Mesmo com grandes shows na região, muitas famílias brumadenses preferem manter a tradição de celebrar o São João em casa, ao pé da fogueira. Na Rua São João, a tradição é mantida por toda a vizinhança há mais de 50 anos. O site Brumado Notícias registrou os preparativos das comidas e bebidas típicas na casa da vovó Ninhia, onde vizinhos, parentes e amigos se juntam todos os anos para celebrar o dia do santo forrozeiro. Mesmo cega, a vovó da rua acompanha todos os preparativos desde o início da década de 1960.
“O São João é a festa mais bonita e mais saborosa do ano e com as melhores músicas. Fico feliz de termos tantas famílias unidas aqui em nossa rua, embelezando ainda mais a nossa festa”, disse a matriarca. A rua está recebendo ornamentação com bandeirolas e mais adereços. Outra matriarca que gosta de manter a tradição, mas na venda de figueiras, é Dona Quita, que também há quase 60 anos comercializa o símbolo maior do São João na porta de casa, na Rua Bahia.
A tradição está passando para o neto, Petrônio, que vê no exemplo da vó a motivação para continuar o legado. “É uma alegria poder de alguma forma colaborar para que os devotos de São João possam manter a tradição de acender a fogueira em suas casas. A festa de São João tem toda uma beleza singular. Eu amo o São João”, contou a vovó.