A formação dos alunos da cidade de Brumado foi um dos principais assuntos debatidos na sessão da Câmara de Vereadores, na noite da última segunda-feira (16). O presidente do legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), levantou o debate ao denunciar que alunos da rede pública de ensino estariam sendo aprovados para dar ao município boa pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O vereador disse que os professores devem rever os métodos atualmente adotados pelo município para alcançar o índice. O parlamentar declarou que ao dar curso para uma classe de aprovados no município, os quais desejavam prestar concursos, descobriu que a maioria não sabia resolver uma operação matemática básica. “Esperamos uma visão menos míope da educação de Brumado, pois não se pode propagar aos quatro ventos que Brumado está com educação de excelência, quando há alunos de oitava série que não sabem fazer uma conta de dividir. Se esse índice Ideb realmente medisse o conhecimento do aluno, iria se apontar que a coisa está muito feia em nossa cidade, disparou Alessandro Lobo, reforçando ainda que o índice tem sido elevado mais pela estrutura física dos prédios escolares do que pelo aprendizado dos alunos.
“O índice Ideb de Brumado está alto mais por conta da infraestrutura, pois penso que se é para medir o conhecimento é melhor não passar o aluno do que aprová-lo forçado para atingir nota do Ideb. Onde está o conhecimento desse aluno? Chega de maquiar o índice do município com essas aprovações forçadas. Quer enganar quem com esse falso aprendizado?”, argumentou o parlamentar, sendo apoiado pelo vice-presidente do legislativo, Édio Pereira (PCdoB), e também por Castilho Viana (PSB). Este último reprovou também o método de algumas escolas particulares que não exigem avaliação por provas na última unidade do ano letivo, aprovando seus alunos por meio de trabalhos e eventos promovidos. Os vereadores prometeram engrossar as discussões nas próximas sessões.