Achei Sudoeste


Comissão da Fiol e do Porto Sul debate futuro das obras a partir de novos investimentos
Foto: Camila Queiroz

Em audiência, a Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e Porto Sul debateu os protocolos de intenções firmados pelo Governo do Estado com empresas chinesas. Além de outras autoridades, o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, marcou presença na reunião. A parceria entre Bahia e China foi selada em recente viagem do governador Rui Costa (PT) ao país. Entre as novas informações apontadas pela presidente do colegiado, deputada estadual Ivana Bastos (PSD), está a indicação inicial do modelo econômico e financeiro com que a parceria seria executada. A deputada recebeu com grande expectativa as informações e destacou o esforço do governo estadual em encontrar um caminho para a conclusão dos projetos. “A China é totalmente desenvolvida no que diz respeito a transporte sobre trilhos e a chegada deste reforço para a Fiol é de grande expectativa para todos nós”, afirmou. Segundo o secretário, Rui Costa está trabalhando junto ao Governo Federal para inserir um investidor privado nas obras que são públicas. O caminho inicialmente analisado é firmar com a empresa chinesa um contrato de venda antecipada de direitos de passagem. Este modelo é comum no cenário brasileiro de parcerias para exploração das atividades ferroviárias. No caso da Fiol, acredita-se ser possível legalmente que o investidor aporte recursos para a conclusão da obra e, em contrapartida, passe a ter, em percentual minoritário, o direito de cobrar pelo uso da ferrovia por determinado tempo. A ideia é que a obra permaneça federal sob a direção da Valec, que continuará sendo a concessionária da obra, podendo fazer subconcessões, se necessário, e também licitações em determinados trechos.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Leandro Cardoso
Nós já esperamos demais para saber uma data de retorno das obras, se vai ser esse ano ainda ou ano que vem ou quando a galinha nascer dentes?