Através de uma ação conjunta promovida pela 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), pelo batalhão da cidade de Barreiras, pela Cipe/Sudoeste Caesg, pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e por guarnições dos municípios de Macaúbas e Livramento de Nossa Senhora, a 'Operação Capital do Minério' foi realizada em Brumado na madrugada desta terça-feira (20). Em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, a operação tinha por objetivo deter acusados de tráfico de drogas, suspeitos de homicídios e crimes contra o patrimônio. No total, foram mobilizados 130 policiais, entre soldados e oficiais, distribuídos em 30 viaturas.
A polícia promoveu um cerco nos bairros periféricos da cidade, onde seria cumprida a ordem judicial. Segundo relatório policial, durante a ação no Bairro Urbis II, Danilo Pereira de Souza, o popular Dansonso, reagiu à prisão de modo violento, deflagrando vários tiros contra a polícia. Os soldados revidaram o ataque e o acusado foi alvejado. O mesmo chegou a ser socorrido e encaminhado pela polícia ao Hospital Professor Magalhães Neto, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Os outros homens, entre os quais um menor de 16 anos, se renderam e foram encaminhados para a delegacia. Duas armas, uma calibre 38 e uma calibre 32, com três cartuchos deflagrados, drogas e pólvora foram apreendidas.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, o delegado Leonardo Rabelo declarou que a ação conjunta visa apresentar a força do estado no combate à criminalidade, tendo em vista os índices de violência ocorridos no município no primeiro semestre deste ano. Já o Major Sílvio Berlink destacou que a operação foi realizada com êxito em razão do cumprimento dos mandados expedidos pela justiça. Berlink também justificou que um acusado morreu por conta de sua própria ação e não em função da ação da polícia. Os dois comandantes reforçaram ainda que as polícias continuarão promovendo um trabalho ostensivo dentro da cidade no intuito de inibir a ação dos meliantes.