Cumprindo o que havia sido decidido em assembleia, os professores de Brumado marcaram presença no desfile cívico do 7 de Setembro em uma manifestação contra o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e a secretária municipal de educação, Acácia Gondim. Segundo disseram os manifestantes ao site Brumado Notícias, ambos são os principais responsáveis pelo desencadeamento da greve.
O prefeito, que até então acompanhava a passagem dos cortejos no coreto central da praça, abandonou a solenidade com a chegada do movimento e acabou sendo vaiado pelos populares. Em coro, os mesmos pediam que o gestor retornasse para a área das autoridades. Mesmo sem a presença do prefeito, os professores utilizaram um carro de som, faixas e cartazes a fim de expor aos presentes os motivos da greve e ainda convocaram o chefe do administrativo para negociar pelo fim da paralisação.
Um dos cartazes do protesto mostrava os professores sentados em um formigueiro.Sem um acerto entre as partes, a greve dos profissionais da educação continuará até que a administração, o sindicato e os professores cheguem a um denominador comum.