Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (17), o governador Rui Costa (PT) determinou uma série de medidas para controle e redução de despesas de gastos com pessoal e custeio, com o objetivo de garantir a contenção de gastos públicos. De acordo com o governo, o pagamento e regularidade de salário dos servidores não serão atingidos. Além disso, Rui assegura também a regularidade dos contratos financeiros firmados pela Administração Pública. A estimativa é que com as medidas seja feita uma economia de R$ 200 milhões. O decreto determina a suspensão de novos contratos de serviços de transporte, licitações, capacitação e treinamento de servidores que impliquem em novas despesas para os cofres estaduais e cortes de 15% em contratos de prestação de serviços continuados e de terceirização, 10% nas despesas de consumo de água e energia elétrica, 30% em telefonia fixa, e 25% em despesas com viagem nacional e internacional para servidores a serviço do Estado, incluindo a concessão de diárias e verbas para deslocamento. Rui Costa afirmou que as medidas adotadas pela gestão estadual buscam se ajustar não apenas à Lei de Responsabilidade Fiscal, mas equilibrar o orçamento do Estado dentro de um patamar capaz de enfrentar a conjuntura econômica atual com uma relativa tranquilidade.