Achei Sudoeste


Brumadenses tomam gosto pelas exóticas e medicinais rambutan e mangustão
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há pouco tempo sendo cultivada comercialmente no Brasil, a exótica e medicinal rambutan, ou rambutão, fruta originaria da região da Malásia, começou a conquistar o paladar dos brumadenses. De casca macia e avermelhada, semelhante ao urucu, é conhecida como “a delícia do pacífico”. Seus frutos são de polpa suculenta, translúcidos e bem doces quando maduras, semelhantes a lichia e com sabores que lembram as uvas Italia e Rubi. Produz frutos médios e grandes e soltam-se facilmente da casca com um leve toque. O cultivo da rambutan tem ganhado fôlego na cidade de Valência, sul da Bahia, de onde tem se espalhado para o resto do estado. Preocupado com a saúde e qualidade de vida, o comerciante Luiz da Mata tem promovido o consumo da fruta em Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele destacou que a fruta faz parte da milenar cultura culinária natural asiática e tem em suas propriedades cálcio, potássio e vitaminas A e C, que operam na prevenção e combate a doenças muitos comuns no Brasil, como diabetes e câncer.

Brumadenses tomam gosto pelas exóticas e medicinais rambutan e mangustão
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Parceira do rambutan, o mangustão também tem chamado a atenção dos brumadenses. No mundo, o mangustão foi batizado como “o rei dos frutos” e “mais saborosa fruta do mundo”. Os títulos não são pra menos: o doce e suave sabor da polpa é marcante e sem igual. A fruta também tem origem nos países asiáticos, onde é bastante cultivada. O mangustão  é uma fruta extremamente saudável, possuindo baixo valor energético e rica em carboidratos. Luiz Mata e outros lavradores já iniciaram o cultivo dos frutos em Brumado e esperam colher os primeiros resultados nos próximos quatro anos, período de início de safra comercial. “Meu lucro de verdade com essas frutas será a promoção de alimentos saborosos e saudáveis que colaboram com o bem estar, boa saúde e longevidade. Acredito que a população local dará muito valor a esses frutos e seus benefícios”, pontuou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.