De acordo com dados divulgados pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), 125 bilhões de litros de combustível foram comercializados no mercado brasileiro - o que representa um crescimento de 5,2% das vendas de combustível no país, em 2013. As vendas de lubrificantes nas empresas afiliadas subiram 6,6%, em relação a 2012. Ainda segundo o Sindicom, entre as entidades associadas, o etanol hidratado teve maior aumento nas vendas, de 7,5%, entre um ano e outro. A oferta do produto cresceu no mercado influenciado pelo preço competitivo - cerca de 70% menor que o da gasolina - e também pela desoneração de impostos como o PIS e a Cofins. Até o fim do ano, o biocombustível deve ultrapassar a venda de gasolina. Esta última deve ficar entre 4,3% e 5,3%. Já o gás natural veicular (GNV) sofreu queda de 4%, principalmente em razão da expansão da frota de passeio (4,3%). O diesel, usado para o transporte de cargas e de passageiros, deve crescer 5,1%. O Sindicom informou que o crescimento das vendas de combustível, em geral, está acima do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) no país em 2013. O crescimento do PIB está estimado pelos economistas entre 2% e 2,5%. As informações são da Agência Brasil.