Com apenas três anos de existência, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caculé já é um referência no sudoeste baiano. Na última terça-feira (7), o site Brumado Notícias visitou o local e acompanhou as atividades realizadas pela Apae. Em um prédio doado pelo Governo de Caculé durante a primeira gestão do prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, sessenta alunos são assistidos pela instituição no município. De acordo com a diretora da unidade, Hermosina Oliveira, a instituição é mantida em parceria com a prefeitura de Caculé.
Bem localizada, no centro da cidade, a Apae conta com um veículo novo, um ônibus com elevador adaptado para os alunos, quatro professores, uma psicóloga, uma psicopedagoga, uma assistente social, uma assistente de saúde, uma fisioterapeuta e uma nutricionista - tudo pago com recursos do município. Os alunos iniciam as atividades sempre no início da tarde, de segunda a sexta, em um ambiente agradável e bem estruturado. O refeitório da unidade conta com alimentos saborosos que agradam todos.
O governo de Caculé também construiu um consultório de fisioterapia para atender as necessidades dos assistidos. “O prefeito Beto Maradona é um parceiro e amigo de nossa instituição. Todos aqui são gratos a ele, principalmente pela sua humanidade em ajudar os nossos alunos. Além de tudo ele sempre está presente na Apae acompanhando o nosso trabalho e visitando os alunos. Em todos os eventos realizados aqui ele se faz presente e é sempre o primeiro a chegar. Se não fosse a sua dedicação e empenho certamente tudo isso aqui não seria realidade”, disse a diretora Hermosina.
O gestor caculeense, que é sensível, incentivador e apoiador das questões sociais, conhece cada aluno e se emociona ao falar sobre a Apae. “Todas as vezes que venho na instituição eu me sinto mais fortalecido. Aqui sou bem recebido e retribuo esse carinho com o nosso apoio”. Maradona ainda garantiu que a sua administração continuará atuando em prol da instituição. “Já estamos analisando a possibilidade de se construir uma piscina, além de já estar assegurando recursos para a construção de uma brinquedoteca e a troca de pisos e telhados da Apae”.