Mais de um terço dos estados do país não divulga a raça das mulheres vítimas de violência. E, mesmo entre os que divulgam, os dados apresentam falhas, já que, em boa parte, o campo aparece como “não informada”. Considerando apenas os dados disponibilizados de forma completa, os números apontam que cerca de 75% das mulheres assassinadas no primeiro semestre deste ano no Brasil são negras. O percentual diminui para quase 50%, no entanto, do total de vítimas de agressões cometidas por companheiros em casa e estupros. Os dados, inéditos, fazem parte de um levantamento feito pelo G1 com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.
Faleceu nesta quarta-feira (15), em decorrência de um problema pulmonar, Antônio Oliveira Santos, que trabalhava no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto há 32 anos. Antônio tinha 70 anos e era muito conhecido na cidade. Ele deixa esposa, Alba Teixeira Santos, e cinco filhos, Aldir, Elisângela, Rosângela, Natália e Rose, além de netos e um irmão. A família lamenta profundamente a perda.
Quanto mais a pandemia se prolonga e algumas empresas estendem o home office, mais os colaboradores e gestores passam a enxergar o trabalho remoto como uma alternativa que veio para ficar. Pesquisa da Workana, plataforma que conecta freelancers a empresas, mostra que, para 96,7% dos profissionais entrevistados, o benefício do home office será um diferencial na hora de escolher a empresa onde desejam trabalhar. Já 94,2% dos profissionais com carteira assinada gostariam de continuar trabalhando remotamente após a pandemia. O levantamento foi realizado entre abril e maio com 2.810 entrevistados entre CLTs, gestores, empreendedores e freelancers. Trabalhar com foco em resultados é possível, bem como cumprir todas as tarefas sem a necessidade de estar em um escritório durante 8 horas por dia, sem contar o tempo gasto em deslocamento. Foi o que apontaram 91% dos CLTs entrevistados. E a opinião dos gestores não foi muito diferente: 84,2% deles pensam em promover o trabalho remoto e acreditam que o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é um aspecto que terão de priorizar, considerando também a flexibilidade de horários.
Em um total de R$ 10,4 milhões, 11.914 registros de pagamentos. Esta é a conta que o ex-prefeito de Paramirim e candidato ao Executivo Municipal, Júlio Bernardo Brito Vieira Bittencourt (PSD), conhecido como Dr. Júlio, vai precisar fechar diante do Ministério Público Estadual (MPE) quando for questionado sobre remunerações supostamente pagas a moradores da cidade, entre 2013 e 2016, durante a sua gestão. De acordo com o Bocão News, nos últimos dias, veio à tona a informação de que parte da população de Paramirim teve dados pessoais utilizados pelo ex-prefeito incluídos em planilhas de pagamentos por serviços que nunca foram prestados à prefeitura. Denúncias de moradores cujos CPF's aparecem em listas de pagamentos levaram o MP baiano a abrir investigação sobre um suposto esquema de desvio de recursos públicos. O ex-prefeito divulgou vídeo em que diz ter tido todas as contas aprovadas pelo TCM e classificou as denúncias como “perseguição política”. “É um absurdo! Isso são inverdades. Quiseram tumultuar a convenção partidária hoje, pois o gestor atual está pontuando pessimamente e, entre outras providências, tentou publicar isso [denúncia] nas redes sociais. Se há esse tipo de situação, as autoridades devem apurar, o Ministério Público deve apurar. Estou com a consciência tranquila”, destacou.
A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).
Recentemente, a Praça do Lobão, como é conhecida em Caetité, a 100 km de Brumado, passou recentemente por uma reforma geral, sendo totalmente recuperada pela administração pública. De acordo com o Radar 030, após a revitalização, o local passou a ser mais frequentado por pessoas que procuram lazer em família. Na madrugada da última segunda-feira (14), infelizmente, o equipamento foi alvo de vândalos que picharam diversas partes da praça. No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), a qual prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa.
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.
O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Millen Castro, acionou a Justiça para que determine à Faculdade Pitágoras, ao Centro de Educação Maria Nilza Azevedo Silva (Cemnas) e à Escola Nossa Senhora de Fátima (Ensf), localizados em Brumado, a adequação financeira dos seus contratos de prestação de serviços educacionais por conta da pandemia de Covid-19, revendo o valor original das prestações mensais. Segundo informou o MP ao site Achei Sudoeste, o pedido se aplica às parcelas com vencimento a partir de abril de 2020 até a relativa ao retorno das aulas presenciais. À Faculdade Pitágoas, o MP pede que a Justiça determine uma redução de 30% sobre o valor integral dos cursos de graduação contratados para a modalidade presencial, de forma não cumulativa com eventuais descontos já oferecidos pela instituição, prevalecendo o maior desconto aplicado. Ao Centro de Educação Maria Nilza A Silva e à Escola Nossa Senhora de Fátima, pede o MP que a Justiça determine redução de 30% nas mensalidades da educação infantil (alunos de três a cinco anos); de 25% no ensino fundamental e de 22,5% no ensino médio. Em relação aos alunos da creche, educação infantil abaixo dos três anos, pede que o responsável financeiro possa cancelar ou suspender o contrato caso a instituição não esteja prestando o serviço em conformidade com os padrões dos conselhos de educação. Em todos os casos, o MP pede que a Justiça não permita às instituições de ensino a vinculação dos descontos à apresentação de qualquer documento comprobatório das condições financeiras dos alunos e que garanta aos consumidores a possibilidade de rescindir o contrato, sem qualquer encargo ou inclusão do seu nome em cadastro de inadimplentes. Em caso de inadimplemento total ou parcial, durante a pandemia de Covid-19, pede que se determine que os estabelecimentos não cobrem multas ou juros, nem tampouco incluam os responsáveis em cadastros restritivos de crédito. O MP pede requer que as instituições criem canais de comunicação específicos para tratar das questões financeiras e pedagógicas apresentadas em razão da pandemia.
Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
Vídeos feitos por moradores registraram aglomerações em festas públicas de cidades no interior da Bahia, entre domingo (13) e terça-feira (15). Moradores relataram que os eventos foram promovidos por candidatos à prefeitura de, ao menos, seis municípios. Mesmo com a pandemia da Covid-19, várias pessoas se aglomeraram e não usaram máscaras nestes eventos. Em Ituaçu, a 98 km de Brumado, o pré-candidato Phellipe Brito (PSD), chegou a ser carregado por várias pessoas que estavam sem máscaras em um evento que aconteceu no primeiro fim de semana de setembro. Em entrevista à TV Bahia, Phellipe informou que não estava fazendo campanha política, mas participava de um aniversário de uma criança na cidade.
Mesmo com uma onda crescente de casos confirmados da Covid-19, grande parte das pessoas está desrespeitando os protocolos de segurança contra a doença em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Diversas denúncias apontam a formação de aglomerações em diferentes locais do município. Os moradores cobram medidas mais enérgicas do poder público a fim de evitar a proliferação do vírus. Agora, com a aproximação do período eleitoral, novas aglomerações têm se formado em razão das convenções partidárias. Ao que tudo indica, a tendência é de piora caso não haja uma fiscalização rigorosa. Em nota enviada a Rádio 88 FM, a secretaria de saúde destacou que já encaminhou todas as recomendações de segurança para a Polícia Militar e aos partidos políticos. “É difícil controlar a vontade de uma população”, pontuou o secretário Gerardo Júnior. Já a PM informou que vem atuando firmemente no combate à pandemia em toda área de abrangência. O Ministério Público, por sua vez, declarou que as aglomerações decorrentes do período conhecido como pré-campanha são permitidas desde que seguidos os critérios estabelecidos em virtude da pandemia, tal como o limite de 100 pessoas concentradas no mesmo ambiente, o uso de máscaras e o devido distanciamento.
Nesta quarta-feira, 16 de setembro, o município de Brumado registra 1157 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 25,92% do total de 4465 notificações. Entre os diagnósticos: 7 internações, 15 óbitos, 132 pacientes em tratamento e 1010 recuperados. No momento, 117 ainda aguardam resultado laboratorial e 1625 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O empresário Emanoel Araújo Lima (PSL), o Manelão, desistiu de sua pré-candidatura à prefeitura de Brumado e declarou apoio ao atual prefeito e candidato à reeleição de Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Araújo fechou aliança com Vasconcelos na noite desta quarta-feira (16). Em convenção que está sendo realizada, Eduardo já anunciou o seu novo aliado político.
Um homem suspeito de estuprar uma das filhas, que tem 13 anos, foi preso nesta terça-feira (15), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Ele também é suspeito de abusar de outras duas filhas. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito, que não teve nome e nem idade divulgados, estava com um mandado de prisão preventiva em aberto, que foi cumprido por uma equipe da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista). Ainda segundo a polícia, a garota foi ouvida na unidade e relatou que sofria a violência sexual desde os 8 anos. Uma medida protetiva de urgência foi solicitada à Justiça para a vítima. As outras duas suspeitas contra o homem seguem em investigação.
Um casal de agricultores, de 65 anos e 73 anos, foram feitos reféns por bandidos armados que invadiram a sua propriedade na região de Cristalândia, zona rural de Brumado. O crime aconteceu no dia 7 de setembro, mas a família só conseguiu registrar o boletim de ocorrência nesta terça-feira (15). Segundo a queixa, os criminosos chegaram na fazenda em um veículo e, com a farda de uma empresa terceirizada da Coelba, anunciaram o assalto. A família acredita que os bandidos sabiam do dinheiro que estava na residência. “Eles haviam vendido a maracujá da roça e só estavam aguardando passar o feriado para pagar as contas e depositar o restante. Então os bandidos sabiam da venda e da quantia”, relatou um parente das vítimas. Armados, os bandidos ameaçaram os idosos e obrigaram os mesmos a entregar os R$ 6 mil que estava na casa. A família criticou a falta de segurança na zona rural.
Durante ronda rural no distrito de Cascavel, no município de Ibicoara, a 170 km de Brumado, uma patrulha da Cipe Central prendeu 03 indivíduos e deteve um menor pela prática de tráfico de entorpecentes. Com eles, os policiais encontraram 10 pinos de substância branca análoga á cocaína, 02 munições de calibre 38 intactas, 01 cartucho calibre 36, 01 estojo de calibre 38, 01 aparelho celular e R$ 2.214,00. Diante dos fatos, os mesmos foram conduzidos à delegacia de Brumado, juntamente com o material apreendido, onde serão adotadas as medidas cabíveis.
A convenção da união dos Partidos Progressista (PP) e do Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou os nomes de Geraldo Leite Azevedo (PP) e José Ribeiro Neves (PT) para disputa à prefeitura de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pré-candidato a prefeito, definiu que é uma emoção verdadeiramente singular apresentar novamente o seu nome para apreciação da comunidade brumadense. “É o PP e o PT de mãos dadas e corações irmanados para implantar a verdadeira democracia e o verdadeiro desenvolvimento em Brumado. Sincera e honestamente, Zé Ribeiro e Geraldo compõem não apenas uma aliança de partidos políticos, mas uma identificação de sentimentos, de ideias e propostas para uma Brumado livre, feliz e desenvolvida à luz da transparência”, resumiu. Pela primeira vez disputando uma chapa majoritária, Zé Ribeiro disse que assumiu o compromisso e irá até o fim para fazer o melhor pelo município. “A nossa tarefa agora é implantar um novo modelo político e fazer a população voltar a sorrir”, destacou.
Nesta terça-feira (15), após denúncia acerca de dois indivíduos que estariam cultivando maconha às margens de um rio na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da Cipe Sudoeste deslocaram-se ao local para apuração dos fatos. No local, encontraram dois indivíduos com as características descritas na denúncia. Procedida a abordagem, os sujeitos indicaram onde estavam as plantas às margens do rio e algumas já acondicionadas para comercialização em suas residências. Ambos foram apresentados e tiveram a prisão em flagrante formalizada.
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) oficializou o lançamento de sua chapa majoritária, composta pelas pré-candidaturas a prefeito e vice-prefeita, Antônio Gentil, o Tõe de Gentil, e Bianca Santana, à prefeitura de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pré-candidato disse que vai à luta para defender os interesses do povo, priorizando a educação, a saúde e o esporte. “Trabalhar com honestidade e respeitar os eleitores. Não tenho interesse político nenhum e nem vou me vender para ninguém. Sou um político honesto e sério”, destacou. Esta é a primeira vez que o empresário coloca o seu nome à disposição dos munícipes para disputar um cargo político. Questionado sobre a sua motivação, Gentil disse que acredita no seu projeto de governo para ajudar o povo. “Nós somos políticos do povo. Eu vou para as ruas”, pontuou. De sua parte, a candidata a vice-prefeita definiu que a sua figura representa a mulher e os jovens e que a chapa pretende trazer renovação para a política local. “A gente quer o novo e a mudança”, resumiu.
A cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, atingiu o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os municípios com mais de 20 mil habitantes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, destacou que a cidade está em escala crescente em todos os índices municipais e a educação é o carro chefe de sua administração. “A gente entende que é através da educação que vamos melhorar os outros fatores no município. É sempre nesse norte que concluímos o nosso mandato”, pontuou. Para ele, o resultado se deve a um conjunto de ações implantadas em todas as salas de aula, na sede e na zona rural, com o objetivo de melhorar a qualidade e desempenho dos estudantes. “Tem escolas que o Ideb chega a 7.4, fruto de um trabalho feito com muita dedicação, sensibilidade e compromisso com a classe de professores, com os estudantes e suas famílias, além dos investimentos disponibilizados pelo Governo do Estado ao Município. Um verdadeiro trabalho de equipe”, avaliou. O prefeito fez questão de parabenizar os profissionais da educação, fundamentais para o alcance desse número.
Cirurgiões removeram um tumor de quase 20 kg do ovário de uma jovem de 25 anos em um hospital do Acre. O procedimento aconteceu nesta quinta-feira (10), no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no interior do estado. De acordo com informações do G1, a cirurgia durou mais de três horas. A paciente segue internada na enfermaria, mas se recupera bem do procedimento. A expectativa é de que tenha alta médica no sábado (12). A mulher notou que a barriga vinha crescendo de forma anormal há cerca de três meses e decidiu procurar ajuda médica, traz a matéria do G1. Para investigar do que se tratava, ela foi submetida a um exame de tomografia. A partir dos resultados o diretor clínico da unidade, Marlon Holanda, e o ginecologista Billy Rodrigues, identificaram o tumor de grandes proporções. Os dois médicos participaram da cirurgia. “Era um tumor no ovário direito, que cresceu e tomou todo o abdômen da paciente em cerca de três meses apenas. Um tumor muito grande que pesava em torno de 20 quilos. [O tumor] Estava grudado no intestino, mas foi desfeito a aderência que tinha e retirado totalmente, e não teve nenhum problema”, contou o médico Marlon Holanda. Ele ainda sinalizou que esse tipo de caso é raro. Que episódios semelhantes até já surgiram, mas nenhum com um tumor do tamanho do retirado da paciente na quinta-feira. Ainda conforme a reportagem, o ginecologista Billy Rodrigues revelou que a paciente chegou a pensar que estava grávida. Ela fez um teste, que deu negativo. Após o exame, a paciente procurou o hospital. “Ela disse que as pessoas ficavam perguntando se ela estava grávida. Pedi os exames e percebemos que se tratava de um tumor gigante e a gente programou para fazer a cirurgia. Foi um tumor de crescimento bastante rápido. A paciente é testemunha de Jeová e não aceitava transfusão sanguínea, caso fosse necessário. Ela chegou a assinar um termo, mas, graças a Deus, não foi preciso”, contou Rodrigues.
Embora diversas agências do INSS tenham sido reabertas na segunda-feira (14) em todo país, a unidade de Brumado ainda não tem data para reabertura. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gilberto Nunes, gerente do escritório do INSS na cidade, explicou que a agência ainda não está estruturada com todos os equipamentos de proteção necessários para segurança dos servidores e dos segurados. “Tem uma previsão de que esses equipamentos estejam disponíveis, provavelmente, até o final do mês. Estando tudo pronto será anunciada a data de reabertura”, pontuou. Por enquanto, os serviços continuam sendo disponibilizados remotamente, assim como vem sendo feito desde o início da suspensão das atividades presenciais.
A mãe da menina de três anos baleada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, abraçou a filha para tentar protegê-la dos tiros. A criança foi atingida na porta de casa na noite de segunda-feira (14). Os pais não quiseram gravar entrevista pois moram em uma área de risco. A mãe contou que a menina estava brincando quando ela montava a barraca de salgados onde trabalham, na porta de casa, na comunidade do Massapê, em Santa Cruz da Serra, quando ouviu os tiros. De acordo com o G1, ela abraçou a menina e, logo depois, viu que a filha estava ferida. A criança foi atingida no tórax e socorrida em uma unidade de saúde da região. Depois, ela foi levada para o Hospital Adão Pereira Nunes. A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias afirma que ela não corre risco de morrer.
Na última segunda-feira (14), ao realizar deslocamento na BR-030, próximo à cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, a polícia avistou um motociclista em uma estrada vicinal. No local, antes mesmo da aproximação dos policiais para realização da abordagem, o indivíduo conseguiu fugir deixando para trás uma arma de fogo tipo espingarda cartucheira calibre 28, com 3 cartuchos intactos e 1 deflagrado. O armamento foi conduzido e apresentado na delegacia territorial de Caetité.
Um bebê de 1 ano e 8 meses morreu e outras 15 crianças foram hospitalizadas na cidade de Araci, no interior da Bahia, depois de passarem mal ao ingerir água. A suspeita da vigilância epidemiológica é que a água esteja contaminada. Resultados de testes devem sair nesta terça-feira (15). A morte da criança aconteceu na última quarta-feira (9), na semana em que as crianças foram hospitalizadas com os mesmos sintomas: vômitos, diarreia e dores abdominais. Cinco crianças seguem internadas no Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, nesta terça. De acordo com o G1, outros 20 adultos também tiveram sintomas leves. Eles foram atendidos e medicados no Hospital Municipal de Araci. Dois deles foram transferidos para o Hospital Português, em Salvador. A prefeitura notificou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) para que o abastecimento na zona rural do município fosse suspenso. Amostras da água foram colhidas e encaminhadas para serem examinadas no Laboratório Central de Saúde Pública, também na capital baiana. Por meio de nota, a Embasa disse que suspendeu a distribuição da água na localidade, embora não veja indícios de problemas, já que é a mesma água que abastece outros 50 povoados entre Araci, Tucano e Santa Luzia. A Embasa disse ainda que os resultados dos exames bacteriológicos devem sair nesta terça. Por causa da suspensão da água na localidade, a prefeitura disponibilizou carros-pipa para abastecer os moradores da região.
O município de Tanque Novo, na região sudoeste da Bahia, teve o decreto de emergência homologado pelo Governo do Estado nesta terça-feira (15) por causa do período de estiagem. Na publicação, o governo informou que a medida foi tomada considerando os danos decorrentes da estiagem, que tem afetado as atividades econômicas e a população da cidade. Com isso, o estado deverá adotar as medidas que se fizerem necessárias. O decreto de situação de emergência é válido por 180 dias.
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (15) que no governo dele “está proibido” se falar em Renda Brasil e que o programa Bolsa Família vai continuar em vigor. De acordo com o G1, o Renda Brasil chegou a ser discutido no governo como um programa de assistência social para substituir o Bolsa Família. A intenção era aproveitar a experiência do auxílio emergencial, que acaba no fim do ano, e criar um programa que aumentasse o valor do benefício do Bolsa Família. No entanto, Bolsonaro e a equipe econômica não conseguiram chegar a um acordo sobre os cortes em gastos do governo que deveriam ser feitos para financiar o novo programa, o que vinha deixando suspensa a criação do Renda Brasil.
Na última terça-feira (15), a prefeita da cidade de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP) e seu vice, Adriano Reis Paca (PSD), venceram em segunda instância o processo de cassação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE). No último dia 8, o juiz José Batista de Santana Júnior havia votado pela rejeição dos recursos (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o advogado de defesa Magno Silva explicou que, por 5 a 2, o órgão reformou a sentença e afastou a hipótese de inelegibilidade. “Então, ela não tem nenhum impedimento com relação a este processo. A justiça assim foi feita. As decisões de primeiro grau são sempre passíveis de reformas por um órgão de segundo grau. O TRE entendeu que não houve qualquer prática de abuso de poder econômico ou político”, destacou. Dessa forma, segundo reiterou, a prefeita está apta a concorrer à reeleição.
A APLB sindicato está organizando uma carreta em protesto contra o retorno das aulas presenciais na rede municipal de Brumado. A mobilização será realizada na próxima sexta-feira (18). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, André Azevedo, professor e presidente interino da APLB no município, disse que a manifestação é, além das iniciativas jurídicas, mais uma forma de a categoria se posicionar contra esse retorno. “Somos contrários a este retorno neste momento e da forma como a prefeitura vem conduzindo esse processo. Infelizmente, em Brumado, os últimos dias nos trouxeram muita preocupação. Parece que é o período mais crítico que estamos vivendo no enfrentamento à pandemia. Ao contrário do que foi colocado, não queremos ser cobaias. Queremos segurança para retornar às salas de aula”, argumentou. Azevedo denunciou que, em visita às unidades escolares, a APLB constatou que nenhuma alteração foi feita nos prédios até o momento a fim de adequar os mesmos para essa retomada. “Isso nos faz pensar que há outros interesses por trás e eu não quero entrar nesse mérito. Contamos com a credibilidade do Ministério Público e da Justiça, que, de forma imparcial, irá analisar a situação e avaliar as condições oferecidas ao professor e aos alunos para permanência nas escolas. Essa insistência vai trazer um transtorno muito grande para a própria prefeitura”, destacou.