Os serviços de telefones - móvel e fixo - e internet, juntos, apresentam mais de dois milhões de reclamações por ano, nos serviços de proteção - 425 delas por causa de anormalidades no sistema de cobrança, além da qualidade ruim dos serviços. Segundo a coordenadora institucional do ProTeste - Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, destacou que os principais problemas no setor são altos impostos na conta do consumidor, serviços de internet de baixa qualidade, metas não cumpridas e falta de fiscalização, entre outros. Ela destacou ainda que outra questão importante é o do serviço de internet pré-pago, casado com o telefone móvel, que é bloqueado quando se atinge o consumo acertado. De acordo com Maria Inês Dolci, a sugestão que foi dada é que, pelo menos, no final do consumo acertado, fosse, por exemplo, diminuída a velocidade, mas sem bloquear o serviço. “A Internet hoje é considerado serviço essencial, depois do Marco Civil, e por isso não deveria ser bloqueado, apenas ter sua velocidade reduzida, até porque o que se paga no país é muito elevado para pouca qualidade e muita reclamação”, disse.