Pelo menos 407 municípios em 22 estados brasileiros já contam com uma unidade da Cozinha Comunitária, que são Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) criada pelo governo federal através da estrutura operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e, em consonância com a meta de erradicação da extrema pobreza. Dentro deste contexto o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) tem apoiado a implantação e modernização de cozinhas comunitárias por meio de editais públicos que viabilizam projetos de construção e modernização das instalações e na aquisição de utensílios e equipamentos.
Na microrregião do território de identidade do Sertão produtivo da Bahia, apenas o município de Malhada de Pedras foi contemplado com uma unidade da cozinha. Foram investidos mais de R$ 315 mil com a construção do prédio e compra de maquinários e utensílios que se encontram no local. No entanto, Edilsa Maria Teixeira, a Lia Teixeira, secretária de assistência social, esclareceu ao site Brumado Notícias, que o equipamento adquirido mediante parceria dos governos federal, estadual e municipal ainda não tem data prevista para ser inaugurado tendo em vista que restam ainda alguns entraves burocráticos para liberação de recurso para manutenção do prédio e ainda a efetivação de funcionários para atender ao público.
A secretária disse ainda que a unidade malhadense terá capacidade de atender por dia 100 beneficiários do Bolsa Família cadastrados na cozinha comunitária. Segundo ela, há expectativa de que a cozinha seja inaugurada ainda neste primeiro semestre do ano.