Achei Sudoeste


Em Seminário, Asfab oferece palestras diversificadas a agricultores de Malhada de Pedras e região
Foto: Divulgação

Durante o Seminário “Avanços, desafios e estratégias para a política de produção de alimentos e da convivência com o Semiárido”, realizado pela Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab), na última quinta, 12, centenas de agricultores familiares puderam ter acesso a uma gama de informações sobre o setor. Com uma programação vasta de palestras, o evento proporcionou aos participantes a oportunidade de estar se atualizando sobre os principais temas e políticas que envolvem a agricultura familiar. Para cumprir o objetivo de se discutir a agricultura familiar e camponesa de forma ampla, o Seminário contou com palestrantes de renome estadual e nacional, no que diz respeito à temática. “Nossa ideia, ao pensar o Seminário, era trazer nomes importantes para agregar conhecimento e mostrar novas visões, fazendo um encontro diferente daqueles que estamos acostumados aqui na região”, afirmou Evânio Oliveira, coordenador geral do evento e diretor da Asfab.

Em Seminário, Asfab oferece palestras diversificadas a agricultores de Malhada de Pedras e região
Foto: Divulgação

Foram realizadas cinco palestras. Entre elas, a conferência “Avanços da Agricultura Familiar Camponesa”, ministrada por Elisângela Araújo, do Fórum Baiano da Agricultura Familiar e dirigente da Cut Nacional. A palestra teve como foco mostrar o potencial da agricultura familiar, principalmente a que é desenvolvida no semiárido. “O Seminário é o momento de dar visibilidade a esse segmento tão importante para a produção de alimentos desse território. Mas também é o momento de fazer reflexões dos principais avanços que tivemos ao longo desses últimos 12 anos, quando a agricultura familiar passou a ter um reconhecimento maior por parte do governo e da sociedade”, comentou a palestrante. Para Arlindo Moreira, produtor rural e membro do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o contato com nomes importantes do cenário da agricultura familiar da Bahia e do Brasil foi o grande diferencial do Seminário. “Nesse espaço, temos a oportunidade de conhecer e conversar com pessoas que entendem a nossa realidade e de colocar também as nossas propostas para o campo do semiárido. Isso é de fundamental importância para nós e para nossa região”, ressaltou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.