Um laudo emitido Departamento de Polícia Técnica (DPT) através do Instituto Médico Legal (IML), em Guanambi, descartou que Augusto Dias dos Santos, 58 anos, morreu por ataque de peixes, na região de Covas de Mandioca, na zona rural de Brumado. O fato aconteceu na última quinta-feira (30). Segundo o laudo enviado para o site Achei Sudoeste, aponta um traumatismo da artéria tibial devido a um instrumento de ação corto contundente. Augusto pescava em uma lagoa de sua comunidade quando o fato aconteceu. O corpo de Santos ficou por horas no IML de Brumado aguardando uma transferência para a realização de autopsia (veja aqui). Após a divulgação da denúncia neste site, o corpo foi encaminhado para Guanambi e liberado na noite desta sexta-feira (01). Dias será sepultado no cemitério da comunidade que morava às 09h deste sábado (02).
Dados divulgados pela Agência Nacional de Mineração (ANM) mostram que até o mês de setembro, o faturamento das empresas produtoras de minério de ferro na Bahia ultrapassou os R$ 470 milhões, contra R$ 25 milhões alcançados durante todo o ano passado, representando um crescimento de mais de 1.700% em suas operações. Apesar do crescimento expressivo, a dificuldade no escoamento da produção é um empecilho para o setor como um todo. Este aumento se deve ao início de produção, neste ano, de grandes empresas no mercado baiano, como a Bahia Mineração (Bamin) e a Tombador Iron, que, junto com a Brazil Iron – empresa que já atuava no estado – aumentaram a produção do minério de ferro na Bahia. O crescimento deve continuar ao longo dos próximos anos com a chegada da Colomi Iron – em processo de instalação no norte do estado – e também com as novas áreas com potencial para produção de minério de ferro que seguem sendo prospectadas pela CBPM e outros empresários do setor nos entornos dos trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Segundo o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Antonio Carlos Tramm, este aumento confirma que a mineração irá ocupar uma posição de destaque cada vez maior no desenvolvimento econômico da Bahia, na geração de empregos e de tributos. Os trilhos da primeira etapa da Fiol vão de Caetité ao Porto Sul, em Ilhéus, e devem colocar a Bahia no seleto grupo de exportadores nacionais de minério de ferro, commodity que representa aproximadamente 4% do PIB brasileiro. O bom resultado do setor também representa um incremento de receitas para os municípios com produção mineral, que recebem 60% da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), contribuição paga pelas mineradoras. Até setembro de 2021 a contribuição referente a todos os minérios produzidos já é superior a 114 milhões, montante que ultrapassa o valor arrecadado durante todo o ano de 2020.
Um incêndio foi debelado, nesta sexta-feira (1º), em uma área de vegetação perto da Pousada Pai Inácio, na região de mesmo nome, na Chapada Diamantina. As informações são do Corpo de Bombeiros. Segundo os bombeiros, o fogo começou na noite de quinta-feira (30) e foi debelado por volta das 2h desta sexta. Não há informações sobre o tamanho da área atingida. Além disso, o monitoramento segue sendo feito através de drone para identificar possíveis novos focos.
Em rondas nas proximidades da rodoviária da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma guarnição da Polícia Militar foi abordada por um indivíduo que alegou ter sido agredido fisicamente por dois indivíduos. Segundo a vítima, os agressores portavam facas tipo “peixeira”. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, de imediato, a polícia se deslocou para o local citado para averiguar a situação. Na Rua Seabra, no Bairro Benito Gama, os policiais foram hostilizados por uma senhora que estava bastante alterada e fora de controle. Junto com o seu esposo, ela partiu pra cima da guarnição tentando agredir com socos os policiais. Com o apoio do Peto, foi necessário emprego da força para conter os agressores. Além disso, foi necessária a utilização de algemas a fim de salvaguardar a integridade física dos policiais. Foi realizada uma busca minuciosa no interior da residência, sendo encontradas as duas "peixeiras" e uma quantidade de uma substância análoga à maconha. Os resistentes foram conduzidos e apresentados à Delegacia Territorial de Livramento De Nossa Senhora, ficando a disposição da justiça para serem tomadas as medidas cabíveis.
Nos dias 04, 05 e 10 de outubro, na quadra de esportes do Bairro Dr. Juracy, será realizado um evento beneficente em prol do tratamento do menino Breno. A programação inclui na segunda-feira (04), a partir de 19h, um mega jogo de baleado; na terça-feira (05), a partir de 19h, mais um jogo de baleado e um grande show com o cantor Juninho Vocal, e, no domingo (10), a partir de 19h, na Praça João Romão, um bingo beneficente de um bode e muitos prêmios logo após show com Juninho Vocal. Na ocasião, serão instaladas barraquinhas para venda de lanches durante o evento. Os participantes devem levar um quilo de alimento ou qualquer quantia em dinheiro para ajudar no tratamento de Breno.
Nesta sexta-feira (01), o grupo Pax Nacional iniciou uma campanha de combate à cegueira no Mercado Municipal de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Talita dos Santos Silva explicou que, para a ação, a Pax inovou e trouxe para o município um robô, denominado Dr. Adam, para mapeamento dos olhos. “É uma tecnologia de última geração, onde, em apenas 5 minutos, conseguimos detectar se o paciente possui alguma dificuldade visual”, contou. O objetivo, segundo Talita, é combater a cegueira mundial através do diagnóstico precoce de problemas oftalmológicos. “Nossa meta é fazer em todo Brasil mais de 1 milhão de testes visuais. Já passamos dos 350 mil testes. É uma maneira simples e fácil de qualquer pessoa conseguir fazer o teste e detectar se precisa de uma consulta oftalmológica”, informou. No município, a campanha seguirá uma programação itinerante nos próximos dias. Nesse primeiro dia de ação, muitas pessoas aderiram à iniciativa.
Na tarde desta quinta-feira (30), um homem morreu após ser atacado por piranhas na zona rural de Brumado (veja aqui). Em um momento doloroso, a família denunciou que o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade não dispõe de médico legista para liberação do corpo. “Vamos ter que transferir o corpo para Guanambi ou Vitória da Conquista. Até o meio dia, o corpo ainda estava dentro da Polícia Técnica de Brumado aguardando. Isso é, no mínimo, um desrespeito com a família”, criticou. Um familiar, que preferiu não se identificar, disse ao site Achei Sudoeste que a Polícia Técnica de Brumado é uma vergonha e o Governo do Estado, responsável pela contratação de peritos técnicos, precisa se atentar para a questão. Segundo ele, vivendo o luto, a família ainda tem de passar por uma situação constrangedora, quando poderia estar prestando as últimas homenagens ao seu ente querido. “Se tivesse médico legista dentro de Brumado isso não aconteceria. Pode ter médico legista duas vezes na semana, mas ontem e hoje não teve. Não podemos passar por isso”, cobrou.
O motorista de caminhão envolvido na batida que matou 12 pessoas na BR-101, no trecho do distrito de Mundo Novo, que fica na cidade de Eunápolis, sul da Bahia (veja aqui), se apresentou à polícia no final da manhã desta sexta-feira (1º). Na quinta-feira (30), um dos advogados dele informou que o condutor fugiu sem prestar socorro às vítimas porque ficou com medo de ser linchado pelas testemunhas e sobreviventes. O advogado detalhou ainda que o local estava sem sinal de celular. De acordo com o G1, o caso é investigado pela delegacia de Eunápolis. Imagens de câmeras do ônibus atingindo na batida serão periciadas e a polícia irá comparar o registro com a versão apresentada pelo suspeito. Ainda não há detalhes sobre o conteúdo do depoimento dele nesta sexta-feira.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que equipes estão trabalhando em manutenção emergencial, nesta sexta (01), para correção de vazamento na adutora de água bruta que atende a estação de tratamento (ETA-2) de Brumado. Por este motivo, o abastecimento nos bairros listados abaixo e na cidade de Malhada de Pedras encontra-se temporariamente interrompido até a conclusão do serviço previsto para acontecer às 18h de hoje. Diante disso, a Embasa recomenda que os moradores mantenham o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados e todas as formas de desperdício até a completa regularização do abastecimento prevista para ocorrer em até 48 horas. Locais afetados: Avenida Coronel Santos, Praça Lauro Farani, Rua Dr. Otávio Perez; bairros: São Jorge, Brisas I, II, III e IV, Maria Nilza Azevedo Silva, São Felix, Cidade das Esmeraldas, Irmã Dulce (antigo Malhada Branca), Jardim de Alá, Urbis II, III e IV, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus, Loteamento Umbuzeiros; localidades: Vila Presidente Vargas, Campo Seco Velho, Espinheiro, Campo Seco I e II, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Fundão, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Rasta Pé, Arrecifinho, Boa Vista, Lagoa do Julião, Pebas, Frutuoso e Pompeia; sede de Malhada de Pedras.
Em Brumado, o Grupo Cultural ÉJó Iná quer criar um balé afro para disseminação da cultura afro-brasileira e o gosto pela dança e música. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Henrique Santos, diretor geral do grupo, explicou que a ideia é se dedicar às danças da cultura afro-brasileira, como samba-de-roda, maculelê, axé, entre outros, através de apresentações, desfiles e oficinas. Hoje, 35 pessoas participam do projeto. Membro do grupo, a produtora Jéssica Santos relatou que o projeto precisa do apoio popular para investir em instrumentos e figurino. “Pra estarmos levando a cultura e Brumado carece disso. Precisamos de movimentos culturais que insiram os jovens de bairros periféricos para que eles possam ter outros rumos. Necessitamos muito de investimento financeiro”, pediu. No momento, o grupo está rifando uma blusa e uma caneca personalizada para arrecadar recursos para sua manutenção. Sem nenhum apoio financeiro fixo, a rifa vai ajudar o grupo na aquisição de tecidos para confecção de figurino, os quais somam o valor de R$ 1.120,00. O sorteio será realizado no dia 02 de novembro de 2021 e a entrega do prêmio acontecerá no dia 12 de novembro de 2021. Cada bilhete custa R$ 5. “É complicado manter o grupo. Seria muito bom um investimento coeso, fixo. Há verbas federais no Município, mas não vemos nenhum investimento em movimentos culturais. Precisamos de apoio”, apelou Santos. Para ajudar, basta ligar para (77) 99912-0903.
Um grupo de 53 trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão que trabalhavam com extração de folhas e pó da carnaúba foram resgatados por Auditores-fiscais do Trabalho em inspeções realizadas na cidade de Xique-Xique. Além dos Auditores-Fiscais do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, participaram também da operação representantes da Polícia Federal (PF), da Defensoria Pública da União (DPU), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT). A equipe identificou condições degradantes em razão e considerou péssimas as condições de trabalho, vida e moradia encontradas. A operação teve início na quarta-feira (22). Foram resgatados 43 trabalhadores, todos oriundos do Ceará, em uma frente de trabalho localizada na Comunidade de Saco dos Bois. Os outros 10 foram encontrados na Comunidade de Pedra Vermelha e eram do Piauí. Eles estavam alojados em diversos locais, dentre eles, galpão, alpendres, casas inacabadas e casas de moradores locais, que não apresentavam condições de habitabilidade e conforto, conforme o Grupo Especial de Fiscalização Móvel. Nos locais encontrados ou nas frentes de serviço não havia instalação sanitária, chuveiro, lavatório ou lavanderias. Também foi verificado que não havia local para o preparo, guarda e cozimento dos alimentos, tampouco local adequado para a tomada de refeições. “Não havia água no vaso sanitário e as necessidades fisiológicas eram feitas no mato”, explica a Auditora-Fiscal do Trabalho Gislene Stacholski, coordenadora da equipe.
A Ponte João Ribeiro, que liga o Bairro São Félix ao centro da cidade de Brumado, foi completamente interditada após a detecção de fissuras em uma de suas bases de sustentação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, disse que as causas e extensão dos danos ainda estão sendo investigadas. “Resolvemos interditar por completo para que não haja nenhum incidente ou acidente”, afirmou.
No momento, até pedestres estão proibidos de trafegar pela ponte. Questionado sobre qual a razão de terem aparecido fissuras na ponte, um problema tão grave para um equipamento relativamente novo, Cardoso respondeu que o Município está fazendo uma vistoria detalhada a fim de identificar a causa do problema, bem como serem tomadas as providências para sua devida correção. “Do jeito que a viga está seccionada, há sim o risco de desabamento. Se não tivéssemos identificado o problema no momento oportuno, essa parte da ponte poderia ter rompido”, completou.
Uma mulher de 30 anos ficou ferida após a lanchonete onde estava ter sido atingida por uma máquina carregadeira, no município de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. O acidente ocorreu na quarta-feira (29). De acordo com o G1, a máquina, que não tem autorização para circular em rodovias, trafegava por uma via paralela à BR-242, quando apresentou falhas no sistema de freio. O motorista perdeu o controle da direção e atingiu o muro do estabelecimento. A vítima, identificada como Laís Barbosa Soares, teve ferimentos na cabeça e nas costas e foi socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do município, onde segue em observação. Um representante da empresa responsável pela máquina esteve no local, prestou assistência para a mulher e se comprometeu a ajudar na recuperação da lanchonete. O motorista não ficou ferido e apesar de cerca de 40 pessoas estarem no local no momento do acidente, não houve outras vítimas.
Em Igaporã, a 149 km de Brumado, o padre Edson Rocha Passos, de 49 anos, foi vítima de uma tentativa de latrocínio. O crime ocorreu por volta de 22h30 da última terça-feira (28), enquanto o mesmo trafegava pela BR-430, próximo a Riacho de Santana. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela Polícia Militar nesta quinta-feira (30). À polícia, o padre contou que foi atacado por um homem a quem havia dado carona. Após anunciar o assalto, o indivíduo teria ficado furioso com a ausência de objetos de valor no veículo e esfaqueou o padre, fugindo em seguida. Mesmo ferido, o pároco procurou socorro no hospital municipal, onde foi atendido e liberado. A Polícia Civil iniciou as investigações para descobrir a identidade do autor do crime. Padre Edson é responsável pela Paróquia de Nossa Senhora do Livramento.
O governador Rui Costa anunciou que o retorno das aulas 100% presenciais foi adiado na Bahia por causa do aumento de casos ativos de Covid-19, registrado no estado nos últimos dias. Os planos de retomada estavam previstos para o mês de outubro. “Os números vinham caindo. Caíram até dois mil casos diários. Eu já tinha acionado a Secretaria da Educação para iniciar, em outubro, as aulas 100% presenciais. Mas infelizmente, para nossa surpresa e tristeza, os números subiram bastante. Em 10 dias, subiram de 2 mil para 2.700 casos ativos, o que fez com que a gente desse um freio nesse processo de liberação e vamos aguardar o que vai acontecer nos próximos dias”, comentou. Rui Costa destacou que as autoridades seguem monitorando as estatísticas e analisam o melhor momento para colocar em ação o plano de retomada das aulas totalmente presenciais na rede estadual. O governador anunciou que, junto aos planos de retomada das aulas presenciais, pode haver flexibilização nas medidas de restrição e avalia, nesse conjunto, o retorno do público aos estádios de futebol.
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) julgaram parcialmente procedente a tomada de contas especial realizada contra os ex-prefeitos de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará e Terezinha Baleeiro Alves (PP), pelo pagamento de R$ 92.287,70 em juros e multas, com danos ao erário, decorrentes do atraso no adimplemento de obrigações previdenciárias junto ao INSS nos exercícios de 2017 e 2018. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, imputou ao primeiro gestor multa no valor de R$ 1 mil e de R$ 7,5 mil à ex-prefeita. O processo foi analisado e julgado na sessão desta quinta-feira (30), realizada por meio eletrônico. O conselheiro Fernando Vita apresentou voto divergente, incluindo na decisão a determinação de ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$92.287,70 e a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE). Mas, por cinco votos a um, foi mantida a decisão do relator. O conselheiro José Alfredo Rocha Dias entende que a irregularidade apontada no termo de ocorrência não deve, necessariamente, conduzir a condenação ao ressarcimento ou mesmo a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, “salvo em caso de reincidência”. Ele ressaltou que os débitos, em sua maior parcela, vêm de longa data e criam obrigações e dificuldades para as futuras gestões. Cabe recurso da decisão.
Cerca de mil pés de maconha foram encontrados e erradicados nesta quinta-feira (30), na cidade de Jeremoabo, no norte da Bahia. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), um idoso de 61 anos estava no local e foi preso em flagrante. Segundo informações da SSP-BA, a prisão foi feita por equipes dos 5° (Euclides da Cunha) e 20° (Paulo Afonso) Batalhões da Polícia Militar (BPMs). Os militares chegaram no povoado de Canché, após denúncias e troca de informações, entre as unidades. “No local, um homem foi capturado. Ele informou que utilizava a droga para venda e consumo há 15 anos”, disse o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Antônio Batista Macedo Júnior O órgão de segurança pública informou que além da plantação, nove sacos com o mesmo entorpecente foram apreendidos e levados para a Delegacia Territorial (DT), junto com o suspeito.
Em seu pronunciamento na última sessão legislativa, o vereador Beto Bonelly (PSB) declarou que o esporte e a cultura de Brumado estão na UTI. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele acusou o poder público de abandonar os segmentos. “Não há incentivo do poder público, não se abrem portas para novos jovens e não há política pública que fomente a prática esportiva. Também não há a valorização da cultura e do lazer em nossa cidade”, afirmou. Bonelly salientou a importância da prática esportiva para o bem estar físico, mental e social. Além de auxiliar a manter o corpo saudável, o vereador defendeu que os esportes ajudam a retirar os jovens do mundo das drogas e do crime. “Infelizmente, em nossa cidade, essa carência já vem de muitos anos. O Poder Executivo precisa tirar o esporte, a cultura e o lazer da UTI”.
Quase 870 mil contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2021, segundo informou nesta quinta-feira (30) a Receita Federal. Segundo o órgão, foram entregues 36.868.780 declarações este ano. Destas, 869.302 declarações foram retidas em malha – 2,4% do total de documentos entregues. Entre as declarações retidas, 666.647 são declarações com imposto a restituir; 181.992 com imposto a pagar, e 20.663 com saldo zero.
Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) rebateu alegações feitas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) nas redes sociais acerca do esgotamento sanitário de Brumado. No documento, o gestor destacou que a não realização do projeto de esgotamento sanitário municipal não se justifica devido ao não enquadramento nos programas federais PAC-1 e PAC-2, já que, na condição de concessionária, a empresa deveria dispor de outros meios para cumprir com a obrigação pactuada há quase meio século. Com relação ao argumento de que a Embasa estaria dialogando com o Município para a realização de aditivo ao contrato de concessão, o prefeito explicou que não se pode aditar contrato inexistente. Em 01 de outubro de 2017, a concessão expirou e, desde então, a Embasa opera de forma irregular na cidade. Vasconcelos fez questão de frisar que o Município não tem interesse de renovar a concessão com a empresa em razão dos termos apresentados pela empresa. “Quando à apresentação de proposta por parte da Embasa, em termos de investimentos e efetiva realização do esgotamento sanitário, sugeriu ao município de Brumado prorrogar o contrato de concessão até o ano de 2037, sendo que, ao final, o Município ficaria com um passivo para com a Embasa no montante de, aproximadamente, 175 milhões. No entanto, com o estudo de viabilidade feito pelo município de Brumado, todo o investimento feito pela licitante vencedora será incorporado ao patrimônio municipal, ao final da concessão, e, portanto, sem qualquer passivo para a municipalidade. Assim, querido povo de Brumado, não dá para conceber que a Embasa continue tripudiando com o município, sendo que, nem mesmo apresenta proposta formal contendo: todo detalhamento do cumprimento das metas do novo marco regulatório do saneamento, respectivos quadros de investimentos e cronogramas físico e financeiro. Além disso, pretende que o município fique devedor de dívida impagável ao final da concessão? Isso é um absurdo”, disparou. O gestor garantiu que continuará lutando para que Embasa deixe de ser um empecilho para a realização da licitação com regras claras e transparentes de como se dará a realização da concessão.
Não há brasileiro que não saiba o que é o Jogo do Bicho. Essa loteria foi criada em 3 de julho de 1892 e que se popularizou de tal forma que virou uma febre. O jogo permite fazer apostas a partir dos dez centavos, dando a qualquer pessoa, mesmo com menos recursos econômicos, uma chance de ouro para obter um grande lucro. Não há dados oficiais, mas as estimativas apontam para que este jogo movimente mais de 3 bilhões de reais por dia. Quem nunca ouviu a frase “vai dar zebra”? Pois essa expressão tem origem no Jogo do Bicho, uma vez que a zebra não faz parte dos 25 animais da tabela das apostas. A expressão significa apostar no desconhecido, arriscar em algo que parece impossível para obter um grande retorno. A chance é tão improvável que “vai dar zebra”, ou seja, o risco de sair um bicho que não faz parte dos 25 animais do jogo. O Jogo do Bicho também tornou popular a expressão “deu no poste”. Durante muitas décadas, as bancas de jogo afixavam os resultados num poste. A tradição continua bem viva e ainda hoje, em qualquer cidade do Brasil, há ruas com os resultados do Jogo do Bicho afixados em postes. Uma tradição que perdura, até porque, ao contrário das casas de apostas, o Jogo do Bicho não se modernizou. Entretanto, são já conhecidos os resultados do Jogo do Bicho de hoje, dia 30 de setembro. Confira todos os resultados. O Jogo do Bicho é um dos mais populares no Brasil e o resultado é dado a partir do resultado das loterias federal e estadual. E aí, você ficou milionário ou deu zebra? Veja como o Jogo do Bicho salvou a pele a Drummond, o velho barão que morria de medo de falir.
Como funciona o Jogo do Bicho?
O Jogo do Bicho atribui cinco prêmios, com muitas extrações a terem também um sexto e um sétimo prêmios. Os resultados das loterias formam uma combinação que resulta em cinco números, de quatro algarismos. São esses números que valem para os prêmios. Os números das dezenas têm correspondência numa tabela com 25 animais. Por exemplo, quando a combinação de resultados termina entre 01 e 04 corresponde à avestruz, o bicho que abre a tabela. Segue-se a águia, para números entre 05 e 08, e o burro, para números entre 09 e 12. E assim se avança na tabela dos bichos, sempre agrupando os quatro números seguintes. Além de avestruz (01-04), águia (05-08) e burro (09-12), tem borboleta, cachorro, cabra, carneiro, camelo, cobra, coelho, cavalo, elefante, galo, gato, jacaré, leão, macaco, porco, pavão, peru, touro, tigre, urso, veado e vaca. Ao todo, são 25 bichos e cada bicho tem um número correspondente à sua posição na tabela (1 – avestruz, 2 – águia, e por aí fora), agrupando sempre em quatro os números entre 01-04 e 97-00. Vamos imaginar que a loteria sorteou o número 3451. O vencedor é o galo, pois a dezena (51) está entre os quatro números do galo, que vai de 49 a 52. Mas se a loteria sortear o número 5134 o vencedor é a cobra (bicho número 9, agrupando os números entre 33 e 36).
História do Jogo do Bicho?
Em 1888, João Batista Vianna de Drummond foi nomeado barão de Drummond. Primeiro e único com esse título, o barão de Drummond vivia impressionado com o urbanismo de Paris, depois de uma visita à capital francesa. Ao urbanizar a antiga Fazenda dos Macacos, em Vila Isabel, Drummond criou o Jardim Zoológico, o primeiro do Rio de Janeiro, inaugurado em 1888. Um ano depois, o Brasil proclamou a República. O barão Drummond deixou de receber do Imperador o apoio financeiro para a manutenção do Jardim Zoológico, que virou um pesado encargo. Com medo de falir, Drummond falou com um amigo mexicano, Manuel Zavala, que lhe contou de um jogo que havia no Camboja. Esse jogo era como uma loteria, com os jogadores a apostarem num bicho. Em 1892, o barão Drummond apresentou à sociedade do Rio de Janeiro o primeiro Jogo do Bicho. No início do dia, o barão colocava a imagem de um animal dentro de uma caixa de madeira, colocada à entrada do zoológico. Esse animal era um de uma lista de 25 e cada visitante podia comprar um tíquete com uma estampa de um animal dessa lista de 25. No fim do dia, o barão abria a caixa e mostrava a figura vencedora. O visitante que tivesse um bilhete com esse bicho recebia um prêmio de 20 vezes o valor do ingresso. A avestruz saiu no primeiro dia, dando uma renda de 460 mil reais aos visitantes com o bilhete da avestruz. No sorteio seguinte, o cão valeu um prêmio de 2 milhões de reais. O Jogo do Bicho tornou-se conversa obrigatória, as filas no zoológico cresceram e outros negócios próximos ao zoo foram também lançando bancas com o Jogo do Bicho. O sucesso foi imediato e tão grande que o Jogo do Bicho não demorou a se alastrar em todo o Brasil. Em qualquer terra, os resultados eram afixados em postes, para atestar a honestidade dos bicheiros e dar confiança aos apostadores. Com o tempo, o Jogo do Bicho se tornou uma das maiores loterias do mundo”.
O secretário de agricultura do município de Guanambi, Felipe Gabriel Duarte, disse ao site Achei Sudoeste que a prefeitura tem travado uma dura batalha com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para baixar a taxa de 80% de esgoto cobrada da população. Segundo Duarte, as conversas já foram iniciadas e a Embasa terá de ceder, pois o recado já foi dado. “É uma briga que não é fácil, com uma empresa grande, mas nós também pensamos grande e é uma decisão do nosso prefeito. Ou a Embasa senta, dialoga e chegamos a um denominador ou ela terá que arrumar outro lugar pra trabalhar porque aqui em Guanambi não vai ter espaço pra ela”, afirmou. Em breve, o secretário espera anunciar um pacote de benefícios com relação a cobrança da taxa de esgoto da empresa.
Um homem de 58 anos, identificado como Augusto Dias dos Santos, morreu nesta quinta-feira (30), no dia de seu aniversário, na região de Covas de Mandioca, na zona rural de Brumado, após ser atacado por peixes, enquanto pescava em uma lagoa de sua comunidade. De acordo com a família, Santos foi atacado por ‘piranhas’ tendo lesionado sua perna esquerda. Após o ataque, Augusto pegou o seu veículo para pedir ajuda na região. Devido ao sangramento, Dias ficou inconsciente e colidiu o carro em uma cerca de arame farpado. Um morador que passava pelo local prestou os primeiros socorros e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante o trajeto para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, Augusto veio a óbito, no dia de seu aniversário. De acordo com a família, ele perdeu muito sangue. A Polícia Militar registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e o corpo de Dias foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.
Na última sessão legislativa, foi aprovada por unanimidade a indicação do vereador Amarildo Bomfim para a criação de um programa de concessão de incentivos fiscais e tributários no município de Brumado. A sugestão do vereador visa auxiliar os contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, diante das complicações financeiras advindas com a crise causada pela pandemia da Covid-19. A indicação do parlamentar foi aceita pelo gestor municipal, através da criação de um Programa de Recuperação Fiscal (Refis), o qual foi instaurado no dia 29 de setembro deste ano. O Refis é um programa que propõe facilitar a regularização de tributos atrasados. “Devido à pandemia muitos munícipes precisam regularizar seus débitos. Assim, este programa é uma medida que visa auxiliar os contribuintes que se encontram com dificuldades de realizar o pagamento dos débitos”, enfatizou o vereador.
A taxa de desemprego no Brasil ficou em 13,7% no trimestre encerrado em julho, mas ainda atinge 14,1 milhões de brasileiros, informou nesta quinta-feira (30) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma redução de 1 ponto percentual em relação à taxa de desemprego dos três meses anteriores (14,7%) e a menor taxa de desemprego no ano. O dado também representa estabilidade em relação à taxa de desemprego em julho de 2020, que era de 13,8%. Já entre os desocupados, a queda foi de 4,6% (menos 676 mil pessoas) em relação ao trimestre encerrado em abril, quando o IBGE estimou o número em 14,8 milhões de pessoas. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em junho, a taxa de desemprego ficou em 14,1%, atingindo 14,4 milhões de pessoas.