residentes. Por meio de nota enviada ao G1, o Ministério da Saúde informou que tem analisado cenários de correção no valor das bolsas de Residência em Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, parlamentares e entidades de classe. O Ministério da Saúde reforçou a importância do trabalho dos residentes no SUS e disse que debate a melhor forma de adequar as solicitações da categoria. Também por meio de nota, o Ministério da Educação disse que entende a importância do pleito dos residentes e disse trabalhar com as demais entidades pagadoras (Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) para a solução das demandas dos residentes.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.