Achei Sudoeste


Moedas comemorativas e antigas são supervalorizadas por colecionadores de Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Muitos brumadenses apreciam a arte de colecionar objetos que com o tempo se tornaram raros e ganharam grande valor sentimental e econômico. Recentemente, moedas comemorativas de R$ 1 estamparam diversas modalidades esportivas dos jogos olímpicos e paraolímpicos, realizados no Rio de Janeiro, no ano passado. O site Achei Sudoeste conversou com um comerciante sobre suas moedas expostas na parede. Além das moedas olímpicas, o colecionador também expõe moedas em comemoração ao Banco Central. “Já tiveram várias ocasiões em que o freguês teve de esperar a gente ir trocar o dinheiro em outras lojas pra passar o troco, mas essa na parede não sai daí pra nada. É um registro da nossa história recente que temos orgulho de preservar”, disse o colecionador. 

Moedas comemorativas e antigas são supervalorizadas por colecionadores de Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ele possui uma das mais raras moedas comemorativas, que é a da bandeira olímpica anunciando o evento no Brasil, avaliada pelo mercado livre em torno de R$ 150. “Essa sim não tem preço”, frisou. Nossa reportagem encontrou ainda na região do Mercado Municipal o feirante Cândido Amorim Santos, que há mais cinquenta anos coleciona várias antiguidades, dentre elas cédulas e moedas, inclusive da época do Cruzado e do Cruzeiro. O artigo mais antigo e apreciado é uma moeda datada de 1877, do Brasil Imperial, que o colecionador não faz ideia do valor histórico. “Já estou com idade avançada e não tenho mais pique pra ir atrás, então se alguém tiver interesse nas peças pode me procurar”, disse. Em Brumado, há também colecionadores de cartões telefônicos, selos e outros itens bastante valorizados em várias partes do país.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.