Nesta quarta-feira, 19 de janeiro, o município de Brumado registra 10168 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 147 pacientes em tratamento e 9824 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Durante a Operação Erarium, realizada em uma comunidade rural do município de Guajeru, a 63 km de Brumado, um homem, cuja identidade não foi revelada, morreu em confronto com policiais da Cipe Sudoeste, nesta quarta-feira (19). Os policiais foram recebidos a tiros na comunidade e tiveram de reagir. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o homem chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, a polícia aprendeu arma, munições e drogas.
A pílula antiviral Paxlovid, que tem eficácia de 89% na prevenção de hospitalizações e mortes em pacientes de alto risco para a infecção por covid-19, já está nos planos do Governo Federal, segundo reportagem do portal Metrópoles publicada nesta quarta-feira (19). Em algumas semanas, o Paxlovid terá seu pedido de autorização de uso no país feito pela Pfizer, que produz as pílulas. Se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária permitir o uso emergencial do remédio, este poderá ser recomendado pelo Ministério da Saúde para ser usado no Sistema Único de Saúde (SUS), sem necessidade de análise prévia da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao SUS (Conitec). Se a autorização da Anvisa for para registro definitivo, por outro lado, o plenário da Conitec avaliará a incorporação do medicamento ao SUS. Embora o Governo Federal trabalhe com as duas hipóteses, não há estimativa da quantidade do remédio será comprada e quanto valor será investido.
Uma van capotou e deixou sete pessoas feridas no BA-265, no sudoeste da Bahia. O acidente aconteceu no começo da noite de terça-feira (18), em um trecho da rodovia que liga Vitória da Conquista a Barra do Choça. Homens do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Vitória da Conquista participaram do socorro às sete vítimas. Após o atendimento inicial, duas vítimas foram levadas para unidades de saúde pelos bombeiros, as outra foram conduzidas por equipes do SAMU. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda não se sabe o que teria causado o acidente.
Um fã do cantor sertanejo Zé Felipe foi empurrado do palco por um técnico de som, durante um show na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. O caso aconteceu na última sexta-feira (14) e as imagens viralizaram nesta quarta (19). O fã é Mateus Carvalho, de 19 anos. Nas redes sociais, o jovem chegou a brincar com a situação. Durante o show, ele pediu ao cantor para subir no palco para dançar. Zé Felipe disse que iria convidá-lo, mas seguiu sua apresentação. Então, Mateus resolveu subir mesmo sem autorização do artista. No palco, Mateus foi carregado pelo técnico e jogado no chão. No vídeo, é possível ver que ele cai da estrutura. Depois disso, o jovem foi puxado por um outro membro da equipe do artista, que estava na parte de baixo do palco. Por conta da queda, Mateus teve arranhões nas pernas e chegou a bater a coluna. Apesar do susto, ele não ficou ferido com gravidade e não precisou ser hospitalizado. Depois da situação, ele reproduziu o vídeo nas redes sociais e brincou: “Tentei dançar com o Zé Felipe, olha no que deu”. Em nota, a assessoria informou que o cantor já conversou com os membros de sua equipe e os instruiu para que a não situação se repita. O técnico argumentou ao artista que agiu por impulso, por causa da invasão repentina. Depois da situação, Zé Felipe entrou em contato com Mateus, para pedir desculpas e saber se ele passa bem. O jovem mostrou, nas redes sociais, essa conversa com o cantor. Ao G1, a assessoria do artista confirmou que o diálogo foi real. Na conversa, Zé Felipe pergunta se Mateus está bem e confirmou que iria chamá-lo para dançar no palco, mas acabou esquecendo. O cantor pediu desculpas pela situação.
Por volta de 18h desta terça-feira (18), policiais militares do 17º BPM, em rondas nas proximidades da Rua Anísio Teixeira, no Bairro Paraíso, em Guanambi, a 141 km de Brumado, receberam denúncia de que um homem estaria de posse de uma arma de fogo. Diante da denúncia, os policiais deslocaram-se até o local indicado e, na residência apontada, encontraram o suspeito, um idoso de 65 anos. Ao ser indagado a respeito da posse da arma, o suspeito assumiu a propriedade e autorizou os policiais a adentrarem na residência, onde entregou uma pistola de fabricação Suíça, marca Browning, calibre 7,65 mm, com 03 munições do mesmo calibre. A arma e o autor foram apresentados na sede da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) para as providências cabíveis.
O corpo do bebê que foi enterrado após ser trocado na maternidade do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, no sul da Bahia, foi exumado nesta terça-feira (18). As certidões de óbito das crianças também já foram corrigidas. De acordo com o G1, as famílias das duas crianças envolvidas na situação participaram da exumação, que foi autorizada pela Justiça ainda na tarde de segunda (17). Depois de exumado, o corpo do bebê Jailson, filho de Jociel da Paixão e Vanúzia Reis, foi levado de volta ao Hospital Manoel Novaes, onde será preparado para ser levado a Ipiaú, onde será novamente enterrado. A previsão é de que o enterro seja ainda na tarde desta terça. Já o corpo do bebê João Miguel, filho de Leandro Dias de Sá e Jocélia da Hora Pereira, foi sepultado logo após a exumação de Jailson. Abaladas, as duas famílias preferiram não falar sobre o assunto, mas disseram estar aliviadas com a situação.
O consumo de refeições fora do Restaurante Popular Professora Rita Alves Ataíde, em Brumado, foi autorizado pela prefeitura. Embora o consumo dentro ou fora das dependências do local, o número de refeições por usuário é limitado a duas. O usuário poderá optar por fazer uma das refeições nas repartições do restaurante e transportar a outra para ser consumida fora do recinto, desde que em embalagem apropriada, disponíveis para comercialização no próprio local. Segundo a prefeitura, fica a critério do usuário utilizar-se de outras embalagens, que não somente aquelas disponíveis para venda no restaurante, contanto que em condições necessárias de higiene e conservação do alimento.
Em Brumado, a situação dos esgotos estourados está prejudicando a vida da população. Na Rua Francisco Xavier Gama, no Bairro São Félix, o esgoto estourado corre a céu aberto na via, que já é estreita. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona Nésia Santos disse que o problema é uma falta de respeito com a população. “É uma podridão. Está terrível”, definiu. O morador Paulo Costa relatou que o esgoto está quebrado há mais de um mês e a água já começou a refluir para dentro das residências. “É uma vergonha pra gente e para o próprio prefeito. Pagamos imposto pra quê?”, questionou. O esgoto formou um lago em frente às residências e tem impedido os moradores de colocar os carros nas garagens. Segundo a dona de casa Rita de Cássia, os moradores da rua, que são de baixa renda, serão obrigados a fazer uma vaquinha para promover o conserto do esgoto, tendo em vista que o Município não faz a sua parte. “Vamos nos reunir pra pagar uma coisa que é de responsabilidade do prefeito”, disparou. Os moradores ainda fizeram críticas ao Poder Público por investir em radar, quando deveria fazer o básico, que é dar a devida manutenção nas vias públicas. “Primeiro, o prefeito deveria fazer a manutenção das ruas antes de pensar em qualquer coisa. Péssima administração”, protestaram.
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou, nesta terça-feira (18), que desde 1º de novembro de 2021 registrou 2.184 casos de Influenza A, do tipo H3N2, em 193 municípios. Já o número de pacientes com flurona, dupla infecção por Covid-19 e gripe, chegou a 23. Do total de casos de Influenza A, do tipo H3N2, 1.104 (50,54%) são residentes em Salvador. No entanto, a Sesab ressaltou que foi realizada uma amostragem de casos de Síndrome Gripal (SG), pois nem todas as amostras coletadas são testadas para Influenza. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, dos 2.184 casos, 454 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação, com 100 pacientes evoluindo para óbito, o que representa uma taxa de letalidade de 22,02%. A Sesab informou que do total de óbitos, 50 ocorreram no sexo feminino e 50 no sexo masculino. A maioria ocorreu na faixa etária acima de 80 anos (53 óbitos, equivalente a 53%). As outras mortes ocorreram nas faixas de 70 a 79 anos (17 óbitos), 60 a 69 anos (9), 50 a 59 anos (10), 40 a 49 anos (6), 30 a 39 anos (3) e 10 a 14 anos (2). A pasta detalhou que sobre o óbito registrado anteriormente em criança de 4 anos, após revisão da causa básica de morte, foi reclassificado para óbitos por outras causas. A Sesab ainda detalhou que apenas 10% das pessoas que morreram foram vacinados contra Influenza. No que se refere ao tratamento com antiviral, 31 (31%) utilizaram o oseltamivir (Tamiflu). Além disso, a presença de comorbidades e/ou condições de risco foi responsável pelo agravamento da doença em 78 (78%) óbitos.
Nesta terça-feira (18), Manoel Gonçalves Neto, popular Manoel Patinha, completa 69 anos de vida e 16 anos como administrador do Mercado Municipal de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que no dia do seu aniversário, há 16 anos atrás, recebeu o convite do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) para gerir o mercado. “Cheguei aqui com a proposta de ajudar e ser ajudado. Graças a Deus, com todos os tropeços, mas cheguei até aqui. Não tenho nada a reclamar, só agradecer”, declarou. No dia que deixar o mercado, Seu Manoel Patinha disse que sairá de cabeça erguida e agradecido por tudo. “Pela força, ajuda e apoio. Por tudo isso, só tenho a agradecer. É gratificante demais. Uma coisa temos certeza na vida: é dando que se recebe. Hoje, me sinto realizado”, reiterou. O administrador adiantou que um projeto para reforma do mercado está pronto e são boas as expectativas para sua execução. “Vamos fazer melhor do que está aqui”, adiantou.
Um menino de 4 anos caiu do terceiro andar de um prédio na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, na manhã desta terça-feira (17). Ele fraturou a costela e outras partes do corpo. O garoto está hospitalizado e seu estado de saúde é estável. Nenhuma testemunha presenciou o momento em que a criança caiu do imóvel, mas ele foi socorrido rapidamente, momentos após a queda. De acordo com uma das pessoas que socorreram o garoto, ele teria atingido a fiação antes de cair no chão, o que pode ter amortecido a queda. De acordo com o G1, a casa onde o caso aconteceu fica a poucos metros de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou no local rapidamente, com unidade avançada. A criança foi levada para Hospital Manoel Novaes. A delegacia da cidade foi procurada pela reportagem e informou que ainda não sabia do caso, e que nenhum boletim de ocorrência foi aberto. No entanto, o caso será investigado por causa da gravidade da queda. Ainda segundo a delegacia, a conduta das pessoas que estavam com criança serão apuradas, para avaliar se houve negligência e/ou imprudência no cuidado com o menor.
Depois de cinco dias acampados na frente da Endicon, os trabalhadores que haviam sido demitidos da empresa foram chamados para uma reunião. A empresa sinalizou a possibilidade de um acordo com os ex-funcionários para que os mesmos liberem os caminhões retidos na sede. Representante do sindicato, Vandalva Rosa informou ao site Achei Sudoeste que os trabalhadores seguem no local aguardando uma posição da Endicon. Segundo Rosa, haverá uma reunião corporativa, com diretoria e presidência, nesta terça-feira (18) para discutir a questão. “Espero que seja uma resposta positiva para que o problema do trabalhador possa ser resolvido. O trabalhador está aqui penando, sofrendo. Eles não querem estar aqui, querem estar em suas casas, procurando outro trabalho. Queremos apenas que a empresa pague as verbas rescisórias”, afirmou. A sindicalista salientou que a manifestação é pacífica em prol da preservação dos direitos dos ex-funcionários e vai continuar em caso de não se chegar a um denominador comum. “Os trabalhadores estão aqui pacificamente, é um direito deles, eles não receberam suas verbas, horas extras, FGTS. A empresa está totalmente irregular. O comportamento é recorrente em várias cidades”, completou.
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) alertou 33 prefeituras de municípios ribeirinhos, em quatro estados do nordeste, sobre a cheia no Rio São Francisco. Na Bahia, a situação pode causar alagamentos nas cidades de Juazeiro, Paulo Afonso e Curaçá. O alerta da Chesf foi enviado também para cidades em Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O aumento do nível do rio começou no dia 12 de janeiro. Por causa da cheia, a liberação da água na barragem de Sobradinho deve ser ampliada para 4.000 m³ até a próxima segunda-feira (24). Essa é a maior vazão hídrica dos últimos 12 anos e regiões do Submédio e Baixo São Francisco podem ficar alagadas, segundo informou a Chesf. Ainda segundo a empresa, as águas estão sendo liberadas para aguardar o grande volume de chuvas que estão caindo no Alto São Francisco durante o mês de janeiro. “A previsão é que Sobradinho, nosso maior reservatório, alcance 75% de armazenamento no fim de janeiro”, informou o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.
Com o intuito de catalogar algumas espécies de plantas em risco de extinção no distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 50 km de Brumado, estudantes do Colégio Estadual Professora Lia Publio de Castro, situado na localidade, desenvolveram um herbário. A iniciativa integra o projeto “Herbário: plantas em extinção no distrito de Ibitira”, que conquistou o 1º lugar na categoria “Cientista Júnior” entre as pesquisas científicas concluídas, na 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), realizada de forma on-line, em dezembro de 2021. A partir de ideias obtidas por análises no distrito de Ibitira, as estudantes Maria Clara Batista, 16, e Maria Virgínia Viana, 15, ambas do 1° ano do Ensino Médio, perceberam que a população tem pouco conhecimento sobre as espécies de árvores que estão em extinção. Partindo deste problema, elas resolveram produzir um herbário para que sirva de exemplo para futuros estudos de plantas em extinção e, também, para informar à população sobre as implicações que poderiam ocorrer caso essas plantas desaparecessem do ecossistema. Maria Clara Batista falou sobre o impacto do projeto na sociedade.
“Plantas em risco de extinção é um entrave grande no que tange a flora da região. No entanto, é mais problemático ainda que a população não saiba as graves consequências que isso gera. Nosso trabalho tem importante papel na conscientização de cada cidadão do distrito de Ibitira, uma vez que os mesmos podem obter informações suficientes sobre a temática em pauta e, por sua vez, parar e repensar seus hábitos, moldando-os para melhor ajudar o meio ambiente. Ademais, o projeto pode servir para futuros estudos de plantas na região”. Para Maria Virgínia Viana, a iniciativa contribuiu para o seu aprendizado. “O projeto me trouxe uma reflexão sobre como os danos ambientais não estão tão longe assim, pois, mesmo próximos a mim, se nota isso pela quase extinção das plantas, que estão presentes no projeto e não são poucas. Isso conseguiu me conscientizar em certos pontos, trazendo uma preocupação maior e ajudando a levar esse conhecimento às pessoas próximas para evitar, mesmo que minimamente, a perda dessas plantas importantes para a sobrevivência de um ecossistema”, comentou. O orientador Marcos Batista destacou a importância do projeto para o aprendizado e crescimento dos estudantes. “A pesquisa científica é um instrumento transformador, que possibilita a cada estudante experiências que ampliam sua visão de mundo. Ela é capaz de aguçar e alimentar a curiosidade, a criatividade e o protagonismo dos estudantes. Acredito que a educação científica é indispensável dentro do processo de ensino e aprendizagem.
Um advogado foi preso em flagrante após confessar que matou a própria mãe a facadas, na madrugada desta terça-feira, dentro do apartamento da família, no bairro Batista Campos, em Belém. Segundo informações da polícia, o crime teria acontecido após discussão por um pão. A principal linha de investigação é que Leonardo Felipe Giugni Bahia sofreu um surto psicótico após tomar uma medicação. Em entrevista à imprensa, o delegado responsável pelo caso, Cláudio Galeno, afirmou que o advogado havia saído de casa e ido a um hospital após ter uma alergia. No local, ele foi medicado e retornou para a casa. Durante a madrugada, uma briga teria se iniciado entre ele e a mãe, simplesmente por um pão que teria sido colocado na mesa. “Foi uma discussão não violenta, mas a respeito de um ato banal, de colocar o pão na mesa. Alguém entendeu que ele foi ríspido e ele disse que não. Mas nada que pudesse justificar a ação criminosa”, disse Galeno ao portal O Liberal. Depois de golpear a mãe, Leonardo Felipe ainda teria ido até o quarto da irmã e tentado enforcá-la. Não conseguindo, ele a feriu na mão e na perna com a mesma faca. Após a ação, o suspeito teria pedido para a irmã sair da residência e, então, ele próprio telefonou para o Centro Integrado de Operações (Ciop) para confessar o crime. Ao chegarem no local, os agentes de segurança pública prenderam o suspeito, que se entregou sem resistência. Devido às primeiras pistas sobre o caso, a principal suspeita da polícia é de que Leonardo Felipe tenha tido um surto psicótico. “Todos os elementos levam a essa fundamentação. Na nossa experiência em casos similares, os autores que passam por um surto psicótico e cometem um crime sempre têm um lapso de memória. Nesse caso, tudo leva a crer que foi um surto, porque na entrevista que o autor teve com os policiais, ele disse que não recordava o que havia acontecido no momento do crime”, pontuou Galeno. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso.
A Baiana de Acarajé Vanusa Moreira dos Santos promoveu uma Ação de Tutela Provisória em Caráter Antecedente contra a Prefeitura Municipal de Caetité, a 100 km de Brumado. Na ação, ela alega que trabalha na preparação e comercialização de acarajés em barraca localizada na Praça da Catedral desde 18/02/2012. Relatou ainda que com o trabalho sustenta sua família, seus quatro filhos e aufere renda para custeio de despesas básicas. No entanto, desde o mês de novembro, Vanusa expôs que vem sofrendo, por parte da prefeitura, descaso e indiferença ante a falta de estrutura cedida. Em virtude da decoração natalina, teve sua barraca realocada pelo Município para ponto de passagem de enxurradas. Embora não exista ato formal consubstanciado por termo de cessão de uso de bem público acerca do local ocupado, o lapso temporal de 10 anos em que a municipalidade se manteve inerte resultou em “autorização/permissão/anuência”, ainda que de forma tácita. A requerente também aponta haver perseguição política, pois o demandado interrompeu o fornecimento da energia elétrica utilizada na barraca, embora permaneça propiciando o seu uso a outras pessoas que também possuem barracas e trailers na mesma praça. O juiz Eduardo das Neves Brito concedeu a tutela e determinou, até ulterior deliberação judicial, que a parte requerida se abstenha, imediatamente, de, através de seus prepostos, importunar a requerente, de modo a fazer com que seja mantida a sua barraca de acarajés no exato local em que se encontra, com acesso à energia elétrica, sob pena de multa diária de R$ 500,00.
Quer começar o ano investindo certo? Adquira um lote no núcleo residencial Euroville, o melhor local para investir e morar na cidade de Brumado. Além de concorrer a um carro 0 Km, você poderá dividir o lote em até 20 vezes sem juros. Faça uma visita ao corretor de imóveis Alan Gomes, cujo escritório fica localizado no Edifício Parque das Palmeiras, na Rua Vereador Paulo Chaves, no Bairro Jardim Brasil. A promoção é válida apenas na aquisição dos 50 primeiros lotes. O condomínio Euroville e o Loteamento Cidade Universitária ficam situados próximo à Faculdade de Medicina, em uma área bastante privilegiada em Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 99997-2319 (WhatsApp).
Na tarde do último sábado (15), um acidente foi registrado por câmeras de monitoramento no cruzamento da Avenida João Paulo com a Rua Rio de Contas, no Bairro Hospital, em Brumado. Por volta de 17h50, o motorista de um Polo Hatch não parou no cruzamento e acabou atingindo um motociclista, que trafegava em sentido contrário. Com o impacto, o motociclista e o passageiro foram arremessados por cima do veículo. No vídeo, é possível ver que duas ciclistas quase foram atingidas durante a colisão. As duas vítimas ficam caídas no asfalto, enquanto o motorista estacionou o veículo mais à frente. Em seguida, ele desce e observa os danos causados no carro. Minutos depois, chega a se aproximar das vítimas, porém volta ao veículo e foge do local. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada por populares. Não há mais informações sobre o estado de saúde das vítimas.
No final da Avenida Centenário, próximo ao Terminal Rodoviário de Brumado, um radar está sendo instalado pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), através da Coordenação de Engenharia e Sinalização. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, informou que, no local, são registrados muitos acidentes e o controlador de velocidade visa garantir segurança viária a quem trafega no trecho. Segundo ele, inicialmente, o equipamento está sendo utilizado em fase de testes. “Vai ficar 5 dias instalado na Av. Centenário para testes. Estamos fazendo apenas um ensaio técnico dentro do tratado urbano da cidade para avaliar a empresa que participa do processo licitatório junto ao Município”, explicou. Caso aprovado, a velocidade máxima permitida no trecho específico será de 40 km/hora.
Nesta terça-feira, 18 de janeiro, o município de Brumado registra 10132 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 140 pacientes em tratamento e 9795 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Na madrugada desta terça-feira (18), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), em rondas pelo Bairro Barriguda, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, avistou um indivíduo em atitude suspeita em um bar. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, em busca pessoal, foram encontradas 07 “petecas” de substância análoga à cocaína. Indagado sobre a origem da droga, ele informou que traficava no local e que havia mais substância em sua residência. Em diligência continuada, a guarnição deslocou-se até a casa, onde foi encontrado 1 kg de drogas, além de materiais para acondicionamento e balanças de precisão. O indivíduo foi encaminhado para Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora a fim de serem tomadas as medidas cabíveis.
Um homem foi preso com 514 kg de maconha na região do km 692 da BR-101, trecho da cidade de Itagimirim, sul da Bahia. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (17) e o comparsa dele conseguiu fugir. A dupla chegou a provocar um acidente. A situação aconteceu por volta das 19h30. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) faziam rondas, quando viram o veículo com a traseira muito baixa, indicando o peso. Os policiais tentaram parar a caminhonete para fazer vistoria, mas o motorista arrancou em alta velocidade. A dupla perdeu o controle do veículo, saiu da pista e capotou várias vezes. Os dois suspeitos tentaram fugir e o homem que estava no banco do carona chegou a atirar contra os policiais. Ele conseguiu escapar por uma área de vegetação densa. O motorista foi localizado e preso. Com o capotamento, vários tabletes da maconha ficaram espalhados pela pista. Durante a vistoria, os policiais identificaram ainda que o carro havia sido clonado, de um veículo que foi roubado em setembro do ano passado, em Minas Gerais. O suspeito detido foi levado para a delegacia de Eunápolis, junto com a droga e o veículo. Ele vai responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação de veículo. A polícia detalhou ainda que ele já respondia também por homicídio.
Além das crianças com 11 anos (veja aqui), na manhã desta terça-feira (18), também foi iniciada em Brumado a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e doenças crônicas. Na Unidade de Saúde da Família (USF) Arlindo Stanchi, diversos pais e responsáveis levaram as crianças para imunização contra a Covid-19. Acompanhado da esposa, Roberto de Jesus levou o filho, que é autista, para vacinação. Ao Achei Sudoeste, ele falou da importância da vacina para proteção das crianças. “Se ele pegar a Covid, vai ser mais fraco por causa da vacina. Estamos fazendo a nossa parte”, disse.
As quatro maiores operadoras de telefonia do Brasil, Oi, Vivo, Tim e Claro, foram acionadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por compartilharem indevidamente dados pessoais de clientes no estado. A ação civil pública foi anunciada pelo órgão na segunda-feira (17). A promotora Joseane Suzart afirma que informações compartilhadas de modo indevido têm contribuído para fraudes e causado incômodo aos consumidores. Além disso, acarreta em “incessantes e inoportunas” chamadas telefônicas. O Ministério Público solicitou informações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que confirmou que as operadoras não agem de acordo com as regras referentes à proteção de dados pessoais. Em seguida, o MP solicitou medida liminar para obrigar operadoras a cumprirem as regras básicas para o tratamento de dados pessoais. Ainda de acordo com o MP, outras ações devem ser tomadas para evitar as ligações indesejadas. O órgão não detalhou quais serão as medidas, mas acrescentou que as empresas devem observar a maneira como lidam com as informações privadas dos clientes. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia (Conexis) disse que as prestadoras de telecomunicações possuem compromisso com os padrões de segurança da informação e privacidade de dados, e monitoram constantemente seus sistemas e requisitos técnicos, operacionais, legais e regulatórios associados à gestão de dados. A rede de operadoras disse também que, como parte dos procedimentos de segurança das empresas, os setores de telecomunicações, financeiro, de internet, comércio e varejo lançaram, em 2020, uma campanha com dicas e informações à população sobre a importância de se adotar cuidados com a segurança dos dados pessoais.