Em abril, o volume de serviços na Bahia, na comparação com março, cresceu 5,7%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Nessa análise, cabe ressaltar que a Bahia manteve a tendência de crescimento iniciada em fevereiro (0,8%) e registrou a terceira taxa positiva (5,7%) consecutiva, acumulando ganho de 7,0%. Esse resultado é ratificado pelo aumento da confiança do consumidor, pela manutenção da queda na taxa de juros, pela ampliação da geração de emprego e renda e pelo controle da inflação. Nessa comparação, a Bahia registrou expansão superior à média nacional (0,5%). Na comparação com abril de 2023, o setor cresceu 8,5%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (40,7%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (11,1%), depois Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,0%). Por outro lado, Outros serviços (-6,7%) e Serviços de informação e comunicação (-1,7%) recuaram. Nessa comparação, a Bahia registrou variação superior à média nacional (5,6%). Na comparação com o primeiro quadrimestre de 2023, o setor avançou 2,5%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (18,8%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por Serviços de informação e comunicação (2,1%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (1,0%). Por outro lado, as atividades de Outros serviços (-6,5%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,7%) retraíram. Nessa comparação, a Bahia registrou variação superior à média nacional (2,3%). Na comparação com o acumulado dos últimos doze meses ano, o setor expandiu 5,1%. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para a atividade de Serviços prestados às famílias (11,9%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Serviços de informação e comunicação (11,2%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,4%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,2%). Em sentido oposto, as atividades de Outros serviços (-4,8%) contabilizou queda. Nessa comparação, a Bahia registrou variação superior à média nacional (1,6%).