Achei Sudoeste


Vereador denuncia provão relâmpago em Brumado e pede investigação policial
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último final de semana, centenas de estudantes realizaram um provão relâmpago realizado pelo Instituto Brasileiro de Estágio e Emprego (IBEE) em Brumado. O método de realização do processo seletivo chamou a atenção do vereador Weliton Lopes (SD), que na noite de domingo (13) registrou uma ocorrência na delegacia, através da qual solicita uma investigação policial a respeito do instituto. Em pronunciamento na câmara de vereadores, o parlamentar esclareceu que achou estranho o instituto cobrar R$ 50 de cada aluno em um processo seletivo para vaga de estágio. O vereador apontou que o correto seria fazer a cobrança apenas após o estudante passar a receber a bolsa de estágio. 

Vereador denuncia provão relâmpago em Brumado e pede investigação policial
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para Lopes, os pais e alunos não tiveram tempo de avaliar a procedência do instituto e a validade do processo seletivo. “Chegaram na sexta (11) e fizeram panfletagem, daí no sábado (12) foram aplicadas as provas e, no domingo (13), já foi dado o resultado. Foi quase que instantâneo!”, afirmou o vereador. Diante da denúncia, o delegado Rafael Araújo, que acompanha o caso, compareceu à unidade escolar e alertou os participantes a não pagarem antecipadamente a taxa cobrada, pois, segundo argumentou, tal cobrança fere o § 2 do artigo 5º da Lei 11.788, que reza que é vedada qualquer cobrança de valores aos estudantes nesse tipo de seleção. O caso continua sendo apurado pela polícia.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Ibee - Intituto Brasileiro de Estágio e Emprego
Quero informar de como esta escrito a matéria na interpretação da leitura do texto exposto no próprio embolso do panfleto distribuído na cidade informa que os candidatos aprovados passaram por uma fase preparatória e logo serão cadastrados para concorrer a vagas. A taxa de inscrição foi atribuída ao candidato que quisesse (opcional) participar do curso preparatório distribuído sem mensalidades e nenhum outro custo extra, tenho certeza que isso esta bem claro no texto e que a leitura do vereador não foi condicente com as informações passadas à população, isso foi caso de interpretação ao texto. solicito a remoção desta matéria a fins difamatórios ou anexar defesa do IBEE a esta impugnação aclamada.