Por volta das 16h da última segunda-feira (20), o detento Dione Moreira Cardoso, 21 anos, conhecido por seu comportamento problemático, colocou fogo na cadeia em que estava preso no município de Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia. De acordo com a polícia, o fogo se alastrou rapidamente e o desespero tomou conta dos detentos. Por ordem da delegada, os policiais militares e o carcereiro abriram as celas para socorrer os presos queimados.
Segundo o radialista Vilson Nunes do Programa Giro de Notícias, o Samu 192 foi acionado e a equipe de socorristas constatou que três presos apresentavam algumas queimaduras e outros dois haviam inalado bastante fumaça, sendo necessário que todos fossem encaminhados para o Hospital Municipal. O fogo atingiu apenas as celas em que estavam Dione, autor do delito, Miraldo de Jesus Alves, Deleon Lopes da Silva, Deilton Rocha Teixeira e Ednaldo Viana Bernades.
Até o momento a polícia não sabe dizer se Dione agiu sozinho ou contou com ajuda de mais algum preso. Segundo a polícia, meia hora antes do ocorrido a juíza Adriana Silveira Bastos esteve no local a fim de conversar com os detentos, que ameaçavam colocar fogo na cadeia em razão das proibições de banho de sol e visita íntima.