Achei Sudoeste


Carreta Ponto Final da Hanseníase atende dezenas de pacientes em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dezenas de brumadenses receberam atendimento de prevenção e tratamento contra a Hanseníase através da Carreta da Saúde Ponto Final Hanseníase, que é numa realização do Ministério da Saúde, em parceria com secretarias municipais. A unidade móvel atendeu na Praça Coronel Zeca Leite, durante a última quarta-feira (11), quando foram feitos alguns diagnósticos da doença e iniciados os tratamentos. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o médico Euversio Meira explicou que a Hanseníase é a antiga lepra e tem como característica o aparecimento de manchas em qualquer região do corpo. O médico alerta que sem o devido tratamento a doença faz uma exterminação nervosa, causando o adormecimento e perda de sensibilidade do local afetado. Em estágios avançados, ela provoca até a perda de partes do corpo, deixando cicatrizes deformantes. Dr. Euversio disse ainda que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil só perde para a Índia em números da doença. 

Carreta Ponto Final da Hanseníase atende dezenas de pacientes em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, detalhou que o município já oferece o tratamento da Hanseníase há cinco anos nas unidades básicas de saúde, o que tem contribuído para que a doença seja diagnosticada e tratada em seu estágio inicial. Toda a equipe envolvida no acompanhamento com a unidade móvel foi disponibilizada pela secretaria de saúde do município. Quem passou pela consulta aprovou o atendimento através da carreta ponto final, como foi o caso do aposentado Gerson da Silva Luz. “Há tempos que eu falava de ir ao posto de saúde para examinar uma mancha, mas sempre arrumava uma desculpa de falta de tempo, aí passando pela praça vi a movimentação e tirei logo minhas dúvidas. Não é hanseníase, fiquei aliviado e muito grato pelo atendimento”, disse o aposentado.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.