O desacerto entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Coelba, o qual interrompeu o recebimento de pagamentos de contas de energia nas casas lotéricas, tem causado transtornos aos consumidores em todo o estado da Bahia. Estes estão sendo obrigados a enfrentar longas filas nos expressos e correspondentes bancários de cada localidade. Nesta quarta-feira (11), após inúmeras reclamações por parte dos consumidores em todo o estado, o Ministério Público da Bahia publicou uma recomendação de urgência direcionada à Coelba, com vistas a restabelecer o contrato com a Caixa para que as contas de energia voltem a ser pagas nas casas lotéricas. Enquanto ainda não há um posicionamento entre as partes, os consumidores, que são obrigados a enfrentar longas filas, por horas e debaixo de sol, se queixam dos transtornos e da falta de comprometimento entre a instituição financeira e a estatal. Em Brumado, são inúmeras as reclamações nas filas, conforme registrado pelo site Achei Sudoeste. “As duas partes só estão pensando nos próprios lucros. Nós clientes e consumidores é que estamos pagando as consequências. Se fosse um país mais sério, com cumprimento mais rígido das leis, as duas instituições já teriam sido penalizadas com reparação de danos e os problemas sanados, mas, nesse nosso ‘brasilsão’, eles brincam as nossas custas”, ponderou o autônomo Rogério Alves. “Tempo é o bem mais valioso para o ser humano, porém a perda de tempo gera transtornos e muitos prejuízos. Eu não tenho tempo para perder tempo em fila por causa dos caprichos da Coelba e da Caixa. Toda a comunidade baiana deveria ser ressarcida pelas duas instituições, mas, ao invés disso, além das grandes e demoradas filas, ainda fomos presenteados com a bandeira vermelha que elevou nossas contas de energia”, reclamou o aposentado Antônio Pereira.