Na manhã desta segunda-feira (04), um incêndio foi registrado em um terreno baldio na Rua Carlos Lima Risério, no Bairro Olhos D’água, em Brumado. Com o apoio dos moradores, a Polícia Militar e uma Brigada de Incêndio conseguiram conter as chamas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona Luzinete Castelhano relatou que as casas no entorno foram atingidas com muita fuligem e vários moradores passaram mal com dificuldades respiratórias e os olhos bastante irritados. “Estamos indignados porque essa não é a primeira vez. Isso sempre acontece aqui. O bairro inteiro está sofrendo com a fuligem”, disse.
O morador Marcelo Santos contou que o terreno virou um depósito de lixo a céu aberto. “O pessoal põe fogo pra coletar arame. Isso está saindo fora de controle. Não é de hoje que estamos reclamando”, afirmou. Os moradores cobram que o Poder Público mantenha o terreno baldio limpo para evitar que novos focos de incêndio sejam registrados. “É uma vergonha”, definiram.
Um soldado da Polícia Militar (PM) foi baleado por dois homens armados, enquanto participava de uma festa motociclística no povoado Bela Vista, que fica na zona rural do município de Retirolândia, no interior da Bahia. De acordo com o G1, o caso aconteceu por volta das 18h30 de domingo (3). O policial foi identificado como Gilson Rodrigues Pereira e estava de folga quando foi baleado. De acordo com a PM, a vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Municipal de Serrinha, mas não resistiu aos ferimentos. Gilson morreu dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, enquanto era transferido para uma unidade de saúde em Feira de Santana. Os suspeitos ainda não foram identificados e o caso será investigado pela delegacia de Retirolândia. Por meio de nota, o 16º Batalhão da Polícia Militar, do qual Gilson fazia parte, informou que o soldado entrou na corporação em abril de 2008 e tinha 13 anos de serviço. O PM era casado e deixa dois filhos pequenos. Não há detalhes sobre o sepultamento dele.
Na última sexta-feira (01), uma adolescente procurou a Polícia Civil relatando que foi agredida fisicamente com chutes, murros e puxões no dia anterior e que seu ex-companheiro chegou a atirar contra ela usando uma espingarda. Segundo informou a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, na briga, o tiro teria acertado o teto da casa. A ofendida disse que fugiu e se escondeu no mato, conseguindo aparecer na delegacia, com segurança, apenas na manhã do dia seguinte. Segundo a vítima, o ex-companheiro a impedia de frequentar a escola, além de comunicar-se com familiares e amigos. De posse das informações, a polícia prendeu o indivíduo em flagrante delito. O plantão do judiciário homologou a prisão e a converteu em prisão preventiva. A vítima sofria violência física e psicológica desde janeiro. O agressor já foi indiciado pela Polícia Civil em maio de 2021 pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra a mesma vítima e o Ministério Público apresentou denúncia deste crime em agosto de 2021. Órgãos de assistência social e psicológica foram imediatamente acionados para fazer o acolhimento e apoio à vítima. O agressor encontra-se preso à disposição da Justiça.
O prefeito do município de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), vetou, na última quinta-feira (30), o projeto de lei 049/202, de autoria do vereador Alberto Elizeu de Jesus (PSB), o Beto Bonelly, que impedia a nomeação de ficha suja no âmbito dos poderes executivo e legislativo. A proposta havia sido aprovada na Câmara Municipal em setembro deste ano (veja aqui). O veto total feito pelo gestor municipal foi publicado no Diário Oficial do Município. Vasconcelos vetou a proposta por entender que a mesma está eivada de vício de iniciativa, o que a torna inconstitucional. O veto de Eduardo foi enviado para a Câmara de Vereadores e será votado nesta segunda-feira (04). Para que a lei seja validada no município, os vereadores precisam derrubar o veto em votação no plenário da casa legislativa.
Usuários do WhatsApp, Facebook e Instagram relataram que estão enfrentando falhas no envio de mensagens e no carregamento de postagens das redes sociais na tarde desta segunda-feira (04). As informações são do Jornal o Globo. O assunto já é o mais comentados do Twitter no Brasil, com mais de 500 mil postagens. Muitos internautas relatam que fizeram testes com suas conexões de internet antes de perceberem que o problema era das plataformas. As plataformas já apresentaram instabilidade em outros momentos neste ano. Em agosto, o Facebook apresentou uma falha na plataforma de pesquisa do site. Em junho, também houve problemas WhatsApp, Facebook e Instagram.
A presidente da Câmara de Brumado, Verimar Dias da Silva Meira (PT), arquivou o pedido de abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o vereador Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem, por suposto uso indevido de veículo oficial do Poder Legislativo. O parlamentar foi flagrado utilizando o carro oficial com representantes da empresa Brumalimp Ltda para participar de licitações em Caetité e Dom Basílio. O pedido havia sido protocolado no último dia 17 de setembro (veja aqui). A decisão do arquivamento foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (01), com o parecer do ex-procurador da Câmara, Half Cotrim Castro, datado de 23 de setembro. Também foi publicado o parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que teve voto favorável do relator, Tiago de Souza Amorim (PP), para o arquivamento da denúncia. A vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira, presidente da comissão, e o vereador Renato Santos Teixeira (Sem Partido), secretário, também acompanharam o voto do relator para que a CEI não fosse instalada (clique aqui e veja a publicação de arquivamento da denúncia).
Em Brumado, a Dom Odontologia Premium dispõe da melhor tecnologia do mercado para o tratamento odontológico integral e humanizado dos seus pacientes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, os odontólogos Leonam Azevedo e Luciane Castro disseram que a clínica procura fazer a diferença no segmento, oferecendo qualidade, tecnologia e acolhimento. “Somos um time engajado, voltado para o tratamento humanizado e com a melhor tecnologia que existe no mercado mundial. Com relação à odontologia, dispomos do que existe de melhor em tecnologia no mercado”, garantiu Castro. A clínica também possui um time de profissionais qualificados e setorizados para melhor atendimento dos seus pacientes. A Dom Odontologia Premium funciona na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 99801-0440.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Fabrício Lopes, secretário de desenvolvimento econômico de Guanambi, destacou que a representatividade política tem feito a diferença no processo de retomada do crescimento da cidade. Para o secretário, embora tenha pujança econômica e vários vetores de desenvolvimento, se a cidade não tiver força política para viabilizar obras estruturantes e impulsionar esse potencial o crescimento não se materializa. “A força política é importantíssima, principalmente para atrair recursos, projetos, políticas públicas estruturantes e investimentos. A intervenção política é necessária para o desenvolvimento da cidade. Infelizmente, só recurso público do município não funciona”, enfatizou.
Utilizar a energia elétrica de forma mais eficiente é uma grande preocupação de todos os brasileiros, ainda mais diante dos aumentos sofridos na conta de luz todos os meses. A Ativa Soluções em Energia dará algumas dicas para que você consiga economizar e utilizar a sua eletricidade da melhor forma possível. Dica 01: utilizar lâmpadas de LED, elas são mais eficientes e utilizam menos energia elétrica. Dica 02: desligar o chuveiro elétrico enquanto se ensaboa no banho; o chuveiro é um dos maiores vilões da conta de energia. 15 min de banho todos os dias em um chuveiro de 4500W gera um impacto de 34 kWh no mês, o que, em valores atuais, equivale a R$ 30,38. Dica 03: substituir o ar condicionado antigo por um mais moderno, de tecnologia dual inverter. Dica 04: acumular roupas para a lavagem, centralizando preferencialmente em um dia da semana. Dica 05: investir em energia solar! Com a energia solar você supre sua necessidade de energia, utilizando uma fonte primária que é o sol. O custo do investimento tem um retorno muito rápido e você fica livre dos aumentos na sua conta de luz. A empresa fica localizada na Avenida Centenário, 131. Para maiores informações, ligue: (77) 99824-2640 (WhatsApp).
Os agentes de trânsito do município de Brumado foram capacitados para prestar os primeiros socorros nos casos de acidentes em vias públicas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, disse que a capacitação é fruto da parceria entre o órgão e o Samu 192. Segundo explicou, diante do número crescente de acidentes de trânsito na cidade, principalmente envolvendo motocicletas, a SMTT entendeu ser de suma importância o agente, que atua nas vias diariamente, estar habilitado para prestar os primeiros socorros antes da chegada do serviço de urgência. “Mesmo sabendo que o Samu tem um tempo resposta de muita eficiência, pode ocorrer um atraso ou embarreiramento no trânsito, o serviço chegar tarde e a pessoa vir a óbito”, afirmou. O objetivo, de acordo com Ricardo, é preservar vidas.
Não deixe suas melhores lembranças apenas na memória. Materialize-as através de revelações. Na Criative Fotografia, as revelações custam a partir de R$ 0,60 centavos. Venha visitar a nossa loja na Rua Oflávio Silveira Torres, nº 27 (ladeira do antigo cinema) ou entre em contato conosco através do WhatsApp (77) 99942- 0844.
Na sessão da última quinta-feira (30), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) julgaram procedente o termo de ocorrência formulado contra o prefeito de Barra da Estiva, João Machado Ribeiro (PP), o João de Didi, pelo pagamento de R$ 90.739,82 em juros e multas, com danos ao erário, decorrentes do atraso no adimplemento de obrigações previdenciárias junto ao INSS nos exercícios de 2017 e 2018. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, multou o prefeito em R$ 2,5 mil. Como sempre faz em processos dessa natureza, o conselheiro Fernando Vita apresentou voto divergente, incluindo na decisão a determinação de ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 90.739,82 e a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE). A maioria dos conselheiros, no entanto, acompanharam o voto do relator. Para o conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, não é justo e razoável a imputação de ressarcimento da importância despendida com o pagamento de juros e multas por atraso na quitação de obrigações previdenciárias junto ao INSS. No seu entendimento, “o adimplemento intempestivo dessas obrigações resulta, em não raras oportunidades, não de estrita má-fé, mas de planejamento orçamentário financeiro inadequado e insuficiência de recursos”. Cabe recurso da decisão.
Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está comercializando o “e-Saúde”, certificado digital direcionado para todos os profissionais da área de saúde. Segundo a CDL, o e-Saúde proporciona vantagens de valor, segurança, agilidade e confiabilidade que o certificado e-CPF Plus fornece. Além disso, poderão assinar digitalmente prescrições médicas, atestados digitais e ainda garantir o armazenamento de informações dos pacientes em sistema para os hospitais que possuem PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), dentre outras facilidades. Agende a sua certificação digital SPC pelos telefones (77) 3441-1222 e (77) 99976-2714.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de agricultura, meio ambiente e recursos hídricos de Guanambi, Felipe Gabriel Duarte, informou que a ExpoGuanambi deve ser retomada em 2022. Com a redução significativa dos números da Covid-19 na cidade e em todo estado, Duarte espera que a exposição possa ser realizada no próximo ano. Para isso, segundo adiantou, a prefeitura está construindo um novo parque de exposição, nas proximidades do Posto Verde Vale. O local possui uma área de 20 hectares. “A pretensão é que em maio ou junho do ano que vem a gente faça a inauguração desse espaço”, disse.
Temos o objetivo de oferecer um atendimento humanizado e personalizado proporcionando-lhe maior satisfação aos nossos clientes e colaboradores, disponibilizando equipamentos de alta tecnologia na realização de exames laboratoriais de qualidade com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida de toda população e região. Realizamos seus exames laboratoriais com excelência e qualidade. Atendemos com humanização nossos clientes, sustentabilidade e responsabilidade social. Nosso compromisso é com a vida; visando a confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização para vocês clientes. Não deixe de entrar em contato conosco. (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757 (WhatsApp). O Laboratório e Clínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, Centro de Brumado.
Familiares de um homem que morreu enquanto pescava na zona rural de Brumado denunciaram ao site Achei Sudoeste que tiveram de transferir o corpo para Guanambi, a 141 km do município, a fim de que fosse feita a autópsia (veja aqui). Segundo informações apuradas pela nossa reportagem, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) não dispõe, no momento, de efetivo suficiente de médico legista para cobrir toda a demanda local. Embora haja médico legista no departamento, o quadro não atende toda a escala de plantão do DPT. No total, 3 médicos legistas atuam na unidade.
A prefeitura municipal de Brumado abriu a concorrência pública nº 1-2021 e divulgou edital na última segunda-feira (27) para licitar obras no valor estimado máximo de R$ 29.985.445,67 (vinte e nove milhões, novecentos e oitenta e cinco mil, quatrocentos e quarenta e cinco reais e sessenta e sete centavos), com critério de julgamento global, ou seja, uma única empresa ficará responsável por executar os serviços. De acordo com a Comissão Permanente de Licitação (CPL), o certame será realizado no dia 11 de novembro do corrente ano, às 09h. Segundo a publicação, a concorrência visa atender despesa com contratação de empresa para prestação de serviços de engenharia para implementação de infraestrutura, com o intuito de promover melhoria em logradouros públicos existentes ou a serem construídos, compreendendo os serviços de terraplanagem, pavimentação, rede de drenagem e pontes. Ainda segundo a publicação, os serviços serão realizados nas Avenidas Cleóbulo Meira Leite, Agnelo Azevedo, Virgílio Rizério Vasconcelos, Duarte Moniz, Ruas Vereador Beltrão Gomes Ataíde, Francisco Lima Cotrim, Umburanas, Manoel Francisco de Lima, Carlos Lima Rizério, Anália Ramos, Otávio Cândido, Rua Marginal ao canal no Povoado de Lagoa Funda, Rua Marginal à BR-030, próximo a Rotatória do Bairro São Jorge, e Estrada que liga o Povoado do Junco ao Povoado do Tamboril. Após o certame, a empresa vencedora terá o prazo de 18 meses, a contar da data de assinatura do contrato, para realizar as obras. Clique aqui e veja o edital divulgado pela prefeitura da capital do minério.
Morreu neste sábado (02), o sargento aposentado da Polícia Militar da Bahia (PMBA), Clidemar Amorim Risério, 60 anos, mais conhecido como Sargento Amorim. Risério estava hospitalizado no Hospital Samur, na cidade de Vitória da Conquista, e veio a óbito após mais de um mês em tratamento na unidade. Ele foi submetido a uma cirurgia cardíaca para a troca de três válvulas do coração, sendo elas: Aórtica, Mitral e Triscupide. O corpo de Clidemar foi velado no Salão Paroquial e seguiu em cortejo para a distrito de Itaquaraí, onde será sepultado na manhã deste domingo (03). O policial aposentado já foi assessor parlamentar na Câmara de Vereadores, bem como Superintendente de Trânsito de Brumado. Ele deixa esposa e um filho.
A chance de uma pessoa não vacinada se infectar pelo coronavírus é aproximadamente cinco vezes maior quando comparada com a de quem já está completamente imunizado, afirma o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos). Esse valor, calculado nos EUA, é de um cenário em que a delta já corresponde à maior parte dos casos de Covid, como é a realidade também de alguns estados e cidades brasileiras. Em uma situação em que a cepa ainda não é prevalente, o risco de uma pessoa não imunizada se infectar é em média 11 vezes maior quando comparado a quem já completou o ciclo vacinal. Com esses dados, o CDC afirma que a capacidade das vacinas de barrar a transmissão do vírus diminuiu com a dispersão da delta, mas ainda traz um grau de proteção muito importante para a população, principalmente para casos graves da doença. O órgão reitera que, mesmo com a delta, pessoas não vacinadas têm por volta de dez vezes mais chances de serem internadas quando se comparam a quem já se imunizou —no caso de mortes, esse número sobe para 13. Os pesquisadores então concluem que o avanço da variante nos Estados Unidos foi um fator importante para explicar o crescimento da taxa de disseminação da Covid-19 entre pessoas vacinadas. Ainda assim, a cepa não teve grande impacto no aumento de casos graves da doença para os imunizados. As informações são do Tribuna da Bahia.
O governador Rui Costa (PT) prorrogou a liberação de eventos com a presença de até 1.100 pessoas, na Bahia. A publicação foi feita no Diário Oficial deste sábado (2) e é válida até 12 de outubro deste ano. A liberação é para eventos como cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em locais públicos ou privados, circos, parques de exposições, formatura, feiras, passeatas e afins. Também está liberada a realização de eventos com venda de ingressos. Esse decreto também é válido para monitorar a quantidade de pessoas em zoológicos, parque de diversões, museus e teatros. De acordo com o decreto, para realizar estes eventos, todos os envolvidos – entre artistas, público, equipe técnica e colaboradores – deverão comprovar ter tomado as duas doses de vacina ou dose única, através do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do certificado obtido através do aplicativo Conect SUS, do Ministério da Saúde. Além disso, todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos municípios deverão ser respeitados, inclusive, o distanciamento e uso de máscaras. Ainda conforme o decreto, fica autorizado também o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que a ocupação máxima seja limitada a 75% da capacidade do local.
Quatro suspeitos de roubos a bancos morreram na sexta-feira (1º) durante uma ação integrada das polícias Militar e Rodoviária Federal em Camacan, no sul da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), houve confronto entre suspeitos e policiais. A SSP-BA detalhou que após trocas de informações e denúncias anônimas, as equipes de segurança chegaram a um acampamento, na zona rural de Camacan. Cerca de 10 homens estavam no local e, na aproximação, os suspeitos atiraram contra os policiais. No confronto, os quatro homens foram atingidos. De acordo com a polícia, os feridos foram socorridos, mas não resistiram. Os demais escaparam por um matagal e são procurados. No local, os policiais desmontaram o acampamento e apreenderam uma carabina calibre 380, duas pistolas calibres 7,65 e 380, um revólver calibre 38, munições, explosivos, coletes balísticos e R$ 390 em espécie. Participaram da operação equipes do CPE, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), das Cipes Cacaueira e Sudoeste, do 15° BPM e da PRF.
Uma madeireira foi atingida por incêndio no bairro Mimoso I, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na noite de sexta-feira (1°). As informações são do G1. O fogo só foi controlado na madrugada deste sábado (2). Não há registro de feridos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram cerca de três horas para conter as chamas. Um carro-pipa foi usado na ação. Ainda não há detalhes sobre o que causou o incêndio. O local deverá ser periciado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Manifestantes foram às ruas em vários pontos do país para protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro neste sábado (2). Até a última atualização desta reportagem, haviam sido registrados protestos em 94 cidades (incluindo todas as 27 capitais) nos 26 estados e no Distrito Federal. Entre as principais pautas e reinvindicações das manifestações, estão: impeachment de Bolsonaro; defesa da democracia; críticas à gestão do governo federal na condução da pandemia de Covid; e protestos contra a alta nos preços (sobretudo de alimentos, combustíveis e gás), a miséria e a fome. As manifestações foram organizadas por entidades, movimentos sociais e centrais sindicais. Elas tiveram participação de 20 partidos políticos: Cidadania, DEM, MDB, PCB, PC do B, PCO, PDT, PL, Podemos, PSB, PSD, PSDB, PSL, PSOL, PSTU, PT, PV, Rede, Solidariedade e UP.
Uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu cigarros contrabandeados na cidade de Rio do Antônio, a 60 km de Brumado, na última sexta-feira (01). Segundo informou a PRE ao site Achei Sudoeste, 1300 maços foram localizados no bagageiro de um ônibus interestadual que fazia a linha de Guanambi a Porto Seguro. O veículo foi abordado na BR-030, no distrito de Ibitira. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado.
O corte de energia por falta de pagamento no caso dos consumidores de baixa renda voltou a ser permitido nesta sexta-feira (1º). Em abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu o corte de luz por inadimplência para os beneficiários da tarifa social em razão da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Inicialmente, a medida valeria até 30 de junho, mas foi prorrogada pela agência até 30 de setembro. De acordo com a Aneel, não há previsão de outro adiamento. A suspensão por inadimplência pode ocorrer, por exemplo, nas seguintes situações: falta de pagamento da fatura relativa à prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica; falta de pagamento de serviços cobráveis, como o da religação de urgência e o do desligamento ou remoção de poste. Antes de suspender o fornecimento de energia, a distribuidora deve encaminhar notificação ao consumidor. Segundo resolução da Aneel, essa notificação deve ser “escrita, específica e com entrega comprovada ou, alternativamente, impressa em destaque na fatura”. O envio deve ser feito com antecedência mínima de 15 dias. No caso das famílias de baixa renda, a distribuidora pode negociar o parcelamento do débito em, no mínimo, três parcelas. A proibição do corte contemplou cerca de 12 milhões de famílias que se enquadram na tarifa social de energia elétrica. Isso não significa que todas as famílias tiveram cortes suspensos durante esse período, mas que a partir de agora poderão sofrer interrupção de energia se não houver pagamento da conta de luz.