Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/Dez/2014 - 09h00

Igreja e teatro são restaurados em Rio de Contas

Igreja e teatro são restaurados em Rio de Contas Foto: Flor de Lis/Divulgação

O pequeno município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, reabre neste sábado (6), às 16 horas, o Teatro São Carlos e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. As obras de restauração dos equipamentos custaram R$ 2,5 milhões ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia. Rio de contas tem o título de Patrimônio Nacional e é o terceiro conjunto histórico tombado na Bahia, com mais de 400 casarões tombados. O município de quase 13 mil habitantes fica atrás em importância apenas de Salvador e Cachoeira. Na Igreja foram realizadas obras de restauro nos bens artísticos (móveis e integrados) e serviços de recuperação na estrutura arquitetônica: coberturas, esquadrias, instalações, pisos, revestimentos e, principalmente, estabilização de alvenarias na capela mor, sacristias laterais e arco cruzeiro. Segundo o IPHAN, a Matriz do Santíssimo Sacramento é considerada por especialistas como o mais relevante exemplar da arquitetura religiosa do sertão baiano, construída na segunda metade do século XVIII. 

Igreja e teatro são restaurados em Rio de Contas Foto: Flor de Lis/Divulgação

O Teatro São Carlos, que está entre os dez primeiros construídos no Brasil, é o mais antigo da Bahia, cuja inauguração data de 1892. No local, a restauração deu conta total da cobertura, esquadrias, novas instalações elétricas, hidrossanitárias e de esgoto, recebendo adaptações de acessibilidade a portadores de necessidades especiais (PNE) como rampa de acesso à plateia e coxia e sanitário PNE, além de uma nova copa. Um novo anexo foi construído na fachada posterior do prédio.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo