O Ministério da Educação (MEC) avaliou satisfatoriamente as dependências da sede do Centro Universitário UniFG, na cidade de Brumado, durante vistoria realizada no final do mês de setembro (veja aqui). Nesta terça-feira (19), a comissão de monitoramento do MEC emitiu o seu parecer final sobre a estrutura física, acadêmica e operacional para o funcionamento da faculdade. A equipe de vistoria já fez o credenciamento da instituição, bem como autorizou o funcionamento do curso de Medicina na capital do minério. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o primeiro vestibular deverá ser realizado ainda neste ano na UniFG/Brumado e as aulas terão início em fevereiro de 2022, no campus da universidade.
Na segunda-feira (18), o presidente do Democratas de Brumado, Fabrício Abrantes, e a sua esposa, Abiara Dias, coordenadora do movimento Move Mulher, levaram uma mensagem de solidariedade à presidente do Legislativo brumadense, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (Pt0, e ao diretor da Câmara Municipal, Marcelo Meira Correia, vítimas de fake news (veja aqui). Na nota, Abrantes pede que os partidos se unam, independente de questões políticas e ideológicas, para combater essa prática nefasta que ataca as pessoas públicas, sobretudo as mulheres. “Desejamos que as autoridades cheguem ao (s) autor (es) do fake news para que a justiça seja feita contra essas pessoas insensatas, maliciosas, de baixo caráter e com uma volúpia incomum de ganância”, escreveu. Para Abrantes, essa estratégia abominável em nada contribui para a discussão democrática e política civilizada no município. Vale frisar que Verimar e Fabrício são adversários políticos.
Em mais um ano, a Pax Nacional manteve a tradição de distribuir brinquedos para crianças carentes na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a empresária Perinalva Dias relatou que a ação é voltada para as crianças que residem em bairros periféricos e que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Já é a 13º vez que estou fazendo esse grande festival para as crianças que precisam de um brinquedo, que se sentem na dificuldade de comprar. A Pax Nacional se sensibiliza com isso”, afirmou. Durante o evento, além dos brinquedos, foram distribuídos sorvete, cachorro quente, algodão doce e picolé para a criançada. “Costumo dizer que não trabalhamos com mortes, trabalhamos com vivos”, destacou.
Dos cinco vetos a projetos dos vereadores enviados à casa legislativa, o prefeito obteve duas vitórias e três derrotas. Porém, no final das contas, o grupo se sentiu vitorioso ao conseguir manter o veto dos dois principais projetos em votação: de autoria do vereador Amarildo Bomfim (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de a Embasa instalar ventosas nos hidrômetros e uma emenda assinada pela bancada de oposição para que o projeto de isenção do IPVA se estendesse aos portadores de necessidades especiais. O que ficou desenhado é que para a base do prefeito os demais vetos eram menos relevantes politicamente, pois o interesse era mais acirrado em derrotar os principais rivais do prefeito dentro da casa legislativa. Assim como ocorreu na sessão passada em que, por meio de um voto de abstenção, se manteve o veto ao projeto do vereador Beto Bonelly (PSB). Diante do cenário, ficou claro que a bancada de oposição não está tão consolidada como se imaginava, uma vez que há um elo fragilizando a corrente oposicionista. Nos discursos proferidos por Bonelly e Bomfim, ambos destacaram que o voto secreto revelou que o cabresto falou mais alto que a defesa do bem comum. Bonfim declarou que buscará dentro do próprio regimento interno alguma brecha que favoreça o fim do voto secreto na Câmara brumadense. “Dessa forma, a população saberá quem protege a comunidade e quem defende os interesses do prefeito. Assim poderemos identificar quem são os vereadores do povo e os vereadores do gestor”, pontuou.
Em Brumado, o morador da Rua Rui Barbosa, Ademir Gondim, denunciou que a Embasa emitiu uma fatura de cobrança antecipada, com vencimento para o dia 30 de novembro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele considerou a situação um absurdo. “Estou pagando uma coisa que ainda não usei. Não é legal a Embasa fazer um processo desses. Não entendo como eles fazem isso. Estranho. Não é justo”, afirmou. O morador adiantou que irá procurar as providências cabíveis ao caso. Uma moradora da mesma rua, que preferiu não se identificar, relatou que as faturas de cobrança de água também estão chegando em sua casa com mais de 1 mês de antecedência. “Estou com conta de água em casa do mês de dezembro já. Uma coisa que nem consumi ainda e já veio a conta pra pagar. Estão fazendo leitura por estimativa”, contou.
O advogado José Luís de Brito Meira Júnior, suspeito de matar a namorada Kezia Stefany da Silva Ribeiro, 21 anos, na madrugada de domingo (17), teve a prisão preventiva decretada pelo juiz Horácio Moraes Pinheiro, do Tribunal de Justiça da Bahia. No entanto, o acusado deverá cumprir prisão domiciliar pela falta da unidade prisional denominada Sala de Estado Maior, a que advogados, como José Luís, têm direito por lei. Com isso, ele deve cumprir prisão domiciliar. O direito de advogados serem presos em sala de Estado Maior antes de condenação definitiva é previsto no artigo 7º, inciso V, da Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia), que determina que é direito de um advogado não ser "recolhido preso, antes de sentença transitada em julgado, senão em sala de Estado Maior, com instalações e comodidades condignas, e, na sua falta, em prisão domiciliar”. A Bahia não tem esse tipo de unidade prisional, e a decisão deve ser confirmada após certificação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), atestando o fato. “Uma vez restando comprovado nos autos a inexistência de unidade prisional compatível para recolhimento do Acusado, após certificado pela Seap, fica a prisão preventiva substituída por prisão domiciliar, devendo o Sr. José Luís de Brito Meira Júnior permanecer custodiado em sua residência, da qual não poderá ausentar-se salvo por motivo de saúde, devidamente justificado ou, ainda, para atender aos chamados judiciais do processo correspondente”, diz trecho do despacho do juiz. Com isso, o advogado deverá permanecer custodiado em sua casa, no condomínio Terrazzo Rio Vermelho, no bairro do Rio Vermelho, onde aconteceu o crime. Ele só poderá sair por motivos de saúde ou para atender chamados judiciais do processo. José Luís de Brito Meira Júnior deve deixar a prisão onde está custodiado nessa terça-feira (19). As informações são do Jornal Correio.
Número 1 no ranking baiano de Karatê, Eduarda Vitória Gomes de França, 15 anos, natural da cidade de Lagoa Real, a 80 km de Brumado, está sem apoio para participar do Campeonato Brasileiro de Karatê, em Fortaleza, que pode incluir a atleta na Seleção Brasileira do esporte. Com seis medalhas em sua categoria, Eduarda já faz parte da Seleção Baiana. Mesmo com um currículo invejável e representando tão bem o Estado da Bahia e a sua cidade de origem, a karateca não conta com o apoio e patrocínio do Poder Público para participar das competições esportivas. O radialista Gabriel Duca cobrou da atual Administração Municipal providências para o imediato apoio à atleta. “Como vão deixar a número 1 do ranking baiano sem apoio? Isso só existe em Lagoa Real. Se fosse qualquer outra cidade da região ou do país não seria assim. Abram os olhos, apoiem a menina”, criticou. Pai da atleta, Antoniel Batista, assegurou que a falta de apoio da prefeitura se trata de perseguição política. “Não temos o apoio de ninguém porque a ordem é dele [do prefeito Pedro Cardoso]. É tudo politicagem. Apenas alguns empresários estão ajudando. Isso não deveria acontecer porque ela está levando o nome de Lagoa Real para fora, para o país inteiro”, cobrou.
A Bahia lidera o ranking dos cinco principais estados na geração acumulada de energia solar e eólica, entre janeiro e agosto de 2021. Juntas, as fontes renováveis deverão investir cerca de R$ 37 bilhões em municípios baianos nos próximos anos, além dos R$ 25,7 bilhões já injetados no Estado para criação de parques eólicos e solares. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e constam no Informe Executivo de Energia eólica e solar de outubro, divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nessa segunda-feira (18). Comparado a agosto de 2020, houve um aumento de 14% na geração de energia eólica. “Estou em Berlim, na Alemanha, em viagem internacional junto com o governador Rui Costa e o superintendente de atração de investimentos da SDE, Paulo Guimarães para apresentar o potencial econômico do território baiano e receber novos investimentos nessa área e tentar atrair cada vez mais projetos de energias renováveis para o nosso estado”, destaca o Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Publicado nesta terça-feira (19), no Diário Oficial, o Decreto nº 5.584 desobriga o uso de máscara facial no território do município de Brumado. O decreto leva em consideração que os boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde mostram uma constante diminuição no número de casos ativos da Covid-19. Além disso, desde o dia 3 de setembro último, não há registro de internados com a doença no município, razão pela qual foram desativados o Centro Covid e a UTI. O decreto também leva em conta que a cidade tem 58.777 pessoas elegíveis para a vacina contra a Covid-19, sendo que, desse total, 88,61% já recebeu a primeira dose e 58,79% a segunda dose. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o uso de máscara continua obrigatório: nas instituições de ensino públicas e privadas, para pessoas com sintomas gripais e para as pessoas infectadas com a doença.
O vereador Beto Bonelly (PSB) esteve na Travessa Recife para ajudar os moradores a consertar um esgoto estourado na via (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que, desde a última semana, vinha recebendo uma série de vídeos de populares reclamando do grande buraco na rua. “Viemos colaborar com a população. Eles se mobilizaram financeiramente para consertar esse esgoto. Estamos ao lado de três escolas, são centenas, milhares de alunos que estavam sendo prejudicados com o mau cheiro, além do comércio”, afirmou. Bonelly se colocou à disposição dos moradores e meteu a mão na massa para colaborar com a mão de obra. Ele cobrou que a prefeitura acerte as suas pendências com a Embasa a fim de que a população não seja prejudicada como vem acontecendo. “Estou vendo aqui um senhor de quase 72 anos ajudando. Estou indignado com essa situação. Não sei que dia o cachimbo da paz vai ser fumado. Não estou aqui pra crucificar A ou B, mas sabemos que a população tem que cobrar do Executivo. Agora, cabe ao Executivo resolver a situação com a Embasa, que também tem a sua parcela de culpa”, reiterou.
Uma pessoa morreu após o carro que ela estava se envolver em um acidente na noite de domingo (17), na BR-349, no trecho de Bom Jesus da Lapa, cidade do oeste baiano. As informações são do Corpo de Bombeiros, que fez a retirada do corpo do veículo. Ao menos dois veículos bateram, mas os bombeiros não têm detalhes do que causou o acidente. Informações iniciais são de que os carros colidiram e, em seguida, pegaram fogo. A pessoa que morreu, que não foi identificada, não teria conseguido deixar o veículo. Para ter acesso a vítima, os militares utilizaram uma técnica de resgate veicular com a abertura de uma das portas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado os demais procedimentos legais. De acordo com testemunhas, duas vítimas do acidente foram socorridas para atendimento médico, mas também não há detalhes da unidade de saúde, de quem fez o socorro, nem o estado de saúde delas. A retirada da pessoa que morreu foi realizada por bombeiros do 20°GBM/Bom Jesus da Lapa. O Corpo de Bombeiros alerta que é importante que os motoristas mantenham atenção redobrada nas rodovias. O uso do cinto de segurança e o respeito ao limite de velocidade, assim como manter a revisão do veículo em dia, são essenciais para evitar acidentes.
O Município de Brumado foi inserido no Programa Estadual de Formação Continuada dos Professores do Sertão Produtivo da Bahia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de educação de Brumado, João Nolasco, informou que o primeiro encontro do programa já ocorreu na cidade de Caetité, no último dia 08. Na oportunidade, foram passadas as primeiras informações e instruções para planejamento da formação. “Nos unimos ao Estado para fazermos isso juntos. Vai ser bom pra todos”, destacou.
A Polícia Militar (PM) registrou um caso de estupro dentro do Hospital Santa Marcelina, na zona rural de Porto Velho, durante o fim de semana. O crime ocorreu enquanto a vítima dormia em um colchonete da ala masculina, ao lado do pai dela. O suspeito de estuprar a mulher era um paciente que estava internado no mesmo quarto. A vítima relatou à PM que acordou com o suspeito em cima dela. Na ocasião, o homem estava com a calça abaixada e ela também estava sem parte das roupas. Assim que percebeu o que estava acontecendo, a mulher gritou por ajuda e o suspeito saiu correndo. Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, a vítima estava deitada no chão do quarto, na ala masculina, acompanhando o pai que está internado na unidade. O crime aconteceu na madrugada do domingo (17), mas o suspeito não foi preso de imediato porque não havia recebido alta médica a apenas foi transferido para outro quarto após atacar a mulher. Somente depois do homem ser liberado pelo médico é que a polícia foi chamada novamente ao local e o encaminhou à Central de Flagrantes. Segundo informações da polícia, o suspeito é uma pessoa em situação de rua. Ao G1, o Hospital Santa Marcelina disse que ela dormia em um colchonete. O hospital afirma também que, quando tomou conhecimento dos fatos, deu o apoio necessário à vítima e tomou as providências cabíveis.
Na Travessa Recife, ao lado do Colégio Estadual de Brumado (CEB), os vizinhos se reuniram e fizeram o conserto de um esgoto que estava jorrando a céu aberto na via. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, um dos moradores mais antigos da rua, o idoso Noeber Lima Santos disse que a comunidade se antecipou para evitar que, no futuro, o esgoto refluísse para dentro das casas. Diante do impasse entre prefeitura e Embasa, os moradores sequer procuraram o auxílio do Poder Público. “Isso está prejudicando os moradores. Não fui até a prefeitura porque sabia que a resposta deles era pra procurar a Embasa. Se a gente fosse na Embasa, eles iriam falar que era com a prefeitura. Iam ficar jogando pra um lado e outro sem resolver nada”, contou. Aos 71 anos, o idoso ajudou no serviço carregando carrinho de areia, quando, na verdade, o conserto do esgoto é de responsabilidade dos órgãos competentes. “Um esgoto estourado prejudica todo mundo. O prefeito não está ligando. Vemos esgoto estourado pra todo lado”, criticou.
Com o avanço do plano municipal de vacinação contra a Covid-19, o número de casos ativos da doença está se aproximando do zero em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres disse que os pacientes notificados com o coronavírus no momento são casos leves, sem necessidade de internação. “Não está havendo nenhum tipo de piora do quadro. Há mais de 1 mês estamos nessa situação. Foi por isso que fechamos a UTI e o Centro Covid”, salientou. Hoje, segundo explicou, o fluxo de atendimento para casos suspeitos de Covid-19 acontece nas próprias unidades básicas e, sendo necessária internação, o paciente será isolado no Hospital Municipal. “Da mesma forma que acontece com pacientes suspeitos de H1N1”, pontuou. Com a vacina disponível, o secretário acredita que a Covid-19 será encarada com maior tranquilidade. “Que possamos terminar o ano livres dessa doença e imunizando toda nossa população. Caminhando para retomada, o mais rápido possível, das cirurgias eletivas”, ponderou.
O Projeto de Lei nº 057/2021, de origem do Executivo Municipal, dispõe sobre a doação de terreno avaliado em R$ 5 milhões para construção de um hospital particular em Brumado. O vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, questionou o fato de a empresa donatária, a Medical Consult - Serviços Médicos Ltda, ter capital social de apenas R$ 8 mil (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que um terreno de tão alto custo e uma obra de tamanha envergadura não podem ser destinadas a qualquer empresa. “Um terreno no valor de R$ 5 milhões não pode ser doado assim. Temos que saber qual é a empresa, a sua origem, para não acontecer o que aconteceu na UTI de Brumado. Vamos nos debruçar sobre essa questão. Não queremos dar um tiro no pé”, afirmou. Almeida ainda solicitou ao prefeito que encaminhe o secretário de saúde do município à Câmara para prestar maiores esclarecimentos aos vereadores e à população sobre o assunto. A área do terreno equivale a 10.551,93 m². A donatária terá prazo de dois anos, contados a partir da publicação da lei, para finalizar a obra.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta segunda-feira (18) o cancelamento do processo seletivo para a contratação de recenseadores e agentes censitários para o Censo Demográfico que será realizado em 2022. Segundo o IBGE, o contrato com o Cebraspe, empresa que seria organizadora do processo seletivo, termina nesta segunda e não será prorrogado. O processo seletivo para “as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor, que estava suspenso, passará à condição de cancelado”, informou o IBGE. Em nota, o órgão disse que vai colocar nos seus canais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas e que busca uma nova empresa para organizar o processo seletivo. O processo seletivo previa a abertura de 204 mil vagas e já havia sido suspenso em abril deste ano. À época, a decisão foi tomada por conta da aprovação, pelo Congresso, do Orçamento para este ano, que reduziu a apenas R$ 71 milhões o valor destinado para a realização da pesquisa, o que inviabilizou a realização do Censo.
Nesta segunda-feira, 18 de setembro, o município de Brumado registra 9862 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 8 pacientes em tratamento e 9657 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
As ocorrências atendidas atualmente na Delegacia Digital passam a ser registradas em uma nova plataforma, nesta segunda-feira (18). A Delegacia Virtual da Polícia Civil ampliou as opções de registros, além de proporcionar mais agilidade no trâmite das ocorrências. A unidade virtual compõe o novo sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), já implantado em todas unidades de Salvador, RMS e parte do interior. A delegada-geral, Heloísa Campos de Brito, avaliou o avanço para a Polícia Civil e a sociedade. “Trata-se de uma nova era para a polícia judiciária baiana, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos. Ainda estamos em uma pandemia, a Delegacia Virtual seguirá como uma opção para evitar aglomerações, além de ser também uma importante ferramenta para as mulheres vítimas de violência, que por algum motivo, não podem ir a uma delegacia física. O PPE dará mais agilidade e resolutividade para as nossas demandas”, afirmou. Os usuários do serviço poderão registrar desde perda ou extravio de documentos ou objetos, acidente de trânsito sem vítima, dano, perturbação de sossego, maus-tratos contra animais, desaparecimento e localização de pessoas, até ameaça, via de fato, furto, roubo, estelionato injúria racial e violência doméstica contra a mulher.
Duas pessoas morreram em dois acidentes graves neste fim de semana em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As informações são do Bahia Notícias. O último caso ocorreu por volta das 20h deste domingo (17), na altura do km 12,4 da BR-116, próximo à localidade de Trevo dos Campinhos. Um homem, de 50 anos, atravessava a pista quando foi atingido por um veículo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, a suspeita é que a vítima atravessou a pista sem atenção e então houve o atropelamento. O motorista do carro fez o teste do bafômetro, que não acusou ingestão de álcool. Já na tarde do sábado (16), por volta das 18h, um homem, de 55 anos, que viajava como passageiro de uma carreta morreu após ser arremessado para fora e ser atropelado pelo mesmo veículo. O fato ocorreu na altura do km 21, próximo ao anel viário de saída para Barra do Choça. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e foi levado para um hospital. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele. Ainda segundo a PRF, o condutor não tinha habilitação para dirigir.
Um homem acusado de deferir diversos golpes de facão contra sua ex-companheira em setembro deste ano na Ilha foi preso no domingo (17), por policiais da 24ª Delegacia Territorial de Vera Cruz com o apoio da DT de Santo Antônio de Jesus, município onde ele estava escondido. A mulher foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE) onde segue internada. “Ele só não matou a vítima porque a irmã dela conseguiu socorrê-la, ele ainda ameaçou de cortar a cabeça dela. Foi solicitado apoio a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Brotas), que procedeu oitivas no hospital, assim solicitamos o mandado de prisão que foi deferido”, explicou o titular da 24ª DT, delegado William Achan. O homem foi localizado na casa da mãe no bairro Urbis 2, em Santo Antônio de Jesus, sendo levado para a delegacia onde segue à disposição do Poder Judiciário.
Um bebê de 11 meses que estava engasgado, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, foi salvo neste domingo (17) por uma equipe de 2º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um atendimento pré-hospitalar realizou socorro de desengasgo na criança. De acordo com o GBM, por volta das 10h compareceu a unidade, o pai trazendo em seus braços seu filho, menor de 11 meses de idade, que apresentava respiração difícil após quadro de engasgo. De imediato, um bombeiro iniciou a manobra de desengasgo (Heimlich) vindo o bebê a expelir densa secreção salivar, passando a chorar. Ao tempo em que a manobra era realizada o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a criança para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). O bebê passa bem e já recebeu alta da unidade de saúde.
Uma criança de dois anos foi achada morta, na manhã desta segunda-feira (18), às margens de um rio na cidade de Iaçu, no interior da Bahia. De acordo com a Polícia Civil da cidade, o menino morreu afogado e foi jogado no rio pela própria mãe. Conforme detalhou o delegado responsável pelas investigações, Thiago Costa, a mulher, em aparente surto psicótico, matou o filho e foi encontrada logo depois do crime, já na residência onde mora. Ela foi presa em flagrante após assumir que levou a criança até o balneário das Três Gameleiras, em Iaçu, e o arremessou no Rio. De acordo com o G1, buscas foram realizadas no local e o corpo da criança foi achado às margens do rio. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para remoção. A polícia informou que a mulher foi autuada em flagrante por homicídio qualificado. O delegado ainda disse que quatro testemunhas já foram ouvidas até o momento.
Através de uma carta, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, anunciou a sua saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB). No documento, o gestor justificou motivo de ordem pessoal para sua desfiliação da sigla. “Cumprimentando-o, cordialmente, sirvo-me do presente para solicitar a V. Senhoria a minha desfiliação do quadro de filiados do Partido Socialista Brasileiro – PSB de Brumado, por motivos de ordem pessoal. Na certeza do pronto atendimento ao quanto solicitado, aproveito o ensejo para render sinceros agradecimentos pelo apoio e experiência partidária adquirida durante os anos de filiação”, escreveu. A desfiliação do partido acontece após o prefeito participar de atos pró-Bolsonaro em Brasília, o que desagradou a direção estadual do PSB (veja aqui).