Achei Sudoeste


Brumado: Comissão da Fiol produz relatório com as demandas da população
O relatório terá como base os questionamentos feitos pela população durante a Audiência Pública e a visita dos deputados no canteiro de obras. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um relatório social contendo as demandas da população de Brumado relacionadas às obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), no Lote IV, que tem sede no município, será elaborado pela Comissão da ferrovia. As informações do documento foram coletadas durante visita ao canteiro de obras da Fiol e na Audiência Pública realizada pelo colegiado, na Câmara Municipal de Brumado, na última quinta-feira (21). Questões relativas às desapropriações, à construção de um plano de recuperação de estradas vicinais próximas ao traçado da Fiol, o qual a Valec se comprometeu a desenvolver, a recuperação dos danos causados pelas detonações aos imóveis próximos à obra, e a necessidade de recuperação da Lagoa de Itaquaraí, afetada após as obras terem desviado o leito do rio que a abastecia, são algumas das demandas relatadas no documento. A implantação do Porto Seco em Brumado é outro ponto de destaque no debate sobre o tema. A deputada e presidente da Comissão da Fiol, Ivana Bastos (PSD), disse que o colegiado apresentou ao Ministério dos Transportes a Carta de Barreiras, que defende a construção da unidade em Brumado. Segundo ela, a construção do Porto Seco na cidade já é garantida. “Defendemos, inclusive, que o porto seja construído na proximidade da BA-148, próximo à ponte pela qual passará o trem e que já está pronta”, declarou a parlamentar. De acordo com dados apresentados pelo diretor de Planejamento da Valec, Jair Galvão, e pelo gerente de contrato da Andrade Gutierrez, empresa que compõe o consórcio construtor, já foram executados mais de 39% da obra do trecho - informação que confirma que o Lote 4 é o mais avançado dos que já estão em construção. No total, já foram recrutados mais de 3 mil funcionários, sendo que 96% da mão de obra é composta por trabalhadores da região.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Caxião Ribeiro
Eu desde antes percebo que os gestores de Lagoa Real estão dormindo no ponto e consequentemente não estão percebendo que o trem (PORTO SECO) está passando. Devia estar de olhos abertos desde antes. Não é por ser de Lagoa Real que acho que este porto deva ficar aqui, mas por questão de justiça e logica, Lagoa Real é um dos municípios mais pobre da Bahia. Este porto ficar em Brumado vai de encontro a logica da desconcentração de investimentos e renda. Brumado já concentra muita arrecadação comparando com os municípios da nossa região, por esta razão acho que a deputada Ivana está equivocada ao seguir as regras da velha politica brasileira privilegiar os privilegiados. Prefeito Zezinho a companheira Ivana é a sua deputada!