Moradora da comunidade Furado de Maria Nova, zona rural de Brumado, Núbia Gomes Leite está preocupada com o retorno do tempo integral nas escolas da rede municipal de ensino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela defendeu que o modelo deveria ser opcional, em conformidade com a lei. “Sei que existe a lei e a lei diz que as crianças deveriam ser liberadas às 14h, mas as escolas não liberam de forma nenhuma”, destacou. Núbia relatou que também se preocupa com o rendimento dos alunos ao permanecerem nas escolas o dia todo. “Elas já vão pra escola com o semblante triste porque sabem que vão ficar lá o dia inteiro. Vão sair de casa de madrugada e chegar à noite. Não têm mais tempo com os pais. Já chegam querendo comer e dormir”, contou. Ela afirmou que as crianças poderiam voltar para casa juntamente com as crianças da rede estadual, que saem das escolas às 12h. Segundo Núbia, as mães de alunos querem acionar o Ministério Público para intervir na situação, que está insustentável. “Estamos nos organizando para acionar o MP”, adiantou.
O apresentador Raimundo Varela, da TV Itapoan, afiliada à Record TV, criticou a decisão do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), de retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras no município. Durante o seu programa nesta quarta-feira (20), Varela insinuou que o prefeito quer aparecer ao decretar a medida diante de uma pandemia que ainda não acabou. “Prefeito de Brumado, quer aparecer? É simples: pega uma melancia, pendura no pescoço e dá uma volta na Praça da Sé”, disse. Em 2008, Raimundo Varela esteve no município de Brumado para defender a reeleição de Vasconcelos. Passados 13 anos, ele chamou o gestor de louco. “Cuidado com os loucos no poder. Só falta aparecer um Nero baiano pra tacar fogo em tudo”, alfinetou. Por fim, Varela ainda parabenizou a secretária de saúde do estado, Tereza Paim, que declarou que o Governo do Estado não comunga com a decisão do prefeito (veja aqui).
O Auxílio Brasil terá o primeiro pagamento feito a partir do mês de novembro. O anúncio foi feito pelo ministro da Cidadania, João Roma, que reforçou a necessidade de se respeitar a responsabilidade fiscal e sem furar o teto de gastos. Roma comentou também durante coletiva, nesta quarta-feira (20), que o auxílio receberá um reajuste de 20%. “O programa permanente tem valores que oscilam, abaixo de 100 reais até superiores a 500 reais. Na necessidade e sofrimento do povo, demandou esse aumento. O presidente Bolsonaro, tem verificado em loco, demandou a todos aqueles que fazem parte da extrema probreza, através do SUAS, que funciona de forma federativa tripartite, que nenhuma dessas famílias receba menos de 400 reais. Estamos tentando, na área social e econômica, estamos tentando que os avanços, para a necessidade do povo brasileiro, siga a responsabilidade fiscal. Não estamos aventando, que o pagamento dos benefícios se dê com créditos”, disse. Roma revelou também o ajuste feito com a Câmara para ajustar os valores, que devem ser vinculado a PEC dos precatórios. “O encontro com o Ciro Nogueira, com Lira, e com o relator, Mota, que em breve deve fazer a leitura do relatório. Será submetido aos deputados e analisado pelo Senado Federal. Isso para que, possamos ofertar aos brasileiros”, revelou.
Dois homens foram denunciados nesta terça-feira (19), pelo Ministério Público Estadual (MPE) pelos abusos e maus tratos que causaram a morte de um cão da raça Pitbull, conhecido com Hulk, após o animal ter atacado uma criança, no município de Poções, na região sudoeste da Bahia. O promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite chegou a tentar realizar um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), porém os denunciados não compareceram à audiência. Ruano Leite pede que os denunciados sejam condenados a reparar os danos causados pela morte do animal, por meio de pagamento fixado pela Justiça, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais e Código Penal. Na denúncia, o promotor de Justiça esclarece que um dos denunciados pelo crime, praticado no dia 24 de outubro de 2020, era o cuidador do animal, cabendo a ele, inclusive, evitar que o cão “tivesse fugido de casa e atacado a criança”. Após o animal ter escapado dos seus cuidados, atacando a criança, em cena que foi filmada e viralizou nas redes sociais, o denunciado e outras pessoas imobilizaram o animal, tendo ele e o outro denunciado praticado atos de abuso e maus-tratos, “com intensa crueldade e sofrimento”, causando a morte do cão, “cujo corpo” foi jogado em um lixão próximo ao local onde as agressões tiveram início. As lesões causadas à criança também estão sendo investigadas pelo MP, por meio de outra Promotoria de Justiça.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), por 6 meses, em apuração sobre suposto pagamento de propina e obstrução de investigações. A decisão de afastamento do governador é do ministro Mauro Luiz Campbell e será submetida ao pleno da Corte do STJ, que pode mantê-la ou revogá-la, ainda nesta quarta-feira (20). O G1 procurou a defesa de Mauro Carlesse que disse que só vai se manifestar após ter acesso ao teor da decisão. A assessoria do Palácio Araguaia também foi questionada, mas ainda não se manifestou. A Polícia Federal faz buscas na casa de Carlesse e na sede do governo do Tocantins. Foram apreendidos dois veículos do governador e levados para a sede da PF em Palmas. Além do governador, também há mandados de busca e apreensão contra secretários estaduais, dentre eles Cristiano Sampaio, titular da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), que também teve seu afastamento do cargo determinado pelo STJ. Também foram afastados dois policiais civis, que ainda não tiveram a identidade divulgada. Eles atualmente estavam cedidos para o Ministério Público Estadual. Em nota, o órgão disse que foi comunicado do afastamento durante a manhã e "esclarece ainda que os supostos fatos atribuídos a eles são anteriores ao ingresso no Ministério Público". Segundo a PF, as buscas fazem parte de duas operações complementares que investigam pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução de investigações, além de incorporação de recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados.
Considerado um dos líderes do tráfico de drogas, no município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, e com passagens por venda de entorpecentes e estelionato, um homem foi localizado, durante ação conjunta da Delegacia Territorial (DT) de Riacho de Santana e da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Drogas e armas também foram encontradas, na desta terça-feira (19). Conforme o titular da DT do município, delegado Antônio Rosélio Marques, o homem é investigado desde o mês de setembro, após prisão do seu irmão. “Ele vivia ostentando armas e desafiando a polícia nas redes sociais”, disse o delegado. No local apontado como esconderijo do traficante, os policiais foram recebidos a tiros e, após revide, foi constatado que ele estava ferido. “Prestamos socorro para o Hospital Municipal de Riacho de Santana, mas ele não resistiu”, contou o comandante da 38ª CIPM, major Pedro Paulo de Araújo. No local foram encontrados um revólver calibre 38, 75 trouxas de cocaína, uma balança, dois celulares e um notebook. Os materiais foram encaminhados para a DT e serão enviados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Nesta quarta-feira (20), o Brasil alcançou 106.874.272 de pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19. Este número representa 50,1% da população brasileira. As informações são de boletim extra divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa. De acordo com o G1, os que tomaram a primeira dose de alguma vacina contra a Covid são 152.325.559 pessoas, o que representa 71,41% da população. Outros 5.065.592 receberam a dose de reforço. Nas últimas 24 horas, 292.943 pessoas tomaram a 1ª dose, 651.053 receberam a 2ª e outros 40.389 receberam vacina de dose única. Já a dose de reforço foi aplicada em 116.585 pessoas. Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, são 264.265.423 doses aplicadas desde o começo da vacinação no Brasil, em janeiro de 2021.
O decreto estadual que recomenda e torna obrigatório o uso de máscaras em áreas comuns segue valendo em todo o território baiano. Nesta terça-feira (19), a secretária estadual de saúde, Tereza Paim, reforçou que a normativa do Governo do Estado é soberana. “Os municípios precisam se adequar ao decreto estadual. Se quiserem diminuir isso, eles serão responsáveis pela vida das pessoas”, declarou. Ela ressalta que recomendações que não são baseadas em evidências científicas estão equivocadas. “Nós recomendamos o uso da máscara reiteradamente. Isso está em todos os nossos protocolos. Países que se precipitaram e desobrigaram o uso da máscara tiveram que voltar atrás. Não chegamos a esse momento”, afirmou. A secretária disse ainda que somente quando o Estado atingir 80% da população com o esquema vacinal completo será possível dispensar algumas medidas contra a Covid-19. A declaração foi após o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), baixar um decreto desobrigando o uso de máscara facial no município (veja aqui).
Uma área de plantação de eucalipto é atingida por um incêndio desde a segunda-feira (18), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As informações são do G1. Equipes do Corpo de Bombeiros mantêm os trabalhos de combate ao fogo, que está perto do anel viário do município. Não há registro de feridos. Uma fumaça escura e densa pôde ser vista em diversos pontos da cidade na segunda-feira, assustando moradores. Nesta terça, a situação é considerada sob controle e é feito monitoramento na área. Segundo a corporação, as chamas tiveram início no Loteamento Recanto das Águas, bairro Bateias, e rapidamente se espalharam pela vegetação. Ventos fortes e altas temperaturas contribuíram para que o fogo aumentasse. Conforme os bombeiros, apesar de ser perto do Anel Viário, a área atingida fica em uma localidade isolada, de difícil acesso, e não oferece risco às propriedades da região. Os militares não calcularam a extensão da área destruída, mas suspeitam que o incêndio tenha sido provocado de maneira criminosa. O caso será investigado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva somente na próxima quinta-feira (21) em Vitória da Conquista, o que pode ajudar a extinguir completamente o fogo.
A Brazil Iron Mineração Ltda, que possui um projeto de mineração de ferro em Piatã e em Abaíra, na Chapada Diamantina, solicitou permissão ao Ministério da Infraestrutura (Minfra) para implantar uma ferrovia e um terminal ferroviário privado. É o primeiro pedido de um empreendimento localizado na Bahia, com base no novo instrumento de autorização ferroviária. O projeto prevê 120 quilômetros de trilhos, com conexão à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e futuramente à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A companhia se propõe a investir R$ 1,2 bilhão na construção de 120 quilômetros de novos trilhos e a implantação do terminal. O projeto será desenvolvido em três etapas. Inicialmente, a empresa quer executar um segmento de 70 quilômetros, entre os municípios de Abaíra, local do terminal ferroviário que pretende estruturar, e Brumado. O trecho conectará a mina Mocó, em Piatã, e outros direitos minerários que a empresa possui no estado, ao entroncamento com a Fiol, próximo a Brumado. A segunda etapa contempla o carregamento na região da mina, incluindo acesso às áreas de estocagem de minério e suas estações de carregamento, em percurso estimado em 50 quilômetros. Por fim, o projeto da Brazil Iron inclui estudos técnicos em andamento para que a empresa amplie os trilhos e conecte suas minas também à FCA. A Brazil Iron foi, portanto, a primeira companhia com atuação no estado a perceber o potencial de distribuição de sua produção se investir em trecho ferroviário próprio que se conecte às ferrovias federais já outorgadas ou em implantação. O pedido da mineradora é analisado com mais 20 requerimentos de entes privados interessados em construir e operar segmentos ferroviários próprios. Todos são avaliados pela equipe da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), sendo que 14 já passam por análise da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quanto à viabilidade locacional. O Marco Legal das Ferrovias, criado pela Medida Provisória 1.065/2021, também avança no Congresso Nacional, após a aprovação pelo Senado Federal do PLS 261/18. O texto agora será analisado pela Câmara dos Deputados. Caso aprovado sem mudanças pelos deputados, a tramitação se conclui e o projeto será sancionado pelo presidente da República, virando lei.
Em seu pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador José da Silva Santos (PSB), o Santinho, acusou a Embasa de promover um verdadeiro desserviço na cidade de Brumado. Segundo ele, inúmeros bairros, inclusive onde reside, no Novo Brumado, sofrem com a má qualidade do serviço ofertado pela empresa no município. “As contas são abusivas e pagamos por ar nas torneiras ao ponto que as boias vibram, fazem barulho. Isso não é problema só da zona rural, é de todo município. Estamos sendo roubados”, criticou. O parlamentar disse já ter acionado o Ministério Público Estadual (MPE) para intervir na situação, porém a resposta do órgão não foi satisfatória. “Isso é a prova de que, infelizmente, as estatais parecem ser intocáveis. As empresas do Governo, seja Federal ou Estadual, são intocáveis. O Ministério Público não toma partido, não defende o direito do consumidor. A quem vamos reclamar de uma empresa que não cumpre o seu papel?”, questionou.
Apesar do avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, com 101,3 milhões de brasileiros totalmente imunizados — conforme dados do Ministério da Saúde —, a atividade econômica patina em meio às incertezas conjunturais e a pandemia vai deixando suas cicatrizes, que devem ser profundas. Além das perdas de pouco mais de 600 mil vidas e das inevitáveis sequelas nos recuperados, o mercado de trabalho também sofre um baque forte com a Covid-19 e a taxa de desemprego deve demorar para ficar abaixo de dois dígitos, alertam os especialistas. Acordo com o Tribuna da Bahia, analistas avaliam que, mesmo após o recuo recente para 13,7% na média do trimestre móvel encerrado em julho, quando o país atingiu 14,1 milhões de desocupados, a tendência é de que a taxa de desemprego deva subir e não ficará abaixo de 10% nesta década. Eles reforçam que a pandemia agravou um quadro que já era ruim e, portanto, os futuros candidatos à presidência em 2022 precisarão olhar para essa questão com cuidado e elaborar um bom plano de governo, caso contrário, o país não mudará essa realidade. O emprego só cresce com a atividade econômica aquecida. Mas as recentes estimativas do mercado mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) não são nada animadoras, porque estão em queda e mostram que, devido às mazelas da volta da inflação e às incertezas em relação à política, o PIB não tem fôlego para crescer de forma robusta, ou seja, acima do seu potencial, que encolheu e hoje está abaixo de 2%. As novas estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o PIB brasileiro, por exemplo, prevendo expansão do PIB de 1,5% em 2022 em vez de 1,9%, são criticadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele disse que o FMI “vai continuar errando as projeções”. O cenário previsto por especialistas, no entanto, são piores do que o estimado pelo organismo multilateral, pois já há estimativas para o PIB abaixo de 0,5% e muitos não descartam um cenário de estagflação — o pior dos mundos na teoria econômica, porque não há crescimento e o custo de vida continua elevado, corroendo a renda da população. O Fundo prevê o desemprego no país abaixo de 10% em 2026, cenário improvável pelos analistas. Um exercício matemático feito por economistas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) e que o Correio teve acesso revela que, se o PIB do país crescer 3,5% entre 2023 e 2026, o desemprego ficará em 10,1% no fim do período, em uma projeção sem ajuste sazonal. Na série ajustada sazonalmente, a taxa passaria para 9,8%, considerando essa mesma expansão. Mas, se o PIB avançar 1,5% nos próximos cinco anos, o desemprego chegaria a 11,6% em 2026.
Através do comando da Major Leila Silva, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) busca implantar em Brumado a Ronda Maria da Penha diante dos altos índices de violência doméstica registrados no município (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major explicou que não se trata de plotar uma viatura e colocar dois policiais para rondar a cidade para proteger mulheres em situação de vulnerabilidade. “Não é algo simples como as pessoas costumam pensar. A Ronda Maria da Penha é uma ação que requer a relação de uma rede de proteção. Envolve a Polícia Militar com a intervenção do Ministério Público, delegacia, juizado, as redes de amparo social. Acima de tudo, é necessário que essa rede esteja estruturada”, ponderou. Hoje, de acordo com a comandante, a PM trabalha na estruturação dessa rede para, posteriormente, implantar a ronda.
Um homem foi preso nesta terça-feira (19), no povoado de Malhada Grande, município de Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia, por cultivar cerca de quatro pés de maconha. Ele também é acusado de comercializar a droga. Segundo a polícia, as plantas tinham 1,5 metro de altura e foram apreendidas por equipes do 3º Pelotão (Santa Rita de Cássia) da 86ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Formosa do Rio Preto). A prisão ocorreu após uma denúncia anônima que dizia que o dono de um estabelecimento comercial plantava e vendia drogas na rua principal da localidade. “Chegamos na barbearia e nos deparamos com uma quantidade de maconha pronta para consumo, na bancada, juntamente com os equipamentos utilizados, no corte de cabelo”, contou o comandante do 3º Pelotão, aspirante-a-oficial Felipe Franco Martins. Após vistoria no local, em um dos cômodos com o teto descoberto, foram encontrados os pés da erva e quatro munições de calibres 36, 20 e 7,62 para fuzil. O suspeito e os materiais foram apresentados na delegacia de Santa Rita de Cássia.
O presidente da Câmara de Vereadores na cidade de Rio do Antônio, vereador Carlos Tadeu Xavier Nunes (PP), esteve, acompanhado de uma comitiva, na Casa Legislativa de Brumado para conhecer de perto o trabalho dos parlamentares e expandir os conhecimentos do grupo (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Tadeu defendeu a criação de uma Associação dos Vereadores do Sertão Produtivo para viabilizar e fortalecer os pleitos do legislativo para a região. “Como Brumado é um município bem amplo, com 15 vereadores, poderíamos sentar pra conversar. Queremos discutir e debater essa possibilidade. É uma boa ideia”, enfatizou.
A Bahia tem 1.999.880 pessoas em atraso com a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta terça-feira (19). Do total do público em atraso, 332.091 tomaram a vacina CoronaVac; 539.830 Oxford/AstraZeneca; e 1.127.959 Pfizer/BioNTech. O reforço das vacinas que imunizam em duas doses é necessário para garantir a completa proteção oferecida pelas fabricantes, contra o coronavírus. Além de não garantir a efetividade completa das vacinas, os atrasos podem acarretar a perda de doses, como alertou a coordenadora de imunização da Bahia, Vânia Rebouças. Ela destacou que as doses enviadas da Pfizer precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento. Antes da distribuição, os imunizantes são armazenados em ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86°C.
Após o prefeito da cidade de Brumado, suspender o uso obrigatório de máscaras de proteção contra a Covid-19 (veja aqui), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reiterou que não há orientação do estado para a suspensão do uso do equipamento de segurança. Especialistas em virologia e infectologia defendem que este não é o momento para a suspensão do uso. De acordo com o Bahia Notícias, para a epidemiologista do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), Andrêa Ferreira, a decisão do gestor é precipitada. “Considero que seja uma decisão precipitada, e não alinhada com as evidências disponibilizadas pela ciência até o momento, mesmo diante dos avanços nos números da vacinação neste município”, disse. Ainda de acordo com a pesquisadora, no atual momento, não há parâmetros considerados ideais ou seguros para a desobrigação do uso de máscaras. “Alguns países, a exemplo de Portugal, tem testado, com relativo sucesso, a desobrigação do uso de máscaras apenas em locais abertos. Porém, a sua decisão foi pautada em estudos nacionais sólidos e análise de parâmetros específicos, a exemplo da cobertura da vacinação completa, taxa de infeção, variantes circulantes, taxa de internação de Covid-19 entre os jovens, e com manutenção da vigilância sobre as variantes do SARS-CoV-2 circulantes e reforço da testagem no país”, disse.
Para Ferreira, só diante destas ações a decisão para a retirada da obrigatoriedade se mostra fundamentada “em diversos parâmetros, que não somente a cobertura vacinal". "Isto só reforça a necessidade de cautela que devemos ter ao suspender ou flexibilizar as medidas de segurança contra a Covid-19, em particular sobre o uso de máscaras, um item de proteção coletiva”, completou. Para a médica infectologista Clarissa Cerqueira, a estabilização do número de casos é um fator positivo. No entanto, é preciso observar outros fatores para se pensar em liberar a obrigatoriedade do EPI. “Também temos que analisar se já temos mais de 50% da população com a vacinação completa. Essa é uma tendência que observamos em alguns países que vem liberando a obrigatoriedade, porém é algo que vai acontecer, mas que poderá ter de voltar atrás”, disse. A especialista reforçou a necessidade de se manter a adoção de protocolos sanitários de enfrentamento a pandemia. “Temos que focar na vacinação e permanecer com as boas práticas. Por mais que o uso da máscara não seja obrigatório, aqueles que querem se proteger, ao ir em um ambiente com aglomeração, por exemplo, não devem deixar a áscara de lado. Se estivar doente, também continue de máscara. Pode ser um resfriado simples, mas também pode não ser”, disse, reforçado a importância da higienização das mãos e do distanciamento social.
Um homem foi preso após ser flagrado com drogas na última segunda-feira (18), no município de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. As informações são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Conforme informações passadas pelos Agentes da Rondas Especiais (Rondesp) à SSP, além da prisão, os policiais apreenderam 57 porções de maconha e crack uma espingarda de fabricação artesanal e embalagens plásticas utilizadas para embalar drogas. O trabalho foi feito com ajuda da cadela farejadora da Rondesp, Keyti. A polícia detalhou que durante ronda na região, os policiais abordaram um homem e encontraram trouxas de entorpecentes. Em continuidade à fiscalização, a cadela Keyti encontrou os demais entorpecentes em um terreno nas proximidades do local onde o homem foi abordado. O homem preso foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) da cidade, junto com os materiais apreendidos. De acordo com o delegado titular, Ricardo Domingo, o homem foi autuado por tráfico de drogas.
Nesta segunda-feira (18), uma comitiva de vereadores da cidade de Rio do Antônio marcou presença na sessão legislativa na Câmara de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a vereadora Ivani Neves dos Santos (PP), a Ivani de Ivan, explicou que a visita ao parlamento brumadense tem o objetivo de expandir os conhecimentos e estreitar os laços de trabalho do grupo. “É muito importante juntar os nossos conhecimentos e afinidades com os vereadores de Brumado. É a primeira vez que estou tendo o prazer de estar aqui”, disse. Em sua avaliação, Neves considerou o trabalho dos vereadores brumadenses bastante árduo. “A sessão é bem longa. O regimento interno é rígido e eles seguem à risca. Vejo um favorecimento muito grande para o povo de Brumado”, destacou. Para o presidente da Câmara de Vereadores na cidade de Rio do Antônio, vereador Carlos Tadeu Xavier Nunes (PP), a impressão da visita é que o Legislativo de Brumado é independente. “Vi aqui que, em votação, dois vetos do prefeito foram derrubados. Isso mostra a independência do Legislativo”, avaliou.
O vereador Amarildo Bomfim (PSB) teve o seu projeto para instalação de ventosas nos hidrômetros da cidade de Brumado vetado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Na sessão desta segunda-feira (18), o veto foi mantido por meio de votação secreta na Câmara Municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que o voto secreto não deveria existir, pois é uma “covardia” com a população. “As pessoas não sabem de que forma o seu representante aqui votou. Fico triste porque o projeto iria beneficiar a população. Estamos pagando ar por água. Pensamos em amenizar, principalmente nessa situação da pandemia, os gastos das pessoas”, ponderou. Bomfim lamentou o fato de que vereadores que aplaudiram e aprovaram a proposta não tiveram opinião própria e disseram sim ao veto do prefeito. “São pessoas manipuladas. Eles seguiram ordens para votar a favor do veto. Isso é um absurdo que não podemos aceitar. Tá faltando humanidade”, criticou. Por fim, o vereador garantiu que buscará dentro do regimento interno uma brecha para por fim ao voto secreto. “Se existir pode ter certeza que vou apresentar um projeto para acabar com o voto secreto. Isso tem que acabar. Temos que ser independentes e fazer uma legislatura de excelência”, completou.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Leila Silva, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), disse que, hoje, em Brumado, o maior problema em termos de ocorrência é a violência doméstica. “Praticamente, 80% das nossas ocorrências são relacionadas à violência doméstica. Tenho um olhar sensível pra isso. Nem que eu quisesse, meu olhar não poderia estar direcionado a essa problemática. É algo grave e sistêmico”, salientou. Segundo a Major, quando se faz a intervenção e afasta-se a mulher do lar, muitas vezes com filhos, é necessário uma estrutura para mantê-la assistida, em termos de moradia, alimentação e segurança. “Não é um processo simples, nem barato. Precisamos de uma estrutura montada e pronta pra receber e assistir essa mulher 24 horas por dia. Demanda um conhecimento muito grande, não só dos gestores da segurança pública, mas também da sociedade”, explicou.
Nesta terça-feira, 19 de setembro, o município de Brumado registra 9865 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 9 pacientes em tratamento e 9659 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), desobrigou, por meio de decreto, o uso de máscara contra a Covid-19 em todo território do município (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde da cidade, Cláudio Soares Feres, justificou que Brumado já se encontra com quase 60% da população completamente vacinada, ou seja, com as duas doses da vacina e que não há pacientes internados com a doença desde o dia 3 de setembro no município. “Fechamos a UTI Covid e o Centro Covid e entendemos que estava na hora de desobrigar a utilização de máscara. Cada cidadão tem a liberdade de escolher se vai utilizar ou não o seu equipamento de proteção individual, independente se ele foi vacinado ou não”, explicou. Brumado é o primeiro município do Estado da Bahia a emitir o decreto desobrigando o uso da máscara. Segundo o secretário, o Superior Tribunal Federal (STF) garante ao Município a autonomia necessária para decidir sobre o tema, tal como aconteceu com o retorno das aulas presenciais. “O Município de Brumado tem orgulho de sair na frente nas ações. Não tenho dúvidas que foi mais uma decisão acertada da administração”, disse.
Um idoso de 70 anos foi preso na manhã desta terça-feira (19) suspeito de sequestrar uma criança de 11 anos no interior da Bahia. O resgate da criança ocorreu no trecho da BR-116, em Poções, no sudoeste baiano, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela prisão. O idoso de 70 anos confessou ter abusado sexualmente da menina e disse que pretendia levá-la para São Paulo. O sequestro aconteceu na tarde de segunda-feira (18). Conforme levantamento dos agentes da PRF, a garota tinha saído da escola no povoado de Iraporanga, município de Iraquara, na região da Chapada Diamantina, quando foi abordada e levada pelo idoso, que estava em um carro de cor prata. A polícia não detalhou se há algum grau de parentesco entre o homem e a criança. De acordo com a PRF, a equipe que estava de plantão foi informada do desaparecimento da garota e iniciaram buscas pela região. Quando os policiais avistaram o automóvel suspeito na altura do quilômetro 760 da rodovia, com dois ocupantes, parou o veículo e constatou tratar-se da criança sequestrada e do idoso. Após confessar o crime e ser preso, o motorista foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. O Conselho Tutelar, assim como os pais da criança foram acionados. A PRF também solicitou auxílio de profissionais como psicólogo e assistente social. A criança será submetida a exame de corpo delito.