Achei Sudoeste


Brumado: Secretaria de saúde está criando comitê preventivo em combate à tríplice epidemia
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

É grande o risco de o município de Brumado ser acometido por uma tríplice epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus. O alerta é dado pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, que em entrevista ao site Brumado Notícias voltou a frisar que o município reúne todas as condições para a proliferação do mosquito transmissor das doenças, o aedes aegypti. Segundo o secretário, há uma preocupação de maior com os próximos meses, principalmente outubro e novembro, quando os casos aparecem com mais frequência na cidade. Nesse aspecto, a secretaria de saúde e o setor de Vigilância Epidemiológica (Vigep) estão trabalhando juntas em campanhas preventivas de conscientização contra o mosquito vetor. Está sendo criado um comitê de ações preventivas em parceria com órgãos públicos e empresas privadas, além do Tiro de Guerra, no intuito de intensificar a campanha de orientação na sede do município e nas comunidades rurais. 

Brumado: Secretaria de saúde está criando comitê preventivo em combate à tríplice epidemia
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com o relatório do segundo ciclo apresentado pela Vigep, até esta sexta-feira (14) foram registrados no município 07 notificações de chikungunya, sendo um descartado e 06 aguardando avaliação laboratorial. Já a dengue conta com 77 notificações, sendo 11 casos clássicos confirmados, um em alerta, 51 descartados e 14 em espera do resultado. O zika virús também apresenta números que preocupam: são 44 notificações aguardando análise. A Vigep já iniciou um ciclo de palestras nos bairros da cidade, mas o coordenador municipal de endemias, Fábio Azevedo, lamentou o pequeno público até então nos bairros São Félix e Baraúnas, que apresentam um índice elevado do mosquito vetor e de onde tem ocorrido maior número de notificações das doenças. “Nossos esforços serão em vão se a população como um todo não participar. O risco de termos a tríplice epidemia é grande e os efeitos podem ser devastadores para a nossa comunidade, por isso conclamamos a população a ser mais participativa nessa campanha para nos prevenir-nos ou então pagaremos um alto preço pela omissão”, alertou o coordenador. Na manhã de hoje, os agentes de endemias realizaram a borrifação em vários pontos do Bairro Baraúnas, onde foram apontadas esta semana mais seis confirmações de dengue e do zika vírus.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.