Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
13/Fev/2025 - 09h00

Seca: Asamil já assistiu 17 mil famílias na região de Livramento de Nossa Senhora

Seca: Asamil já assistiu 17 mil famílias na região de Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento de Livramento de Nossa Senhora (Asamil) está completando 20 de atuação com mais de 17 mil famílias assistidas com ações de convivência com a seca. Ao site Achei Sudoeste e ao programa Achei Sudoeste no Ar, Dilton Aguiar, coordenador do Programa Cisternas, destacou que o objetivo é melhorar a vida dos agricultores e agricultoras da região, especialmente no que diz respeito ao acesso à água de qualidade. As cisternas são construídas em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e a rede Asa (Articulação Semiárido Brasileiro. Ao longo desse período, a associação construiu 12.486 cisternas para consumo humano, totalizando 200.000.000 litros de água armazenada. Ao todo, 70 mil pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente com políticas públicas de convivência com o semiárido e de agroecologia. 

Seca: Asamil já assistiu 17 mil famílias na região de Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

“Sei que a cisterna não resolve o problema de forma definitiva, mas ajuda a amenizar o sofrimento do povo. Foi com essa perspectiva que fomos criados”, afirmou. Segundo Aguiar, além da água potável, a Asamil criou um projeto para armazenamento da água utilizada para produção de alimentos e criação animal. Cerca de 360.000.000 litros dessa água foram armazenados nesse período pela associação, bem como implementadas 2.134 tecnologias sociais para produção de alimentos e criação animal. Nos últimos dez anos, a Asamil também passou a investir em assistência técnica: foram 4.774 famílias beneficiadas com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e 3.694 tecnologias sociais agroecológicas e de sustentabilidade implantadas. “Não bastava ter água, mas precisávamos orientar a produzir. Era uma coisa que deixava a desejar. Nosso lema é conviver com a seca e estamos tendo sucesso”, salientou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo