Mais um episódio de corte de energia realizado no final de semana foi registrado em Brumado. A moradora de uma residência localizada na Praça Armindo Azevedo, que preferiu não se identificar, relatou ao site Achei Sudoeste que acordou no último sábado (24) com uma equipe da empresa que presta serviços à Coelba finalizando o corte no fornecimento de energia para sua casa. A moradora declarou que tinha consciência da conta em atraso, porém não recebeu nenhum aviso prévio da empresa informando sobre a realização do corte. “Fui pega de surpresa em um dia de sábado. Se fosse no meio da semana menos mal, mas bem em dia em que nos impossibilita de pagar o boleto e solicitar a religação. Acho isso uma afronta e danos morais ao consumidor. Já passou da hora de termos uma lei municipal que proíba esse tipo de comportamento da Coelba e da Embasa”, destacou.
Nossa reportagem esteve na residência e pode comprovar que a moradora teve de improvisar a iluminação com lampiões a pilha e, como autônoma, ficou impossibilitada de preparar seus produtos para trabalhar no final de semana. No ano de 2004, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou uma lei de autoria do então vereador Gilberto Lima, que proíbe a Embasa e a própria Coelba de cobrarem a taxa de religação dos serviços aos consumidores locais. Já em 2013, o então vereador Welinton Lopes (DEM) apresentou um projeto que proíbe as empresa de realizarem os referidos cortes ao Ministério Público, OAB, Coelba, Embasa e Procuradoria Municipal para ser avaliado pelas instituições e ser tramitado para votação na câmara, porém o mesmo acabou engavetado. A lei, embora não aplicada em Brumado, já foi aprovada em outros municípios, a exemplo de Guanambi.